xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Projeto de leitura é implantado em cidades do CearáInserir o título da postagem | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 setembro 2015

Projeto de leitura é implantado em cidades do CearáInserir o título da postagem

Livro_1920x1200

Juazeiro do Norte. Envolver o maior número de pessoas em todo o território nacional em prol da leitura é a proposta do "Dia de Ler. Todo Dia!", programa a ser realizado no próximo dia 1º de outubro. No estado, os municípios de Acopiara, na Região Centro-Sul e Caucaia participarão do evento que abrange, ao todo, 211 cidades. Conforme a coordenação do evento, o intuito é "chamar a atenção de pais, professores, governantes e da sociedade como um todo para a importância do ato de ler".

A dinâmica da mobilização para o dia 1º de outubro é uma maratona de 12 horas de duração, envolvendo quaisquer tipos de leituras. A proposta surge diante de um quadro preocupante. A população brasileira não possui o hábito da leitura, quando comparada com leitores de outros países.

A secretária de Educação de Acopiara, Luiza Aurélia Costa dos Santos Teixeira, conta que o município já realiza, desde 2013, o projeto "Nas ondas da Leitura", que abrange 3.200 alunos entre o 5º e 9º ano das escolas municipais. A professora ressalta a preocupação do município em incentivar a leitura e destaca a importância de campanhas em nível nacional.

"É de suma importância que cada vez mais a leitura seja incentivada, não somente entre as crianças. Com quase seis mil municípios, apenas 211 estão participando, até agora, o que mostra um descaso com a leitura", observa. A titular da pasta diz que a meta é atingir 10 mil acopiarenses no próximo dia 1º.

O projeto local lançou, no ano passado, um livro na bienal. A obra "História e lendas de Acopiara" foi produzida pelos alunos ao longo de 2014. É uma releitura feita pelos estudantes de casos narrados por familiares sobre a cidade em que vivem. No fim deste ano, um segundo livro, com o titulo "Sonhar é preciso", será lançado, também com dois mil exemplares.

Surgimento

O programa surgiu em março deste ano, na cidade de Barueri, São Paulo. A intenção inicial era sensibilizar a sociedade para uma estatística incômoda. O brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, sendo que apenas 1,5 livro é lido por inteiro. O resultado é sentido no ranking internacional dos exames que avaliam desempenho dos alunos brasileiros, como o Pisa, onde o Brasil ocupa as últimas colocações.

Na edição paulista, 93 mil pessoas, incluindo crianças não alfabetizadas, participaram de sessões de leitura, como ouvintes ou leitores. A experiência foi tão bem-sucedida que se decidiu por uma edição nacional. A coordenação do projeto afirma que não tem sido fácil conseguir uma forma de contato com os serviços municipais de educação e de cultura para que somem esforços pela leitura.

Os municípios podem se inscrever através do site www.diadelertododia.com, até o dia 30 de setembro.

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30