xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> VI Encontro de Agentes de Leitura do Ceará reúne participantes de todo o Estado | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 agosto 2015

VI Encontro de Agentes de Leitura do Ceará reúne participantes de todo o Estado

agentesdeleitura

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará pioneira em todo o Brasil, e as políticas para livro, leitura, literatura e bibliotecas, são tema de encontro no Theatro José de Alencar, iniciado nesta segunda-feira, 17/8, continuando até quarta, das 9h às 19h. é o VI Encontro Agentes de Leitura do Ceará, que contou na manhã desta segunda-feira com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e de uma roda de conversa com Agentes de Leitura. Participam do encontro 110 agentes, de todas as regiões do Ceará.

No projeto Agentes de Leitura, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias, cadastradas dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 30 municípios, em localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado. A primeira mesa de trabalho do VI Encontro Agentes de Leitura, na manhã desta segunda-feira, teve roda de conversa reunindo Wilma Maia, agente de Parambu de 2012 e 2013, Maciel Araujo (agente de Pedra Branca de 2007/2008), Joelmir Nobre (de Croatá de 2012 a 2015), Rosana Maria de Sousa (de Mauriti, de 2012 a 2015) e Lucas Madeira Rodrigues (agente de Miraíma, de 2012 a 2013), debatendo as experiências vivenciadas no Interior com as famílias atendidas pelo projeto.

Ao longo dos três dias, os participantes, que vieram desses 30 municípios e têm idade entre 18 e 29 anos, passarão por uma série de atividades de formação e intercâmbio de experiências, no intuito de fortalecer o importante trabalho que realizam nas cidades do Interior do Ceará. Entre as participantes, as agentes de leitura Rosineide Viana de Souza e Flávia Geane Pereira Oliveira, ambas de Antonina do Norte, relataram suas experiências trabalhando com as famílias no Cariri. "Algumas crianças com as quais trabalhamos só conseguiram aprender a ler após o reforço do programa Agentes de Leitura", destacou Flávia.

A agente de leitura Sâmia Rafaela, do município de Porteiras, na região do Cariri, também destacou a importância da iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para o exercício da função dos agentes no Interior."o Encontro é um momento muito importante, pra que a gente possa avaliar as experiências realizadas em cada município e pra que a gente possa levar esse gosto pela leitura de uma forma mais efetiva, para cada família".

Para Mileide Flores, coordenadora de políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas, da Secult, o VI Encontro dos Agentes de Leitura marca "um novo passo em um projeto que transforma as pessoas". "O Agente de Leitura vai até as famílias, o núcleo transformador. É um momento de busca da identidade local, em que eles se reconhecem. Uma forma de as famílias se reconhecerem dentro dessa identidade e como pessoas com grande capacidade de transformação", aponta Mileide.

Palestras: Eliana Yunes, Fabiano dos Santos e mais

"É um programa que não só modifica as pessoas atendidas, as famílias contempladas pelo projeto, mas também os agentes. A maioria dos agentes antigos hoje está fazendo faculdade. E hoje falam bem, se expressam bem, são grandes leitores de outros livros", ressalta a coordenadora, apontando ainda que a escolha dos palestrantes se deu de acordo com o perfil dos agentes e a proposta do programa.

"A Eliana Yunes é uma grande formadora de leitores, e fez a formação dos agentes no projeto nacional, do Ministério da Cultura, por isso está sendo aguardada com muita ansiedade, assim como todos os palestrantes que vêm contribuir com a formação dos agentes e a abertura de novas perspectivas para eles, na continuidade de suas atividades, beneficiando a população", complementa Mileide Flores.

O Encontro conta também com palestras de Fernanda Meireles, Lídia Eugênia Cavalcante e Eduardo Loureiro Jr., sempre no Theatro José de Alencar. Confira a programação completa:

VI Encontro Agentes de Leitura do Ceará

17 a 19 de agosto de 2015

Teatro José de Alencar

18 de agosto (terça-feira)

08h às 10h: Leitores a Caminho

·         ?Identidade e diversidade cultural? com a Historiadora Carolina Ruoso (TURMA A)

Local: Sala de Canto

·         ?Práticas leitoras e dinamização de acervos? com a Professora Lídia Eugênia Cavalcante (TURMA B)

Local: Sala de Dança

·         ?Leituras plurais: literatura, imagens, espaços e cultura digital? com a Escritora Fernanda Meireles (TURMA C)

Local: Morro do Ouro

·         ?A escrita do agente de leitura? com o Professor Eduardo Loureiro Jr. (TURMA D)

Local: Sala de Teatro

10h30 às 12h30: Leitores a Caminho

·         ?Identidade e diversidade cultural? com a Historiadora Carolina Ruoso (TURMA B)

Local: Sala de Canto

·         ?Práticas leitoras e dinamização de acervos? com a Professora Lídia Eugênia Cavalcante (TURMA A)

Local: Sala de Dança

·         ?Leituras plurais: literatura, imagens, espaços e cultura digital? com a Escritora Fernanda Meireles (TURMA D)

Local: Morro do Ouro

·         ?A escrita do agente de leitura? com o Professor Eduardo Loureiro Jr. (TURMA C)

Local: Sala de Teatro

12h30 às 14h: Almoço

Local: Jardim

14h às 15h30: ?A Experiência da Leitura transformando vidas? com o Escritor Fabiano dos Santos Piúba

Local: Foyer

15h30 às 16h: Parada para o café

Local: Praça Mestre Boca Rica (Anexo TJA)

16h às 18h: Visita guiada aos equipamentos

·         Teatro José de Alencar (conhecendo o Teatro com Izabel Gurgel) ? TURMA A

·         Sobrado José Lourenço (visitação as exposições Versus de Franklin Stein e Traços da Gravura Brasileira) ? TURMA B

·         Biblioteca Pública Espaço Estação (visita guiada com ênfase no setor Braille) ? TURMA C

18h às 19h: Jantar

Local: Praça Mestre Boca Rica (anexo TJA)                                                                            

19 de agosto (quarta-feira)

08h às 10h: Leitores a Caminho

·         ?Identidade e diversidade cultural? com a Historiadora Carolina Ruoso (TURMA C)

Local: Sala de Canto

·         ?Práticas leitoras e dinamização de acervos? com a Professora Lídia Eugênia Cavalcante (TURMA D)

Local: Sala de Dança

·         ?Leituras plurais: literatura, imagens, espaços e cultura digital? com a Escritora Fernanda Meireles (TURMA A)

Local: Morro do Ouro

·         ?A escrita do agente de leitura? com o Professor Eduardo Loureiro Jr. ? TURMA B

Local: Sala de Teatro

10h30 às 12h30: Leitores a Caminho

·         ?Identidade e diversidade cultural? com a Historiadora Carolina Ruoso (TURMA D)

Local: Sala de Canto

·         ?Práticas leitoras e dinamização de acervos? com a Professora Lídia Eugênia Cavalcante ? TURMA C

Local: Sala de Dança

·         ?Leituras plurais: literatura, imagens, espaços e cultura digital? com a Escritora Fernanda Meireles (TURMA B)

Local: Morro do Ouro

·         ?A escrita do agente de leitura? com o Professor Eduardo Loureiro Jr. ? TURMA A

Local: Sala de Teatro

12h30 às 14h: Almoço

Local: Jardim

14h às 15h30: Compartilhando os Caminhos de Leitura - resultado das oficinas e visitas aos equipamentos.

15h30 às 17h: ?Vivência e interações com leituras compartilhadas e interativas? com a Professora Eliana Yunes (Diretora da Cátedra da UNESCO de Leitura PUC-Rio)

Local: Foyer

17h às 18h: Jantar

Local: Praça Mestre Boca Rica (Anexo TJA)

17.08.2015

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30