xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Embrapa apresenta queijo de cabra com pequi | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 julho 2015

Embrapa apresenta queijo de cabra com pequi

queijocabracompequi

Crato. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está apresentando à região do Cariri, uma das maiores produtoras de pequi do Brasil, o queijo de cabra enriquecido com óleo de pequi. A novidade, desenvolvida por pesquisadores da instituição, está sendo mostrada na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) 2015, realizada até o dia e 19 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

A Embrapa está promovendo, também, cursos e palestras na unidade móvel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dentro do parque. A empresa realiza, ainda, exposição de tecnologias e publicações no estande, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Outros produtos

Além do queijo de cabra com pequi, a Embrapa leva à feira os queijos caprinos cremoso pro-biótico e coalho tradicional, desenvolvidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral) como forma de diversificar os produtos e estimular o consumo de derivados lácteos caprinos.

A pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Selene Benevides, lembra que a coleta do pequi é uma atividade que movimenta boa parte da população rural da região do Cariri, entre os meses de janeiro e março. A ideia do queijo com pequi é oferecer uma alternativa para agregar valor tanto ao leite de cabra quanto ao óleo de pequi.

"Os derivados de leite de cabra são, por si só, muito nutritivos e alguns dos novos produtos são acrescidos de ingredientes que apresentam propriedades com apelo de benefício à saúde", explica Selene Benevides. Ela informa, ainda, que o queijo cremoso pro-biótico contém bactérias comprovadamente promotoras de saúde.

Diversos envolvidos

A apresentação dos novos produtos faz parte de um projeto conduzido por três unidades descentralizadas da Embrapa (Agroindústria Tropical e Caprinos e Ovinos, no Ceará; e Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro), além de instituições parceiras como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Além de queijo com óleo de pequi e de queijo cremoso pro-biótico, foi desenvolvido o queijo maturado e defumado. Os três tipos já passaram por testes sensoriais no Rio de Janeiro, na Paraíba e no Ceará. Agora, a equipe se prepara para fazer a validação dos produtos em indústrias. "Já existe empresa interessada em produzir os queijos", diz a pesquisadora Selene Benevides.

Palestras e cursos

Além de promover a degustação de produtos e demonstrar tecnologias, a Embrapa leva para a Expocrato cursos e palestras em parceria com o IFCE - campus Crato. As palestras estão sendo ministradas na unidade móvel do Instituto, dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

André Costa

Colaborador

Diario do Nordeste – Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30