30 março 2015

Notícias de Crato e adjacências ( Por: Armando Lopes Rafael)


Prestígio em alta

Não é só o povão que gosta de Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato. Semana passada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB escolheu Dom Fernando para representar o Brasil e aquela instituição, nas reuniões  preparatórias para  o 51º Congresso Eucarístico Internacional, que será realizado em janeiro/2016, nas Filipinas, uma nação de cem milhões de habitantes, localizada na Ásia. Dom Fernando embarca para as Filipinas, no próximo dia 21 de abril.

Agenda cheia

A agenda do bispo de Crato para o mês de abril está mais do que cheia. No dia 5 ele embarca para Tricase (Sul da Itália), cidade onde nasceu,  para celebrar a missa pelo irmão mais velho, falecido no último dia 23 de março. Da Itália, Dom Fernando volta ao Brasil diretamente para a cidade de Aparecida do Norte (SP) a fim de participar da 53ª Assembleia Anual da CNBB, lá permanecendo até o dia 21, data do seu embarque para as Filipinas.

Ainda sobre Dom Fernando
O Bispo de Crato deverá repetir na próxima 4ª feira, 1º de abril, o que vem fazendo todos os anos: celebrar uma Santa Missa para os  detentos de um presídio  da Região Metropolitana do Cariri. Depois da cerimônia do Lava-pés,  a Diocese de Crato distribuirá, para os presos,  um “Kit” limpeza contendo sabonete, desodorante, shampoo, creme-dental, dentre outros itens.
                                    
Anote: promessas do governador Camilo


Na solenidade de inauguração da estrada Crato–Distrito Bela Vista, o governador Camilo Santana assumiu – em pronunciamento público – os seguintes compromissos: "Venho aqui reiterar alguns compromissos. Um deles é a estrada de Santa Fé, outra a que ligará as cidades de Crato e Nova Olinda. Vamos inaugurar também, em breve, a Vila da Música, no bairro Belmonte em Crato – um espaço de aprendizagem musical. Anuncio aqui também a instalação de ciclovias na estrada que liga os municípios de Barbalha, Juazeiro e Crato. Já informei ao Detran que quero transformar o canteiro central em ciclovias, para beneficiar os moradores do Cariri. Como também, em parceria com as prefeituras, queremos criar ciclo faixas para população, como já ocorre em Fortaleza". Até aqui as palavras de Camilo Santana. Anotou? Agora é acompanhar o compromisso do governador, nascido em Crato, e – no tempo oportuno – cobrar o que, por ventura, não tiver sido feito... ( Foto: Fonte: Blog do Veríssimo - http://blogdoverissimo.com.br ).

Ronaldo não cumpriu compromisso

Para a execução dessa estrada (que beneficiou cerca de 3 mil pessoas residentes nas vilas Guilherme, São Bento e Padre Cícero, e nos sítios Serraria, Teotônio, e Jenipapo), ficou acertado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Crato, que esta última construiria um pedaço do muro da indústria Acinbel, pertencente ao empresário Romel Bezerra. Aconteceu que Romel doou alguns metros do terreno daquela empresa (localizada dentro da cidade de Crato) para alargar a estrada no seu início.  E, em troca, só pediu a reconstrução do novo muro. A Prefeitura, no entanto, não cumpriu o compromisso. Camilo mandou construir o muro por conta do Estado. E não gostou nada disso. Camilo foi informado tintim por tintim da falta de apoio da Prefeitura, através do Secretário das Cidades, Ivo Gomes.  Com direito a fotos e filmes enviados por e-mail e Whatshapp...

Para que serve mesmo o Demutran?

No caso específico do de Crato, para aplicar multas, multas e multas... A rigor, os “demutrans” (departamentos municipais de trânsito) nasceram depois do aparecimento do “Código de Trânsito Brasileiro”. Este prevê uma divisão de responsabilidades e parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais visando administrar o trânsito de veículos automotores. Existem demutran e demutran. Tem o de São Paulo (capital), organizado, tem os das pequenas cidades pequenas do interior: desorganizados.

Já o meu, o seu, o nosso Demutran...

Em Crato, desde a implantação do seu Demutran, em 2001, a Prefeitura não fez um único investimento de vulto melhorar o trânsito, tipo alargar ruas, construir estacionamentos, abrir novas avenidas para melhorar o fluxo de veículos, dentre outros. Nada disso foi feito! Aliás, sequer foi feita uma simples campanha – pelos meios de comunicação – para orientar os motoristas. Como as ruas de Crato são estreitíssimas, o Demutran limitou-se a colocar (de forma amadorista) semáforos e placas: de mão/contramão, estacionamento proibido, vagas para idosos e deficientes... Tudo sem orientação da engenharia de trânsito. Tais placas são um prato cheio para aplicação de multas...

Só no Crato

A ação do Demutran-Crato é esdrúxula. Em frente ao curto espaço do Abrigo Jesus, Maria e José (localizado na esquina da Rua Rui Barbosa com a Praça Alexandre Arraes) nos poucos metros do prédio, existem 2 (duas) placas de “estacionamento proibido” e 1 (uma) vaga para idoso. Tudo em meio à barra pintada de amarelo, no meio fio. Uma aberração! Toda tarde passa lá uma guarda de trânsito para aplicar as multas do dia...

Diocese de Crato implanta Comissão Brasileira de Justiça e Paz 


 (Fotos de Patrícia Silva)

Aconteceu no último sábado, 28 de março, a primeira reunião para implantação da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, na Diocese de Crato. Iniciativa do bispo Dom Fernando Panico, a instalação dessa comissão constava no calendário das comemorações pelo centenário de criação da nossa Diocese. O evento, bastante prestigiado, teve a presença do deputado estadual José Ailton Brasil, representante de Crato na Assembleia Legislativa, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Ceará.  O deputado Ailton Brasil  ressaltou, na ocasião, a importância da parceria com a Igreja Católica,  buscando a  solução dos problemas sociais. O deputado parabenizou Dom Fernando pelo importante  passo dado em favor dos mais necessitados e excluídos da sociedade caririense.

Coisas desta “ré – pública”

A declaração abaixo foi feita à revista “Caros Amigos”, em novembro de 2000, pelo líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Isto mesmo! Pelo “Cara”. A conferir:
 “Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que o Fernando Henrique Cardoso está fazendo, preferiria que Deus me tirasse a vida antes para não passar vergonha. Por que sabe o que acontece? Tem muita gente que tem o direito de mentir, o direito de enganar. Eu não tenho. Há uma coisa que tenho como sagrada: é não perder o direito de olhar nos olhos de meus companheiros e de dormir com a consciência tranquila de que a gente é capaz de cumprir cada palavra que a gente assume. E, quando não as cumprir, ter coragem de discutir por que não cumpriu".
Se a declaração acima tivesse sido feita nos dias atuais, eu teria colocado no título a frase: “Aqui jaz Lula e as promessas mentirosas de moralidade pública do PT. Requiescat in pace! (Descanse em paz!)”. E nada mais seria dito, nem perguntado...

Parecia velório
Coincidentemente, consta que na última reunião do Diretório do PT o clima era de velório. Um dos expoentes da petralha, para quebrar esse clima, disse – em tom de gozação –  que o Partido dos Trabalhadores poderia adotar, para as eleições municipais do próximo ano,  o seguinte slogan: “"Liberté, égalité, fraternité, fracassé, culpa do FHC".

Curtas

–– Esta foi publicada no jornal “O Globo”: “Dos 92 prefeitos do Estado do Rio de Janeiro, 70% deles são alvo de investigação na Justiça. Improbidade administrativa é a principal acusação. 13 (treze) prefeitos já foram cassados, mas estão recorrendo para voltar ao cargo”. Como diria o ex-ministro Cid Gomes: não querem largar o osso. Ô raça! E ainda tem quem se admire das improbidades denunciadas na Prefeitura de Crato....
–– Já esta foi publicada no "Estadão": “A cada novo dia, neste simulacro do  “Reino Brasilis”, Dilma Rousseff vai virando a rainha da Inglaterra. E o PMDB, o primeiro-ministro britânico. God save the Brazil!”.
–– Crescendo igual a rabo de cavalo. Dias atrás o governo anunciou uma mudança no cálculo do PIB. Agora sabemos a razão. Não fosse a revisão metodológica feita pelo IBGE, o Brasil teria tido recessão no ano passado. Dilma Rousseff encerrou seu primeiro mandato com um PIB (na verdade um “pibizinho”) quase nota zero: 0,1% de crescimento. Trata-se do pior resultado registrado pela economia brasileira desde 2009 e um dos mais baixos registrados em todo o mundo em 2014. Mundo afora, a imprensa estrangeira noticiou que o governo de dona Dilma (a “ex-gerentona”) representou quatro anos jogados no lixo.
–– O brasileiro está ficando mais pobre.  Apesar de “O Cara” (alguém ainda lembra-se daquela infeliz frase de Obama?) insinuar que “gente não come PIB”, o crescimento quase zero do PIB brasileiro, em 2014 – segundo a nova metodologia do IBGE – significa na prática: menos produção, menos investimento, menos emprego, menos dinheiro no bolso e menos consumo.
E para finalizar
   Esta, foi ouvida no plenário popular da Praça Siqueira Campos, espaço livre  desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos: “Aves raras brasileiras: Dilma é uma galinha choca. Lula é um galo rouco. Temer é um pardal. FHC é um pavão sem rabo. Renan Calheiros é um corvo. Eduardo Cunha é um urubu. Rui Falcão é um pseudofalcão. E Brasília está cheia de marrequinhos cagões, esperando alguém jogar um punhado de ração, para eles  balançarem as penas do rabo”.

Por: Armando Lopes Rafael


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.