xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Assaré celebra a padroeira Nossa Senhora das Dores | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 setembro 2015

Assaré celebra a padroeira Nossa Senhora das Dores

assarématriz

Assaré. Esta Cidade celebra desde ontem, até o próximo dia 15, sua padroeira, Nossa Senhora das Dores. Para o Padre Ronaldo Oliveira, que está à frente da paróquia do município, esse festejo é sempre um momento forte de espiritualidade para a comunidade católica local.

A importância da festa se dá pelo fato dos católicos viverem nesse período "um retiro espiritual através da oração matutina, procissões, novenas e missas. Essa prática religiosa desperta os católicos que estão um tanto afastados e aumenta o fervor dos que praticam a sua fé, ou seja, trás motivação e novo ardor missionário para os paroquianos". Para o religioso, é o momento que a paróquia, de 127 anos de existência, "festeja a tradução do sentimento onde os católicos aproveitam para pedir as graças necessárias para prosseguir a caminhada humana e espiritual".

Os organizadores da festa estima a participação de cerca de 15 mil pessoas nesse ano, pois sé um período em que os assareenses retornam à sua terra para compartilhar desse momento de fraternidade e religiosidade, além da participação das comunidades rurais e das caravanas das cidades vizinhas.

O Padre Ronaldo informou que, desde que está à frente da Paróquia, há cinco anos, tem procurado introduzir novidades na festa, mas de modo que realce o seu lado espiritual. O destaque tem sido grandes shows católicos que, na visão do padre, têm trazido grandes frutos espirituais para os fiéis. Esse ano, a principal atração vai ser o grupo "Anjos de Resgate" conhecido no Brasil inteiro. A Prefeitura Municipal está contribuindo para a realização desse show.

Religiosidade

Na religiosidade popular , destaca Padre Ronaldo, "os fiéis têm um jeito próprio de entrar em sintonia com Deus. O rito oficial que chamamos de liturgia estabelece um conjunto de normas celebrativas, mas o povo enriquece isso se identificando com as devoções: rezando o terço, o ofício de Nossa Senhora, celebrando a renovação do coração de Jesus, novenas e procissões. Temos católicos que não vão à missa, mas não perdem uma procissão. A esse fenômeno chamamos de religiosidade popular", pontua o padre.

No dia 15 de setembro, acontece a tradicional missa solene, às 9 horas e às 17 horas, além da grande procissão com a imagem de Nossa Senhora, que percorrerá as principais s ruas da Cidade. É comum ver no momento da procissão. Assaré também segue a tradição de outros municípios da região, com a bênção do pau da bandeira. O evento aconteceu na manhã do de ontem. O pau da bandeira foi levado da comunidade do Sítio Assarezinho até a sede, numa distância de oito quilômetros.

Praça da matriz

O tronco da madeira foi conduzido, conforme a tradição, para a residência do senhor Mário Luzia, cuja família há mais de 20 anos organiza a abertura da festa. No fim da tarde, o pau foi carregado até a Praça da Matriz, para o erguimento e hasteamento da bandeira da santa, sinalizando o inicio da festa.

As tradicionais quermesses acontecerão todas as noites, após as novenas. Na área social da festa, foram instalados parques de diversão. Além disso, paralelamente acontecem as tradicionais festas sociais nos clubes da Cidade.

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30