28 janeiro 2015

“Dom Fernando é uma figura emblemática para o Nordestão de Liturgia”, afirmou o representante da CNBB – por Patrícia Silva

“O curso “Nordestão de Liturgia” estava passando por uma crise a nível nacional, mas quando Dom Fernando Panico o assumiu, esta capacitação  desenvolveu, cresceu e estamos impressionados como o treinamento está realmente bem estruturado. Dom Fernando é uma figura emblemática para o Nordestão de Liturgia”, afirmou o Pe. Gustavo Haas, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

A 19ª edição do curso  Nordestão de Liturgia, que há sete anos acontece na diocese de Crato, que foi encerrada dias atrás, e foi avaliada de forma positiva por seus participantes que vieram de cinco estados nordestinos – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco -, além de participantes dos estados  do Amazonas, Pará, Espírito Santo e São Paulo. No Nordestão de Liturgia os participantes passam por três etapas de estudo, realizada uma a cada ano. Na primeira etapa acontece uma introdução geral a liturgia onde são abordados temas relacionados ao ano litúrgico, o espaço litúrgico, o que é a liturgia e a história da liturgia; a segunda etapa é dedicada aos sacramentos; e a terceira etapa visa abordar questões sobre como trabalhar a pastoral litúrgica nas comunidades, paróquias e dioceses, tudo dentro do contexto da Constituição Sacrosanctum Concilium, que promoveu a reforma da liturgia.
Para o Pe. Valter, que mora em Manaus e participa da terceira etapa, o curso faz com que aconteça uma liturgia onde se vibra mais, em que se sente a celebração. “A experiência da liturgia bem celebrada que vivenciamos aqui levarei para Manaus como exemplo, força e entusiasmo”, disse.
Em 2016 o Nordestão de Liturgia acontecerá de 11 a 21 de janeiro, em Crato- CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.