xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Sobral recebe edição sul- americana do Eurochestries | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 julho 2015

Sobral recebe edição sul- americana do Eurochestries

Eurochestries

Sobral. "Sem a música, a vida seria um grande erro". Com estas palavras Claude Revolte, presidente da Federação dos Festivais Eurochestries, abriu oficialmente, em Sobral, nessa segunda-feira, 13, a 26ª edição mundial e a 2ª edição sul-americana do Festival Eurochestries, criado na França, com o objetivo de promover a prática orquestral de jovens de 15 a 25 anos.

O auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus Mucambinho, ficou lotado de amantes da música erudita, assim como de alunos e professores que foram prestigiar o Festival, realizado pela segunda vez em Sobral, e que coloca o Município no circuito internacional das grandes orquestras.

O Malaka Sax Quartet, primeiro grupo a se apresentar, trouxe representantes da Espanha, que executaram um repertório amplo com obras que variaram do barroco ao clássico.

A Orquestra da Universidade Federal do Cariri (UFCA), se apresentou com 24 integrantes, sob a regência do professor Marco Antônio Silva, que surpreendeu a todos com a música "Que nem Jiló", clássico da música popular, imortalizado na voz de Luiz Gonzaga.

Intercâmbio

Da Croácia, vieram jovens da Orquestra da Escola de Tamburas Batorek Osijek, com 26 integrantes, entre eles, Mia Dimsic, que se disse encantada com a possibilidade de mostrar sua destreza ao tocar a tambura, instrumento musical de origem indiana, composto por cordas dedilhadas, uma novidade para muitos dos ouvintes. "O melhor momento para mim, é poder estar perto de pessoas que, assim como eu, se dedicam a tocar um instrumento tão diferente. Vir de um país tão distante, como a Croácia, para me apresentar em Sobral, é uma oportunidade ímpar de aprender mais sobre outra cultura", disse.

Repertório variado

As outras apresentações ficaram por conta da Orquestra da UFC, que subiu ao palco com 24 músicos, com um repertório que contou com uma regência coletiva, quando cinco maestros se revezaram nas canções com pegada bem brasileira, entre as pérolas, "Asa Branca".

Para a regente, Adeline Stevenou, francesa que mora no Brasil há quatro anos, todos dedicados ao ensino de música na Escola de Música de Sobral e agora na UFC, "o Festival é uma troca de conhecimentos, principalmente dentro das oficinas direcionadas aos músicos participantes. Em 2014, levamos para a Europa um quinteto de cordas com alunos daqui, de Sobral e do Cariri, e a experiência para eles foi muito proveitosa".

Wellington Freitas, que toca contrabaixo acústico, foi um dos que se apresentaram na França, com o quinteto. Aos dezenove anos, o jovem se sente privilegiado de ter ido representar o País: "Tivemos dois meses de preparação para uma apresentação bem variada, que foi de Vila Lobos a Ednardo, sem deixar de lado os clássicos internacionais. Foi gratificante, assim como está sendo participar do Eurochestries".

"Na América do Sul, esta é a única cidade que está dentro do roteiro de festivais do Eurochestries. A cidade de Sobral tem uma cultura musical orquestral bem desenvolvida com uma Escola de Música que forma gente gratuitamente, e de alta qualidade. Pode-se dizer que, durante uma semana, aqui será um dos laboratórios mais ricos do mundo, de música e regência de vários países", disse Marco Toledo, coordenador do Festival.

Música pelo mundo

Desde sua criação, em 1989, o Festival Eurochestries teve todas as suas edições com sede na França, Espanha, Polônia, Eslováquia, Rússia, Canadá e Brasil, quando em 2013, Sobral sediou sua primeira edição na América Latina, colocado a cidade no circuito internacional de orquestras. Segundo Eliane Leite, secretária de Cultura do município, "esta é a segunda oportunidade, que a UCF traz para a cidade. Aqui se reúnem professores e alunos da região, que vêm em busca de reciclagem; para aprofundar seus conhecimentos, fazer novos contatos; sem falar na oportunidade de formação de plateia para apreciar as apresentações das orquestras", disse. Todas as apresentações são gratuitas.

Programação

Dia 15/7

Concerto da Orquestra da UFCA e Orquestra da UFC

Local: Igreja do Distrito do Jordão

Horário: 20h

Dia 16/7

Concerto da Orquestra da Croácia

Local: Serra da Meruoca

Concerto da Orquestra da UFC

Local: Praça do Theatro São João

Horário: 19h

18/7

Concerto Quarteto Malaka (Espanha)

Local: Igreja da Sé / Sobral

Horário: 19h30

Concerto da Orquestra da Croácia

Local: North Shopping / Sobral

Horário: 19h

Dia 19/7

Concerto Quarteto Malaka

Local: North Shopping / Sobral

Horário: 19h

Concerto da Orquestra da Croácia

Local: Santuário de São Francisco Horário: 20h

Dia 20/7

Concerto da Orquestra da UFCA e Orquestra da UFC

Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima / Sinhá Saboia / Sobral

Horário: 20h

Dia 21/7

Primeiro Concerto de Encerramento: Orquestra Internacional do festival

Local: Igreja da Sé, Sobral

Horário: 20h

Dia 22/7

Segundo Concerto de Encerramento: Orquestra Internacional do festival

Local: Auditório do Campus Mucambinho - Centro

Horário: 18h

Mais informações

Campus de Sobral: (88) 3695-5703

Secretaria de Cultura e do Turismo de Sobral: (88) 3611-2712

Sites: www.eurochestries.org/fr

www.musicasobral.ufc.br/v2

Marcelino Júnior
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31