xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Embrapa mostra tecnologias para produção animal | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 junho 2015

Embrapa mostra tecnologias para produção animal

Embrapa

Sobral As alternativas para alimentação de rebanhos no Semiárido, controle de verminoses e manejo da Caatinga para produção animal são o destaque da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos (Sobral) na edição de 2015 do Seminário Nordestino de Pecuária (XIX Pecnordeste), de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

No painel temático de Caprinovinocultura, serão apresentadas e discutidas tecnologias em nutrição animal, forragicultura e sanidade animal, além da experiência regional do programa Rota do Cordeiro. A preocupação com a alimentação de caprinos e ovinos será tema de três eventos com participação da Embrapa na programação.

Na terça-feira (16), o analista Lucas Oliveira apresentará, às 15h30, palestra sobre o manejo da Caatinga para a produção de caprinos e ovinos, em que mostrará tecnologias já consolidadas e indicativos de pesquisa para o futuro. Entre elas, o uso de sistemas agroflorestais, as técnicas de manejo da vegetação (raleamento, enriquecimento e rebaixamento) e as futuras perspectivas para recuperação de áreas degradadas, no combate aos efeitos da desertificação.

Lucas também estará à frente de oficina sobre orçamento forrageiro. Ele mostrará os conceitos e o passo a passo para utilização da ferramenta, que ajuda os produtores a planejarem e administrarem suas reservas de alimentos, auxiliando na tomada de decisões sobre o fornecimento de alimentos, descarte de animais, entre outras medidas úteis na produção de caprinos e ovinos.

A outra abordagem sobre alimentação dos rebanhos ficará por conta do pesquisador Marcos Cláudio Rogério, que falará sobre alternativas alimentares para caprinos e ovinos no Semiárido. A abordagem levará em consideração o contexto de quatro anos de seca no Nordeste, destacando o uso de alimentos que contêm água, como palmas forrageiras e cactáceas, além de citar as vantagens da prática da silagem - processo que conserva parte da água dos alimentos - e do planejamento alimentar. Marcos Cláudio também abordará o aproveitamento de subprodutos agroindustriais para a nutrição animal.

O uso do Kit Embrapa para controle integrado de verminoses de caprinos e ovinos será tema da palestra do analista Eduardo Oliveira. O Kit reúne tecnologias e ferramentas que auxiliam produtores rurais e técnicos a aplicarem a vermifugação segundo a metodologia do controle integrado, recomendada pela Embrapa, selecionando os animais que realmente necessitam de vermífugos, além de permitir o acompanhamento do grau de infecção dos rebanhos, por meio da coleta de fezes e envio para análise em laboratórios.

A participação da Embrapa no painel também contará com o pesquisador Octávio Morais, que apresentará resultados do programa Rota do Cordeiro, executado pela Embrapa, juntamente com o Ministério da Integração Nacional, Codevasf e parceiros locais (no Ceará, governo do Estado e Prefeitura de Tauá), e que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de regiões produtoras de caprinos e ovinos no Semiárido, facilitando a adoção de tecnologias, ajudando na organização das cadeias produtivas e estimulando atividades paralelas, como a gastronomia e o turismo. A Rota do Cordeiro já está em atividade no Ceará e Piauí.

O público visitante do Pecnordeste 2015 também poderá conferir informações sobre as tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos no stand do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Centro de Feiras e Eventos. Lá, serão disponibilizados exemplares dos kits da Embrapa para Controle Integrado de Verminose, Seleção de Cordeiros para Terminação e Ordenha Manual de Caprinos Leiteiros, além de materiais informativos sobre tecnologias e serviços da Embrapa.

Avicultura

O segmento de avicultura, apresentará 14 palestras durante o evento. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), o Ceará está na 10ª posição no ranking nacional de produção de ovos de galinha e em segundo lugar no Nordeste.

A avicultura do Ceará passou por mudanças significativas a partir da criação da Associação Cearense de Avicultura (Aceav). Desde então, se destaca pelo alto padrão técnico. As condições climáticas também favorecem o bom desempenho do setor. "Entretanto, continuamos com o gargalo envolvendo o fornecimento de insumos", explica João Jorge Reis, presidente da entidade.

Já o presidente da Associação de Suinocultores do Ceará (Asce), Paulo Helder Braga, "o Pecnordeste é uma oportunidade de levar conhecimento técnico e capacitação aos produtores de suínos, estudantes e profissionais da área".

Mais informações:
XIX Seminário Nordestino de Pecuária - Pecnordeste 2015
Data: 16 a 18 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará
Pavilhão Leste
Avenida Washington Soares, 999
Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

Diario do Nordeste - Regional

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30