xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Mandala muda vida de agricultor | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 agosto 2015

Mandala muda vida de agricultor

varzea-alegre-ceara

Várzea Alegre. Cícero Soares Adorno é agricultor do sítio Graiado, no distrito de Calabaço, nesta cidade. No fim de 2013, optou por deixar o cultivo de sequeiro de arroz, feijão e milho e passou a participar de um novo projeto. Trata-se da mandala, uma forma diferente de plantação, onde o agricultor começa com um tanque em forma de círculo no cento do terreno escolhido para plantação, e nesse espaço, pode criar peixes, patos, galinhas etc.

Na sequência aparecem novos círculos onde ele cultiva cheiro verde, pimentão, berinjela, alface e couve. Em outros espaços, é possível cultivar mamoeiros, bananeiras e outras espécies de frutas, verduras e legumes.

Cícero garante que está satisfeito pela opção adotada. "Trabalho com felicidade e harmonia. É a família completa, eu, a esposa e os três filhos. A nossa vida melhorou e muito após passar a trabalhar na mandala. Toda nossa produção tem destino certo".

Além de atender a demanda do próprio distrito, o agricultor comercializa sua colheita para as cidades de Várzea Alegre e Granjeiro e ainda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), compra feita pelo governo federal para os programas alimentares. "É interessante que meu próprio filho consome lá na escola o que produzimos".

Cícero e outros agricultores contam com o acompanhamento de um profissional contratado pelo município para dar o suporte ideal de manejo. João Alves de Souza Neto é o técnico agrícola que acompanha Cícero no seu cultivo. "Ele oriente e repassa todas as normas técnicas para termos uma agricultura saudável, já que todo o cultivo é de ordem orgânica", diz.

Para o subsecretario de Agricultura local, Matias Alves, "a mandala muda totalmente a maneira do agricultor trabalhar, trocando a agricultura de sequeiro por uma metodologia de trabalho bem mais eficiente".

Donizete de Souza

Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30