xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Devotos celebram santo padroeiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 agosto 2015

Devotos celebram santo padroeiro

festa-de-sao-raimundo

Lavras da Mangabeira. Os preparativos para a festa do padroeiro de Várzea Alegre, São Raimundo Nonato, no período de 21 a 31 de agosto, já foram iniciados. Uma das primeiras movimentações para homenagear ao Santo Protetor da cidade começou de forma isolada, solitária, no meio da mata, com um homem simples da roça, batizado com o nome de José Carolino, mas que atende por "Seu Zé Luzia", na escolha e no corte do pau da bandeira.

Seu Zé Luiza tinha 46 anos, quando começou o ritual de tirar o pau da bandeira, inicialmente nas terras do sítio Boa Vista, comunidade rural onde mora com a família. Hoje ele tem 71 anos e sempre se emociona ao falar de sua fé em São Raimundo e da contribuição que dá aos festejos do padroeiro com a retirada do pau da bandeira. "Eu comecei essa tradição com muita fé em Deus e em são Raimundo Nonato",disse.

Além do sítio Boa Vista, Seu Zé Luzia salienta que também já se serviu das terras das comunidades de Atoleiro, Serrote, Canto e São Vicente para retirar o pau da bandeira. Para ele, as melhores árvores para pau da bandeira são o angico e a aroeira. Ele avaliou que o maior pau da bandeira já tirado foi o do ano passado, um eucalipto, medindo 17,15 metros.

Para escolher o pau da bandeira deste ano, Seu Zé Luiza seguiu orientações do Padre José Mota Mendes, que comandará os festejos a São Raimundo Nonato. A preocupação é evitar acidentes, tal como aconteceu neste ano durante as celebrações de Santo Antônio, no município de Barbalha.

Seu Zé Luzia se sente satisfeito pela resposta que a população a esse seu ato de fé em São Raimundo Nonato, quando várias pessoas o acompanham na retirada do pau, na condução do tronco até a comunidade onde fica o mastro aguardando o dia 21 de agosto, abertura dos festejos ao padroeiro.

Seu Zé Luzia se define como um homem apaixonado por Várzea Alegre. "Nunca saí daqui e nem saio", afirmou.

Donizete de Sousa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30