09 fevereiro 2015

Administradora da Casa de Saúde Santa Teresa, no Crato, diz que pode fechar as portas por falta de recursos.

 

anaisabel

Ana Isabel falou aos vereadores do Crato. Foto : Flávio Pinto

Depois do fechamento do Hospital Manoel de Abreu, em 2014, mais uma unidade hospitar está com dificuldade para mater em funionamento seus 200 leitos. A diretora administrativa da Casa de Saúde Santa Teresa, Ana Isabel Barreto fez  um apelo nesta manhã de segunda-feira (9), na Câmara Municipal do Crato.  Segundo Ana Isabel, o hospital que funciona há 45 anos como Casa de Saúde, está prestes a fechar suas portas por falta de recursos, pois há 10 anos funciona praticamente como entidade filantrópica,  já que segundo ela, as despesas são sempre maiores do que a receita.
Conforme a diretora, a situação ficou crítica  com os contantes atrasos do SUS para o município e deste para a entidade. "Nos últimos 7 anos, a entidade não tem reajuste na diária hospitalar. "Recebemos R$ 42, 00 por paciente para fornecer cinco refeições diárias,  e dar tratamento adequado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social,  terapeuta e psicólogo e psiquiatra", disse.
Além de pacientes do Crato e municípios vizinhos, o hospital recebe ainda internos de outros estados como Pernambuco, Piauí,  Paraíba e até da Bahia.
Ana Isabel lembrou também que o hospital tem 80 funcionários que correm risco de ficarem desempregados, caso não ocorra um socorro imediato.
O apelo surtiu efeito na Câmara Municipal do Crato,  onde os vereadores se comprometram em buscar apoio da prefeitura e da bancada lesgilativa do Crato, na Assembleia Legislativa.
"Outra alternativa é a direção da casa de saúde buscar ajuda com os municípios que enviam pacientes", destacou o vereador Marquinho do Povão (PMDB). Os parlamentares também planejam fazer uma audiência pública com os deputados estaduais em data a ser definida.

Flavio pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.