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12 agosto 2015

Implantação do sistema 'zona azul' on line causa reclamações em Iguatu

ZonaAzul_logo

Iguatu A implantação do sistema de estacionamento rotativo em ruas do centro desta cidade vem gerando reclamações entre proprietários de veículos e representantes de entidades de classe e clubes de serviço. Denominado de Área Azul o serviço é exclusivamente digital e tem por objetivo oferecer vagas para os consumidores que visitam o centro comercial.

A Área Azul foi implantada há 15 dias e vem gerando muitas reclamações. No último dia 31 de julho, houve reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de discutir com representante da empresa contratada pelo município para gerenciar o serviço, Diego Lavor, e o secretário de Trânsito e Cidadania do município, Adelmo Melo, dúvidas.

Uma semana depois, foi encaminhado um documento assinado por representantes da CDL, Sindicato dos Lojistas, Associação Comercial, Maçonaria e Câmara de Vereadores para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e para a Sinart, empresa responsável pela exploração do serviço de zona azul nesta cidade.

"Apresentamos as principais dúvidas e queixas da população", disse o presidente da CDL, empresário Francisco José Mota Luciano. "Esperamos em breve o atendimento de nossas reivindicações".

Muitos questionamentos não foram respondidos durante a reunião. A principal queixa refere-se ao modelo implantado na cidade, que é exclusivamente digital e tem trazido dificuldades para os usuários. "São poucos os pontos de venda de horário e quando o usuário se desloca até lá, o fiscal já tem feito a notificação do veículo estacionado", observou José Mota. "Será que o sistema por Internet é eficaz?". Outra reclamação referia-se ao limite de tempo de estacionamento em cada vaga, que é numerada, por, no máximo, duas horas, havendo necessidade de o condutor retirar o veículo para outra vaga e efetuar novo pagamento. Esse ponto foi atendido prontamente.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Adelmo Melo, o usuário pode permanecer por até quatro horas na mesma vaga, adquirindo o horário por duas horas e renovável por mais duas.

Por meio do sistema 'on line' o usuário pode fazer o cadastro via internet para usar o serviço com mais comodidade pagando até no cartão de crédito. Há possibilidade de baixar o aplicativo para usar no celular e controlar os créditos pelo telefone, renovando o período de estacionamento. Entretanto, as pessoas idosas, aquelas que vêm de outras cidades e aqueles que não têm facilidade de usar a internet reclamam das dificuldades que o sistema oferece.

O representante do Rotary Club, Tales Teixeira, lembrou que nas cidades de Sobral, Crato e Juazeiro e até Fortaleza o serviço é feito por meio de modelo tradicional, com aquisição de folhas de zona azul com os agentes ou empresas cadastradas.

"Somente agora, na Avenida Beira Mar, é que o sistema digital está sendo implantado, em fase de teste", frisou. "Os agricultores, as pessoas mais simples têm dificuldades de baixar aplicativo e aderirem ao sistema exclusivamente on line", contou.

Desde a reunião na CDL, no último dia 31, houve o compromisso das multas de trânsito ficarem suspensas por pelo menos 15 dias. Durante o período, o Demutran iria realizar campanha de orientação. A empresa responsável pela exploração da Área Azul, entretanto, continua com os agentes notificando os carros diariamente. Quem não sabe, recorre à firma para pagar o valor de R$ 20,00, isto é, dez vezes mais, o valor cobrado por duas horas de estacionamento em zona azul.

"Não sabia que não haverá aplicação de multa. Recebi a notificação da empresa e paguei vinte reais", disse o professor Luís Rodrigues. "Nas outras cidades, os agentes vendem o boleto de zona azul, facilitam a vida da gente, mas aqui eles só fazem aplicar notificação com as maquininhas na mão". Outra dúvida é sobre a legalidade da aplicação de multa de trânsito por meio de notificação da empresa encaminhada para o Demutran, sem a presença de agente no ato da infração.

Aberto às sugestões

O prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara esclareceu que o objetivo da implantação da Área Azul é oferecer vaga para os consumidores e apoiar o comércio local. "Havia reclamação dos lojistas, pois as vagas estavam ocupadas, ninguém conseguia estacionar no Centro", frisou. "Já ampliamos a permanência mínima para quatro horas na mesma vaga e estamos abertos às sugestões e críticas".

As principais solicitações referem-se à implantação do modelo tradicional com comercialização de boletos de zona azul paralelamente ao sistema digital, ampliação dos pontos de venda do horário, incluindo os agentes da empresa que estão nas ruas exclusivamente para fiscalizar e aplicar notificação. Diego Lavor explicou que a empresa Sinart está trabalhando na implantação do serviço, de acordo com a legislação e contrato firmado com o município. Essa é a terceira vez que a cidade de Iguatu tenta implantar o sistema de estacionamento rotativo. Nas outras duas, o serviço acabou sendo suspenso. No modelo atual, há muitas vagas ociosas no centro que antes estavam ocupadas com veículos dos próprios lojistas e comerciários.

Mais informações

Sinart

Terminal Rodoviário em Iguatu

Fone: (88) 3581. 4059

Secretaria Municipal de Trânsito de Iguatu

Fone: (88) 3581. 5906

Honório barbosa

Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

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