xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Dom Fernando Panico: qualidades e virtudes de um grande bispo -- por Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos (*) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 agosto 2015

Dom Fernando Panico: qualidades e virtudes de um grande bispo -- por Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos (*)

   Se alguém ainda lembra (ou, no caso dos mais jovens, já ouviu falar) das injustiças, fofocas, ultrajes e difamações assacadas contra Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – bispo de Crato entre 1961 e 1992 – pode considerar tudo aquilo “café pequeno”, quando compararmos com as calúnias, difamações e falsos testemunhos lançados sobre o atual bispo de nossa diocese, Dom Fernando Panico.

    Convivo com Dom Fernando há quase 15 anos, desde que ele aqui chegou em 2001. Reconheço como um Bispo que assumiu todas as qualidades de um Bom Pastor. Pai amável, misericordioso, honesto e dedicado a nossa diocese. Desde que assumi a função de Ecônomo da Cúria Diocesana, que percebo mais qualidades neste homem de Deus, inclusive algumas atitudes que era para ele definir com a lei canônica, ele se utilizou da Misericórdia de Divina e resolveu muitos problemas da diocese.

      Tivemos, nos últimos quatorzes anos, crescimento do número de vocações e um maior zelo litúrgico e pastoral nas paróquias. Aliás, as paroquias existentes quando Dom Fernando aqui chegou eram 42. Agora são 55. E mais duas serão criadas brevemente em Juazeiro do Norte. Dom Fernando construiu a Fazenda da Esperança em Mauriti (destinada à recuperação de alcoólatras e toxicômanos), e foi iniciativa dele a nova “Cúria Diocesana Bom Pastor”, composta de dois grandes blocos de edificações. Dom Fernando foi quem iniciou o processo de reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. Trouxe 11 novas congregações religiosas que se instalaram em várias cidades componentes da Diocese de Crato. Participando de encontro nacional da CNBB, percebi claramente que a Diocese de Crato foi a que mais cresceu na evangelização  e em todos os aspectos e organização durante estes últimos 10 anos, graças ao trabalho competente de Dom Fernando.

        No entanto, como comecei a dizer no início deste artigo, o que mais admiro em Dom Fernando são suas qualidades e virtudes pessoais. Pastor prudente, simples, aberto ao diálogo, amigo dos padres e de seus colaboradores, ele é dotado de uma lealdade a toda prova. É um Pai bom e misericordioso. Nunca se ouviu sair da sua boca uma palavra leviana, uma fofoca, um comentário que não fosse edificante. É um homem de hábitos puros e muito desapegado das coisas materiais. Os que com ele convivem são testemunhas da sua honestidade a toda prova; da sua correção de atitudes; do respeito que tem pelo ser humano, até para com aqueles que se tornaram seus desafetos gratuitos, sem que ele desse motivo para esse ódio que alguns hoje mantêm contra o nosso bispo. Trata-se de um homem profundamente sincero, humilde e honesto. Nada nele é fingido ou falso.

         Não seria exagero dizer que nunca o vi perder a calma ou a compostura. Nem nos momentos mais difíceis de injustiça, maledicência e incompreensões, como as que sofreu e enfrentou nos últimos tempos. Nosso bispo não guarda rancor de ninguém. Perdoa com muita facilidade as ofensas recebidas. E quando tem que tomar uma decisão difícil, Dom Fernando sabe intervir com tranquilidade, com autoridade, sem gritos ou arrogância. Sem exagero, ajuda muitos pobres; aconselha famílias e jovens e todas as semanas visita pelo menos três paróquias da Diocese, assumindo a verdadeira qualidade do Bom Pastor, que cuida bem do seu rebanho.

       Agradecemos a Deus pelo envio de Dom Fernando à Diocese de Crato, onde ele se encontra há quase 15 anos... Dom Fernando representa um presente que veio enriquecer a galeria dos bispos desta já centenária Diocese de Crato. Dom Fernando é um Pai bom e misericordioso.
(*) Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos é Pároco da cidade de Missão Velha (CE).

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31