xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Quase 180 mil infrações registradas nos quatro primeiros meses de 2015 no Ceará | Blog do Crato
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13 junho 2015

Quase 180 mil infrações registradas nos quatro primeiros meses de 2015 no Ceará

 

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O descumprimento às normas que definem a velocidade permitida nas rodovias cearenses ocasionou 178.109 infrações só este ano, de janeiro a abril, o correspondente à média de 1.484 ocorrências por dia. No período, as estradas federais (BRs) apresentaram um cenário melhor do que o mesmo período do ano passado, alcançando uma redução de 22% no número de veículos autuados por excesso de velocidade. Maioria, as rodovias estaduais (CEs) também conseguiram uma redução, mas que não superou a marca de 1%.

Os dados, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), consideram registros de radares fixos e móveis. Em todas as estradas monitoradas, os maiores índices de transgressões foram protocolados nos meses que tiveram feriados prolongados, como março e abril. Embora, nestas datas, ações de fiscalização tenham sido aplicadas com o intuito de reduzir as consequências da alta velocidade, a postura indevida dos motoristas persiste e continua a gerar acidentes.

Fixados em pontos estratégicos das rodovias, alguns radares já são conhecidos por motoristas veteranos. Assim, reduzir a velocidade próximo a um deles é o suficiente para não ser flagrado. Adquiridos pela PRF no início do ano passado, novos radares móveis têm surpreendido condutores que tentam driblar a fiscalização. Foram 29.994 flagrantes de janeiro a abril deste ano, mais do que o triplo registrado no ano passado – 7.724 ocorrências.

(O POVO)

VAMOS NÓS – Ok, motoristas infratores têm que ser multados, mesmo. O que nós, cidadãos, queremos saber agora é quanto esses números de multas significam em dinheiro e qual o percentual usado em educação no trânsito? Educação no trânsito não pode ser resumida em escolinha de trânsito e, tampouco, em blitze educativas. O motorista de hoje não pode somente financiar a educação do motorista de amanhã. Ele também merece ser educado.

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