xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Mestre Espedito Seleiro e Irmãos Campana na Casa Cariri | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 julho 2015

Mestre Espedito Seleiro e Irmãos Campana na Casa Cariri

espeditoseleiroFoto: Patrícia Araujo

Fortaleza. Ele é um dos artesãos mais conhecidos do Estado. Consagrado pelo seu detalhado trabalho em couro, Mestre Espedito Seleiro, que se dedica a essa arte desde os oito anos de idade, consolidou-se, neste ano, como nome de referência no design brasileiro, tendo sido destaque nas galerias de Londres, Nova York e Paris. Agora, depois do sucesso da turnê internacional, ele volta à sua terra para uma homenagem mais que merecida.

No próximo dia 30, ele vai ser homenageado na Casa Cariri Mostra 2015, em Juazeiro do Norte, pelos seus parceiros na Coleção Cangaço: os irmãos Fernando e Umberto Campana, nomes importantes na decoração e design internacional. Além disso, os três vão participar de uma conversa com o público da Mostra e falar sobre suas trajetórias, trabalho e reconhecimento. Junta-se a eles, na homenagem, o consultor do Programa Brasil Original do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Érico Gondim.

Antes de diversificar o seu trabalho, o mestre Espedito Seleiro seguia a tradição familiar e se dedicava a fazer apenas apetrechos típicos de vaqueiros: selas, chicotes, chapéus, botinas. Mas, com a venda desses artigos minguando (devido à queda da atividade rural), resolveu ampliar o público e foi buscar inspiração em Maria Bonita e Lampião e, também, em gente como Luiz Gonzaga.

Hoje, ele tem uma equipe de 12 pessoas, entre eles seis filhos, irmão, sobrinho e até vizinho, para dar conta de tanta encomenda. "O pai do meu pai passou os ensinamentos pra ele, ele passou pra mim, eu passo pros meus filhos. E, assim, até o mundo se acabar", prevê. Ele chega às lojas internacionais de decoração depois de ter transitado pelo mundo da moda, com suas peças sendo exibidas na São Paulo Fashion Week, a partir de uma coleção de bolsas e sapatos desenvolvida para a grife Cavalera.

Coleção Cangaço

A coleção tem quatro peças, com edição limitada: uma cadeira, uma poltrona, um sofá e um espelho. O inusitado, é que ela marca o encontro dos designers brasileiros de fama internacional Fernando e Umberto Campana, com este que é um dos mais famosos mestres artesãos cearenses, que já recebeu, até, a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

Também, foi a primeira vez que as peças deste mestre coureiro recebeu um tratamento com foco universal. A iniciativa contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Sebrae Nacional e Sebrae Ceará, por meio do seu Escritório Regional do Cariri.

E, como característica marcante, a estrutura das peças é sempre "vestida" com o couro colorido - nos assentos, recortes deixam entrever a trama da palhinha em pontos específicos. As cores, aliás, representam um fator de identificação entre os três autores. "O universo do seu Espedito é muito colorido, assim como o nosso", afirma Humberto. "Cores fortes, às vezes algumas mais pastel, esse contraste do flúor com tons mais sóbrios? Ele tem também uma delicadeza na escolha cromática", detalha Fernando.

De início, a nova coleção foi apresentada ao público brasileiro na Firma Casa, em São Paulo. Já a participação na Expo Milão 2015, que foi realizada de maio a outubro, teve uma importância estratégica porque lá estiveram reunidos trabalhos vindos de 150 países, distribuídos em cinco pavilhões temáticos, numa área de 21.000 metros quadrados cheia de criatividade e inovação. Em cinco mil metros quadrados de área e em 40 ambientes projetados, o público encontra trabalhos dos melhores profissionais da arquitetura e design de interiores da região. Todos com forte inspiração no regionalismo, sustentabilidade e inovação. Considerado um evento de vanguarda, a mostra é uma vitrine para destacar o desenvolvimento do Cariri nos últimos anos com relação à preservação da identidade local.

Além de contar com grandes profissionais da Região, esta edição da Casa Cariri Mostra conta com nomes nacionais e com uma programação de palestras que vai reunir outros nomes de projeção, como Marcelo Rosenbaum, designer do quadro "Lar Doce Lar", do Programa de Luciano Huck; Maria Elisa Costa, filha de Lúcio Costa, um dos arquitetos que projetaram Brasília. Durante a exposição, está previsto, também, o lançamento do livro do jornalista Xico Sá.

Mercado local

São cerca de 5 mil metros quadrados de área, com 40 ambientes construídos e a participação de 20 profissionais arquitetos, decoração, designers e paisagistas. A iniciativa busca fomentar a produção e o mercado local, promovendo um encontro entre a arquitetura, o design e regionalismo, por meio de marcas, produtos e consumidores.

Realizada até 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, a Casa Cariri Mostra tem como foco a cultura, inovação e sustentabilidade. Como parte da programação, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, no Espaço Dr. Davi, uma série de atividades culturais destinadas a toda a família (confira a programação no quadro ao lado).

Programação

Apresentações

Dia 25/7

19h - Reisado Discípulos do Mestre Pedro

19h30 - Bacamarteiros da Paz

Dias 26/7 e 2/8

Contação de História

17h - Entre Histórias e Cirandas Contadora: Bette Gomes

Dia 5/8

20h - Apresentação dos Violeiros: Jairo Silva e Jeferson Silva

Dia 7/8

20h - Instrumental Regional - Mará dos 8 Baixos

Dia 8/8

19 h - Forró Pé de Serra - Hermano Morais

Oficinas

Dias 28 e 29/7

19h - Oficina - Mestre Noza

Dias 1 e 8/8

17h - Oficina de pau perna

Dias 4 e 5/8

19 h - Oficina de Xilogravura - Lira Nordestina

Inscrições

Espaço Dr. Davi - Bilheteria (até uma hora antes da programação)

Vagas limitadas

Mais informações:

Casa Cariri Mostra

Local: Rua Mauro Sampaio, 300, bairro Lagoa Seca - Juazeiro do Norte - Período: Até 16/8

Entrada: R$25 (inteira) e R$12 (meia) - Telefone: (88) 3085-1323

Homenagem a Espedito Seleiro na Casa Cariri Mostra 2015

Data: 30/7 - Horário: 16 horas

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31