10 abril 2015

Recarga dos açudes será insuficiente

chuvasce1

Fortaleza. O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Sávio Martins, viajou hoje bem cedo até Brasília, a fim de captar recursos para a Fundação bancar projetos de monitoramento das secas e mudanças climáticas, junto a órgãos como Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp).

Em entrevista ao repórter José Maria Melo, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ele ratificou que as chuvas que caem no Ceará não estão sendo suficientes para garantir um aporte significativo nos grandes e médios açudes. O nível atual é de 19,9% de capacidade.

Sávio Martins ressaltou que ainda não está totalmente descartada a possibilidade de uma quadra chuvosa na média ou acima dela. Entretanto, a tendência até aqui é de que se confirme o cenário previsto anteriormente pela Funceme, de chuvas abaixo dos índices históricos.

Nos três primeiros meses do ano, houve um déficit hídrico, ou seja, choveu abaixo da média. Em janeiro, foi registrado o total de apenas 28,4 milímetros, quando a média histórica é de 98,7 mm. O chamado desvio foi de -71,2%. Em fevereiro, a proporção, respectivamente, foi de 97,0 mm para 127,1 mm, ocasionando um desvio negativo de 23,7%.

Em março, houve uma reação. Embora tenha também ficado abaixo da média, o desvio foi menor, de apenas -11,4%. Choveu 182,6 mm para enquanto a média para o terceiro mês do ano é de 206,2 mm.

Das 7 horas da última quarta-feira até 7 horas de ontem choveu em 110 municípios, conforme atualização realizada no site da entidade às 13h35. São Gonçalo do Amarante registrou a maior ocorrência, com nada menos do que 94 milímetros.

Outros municípios contemplados com boas precipitações foram Cascavel, 66.2 mm; Morada Nova, 60.0 mm; e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 59.0 mm.

Previsão

Segundo a Funceme, "a nebulosidade sobre o Ceará está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor das precipitações nesse período no nosso Estado". Para o hoje, a previsão é de que "teremos nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte. Nas demais regiões do Estado, há possibilidade de chuva isoladas".

Para este sábado, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica, que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia".

Diario do Nordeste - Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.