xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Mobilização pede bombeiros | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 junho 2015

Mobilização pede bombeiros

bombeirosquixadaFoto: Alex Pimental

Quixadá. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá está mobilizando a classe e a sociedade com o objetivo de sensibilizar o governo do Estado pela urgente implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-CE) nesta cidade do Sertão Central. A iniciativa está partindo da diretoria da CDL de Quixadá, tendo como presidente Carlos Henrique Correia. Além de um abaixoassinado, ele está reivindicando o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Ceará e também da Prefeitura e da Câmara de Vereadores deste Município.

Conforme o líder classista, já havia preocupação quanto aos riscos de incêndios na cidade. Outros oito já tinham ocorrido nos últimos 12 meses, a maioria de menores proporções, todavia, o registrado há uma semana, no domingo (21), reforçou a realidade do perigo como também destruiu uma loja de ferragens e outra de conserto de eletrodomésticos no Centro, pertencentes ao mesmo comerciante, Gepson Freitas. As perdas foram totais. Os prejuízos, inicialmente apontados em torno de R$ 1 milhão, foram reavaliados. Passam de R$ 3 milhões.

Outros estabelecimentos também foram afetados. O incêndio só não destruiu o quarteirão porque mais de uma dezena de carros-pipa e muitos voluntários trabalharam no combate ao fogo, explicou o proprietário das lojas incendiadas. Apesar dos Corpos de Bombeiros de Quixeramobim, de Limoeiro do Norte, de Horizonte e de Maracanaú terem atendido à ocorrência, sem a ajuda, todo o quarteirão poderia ter sido consumido.

Na avaliação dos lojistas, a presença, na cidade, de uma equipe especializada no combate ao fogo, teria evitado que se alastrasse. Entretanto, como a unidade mais próxima fica situada em Quixeramobim, a mais de 40Km por rodovia, o tempo de chegada dos Bombeiros geralmente é de 60 a 90 minutos, o suficiente para a situação ficar sem controle, mesmo com o auxílio da população. Por esses motivos não entendem porque a cidade onde está concentrado o maior Centro comercial da região não conta com o socorro especial.

Independentemente da implantação de uma Seção do Corpo de Bombeiros em Quixadá, a formação de um grupo de brigadistas, voluntários devidamente orientados para atuarem em situações de catástrofes e acidentes, poderia ajudar substancialmente até a chegada dos especialistas, mas infelizmente a cidade não conta com nenhuma equipe dessa natureza, explica a consultora em segurança do trabalho, Ivoneide Holanda. "Existe uma norma do Ministério do Trabalho, a NR 23, mas as empresas não cumprem e o Corpo de Bombeiros não fiscaliza", acrescenta.

O comandante da 4ª Seção do Corpo de Bombeiros, sediada em Quixeramobim, major Naum Maurício, informou que há dificuldade de fiscalização e orientações preventivas aos comerciantes e a população de Quixadá em razão do baixo efetivo da sua equipe. Todavia, a partir desta quarta-feira, 1º de julho, mais 10 Bombeiros Militares serão engajados ao seu comando, totalizado 29. Mesmo assim, ele avalia como necessária a implantação de um grupamento especializado em Quixadá. Além de possuir quase 100 mil habitantes a área comercial é extensa.

Além de Fortaleza, as outras Seções dos Bombeiros Militares estão instalada em Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro do Norte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús, Tauá e Quixeramobim. As próximas deverão ser instaladas em Canindé e Itapipoca. Quixadá não está na lista, explicou o secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, em visita feita recentemente a esta cidade.

No mês passado, dois incêndios ocorreram no mesmo dia em Quixadá. Em um deles foi numa funerária. Os funcionários e populares utilizaram extintores para evitarem que as chamas se alastrassem. Horas depois, no início da noite, o dono de uma casa situada numa vila, não teve a mesma sorte. A mobília foi tragada pelas chamas. O fogo só não atingiu os vizinhos porque o próprio dono da casa subiu no telhado com baldes e resfriou. O Corpo de Bombeiros se encarregou do rescaldo.

Mais informações:

CDL de Quixadá
Rua José Jucá, 551 - Centro
Telefone: (88) 3412-0851
SSPDS
Av. Bezerra de Menezes, 581 - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-6519

Alex Pimentel
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31