xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O CRATO ESTÁ DE LUTO: FALECEU a FOTÓGRAFA TELMA SARAIVA | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 junho 2015

O CRATO ESTÁ DE LUTO: FALECEU a FOTÓGRAFA TELMA SARAIVA





A diva da fotografia do Nordeste e do Brasil, faleceu nessa Segunda-feira ( 08-06 ).Uma das maiores fotógrafas na arte de pintar a fotografia. Tive a honra de estar em sua casa, no seu estúdio e fotografá-la. Conversamos muito sobre o uso da luz natural e assim como eu abominava o flash. A maior recompensa que eu ouvi da mesma é que de todos os fotógrafos que a tinham fotografado eu fui seguramente o melhor de todos. Gratidão, minha amiga e aos seus filhos que são meus amigos, que a senhora descanse em paz no reino da luz da fotografia a lado do pai maior de todas as luzes.

Wilson Bernardo
Fotógrafo


A artista plástica Telma Saraiva, 86 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira, 8, em decorrência de uma parada cardíaca. Ela ficou famosa nacionalmente por utilizar a fotopintura - uma técnica inovadora para o século passado, que utiliza o detalhamento de fotografias a partir de pintura com tintas. A técnica de Telma era necessário fazer uma fotografia em preto e branco, ampliar e realizar a coloração com tinta - realçando os traços e/ou acrescentando acessórios. Em várias peças, ela foi a modelo. O velório está acontecendo no Crato, onde Telma residia. Segundo Ricado Saraiva, filho mais velho da artista, o enterro acontecerá nesta terça-feira, 9, às 10 horas.  A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou por meio de nota "profundo pesar" pelo falecimento da fotógrafa e artista visual. "Ao longo de toda uma vida dedicada às artes, Telma Saraiva se tornou referência para a região do Cariri e para todo o Ceará, conquistando espaço em exposições em diversos estados brasileiros e no exterior. Chamou atenção pela perfeição de seu trabalho e pela persistência com que se manteve atuante em um dos gêneros artísticos mais atingidos pelo impacto das novas tecnologias: a fotopintura".  

O Povo Online

O Blog do Crato lamenta profundamente o falecimento de uma das maiores fotógrafas do Nordeste e do Brasil, cujo trabalho se tornou um ícone, assim como a sua pessoa. É com profundo pesar que repassamos a notícia acima, divulgada pelo também fotógrafo Wilson Bernardo, e ao mesmo tempo, levamos a nossa solidariedade a toda a família enlutada. Que D. Telma Saraiva possa agora repousar no reino dos justos, e das pessoas cuja vida de artista serviu para amenizar o sofrimento humano através da arte plena. A sua vida e o seu legado, certamente que servirão como um exemplo para todos aqueles que amam a fotografia e às outras formas de arte ligadas às imagens. 

Por: Dihelson Mendonça
Fotógrafo
Administrador do Blog do Crato

Fotos ilustrativas: Wilson Bernardo


0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31