xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Rede Social vai integrar cidades para Selo Unicef | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 setembro 2015

Rede Social vai integrar cidades para Selo Unicef

unicef

Fortaleza. A rede social Crescendo Juntos deverá favorecer a integração e intercâmbio de experiência dos municípios para a obtenção do Selo Unicef. Além disso, permitirá que se crie um banco de dados de ações sociais bem sucedidas para que possam ter continuidade, mesmo com a mudança de gestão.

Esse tema se destacou durante a reunião do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com prefeitos, secretários e assessores municipais, que aconteceu ontem, no Auditório Celso Furtado, Centro de Treinamento do Banco do Nordeste (BNB), no Passaré.

No evento, os gestores municipais debateram, ainda, a crise econômica que o País atravessa, que tem trazido impacto negativo em ações sociais, especialmente a educação e a saúde. O encontro, que se deu pela manhã e à tarde, foi oportunidade para se debater os critérios do Selo Unicef Município Aprovado, que, ao longo de 16 anos, vem reconhecendo, em períodos distintos, mais de 100 municípios cearenses por ações voltadas para a proteção à infância e a adolescência.

O coordenador geral do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, disse que a rede social irá sistematizar informações e monitoramento de resultados oferecido pela entidade da ONU aos participantes do Selo. "É um serviço gratuito e que será uma ferramenta valiosa para que os gestores troquem experiências e possam cadastrar informações que auxiliem transições administrativas", afirmou.

Dificuldades

Os problemas financeiros vividos pelas cidades também foram centro de debates entre os participantes. O presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, explicou que a restrição nos repasses federais já comprometem serviços fundamentais voltados para crianças e adolescentes, como resultado de demissões de servidores e outras contenções de despesas. No entanto, manifestou a crença de que haverá incentivos para que a infância e a adolescência sejam uma prioridade para os gestores.

A coordenadora de projeto do Unicef, Tati Andrade, lembrou que, em tempos de crise, a necessidade de redirecionar recursos e priorizar quem mais sofre nesse período, que é a criança.

Indicadores

Tati Andrade lembrou que o Ceará foi um dos Estados que mais avançou na evolução positiva de resultados a favor da criança e do adolescente, tais como de mortandade infantil, analfabetismo e nutrição. No entanto, houve um recrudescimento nos indicadores de mortalidade por causas externas, como acidentes e homicídios.

Os participantes integraram rodas de conversa sobre temas, como os desafios da ação intersetorial; cooperação entre as equipes do próprio município, entre o município e o Unicef/parceiros e entre municípios; e inovação e participação social, com ênfase na participação de adolescentes.

A reunião que aconteceu ontem é preparatória para os debates que permearão a concessão do Selo Unicef Município Eleito, que será anunciado até outubro do próximo ano. O reconhecimento acontece sempre de quatro em quatro anos, ao final da gestão. Além do monitoramento pela Rede Social, haverá uma visita de campo, que está marcada para novembro de 2016.

No Centro de Treinamento do Passaré, além dos prefeitos houve a presença, especial, dos secretários de Saúde, Educação e Serviço Social. Com o encontro, o Unicef espera compartilhar iniciativas relevantes e ratificar o compromisso dos gestores com a gestão por resultados e a redução das desigualdades dentro dos municípios.

Mais informações:

Unicef no Ceará

Av. Gal Afonso Albuquerque Lima, S/N - Edifício Seplag - Térreo

Messejana - Fortaleza

Telefone: (85) 3306-5700

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30