xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Seminaristas do Seminário São José de Crato fazem retiro espiritual | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 agosto 2015

Seminaristas do Seminário São José de Crato fazem retiro espiritual

Por Árysson Magalhães (seminarista)
Foto oficial do retiro de 2015 dos seminaristas (foto:Arysson Magalhães)
Dentro do mês vocacional, durante os dias 7,8 e 9 de agosto, no Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, aconteceu o Retiro Espiritual dos Seminaristas, onde 60 seminaristas, sob a direção do Padre Edimilson Neves, diretor espiritual da casa de formação, refletiram o tema: “Eu te chamo pelo nome. Tu és meu”. (Is 43,1)
O encontro, que contou com quatro meditações voltadas para a identidade do presbítero e seus desafios, teve como objetivo fazer com que os seminaristas pudessem perceber que o chamado vocacional não é uma decisão humana, mas iniciativa de Deus.
Nas duas primeiras meditações, Padre Edimilson refletiu sobre a identidade sacerdotal, o eixo central que marca a natureza do sacerdócio católico; a terceira meditação, tratou sobre a necessidade de uma espiritualidade mais profunda, uma relação mais íntima para viver a identidade sacerdotal; e a última meditação refletiu sobre a santidade sacerdotal, que é fruto do Batismo.
Missa de encerramento do Retiro Espiritual dos Seminaristas. (Foto: Árysson Magalhães)
Segundo o pregador, para os aspirantes ao ministério ordenado e aos demais presbíteros, o sacerdote se configura no próprio Cristo, assim, ajudando as pessoas a chegarem à santidade. “O retiro desse semestre procurou resgatar ideias básicas da vida sacerdotal, identidade, espiritualidade e santidade, para que aos poucos, os seminaristas possam ir crescendo no desejo de uma resposta consciente. Afinal de contas, eles serão sacerdotes e não profissionais do sagrado, pois o seminário não é o lugar onde se ensina a técnica de ser padre, mas é o lugar onde se ensina a ser padre e agir como Cristo na pessoa de Cristo”, disse Padre Edimilson.
Para Ádamo de Sousa, de Juazeiro do Norte, seminarista do curso de Filosofia, fazer o retiro é atender ao convite do próprio Jesus para subir ao monte e renovar a sua adesão a Jesus. “Vivenciar um retiro espiritual é sempre algo novo para mim. Como ainda estou no início da minha caminhada vocacional ao sacerdócio, fazer a experiência de subida ao monte junto com o Senhor, nosso divino Mestre, é um convite a sempre renovar meu sim a Cristo e seu chamado ao sacerdócio”, afirmou.
“O retiro é um encontro com Jesus. Por esse motivo, é um momento muito importante, pois saímos de nossa programação diária própria do seminário para renovar as energias espirituais com o divino Mestre, nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou o seminarista do curso de Teologia, Édpo Israel, de Juazeiro do Norte.
O Cura da Catedral, Pe. Edimilson Neves foi o pregador (Foto: Árysson Magalhães)
Dinâmica do Retiro
O retiro espiritual dos seminaristas do Seminário Diocesano São José acontece duas vezes por ano e de acordo com a dinâmica escolhida pela equipe de formação, o retiro do primeiro semestre acontece no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, com um pregador convidado e o retiro do segundo semestre, acontece no próprio seminário, assessorado pelo diretor espiritual do seminário. Ambos contam com momentos de pregação, deserto (reflexão pessoal do participante do retiro), adoração a Jesus Eucarístico, momento mariano e momento penitencial com espaço para confissões.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30