xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Padre Ibiapina é centro de debates | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 agosto 2015

Padre Ibiapina é centro de debates

PadreIbiapina

Missão Velha. O II Seminário Nacional Padre Ibiapina foi aberto oficialmente, ontem, na igreja matriz deste município, data de nascimento do religioso. Neste ano, o seminário aborda o tema "150 anos de ações missionárias no Cariri cearense". Por ter iniciado seu apostolado na região do Cariri em Missão Velha, a cidade foi escolhida para abrir o seminário que reunirá diversos estudiosos do assunto.

Durante os três dias de evento, que se estende até amanhã, serão apresentados diversos estudos acerca do trabalho desenvolvido na região pelo padre e sua repercussão. Os debates acontecem no auditório da Fundação Padre Ibiapina, em Crato, onde serão realizadas mesas redondas, grupos de trabalho e apresentações.

A professora Fátima Pinho, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), e da equipe organizadora do evento, explica que a programação dos dois primeiros dias terá temas relacionados às casas de caridade e o seu papel como elemento de intervenção social. "Teremos oito grupos de estudos com os mais variados enfoques, três mesas redondas, palestras, lançamentos de livros e exibições de filmes", acrescenta Fátima. Amanhã, acontecem as visitas guiadas ao Caldas, em Barbalha.

Fátima lembra que o Padre Ibiapina tinha um carinho especial pelo local, o qual considerada "as águas de Caldas milagrosas". No jornal que ele editava, A Voz da Religião, relatava casos de curas das pessoas que se banhavam no local. Ele orientava as pessoas a tomarem banho nas águas "cálidas de Barbalha", hoje o Caldas. Os espaços considerados sagrados em Juazeiro do Norte serão visitados neste mesmo dia.

História

O religioso nasceu em Sobral. Foi advogado e atuou durante algum tempo na área. Ordenou-se padre de forma especial, porque ele não precisou fazer o seminário secular.

Após a sua ordenação, passou a exercer uma ação diferente dos padres da época. Iniciou suas missões pelo interior do Nordeste, pregando oração e trabalho religioso.

Essa filosofia apostólica chegou a ser incorporada pelo Padre Cícero. Ibiapina iniciou suas missões no Cariri em 1864.

No Cariri, fundou quatro casas de caridade, nas cidades de Crato, onde ainda há a edificação, Barbalha, Missão Velha e Milagres. Esses locais acolhiam órfãos e viúvas, chegando a funcionar até como hospitais. O edifício no Crato foi construído em 1870.

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31