30 abril 2015

Crato - Operação HORA DA VERDADE - Ministério Público publica nota desmentindo que prefeito teria sido absolvido


Nota do editor: Para vocês verem como mentira tem perna curta, "cantamos essa bola" há 5 dias, de que a informação publicada no Blog do Roberto Moreira, ligado ao jornal Diário do Nordeste era tendenciosa e mentirosa. Hoje foi publicada uma nota de esclarecimento oficial do promotor Igor Pinheiro sobre o assunto, que transcrevemos aqui, na íntegra:


Nota de esclarecimento

Sobre a nota “Ronaldo é mais uma vez absolvido pela justiça” publicada no BLOG DO ROBERTO MOREIRA, no PORTAL DO SISTEMA VERDES MARES, no último dia 24 de abril, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça Igor Pinheiro, da 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar da Comarca de Juazeiro do Norte, esclarece que:

Inicialmente demonstramos preocupação com o fato do colunista publicar uma nota propagando insinuações temerárias sobre a atuação do MP na operação “Hora da Verdade”, deflagrada no município do Crato, especialmente pelo fato de não ter sido ouvida a versão de qualquer um dos Promotores de Justiça atuantes no caso. Lamentamos que o princípio básico do Jornalismo, o “ouvir os dois lados”, tenha sido relegado por um profissional com carreira consolidada no jornalismo cearense.

É importante esclarecer que o prefeito do Crato, Sr. Ronaldo Sampaio Gomes de Matos, não está sendo investigado no caso e dessa forma não há decisão judicial absolvendo o prefeito, o que torna o título da nota publicada (“Ronaldo é mais uma vez absolvido pela justiça”) totalmente inverídico e sem sentido. Refutamos de maneira categórica a afirmação de que a operação “terminou em nada”, visto que a apuração dos fatos continua e não há nenhuma decisão judicial determinando o arquivamento dessa investigação.

Sobre o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, também lamentamos a informação de que Promotores de Justiça “invadiram residências de secretários municipais e levaram pertences, computadores e até dinheiro”. Para que se restabeleça a verdade, é de se frisar que não houve invasão (fato que é crime – art.150, do Código Penal), mas sim cumprimento de mandados judiciais que autorizavam a apreensão, pela Polícia, de tudo o que foi recolhido.

Sobre a presença de equipes de televisão e radialistas locais, é importante informar que se deu no ambiente externo, não tendo sido autorizada a entrada de nenhuma equipe nas residências. Os membros do MPCE prezam pela liberdade de imprensa e o acesso à informação, e mais uma vez lamentamos que esse direito assegurado pela Constituição Federal tenha sido interpretado como “show” pelo colunista.

Com relação ao suposto diálogo citado entre o secretário de Governo do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Matos, Rafael Branco, e um juiz que não teve o nome citado, que “mandou liberar tudo que havia sido apreendido”, esclarecemos que o juiz responsável pelo processo, Renato Bello, da 1ª Vara Criminal do Crato, negou categoricamente a informação da nota do colunista. A bem da verdade, o material apreendido encontra-se na posse do Ministério Público para análise e ajuizamento das ações cabíveis, valendo consignar que na presente data uma comissão de promotores está reunida para agilizar a finalização dos trabalhos.

Quanto a informação de que o promotor Igor Pinheiro (e não Procurador, como escrito na nota) “pediu férias e vai morar em Portugal”, ressalta-se que o gozo de férias já estava previamente marcada, sendo direito constitucional assegurado. Além disso, é inverídica a afirmação que o mesmo estaria indo morar em Portugal.

Por fim, reforçamos que o Ministério Público do Brasil, no qual se destaca o MPCE, tem se dedicado diariamente ao combate à corrupção, o que certamente deverá gerar várias outras demandas da Imprensa. Dessa forma, nos disponibilizamos para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam nas próximas reportagens que envolvam o Ministério Público do Estado do Ceará, em favor da correta informação e transparência."

Nota do Editor: Ô PANKADA, hein ? Quem manda mentir ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.