xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Evento faz tributo ao Mestre Noza | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 agosto 2015

Evento faz tributo ao Mestre Noza

mestrenoza2

Juazeiro do Norte. As Universidades Federais do Ceará e do Cariri realizam, hoje (21), "Tributo ao Mestre Noza", no Memorial Padre Cícero, neste município, com o intuito de celebrar o artista e a arte desenvolvida por ele. A abertura acontecerá às 15h30 com uma mesa redonda mediada pelos professores Weber dos Anjos e Renato Casimiro, além do pesquisador Geová Sobreira.

À noite, será aberta a exposição com peças de xilogravura e esculturas. O material exposto pertence ao acervo pessoal do pesquisador Geová. Haverá originais de seis mestres da xilogravura de Juazeiro: Mestre Noza, Antônio Batista, Damásio Paulo, João Pereira, Walderêdo Gonçalves e Manoel Lopes.

O tributo trará dez esculturas de Inocêncio Medeiros da Costa, mais conhecido como Mestre Noza. O artesão talhou a cultura nordestina para o mundo em xilogravuras e esculturas. Dentre o material exposto, com destaque para o Padre Cícero de dez centímetros e peças de Lampião e Maria Bonita, ambos feitos pelo artesão, a mostra trará dois álbuns de xilogravuras do Mestre Noza, editado em 1962.

Para Geová Sobreira, o tributo será uma oportunidade para as pessoas entrarem em contato com peças de alto valor artístico. "A grande importância é ver a capacidade criativa, a instrumentação mínima possível e mesmo assim conseguir produzir obras de arte de valor inimaginável". A reitora da UFCA, professora Suely Salgueiro Chacon, ressalta que o "Mestre Noza catalisa para sua arte a cultura popular e a fé do povo desse lugar. Esse momento de celebração é, portanto, profundamente significativo para a região", destacou.

O reitor em exercício da UFC, Henry de Holanda Campos, em texto assinado no catálogo da exposição, disse que "a exposição vem retemperar a memória dos que valorizam suas raízes e ratificar o reconhecimento da Instituição acadêmica àquelas manifestações mais representativas de nossa cultura".

Livro

O Tributo contará, também, com a obra "Noza: o escultor do Padre Cícero", organizada pelo pesquisador Gilmar de Carvalho e publicada em 2014. O livro reúne a coleção de 59 esculturas de Noza, pertencentes a Renato Casimiro e doadas para o acervo do Museu de Arte da UFC. Os exemplares da obra serão doados para instituições educacionais e culturais da região do Cariri. Atualmente, a maior parte de suas obras está no Museu de Arte da UFC e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP).

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30