xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O livro A Dama da História, a biografia de Magdalena Arraes, lançado em Recife | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 junho 2015

O livro A Dama da História, a biografia de Magdalena Arraes, lançado em Recife


Ayrton Maciel

amaciel@jc.com.br

Políticos, autoridades, correligionários, filhos e netos do ex-governador Miguel Arraes participaram, ontem à noite, no Museu do Estado, do lançamento do livro Magdalena Arraes – A Dama da História, obra inédita que reúne depoimentos da esposa do líder político e ex-primeira dama do Estado, em três governos, e uma pesquisa histórica sobre acontecimentos que marcaram Pernambuco e o País no século passado.

Com 130 fotos do acervo do Instituto Miguel Arraes, a obra aborda episódios políticos pré e pós-golpe de 1964, vividos pelo casal, e revela momentos pessoais e da intimidade da família no exílio e no retorno ao Brasil, após a anistia de 1979. Relata, ainda, a infância e a juventude da cearense de Fortaleza, Magdalena Arraes, hoje com 86 anos. Um testemunho situado dentro do contexto histórico do século 20 no País e no mundo.

Resultado de pesquisas e entrevistas do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares, o livro desfaz a imagem comum atribuída a dona Magdalena de apenas uma singela companheira presente, mãe dedicada e atuante presidente da Cruzada de Ação Social. Agrega à personagem o perfil de protagonismo político – a quem Arraes confidenciava fatos e consultava – e uma intelectual e mulher independente na juventude.

“Depois de anos de luta, estamos todos ainda aqui. Os mais jovens, também. Vocês vão manter essa herança. Isso nos emociona. É um encontro de lembranças. Pessoas que participaram dessa história longa e, às vezes, surpreendente, que nos levou a estar na luta permanente. Uma luta que sempre teve sentido em nossa vida, e que não terminou. Ela prossegue. O País mudou e vai mudar mais. Vocês vão participar disso”, discursou dona Magdalena, emocionando o salão Cícero Dias. “Viva Arraes”, “Viva Eduardo”, “Viva Magdalena” foram repetidos na plateia.

Amigo e aliado político, o governador Paulo Câmara (PSB) passou rápido na solenidade, tempo suficiente para cumprimentar dona Magdalena e os autores, sob a justificativa de compromisso no Palácio do Campo das Princesas. Em atividade política em São Paulo, o prefeito Geraldo Julio não compareceu, sendo representado pelo vice Luciano Siqueira (PCdoB).

O lançamento da obra atraiu, ainda, personagens da área cultural, deputados e secretários estaduais, ex-governantes e prefeitos. “Dona Magdalena faz parte da histórica política recente de Pernambuco, deixando como marcas a solidariedade imensa ao povo do Estado e a dedicação ao grande homem público do País, Miguel Arraes”, exortou o ex-governador João Lyra Neto (PSB).

O livro sobre Magdalena Arraes é o primeiro de um série prometida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) sobre personalidades das várias áreas revelando suas memórias políticas e pessoais. “Ao ouvir dona Magdalena descobrimos um personagem político. É a versão de momentos históricos vividos por esse personagem que estamos revelando”, definiu a obra Laílson de Holanda.


Fonte: Jornal do Commercio

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30