xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Presos controlam presídios do Ceará, denunciam agentes penitenciários | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 julho 2015

Presos controlam presídios do Ceará, denunciam agentes penitenciários

presidioDenúncia mostra 78 portões destruídos pelos presos.
Na CPPL de Itaitinga, há cinco agentes para 1.800 presos.

Portões arrancados e empilhados pelos corredores, celas abertas, internos postando fotografias e comentários nas redes sociais, poucos agentes penitenciários para controlar os presos. Segundo a Associação dos Agentes Penitenciários  do Ceará, essa é a realidade da Casa de Privação de Liberdade (CCPL) 4, em Itaitinga, na Grande Fortaleza. De acordo com o presidente da associação, Waldemiro Barbosa, 78 portões da unidade foram arrancados pelos internos. "Nós estamos vivendo o pior momento do Sistema Penitenciário do Ceará. Hoje, o agente penitenciário é a segunda vítima do Sistema Penitenciário", diz.

Inaugurada há dois anos e considerada de segurança máxima, a CPPL 4 tem capacidade para abrigar 900 detentos, mas está com 1.600. Para tomar conta dessa população carcerária, a CPPL conta com cinco agentes penitenciários, o que dá 320 presos para cada agente. Os agentes denunciam que, com esse número, é impossível realizar um controle efetivo. "Como vistoriar cerca de 2.400 sacolas levadas por 800 pessoas que visitam os presos em cinco horas?", questiona.

 

Publicação em redes sociais
No início do mês de julho, a  Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) determinou que fossem investigadas a publicação de fotos de presidiárias tiradas dentro de celas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Um perfil no Facebook mostra mais de 60 fotos com poses de uma detenta e das companheiras de cela postadas desde o dia 3 de dezembro de 2014. Nelas, as internas aparecem fazendo poses sensuais com roupas íntimas e também com o uniforme da penitenciária.

Sejus
O secretário adjunto de Justiça do Ceará (Sejus), Sandro Camilo, disse que os portões foram serrados durante um princípio de rebelião que ocorreu no presídio. "Já controlamos e as celas já foram fechadas novamente. Uma vistoria também foi realizada e vários itens ilegais foram recolhidos. Segundo o secretário, o Governo do Estado está estudando alternativas para resolver essa questão da superlotação dos presídios, e uma das alternativas pode ser a audiência de custódia, que possibilita o cumprimento da pena sem que seja necessário ser no presídio.

Do G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30