xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Pacto para recuperar o bioma | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 junho 2015

Pacto para recuperar o bioma

floresta

foto: Cid Barbosa

Guaramiranga. As prefeituras de Aratuba, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção firmaram pacto com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e a Fundação SOS Mata Atlântica para aumento da cobertura florestal da Mata Atlântica nesta região serrana do Estado, com aproximadamente 38 mil hectares.

Conforme os organizadores do Encontro, apenas Baturité não enviou seu representante para assinatura do Termo. A ação de revitalização resultará na criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PNMA).

A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (10), no encontro regional promovido pela Sema no Hotel Vale das Nuvens, em Guaramiranga. O próprio secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, foi quem fez a divulgação do plano de recuperação. Ele aproveitou o momento para apresentar também a proposta da Sema para a recuperação das nascentes do Rio Pacoti. Um projeto de educação ambiental para a toda essa área acompanhará o pacote de recuperação florestal.

Representando seus municípios, os prefeitos de Palmácia, José Maria Sipriano, conhecido como "Zé da Bodega" e o de Pacoti, José Leandro de Oliveira, ainda a vice-prefeita de Guaramiranga, Sônia Pinheiro, consideraram o momento como histórico para o Maciço de Baturité. Representa o compromisso de mais atenção para a floresta, como também o alerta acerca do maior rio da região, o Pacoti, com 150 quilômetros de extensão, em relação à poluição e ao desperdício da água do afluente e também de açudes como o Aracoiaba.

O diretor de Políticas Públicas do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, convocou os prefeitos, empresários e a comunidade a conhecerem aquela floresta que está ao redor deles, que é uma das mais ricas em biodiversidade do mundo, porque "quem não conhece, não valoriza".

Mantovani também ressaltou o momento como um importante passo para a melhoria da qualidade de vida da população. "Esse Plano traz benefícios para a gestão ambiental e o planejamento do município, além de ser uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão", destacou.

Multa pequena

Outro participante, o ambientalista Flávio Torres, solicitou ao secretário Artur Bruno que fortaleça a Semace. O papel do órgão estadual é importante em relação à identificação e punição de infratores da legislação ambiental. Presente, o promotor de justiça João Filho frisou que o crime ambiental compensa para quem o pratica. "A multa é pequena comparada ao valor que agrega ao empreendimento com a infração cometida. Mesmo assim é importante todos ficarem atentos", frisou João Filho.

Mais atenção

Flávio Torres também pediu mais atenção com o Rio Pacoti e convidou o Secretário para "in loco" ver como aquele recurso natural está poluído. No fim do evento, eles foram até a margem do Pacoti. O representante do governo do Estado saiu entristecido. A água está correndo, mas é turva quando deveria ser límpida. Momentos antes, Artur Bruno havia anunciado a liberação de R$ 400 mil para início dos trabalhos de recuperação das nascentes do rio, e de educação ambiental na área. Ainda sobre o PMMA, o secretário acrescentou que irá normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.

Alex Pimentel
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31