21 maio 2015

Toque de Vida ajuda na formação musical de jovens

toqueO projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim na socialização por meio da música. Atualmente, vêm sendo atendidos jovens dos municípios de Aracati e Maranguape

Fortaleza. A música como meio transformador de vidas. É com esta perspectiva que a segunda edição do projeto Um Toque de Vida vem contribuindo para a formação musical e social de jovens carentes dos municípios de Aracati e Maranguape.

O projeto funciona da seguinte forma: as alunos oriundos de escolas públicas participam de aulas gratuitas de percussão e violão, totalizando 150 horas de aula. Os instrumentos são cedidos pelo projeto, que, neste ano, tem como patrono o músico cearense Manassés de Sousa. Na edição 2014, realizada nas cidades de Sobral, Tauá e Iguatu, ele teve como patrono o cantor norte-americano Billy Paul.

Em Maranguape, as aulas de violão ocorrem em uma escola pública no distrito de Columinjuba e beneficiam diretamente 12 alunos e indiretamente mobilizam os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova.

As pessoas dessas comunidades participam, como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas e fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos estudantes, e aprendem um pouco sobre musicalização.

Já em Aracati, as aulas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nossa Senhora de Lourdes, tendo dez alunos de percussão e também contando com grande participação da interessada comunidade local.

Socialização

O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização por meio da música. "O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes, por meio de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística", destaca Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.

Ao final dos cursos, os instrumentos utilizados serão todos doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas. O projeto Um Toque de Vida II é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais, apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Mais informações:
Telefone: (85) 8787- 8742/ 9991- 2626
www.projetoumtoquedevida.blogspot.com.br/
www.facebook.com/projetoumtoquedevida

Diario do Nordeste - Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.