xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Banda Moraca na Expocrato | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 julho 2015

Banda Moraca na Expocrato

Para os amantes da boa música nordestina de verso valente, com seus ritmos que mexem com nosso subconsciente coletivo, como coco, baião, maracatu, frevo, xaxado, ciranda, com batidas fortes que ecoam nas quebradas do sertão e letras voltadas para a defesa das minorias, a Banda Moraca volta aos palcos, com uma energia madura, com o ânimo da alma caririzeira, depois de uma pausa de 10 anos. Mesmo com uma nova formação, a banda continua com sua base original. O Movimento Raízes do Cariri, MORACA, do  qual herdou o nome Banda Moraca, despertou em muitos músicos do Cariri, um valor, um orgulho próprio, a construção de uma musicalidade inteiramente ligada as raízes da cultura regional. Alguns chamam de “Movimento Cabaçal” como afirma Geraldo Junior. Para Franco Barbosa que iniciou este projeto em 1998 dentro de uma escola no Bairro São José, ressalta  “assim como os grupos da Bahia que fazem muito sucesso pelo mundo a fora, trazendo divisas para Salvador, temos o mesmo potencial para formatar tal condição. Acredito que a Banda Moraca agora fortalecida vai divulgar essa ritmologia ancestral, dignificando cada vez mais a arte e a cultura do Vale do Cariri.”

BANDA MORACA VOLTANDO DEFINITIVAMENTE

A banda Moraca, que surgiu dentro da ONG Moraca assim como os Zabumbeiros Cariris, “tem apresentado um repertório autoral de acentuada, qualidade. Dentro desse caldeirão cultural das manifestações artísticas de todo Nordeste, surge a Banda Moraca, sigla do Movimento Raízes do Cariri, extraindo elementos desta demanda de ritmos, além do cordel, da viola, dos mitos da região: Padre Cícero, Lampião, Luiz Gonzaga, Antônio Conselheiro, das caatingas, cantigas das quebradas do sertão, transformando estas influências em levadas e batidas que ecoam agrestes adentro, onde se misturam aboios, benditos, cirandas e baiões!”, ressalta Calé Alencar, Cantor e produtor Cultural.

Seu trabalho foi alvo de matéria jornalística a nível nacional, realizou grandes shows no Dragão do Mar, Teatro José de Alencar, participou de grandes festivais, bienais e diversas Amostras de Artes promovidas pelo SESC. Para quem não chegou a conhecer a musicalidade da Banda Moraca, as letras são de cunho pedagógico, ecológico e, social, porém recheadas de uma alegria, de uma energia com as batidas no treme terra acordando a alma humana lindamente nordestina, onde a poesia passeia nas veias desse povo caririzeiro, emergindo as mais legítimas canções.

Dia 16, 20h00, Palco Elói Teles – Expocrato.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31