xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Procissão deve reunir 20 mil devotos | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 agosto 2015

Procissão deve reunir 20 mil devotos

varzea-alegre-ceara

Várzea Alegre. Fé, devoção e religiosidade popular mobilizam milhares de católicos desta cidade, na região Centro-Sul, em celebração ao padroeiro do município, São Raimundo Nonato. Neste ano, são festejados 160 anos de tradição. A festa será encerrada nesta segunda-feira, dia 31, com procissão que deve reunir 20 mil devotos. A novidade neste ano é que haverá um manto de 200 metros de comprimento com as cores da bandeira do santo.

Os festejos começaram no último dia 21, com a condução do Pau da Bandeira por uma caminhada de 3 km da comunidade de Roçado de Dentro até a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa de abertura. Desde o dia 22 passado que os católicos celebram novenário, campal, defronte à Igreja Matriz. A Paróquia de São Raimundo Nonato foi instalada há 152 anos, mas os festejos em honra a São Raimundo Nonato começaram oito anos antes. Novenário, caminhadas pela madrugada, ofícios ao meio dia, missas e procissão fazem parte da festa religiosa. Os eventos reúnem milhares de devotos e atraem filhos ausentes e visitantes.

A festa dedicada a São Raimundo Nonato tem características de religiosidade popular na abertura, marcada pelo corte e condução do pau da bandeira. Neste ano, uma aroeira de 15 metros foi carregada por um grupo de homens, devotos, no ombro, em caminhada.

A procissão com o mastro da bandeira é recebida sob aplausos de católicos que lotam o patamar da Igreja Matriz. A vibração fica maior logo que um grupo de homens experientes conseguiu erguer o tronco com apoio de cordas e de uma forquilha.

Devotos

Em seguida, os fiéis se aproximam e tiram lascas de madeira em um ato de fé pessoal, na esperança de que traga bênçãos para cada um. Neste ano, o novenário tem como tema central 'Como devotos de São Raimundo, somos chamados ao amor e ao serviço'. Um dos coordenadores da festa, Elonmarcos Correia, disse que o novenário tem a participação crescente de devotos.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30