xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/12/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 dezembro 2014

Camilo escolheu nomes técnicos do Cariri. Nomes políticos devem ficar para o segundo escalão

camilosecretariocariri

 

Camilo fez o anúncio do secretariado no Palácio da Abolição. (Foto: Flávio Pinto)

No Cariri, a imprensa repercutiu mal o anúncio do secretariado do governador eleito Camilo Santana. Esperava-se por nomes da política da região, que foram considerados "pré-secretários", mas após a revelação dos nomes veio a decepção pelo fato de nenhum deles ter sido anunciado para compor do primeiro escalão de seu governo.

Ficam agora à espera da nomeação para compor o segundo escalão e as secretarias-adjuntas de cada pastas, nomes como do ex-deputado Giovanni Sampaio, do ex-prefeito Dr. Santana, Zé Leite (prefeito de Barbalha), Fernando Santana, entre outros, Eles poderão ou não vir a ocupar o segundo escalão. Com exceção de Zé Leite, que prefere terminar seu mandato.

Já para o governador eleito, a Região do Cariri foi prestigiada com três secretarias, embora tenham nascidos na região, ou iniciado suas carreira na região, os nomes revelados são poucos conhecidos da mídia local, por serem técnicos e não políticos.

Dos três secretários anunciados, o nome do advogado e arquiteto Alexandre Landim é talvez, o mais lembrado. Alexandre é filho de um juiz aposentado do Crato e padrinho de Luíza, filha de Camilo. Essa escolha foi da cota pessoal do governador eleito e vai ocupar a Casa Civil. Tem tudo para se tornar o braço direito do governador pelos próximos quatro anos.

O segundo nome que Camilo deu ao Cariri é do engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Hugo Figueredo, que tem raízes em Juazeiro do Norte e é mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Instutute, no Estados Unidos. Figueiredo ficará à frente da Secretaria de Planejamento. A pasta é considerada estratégica.

O terceiro nome do Cariri é do atual secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, nome indicado pelo PDT para continuar à frente da pasta.

Para Camilo Santana essas indicações atenderam ao perfil que ele procura para dar início ao seu governo e que dentro de 100 dias fará uma avaliação sobre sua gestão.

Flavio Pinto News

Conselho de Segurança da ONU analisará proposta palestina hoje

onu

Nações Unidas, 30 dez (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta terça-feira para estudar um projeto de resolução que exige a retirada israelense dos territórios palestinos ocupados antes do final de 2017, confirmaram fontes das Nações Unidas.

A reunião será realizada em Nova York a partir das 17h locais (20h de Brasília), segundo confirmou o escritório de Assuntos Políticos da ONU e o embaixador do Reino Unido nas Nações Unidas, Mark Lyall Grant.

A proposta foi anunciada em 17 de dezembro e ontem, segunda-feira, recebeu várias emendas após uma reunião do grupo árabe na ONU.

As autoridades palestinas vêm insistindo há meses sobre a necessidade de que o Conselho de Segurança estabeleça uma data para que Israel se retire dos territórios palestinos. Além disso, elaboraram uma proposta que impulsiona um acordo de paz com os israelenses.

A iniciativa deve ser aprovada por pelo menos nove dos quinze membros do Conselho de Segurança, mas os Estados Unidos, que têm direito de veto, já anunciou que é contra a resolução, por isso é pouco provável que ela seja aprovada.

A reunião foi confirmada primeiro pelo escritório de Assuntos Políticos da ONU, que em mensagem por meio do Twitter disse que a reunião será realizada para discutir a situação no Oriente Médio, "incluindo a questão palestina".

O representante do Reino Unido também confirmou a realização da reunião e disse que ela foi pedida pela Jordânia, atualmente o único representante árabe no Conselho de Segurança.

Ontem, após uma reunião de várias horas, o grupo árabe anunciou sua intenção de levar a proposta palestina ao Conselho de Segurança, sem informar uma data e dizendo que analisaria "o melhor momento" para que fosse votada na ONU.

A minuta impulsionada pelos palestinos pede, entre outras coisas, uma "justa solução" sobre o status de Jerusalém como "a capital dos dois Estados".

Além disso, propõe que se abra um prazo de um ano, desde a aprovação da resolução, para que se alcance uma solução pacífica para o conflito entre israelenses e palestinos, e que esta seja "justa, duradoura e completa".

A resolução também defende que os dois Estados, o palestino e o israelense, voltem às fronteiras prévias ao conflito de 1967, mas com a possibilidade de que façam uma troca de territórios aceita por ambas as partes. EFE

Raimundão dá calote em 550 servidores terceirizados e acaba desmentido por empresário

 

Raimundao

Raimundão fecha o ano sem pagar salário dos terceirizados.

O empresário Émerson Maranhão, diretor-presidente da Contrate, desmentiu o prefeito Raimundo Macedo, nesta terça-feira (30), No último sábado (27), ao ser questionado por ouvintes em seu programa "Balanço Geral" - não sei de quê?-, em sua emissora de rádio (Vale FM), Raimundão anunciou que já havia repassado o pagamento dos 550 prestadores de serviços terceirizados lotados nas secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Trabalho à empresa Contrate,.
Segundo Émerson Maranhão, o prefeito mentiu, pois a prefeitura está inadimplente há três meses. Sua empresa não recebe os repasses desde setembro, portanto, os 550 funcionários passaram o Natal sem dinheiro e também devem passar o réveillon da mesma forma, pois os bancos só reabrem agora no dia 2 de janeiro.
O empresário foi mais além e revelou que os servidores terceirizados também não receberam nem a primeira e nem a segunda parcelas do décimo-terceiro salário e nem os 21 dias do mês de dezembro trabalhados, os quais têm direito a receber porque trabalharam. "O contrato com prefeitura foi até o dia 21 de dezembro, mas até o momento não houve o repasse do dinheiro referente aos meses de outubro, novembro e dezembro. Só uma pequena parte recebeu o mês de setembro", disse o empresário

Flavio Pinto News

Cid Gomes anunciará novo piso para professores

cidministroeducacao

Convidado para ocupar o Ministério da Educação no novo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já tem uma lista de prioridades que deverá por em prática nas primeiras semanas de janeiro. Cid esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o atual ministro da pasta, Henrique Paim, e parte da equipe do governo federal.

“Conversei com o Paim sobre algumas questões postas no calendário do Ministério. Na primeira semana depois da posse, será divulgado o reajuste do piso dos professores. Na segunda, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na terceira e quarta, abertura do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)”, afirmou ao Broadcast Político.

De saída do governo estadual e de mudança para Brasília, Cid Gomes destaca como principal meta como ministro da Educação o debate sobre uma revisão da grade curricular do Ensino Médio. “Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais”, ressaltou.

A ideia, entretanto, já vem sendo trabalhada pelo ministro Henrique Paim, um dos defensores da flexibilidade do currículo de modo que o estudante não precise repetir o ano toda vez que for reprovado por uma ou duas disciplinas. No cerne das discussões dentro do governo, está a tentativa de se evitar a evasão escolar.

O futuro ministro da Educação, que toma posse no dia 1º de janeiro, também defendeu a redução do período de alfabetização. “Acredito que a alfabetização pode ser feita até os 7 anos e não 8, como é hoje”. No encontro que teve com a presidente Dilma no início do mês, quando foi convidado para o Ministério, a petista reforçou o pedido de atenção à ampliação da oferta de vagas em tempo integral.

Na campanha eleitoral deste ano, a então candidata à reeleição prometeu que a rede de educação em tempo integral irá atingir 20% das vagas na rede pública até 2018. Sobre outra promessa de Dilma, a criação de creches, Cid Gomes considerou que ela deverá ser cumprida até 2017. “Já foram contratadas 6.180 creches. Acho que dá para concluí-las nos dois primeiros anos”, afirmou.

Ao falar sobre a divisão dos ministérios entre os partidos, Cid Gomes considerou que não foi convidado pelo fato de ser um dos principais expoentes do Pros, mas pelo perfil de gestor. “Na medida que aceitei convite para assumir um ministério técnico, vou me abster de fazer comentários políticos. Mas fui convidado pela presidente, que tem lá suas preferências. Não foi por causa do Pros, que é muito pequeno. Não fui escolhido por uma questão partidária”, disse.

Cid Gomes também comentou sobre o futuro do irmão, Ciro Gomes, que chegou a ocupar o cargo de secretário de Saúde no governo do Ceará. “Ciro é a nossa maior liderança. Espero que ele assuma o papel de líder do partido. A informação que temos é de que vai trabalhar no setor privado. Mas queremos que ele aceite liderar o partido”.

Estadão

Estado ganhou quase 200 km de rodovias duplicadas ou restauradas

rodoviasceA duplicação da CE-085 vai fortalecer o turismo no Litoral Oeste do Estado

FOTO: LUCAS DE MENEZES

O Governo do Estado entregou duas novas estradas na última sexta-feira, um trecho da duplicação da CE-085 (Rodovia Estruturante) e a pavimentação da CE-168, no município de Tauá. Com isso, o Ceará ganhou, em 2014, mais 192 quilômetros de vias restauradas, duplicadas ou recuperadas, num total investido de R$170.031.423,44 em 11 obras concluídas.

Os investimentos nas duas últimas ações entregues pelo governador Ciro Gomes foram de aproximadamente R$ 35 milhões, sendo R$ 5 milhões do Tesouro do Estado, na pavimentação de 11 quilômetros da CE-168, no entroncamento da CE-363 - Marruás, no município de Tauá. Já os R$ 30 milhões restantes, que foram aplicados na duplicação de 22 quilômetros do primeiro trecho da CE-085 são do Tesouro do Estado e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

As obras passaram por serviços terraplanagem, pavimentação, drenagem, obras d'artes correntes e especiais, urbanização e sinalização vertical e horizontal, proporcionando maior segurança aos que trafegam nas regiões. Em agosto deste ano, o Governo do Estado já havia entregue a duplicação de dois trechos da CE-085: Ponte do Rio Cauípe - Variante do Pecém, com 12,56 km, e Variante até a CE 341 (entrada de Paracuru), com 27,84 km. Os trechos correspondem ao segundo e terceiro lotes das obras de duplicação da CE-085, que ao final terá 62 km duplicados, onde foram investimentos R$ 108 milhões.

Para o Secretário Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), engenheiro Júlio Cavalcanti, responsável pela sinalização e fiscalização das rodovias estaduais, com o último trecho inaugurado da duplicação da CE 085 (da CE-090 até a lagoa do Cauipe), os condutores de veículos que trafegam até o município de Paracuru terão mais segurança. Segundo ele, todo o percurso de quase 100 km está duplicado e sinalizado, proporcionando viagem mais segura e tranquila, em qualquer horário.

"O deslocamento no trecho dará mais consciência ao condutor para respeitar a legislação de trânsito, principalmente o limite de velocidade. E o motorista também vai entender que pela via atravessam pedestres, que têm o direito de fazer a travessia com segurança e respeito dos condutores", ressalta Júlio Cavalcante.

Sobre a inauguração da CE 168, que liga Tauá a Marruás, Júlio Cavalcanti explicou que se trata da continuidade do projeto de pavimentação de vias secundárias do Governo do Estado, interligando distritos a sedes municipais, proporcionando o deslocamento com mais segurança dos moradores dessas localidades. "Com a pavimentação de grandes rodovias estaduais e das rodovias secundárias, o trânsito certamente contará com um componente que dá tranquilidade ao motorista e passageiros: as condições normais de trafegabilidade nas rodovias estaduais".

Já o secretário de Turismo, Bismarck Maia, enfatizou que a duplicação da CE-085 vai incrementar o turismo em todo o Litoral Oeste do Estado. "Com a inauguração deste trecho, ganham o Turismo, o desenvolvimento econômico do Ceará e os cearenses como um todo".

Camilo Santana

O Governo de Camilo Santana herdará do atual nada menos do que 1.247,52 quilômetros em obras que estão em execução nas várias regiões do Estado, com recursos garantidos de R$ 1.156.013.006,86, num total de 42 rodovias, conforme levantamento do Departamento Estadual de Rodovias (DER).

A obra de maior extensão é a restauração da CE-371, num total de 56 quilômetros, que custará ao erário estadual R$ 23.712.333,68. No tocante a valores, o custo maior será empregado nas obras de duplicação e melhoramento do Anel Viário de Fortaleza (BR-020). O investimento previsto é de R$ 224.319.475,17.

Hospital deverá ser vendido

Sobral. Há anos alertando a população sobralense sobre as dificuldades financeiras do Hospital Doutor Estevam, o vereador Estevam Ponte anunciou nesse fim de semana a venda do equipamento. Com a defasagem da tabela de repasses do Sistema Único de Saúde, o aumento da demanda e o fim de convênios com a administração Municipal, o hospital que atende há 40 anos corria o risco de fechar as portas, sendo a venda a única saída encontrada pelo atual gestor.

Após reduzir o funcionamento do Hospital Doutor Estevam a fim de manter parte do atendimento do equipamento, o vereador Estevam Ponte, conhecido como Estevinho, declarou em entrevista no último dia 27 que o hospital está à venda.

Para não desativar definitivamente, a decisão dos diretores proprietários foi a de vender o Hospital Dr. Estevam, que segundo o vereador está em "coma". Ainda conforme ele, três grupos empresariais do ramo da saúde já manifestaram o interesse em adquirir a unidade, entretanto as negociações são mantidas em sigilo.

Ao longo dos últimos anos, o vereador Estevam Ponte, alertou o público sobre as dificuldades que a instituição vem passando. A situação financeira se encontra no limite, segundo o vereador, pois a tabela de repasse do SUS não é atualizada há sete anos. Em coletiva na Câmara dos Vereadores, após uma sessão em novembro, Estevam Ponte afirmou que graças à compreensão da equipe médica, o hospital se encontra funcionando, mas que as grandes despesas e dívidas de impostos atrasados acarretarão na não renovação do convênio com a Prefeitura de Sobral, que se vence neste mês.

Redução

Quem passa pelo tradicional hospital já encontra uma das entradas fechada com cadeado e o atendimento sendo feito com quadro de pessoal reduzido, assim como foi informado que o número de atendimentos também diminuiu.

As dívidas também assolam o outro hospital filantrópico da cidade. Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a situação é um pouco melhor, apesar de preocupante. Planejada para atender a uma população de até 500 mil habitantes, hoje atende a mais de 1,6 milhões de pessoas, considerando a população de toda a Zona Norte, além de receber pacientes de outras regiões, como Crateús. A taxa de ocupação mensal é de 100%. Em casos especiais, como a maternidade, essa taxa pode chegar até a dobrar.

Segundo o atual diretor geral da Santa Casa, padre Júnior Melo, ao assumir a direção, o hospital possuía uma dívida de R$ 8 milhões, todas já negociadas.

Diario do Nordeste - Regional

Chuva de granizo atinge Ipueiras

granizoipueiras

Um fato inusitado surpreendeu os moradores de Ipueiras (município a 304 km de Fortaleza) na tarde desta terça-feira (30). Uma chuva de granizo atingiu a cidade e assustou muita gente. A estudante Samara Ferreira de Morais flagrou o episódio e, através da ferramente VC Repórter, pelo aplicativo WhatsApp, enviou um vídeo com o ocorrido.

“Esta foi a primeira vez que tive notícias de chuva de granizo aqui na cidade. Ela deve ter demorado mais ou menos uns 3 minutos. As pedras eram bem grandes, tinham cerca de 3 centímetros”, conta a estudante.

Ainda segundo Samara, não foi registrado nenhum estrago em decorrência da precipitação. “Até agora não fiquei sabendo de nada, só vi um carro um pouco amassado. Fora isso, mais nada”. A estudante também relata que a chuva fez bastante barulho.

Por meio de nota, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que há formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça-feira (30) em várias regiões do Estado, como centro-sul, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e na região Jaguaribana.

Essas nuvens se formam em virtude da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste (NE) brasileiro. Pelo posicionamento desse sistema (típico da pré-estação chuvosa), existe previsão de chuva nessas regiões do Ceará e, em algumas localidades as precipitações podem ser mais intensas.

A Funceme também afirma que fenômeno da chuva de granizo, já ocorreu outras vezes no Estado. Acontece quando as nuvens de chuva se desenvolvem muito verticalmente e, quanto mais alto ela for, menor é a temperatura dentro desta nuvem, ocasionando o congelamento das gotículas e a formação das bolas de gelo.

Diario do Nordeste - Regional

Hospital do Cariri recebe Certificado de Acreditação

HRC_fachada_2014

hospital caririO Hospital Regional do Cariri, de Juazeiro do Norte, é o primeiro hospital público do Ceará e do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento. A acreditação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

O secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, comemora e compartilha a boa notícia com os profissionais do HRC nesta terça-feira, 30, às 17 horas, no auditório do hospital em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo entre Crato, Juazeiro e Barbalha.

No Brasil há 6.846 hospitais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desse total, 30% são públicos. Dos 6.846, somente 203 são acreditados, adotam indicadores para avaliação de resultados. Um desses 203 é o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, unidade gerenciada por Organização Social e que integra a rede pública estadual. Desde 2005, recebeu acreditação plena. Assim, o Ceará passa a ter dois hospitais, ambos da rede pública estadual, acreditados.

No processo de avaliação, desde o ano passado, auditores da Organização Nacional de Acreditação, analisam todo o processo de assistência. A avaliação inclui todas as etapas dos serviços realizados no HRC, desde o acolhimento dos pacientes na recepção até procedimentos de serviços feitos pelos parceiros e fornecedores externos, como lavanderia e captação e doação de sangue. Contribui assim também para avanços nos serviços prestados por instituições externas ao hospital, favorecendo a qualidade de toda a rede.

As acreditações funcionam como uma auditoria, com o processo de abertura de avaliação solicitado pelas próprias instituições. Os principais tópicos levados em consideração para o alcance da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, infraestrutura, ensino e pesquisa.

cearaagora.com.br

Aldo Rebelo inaugura Centro de Formação Olímpica no Ceará

 

O governador do Ceará, Cid Gomes, entrega nesta terça-feira (30), às 18 horas, a primeira etapa do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, capital do estado. A cerimônia de descerramento da placa contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do ginasta Arthur Zanetti, que fará uma apresentação no local. A inauguração do equipamento, que estava prevista para o final de 2014, foi adiada para março de 2015.

olimpiadace

O CFO será um dos mais modernos complexos esportivos do Brasil, com espaço para diversas modalidades olímpicas e não olímpicas.

O descerramento da placa de inauguração será realizado no Prédio Principal, que abriga o hotel para 248 pessoas, a “Sala das Federações”, e toda a estrutura de suporte para as equipes técnicas e atletas. Lá o medalhista olímpico e campeão mundial de ginástica, Arthur Zanetti, fará uma apresentação especial nas argolas do novo equipamento.
O ministro, o governador e o secretário Especial de Grandes Eventos Esportivos, Ferruccio Feitosa, conduzirão a imprensa a uma visita guiada pelas instalações do CFO, com espaços para pista de atletismo, piscinas, salas médicas, quadras, áreas de ginástica, lutas e academia.
“O CFO é o único equipamento no Brasil que contempla 26 modalidades olímpicas num mesmo ambiente. Ele chega com a missão de elevar a capacidade do Estado em sediar grandes eventos esportivos, além de servir para a formação de atletas para competições nacionais e internacionais, bem como receber delegações visando a preparação de atletas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Tenho certeza de que este será o primeiro passo para um novo momento do esporte no Ceará”, afirma Ferruccio Feitosa.
Legado das Olimpíadas
O CFO é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.
Com área total de 85.922,12 m², o CFO será um dos mais modernos complexos esportivos do Brasil, com espaço para diversas modalidades olímpicas e não olímpicas. O CFO é composto de piscina olímpica e de salto ornamental, campo e pista de atletismo, pistas de skate e BMX, quadras de vôlei de praia e de tênis (piso rápido), edifício de treinamentos com sala de lutas, espaço para ginástica olímpica e rítmica, academia, refeitório, sala das federações.
O CFO possui também uma passarela interligando-o à Arena Castelão, hotel para 248 atletas e um ginásio climatizado para receber eventos de até 21 mil pessoas, com arquibancada retrátil, telão de quatro faces, camarotes, bares e estúdios de TV.
Da Redação em Brasília
Com agências

vermelho.org.br

Pronaf tem recorde de investimentos no Ceará

 

pronafO Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf) investiu no Ceará em 2014 mais de R$ 388 milhões. Os recursos são oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e aplicados em projetos produtivos voltados para a agricultura familiar, pelo Banco do Brasil e pelo Banco do Nordeste (BNB).

Para ter acesso ao recurso os agricultores familiares devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), cuja solicitação deve ser feita junto às Prefeituras Municipais ou aos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Em 2014, o Banco do Brasil financiou 16.500 contratos no valot total de R$ 160 milhões, já o Banco do Nordeste aumenta gradualmente aplicação de Pronaf. E até o final de outubro, o BNB já realizou 48 mil 453 operações de Pronaf, com a aplição de R$ 228 milhões. Em 2013, o BNB bateu todos os recordes na aplicação de Pronaf, principalmente o FNE Emergencial que financiou 4 mil poços para o abastecimento d'água.

“Há uma participação da fundamental da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins da SDA (COCRED) e da Ematerce na elaboração e aprovação da maioria desses projetos”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins. “Inauguramos 165 escritórios da Ematerce em todo o Ceará desde 2011 e eles estão a disposição dos agricultores familiares para orientar sobre como acessar aos recursos do Pranaf”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Motos apreendidas pela Justiça são incendiadas em Jaguaribe, no Ceará


Polícia Civil acredita em incêndio criminoso.13 motos apreendias foram destruídas.
motosqueimadas
Jaguaribe (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Um incêndio criminoso no pátio da delegacia do município de Jaguaribe, a 291 km de Fortaleza, na madrugada desta terça-feira (30), destruiu 13 motos apreendidas pela Justiça. Segundo informações da Polícia Civil, ninguém ficou ferido. O incêndio foi notado por volta de 2h e os próprios policiais tiveram de apagar o fogo, pois Jaguaribe não possui unidade do Corpo de Bombeiros. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Do G1 CE

Fenômeno natural pode ser visto no céu do Nordeste

 

Na manhã desta terça-feira, um fenômeno da natureza pôde ser visto no céu de Pernambuco e em outros estados da região Nordeste. O sol surgiu circulado por uma linha luminosa. O chamado "halo", é um anel de luz que rodeia um objeto ou um astro, como o Sol ou a Lua.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno se parece com um arco-íris fraco ao redor do sol e se forma na presença da camada de nuvens cirrustratos. Estas nuvens são compostas basicamente por pequeninos cristais de gelo que interagem com a luz do sol criando o halo. Os cristais de gelo funcionam como prismas que refletem e refratam várias vezes a luz do sol, separando a luz em suas diversas cores.

diariodepernambuco.com.br

Ceará realiza 1.381 transplantes em 2014 e atinge novo recorde

Em oito anos, este é o sétimo recorde de transplantes registrado no Ceará.
Maior número de transplantes foram de córnea e rim.

transplantepulmao

 

A Central de Transplantes do Ceará registrou, até 29 de dezembro, 1.381 transplantes realizados em 2014, 16 a mais que a mais que o recorde anterior de 1.365 transplantes de 2013. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em oito anos, este é o sétimo recorde de transplantes registrado no Ceará, com aumento de 111% no número de procedimentos no período.

Até 29 de dezembro, foram realizados 282 transplantes de rim, cinco de rim/pâncreas, 21 de coração, 193 de fígado, 11 de pulmão, 58 de medula óssea autólogos e quatro alogênicos, oito de valva cardíaca, 773 de córnea e 26 de esclera. De acordo com dados da Sesa, foram realizados 654 transplantes em 2007, e 1.365 no ano passado.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) relativo aos três primeiros trimestres de 2014, o Ceará está na terceira colocação do país, com 26,7 doadores efetivos por milhão da população (pmp), depois de Santa Catarina e Distrito Federal, ambos com 31,6 pmp. Em número de doadores cujos órgãos foram transplantados, o Ceará avança uma posição, figurando com 26,0 pmp, atrás apenas de Santa Catarina, com 30,5 pmp.

De 2013 para 2014, os transplantes de pulmão aumentaram de oito para 11 e, os de medula óssea, passaram de 56 para 62, quatro deles alogênicos, aquele em que o tecido transplantado provém de um outro indivíduoo, aparentado ou não. Este procedimento foi iniciado este ano.

Até setembro deste ano, o Ceará aparecia na publicação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), como o maior transplantador de fígado do país, com 24 transplantes pmp, à frente do Distrito Federal (20,8 pmp) e Santa Catarina (18,1). Em transplantes de pulmão, o Ceará é o segundo do Brasil, com 1,3 transplantes pmp, atrás do Rio Grande do Sul, com 1,4 pmp.

Do G1 CE

Um ministério à feição dos mensalões & petrolôes

Editorial do jornal "O Globo", 30-12-2014
Talvez a peculiaridade das eleições de 2014 que mais chame a atenção seja o fato de o candidato derrotado, o tucano Aécio Neves, ter saído das urnas revigorado, enquanto Dilma Rousseff, reeleita, amargue uma série de dissabores.
Parte deles tem a ver com a estratégia de campanha da petista, assentada num discurso de negação de qualquer dificuldade na economia e de crítica cerrada a mudanças que, encerrado o pleito, ela teria de admitir. Mesmo dentro do seu partido há quem se sinta vítima de estelionato eleitoral.
Uma outra peculiaridade ainda está em curso. Trata-se da montagem do ministério para o segundo mandato, em que velhos erros são cometidos, num temerário repeteco das fórmulas fisiológicas do toma lá dá cá, origem dos escândalos que arranham o lulopetismo desde 2005, quando o mensalão foi descoberto. O loteamento de cargos na diretoria da Petrobras, com fins político-eleitorais, é que produziu o maior escândalo da histórias do país, ainda em investigação.
A barganha da cessão de orçamentos ministeriais em troca de votos no Congresso, sabem todos, é a antessala de deslizes éticos e/ou ineficiência administrativa. Planta-se hoje a CPI e o escândalo de amanhã.
É preocupante, por exemplo, escalar um dos Gomes do Ceará, Cid (PROS), para o MEC, sem que se conheça qualquer especialização do governador na área crítica da Educação, bem como o deputado pelo PRB e pastor da Universal George Hilton para o Ministério dos Esportes, enquanto se entra na fase final dos preparativos das Olimpíadas no Rio. Além de o futebol se encontrar em meio a importante debate sobre a renegociação do passivo tributário dos clubes, em troca da sua modernização gerencial.
Como o objetivo prioritário é manter no cabresto apoios no Legislativo, transfere-se Aldo Rebelo (PCdoB) dos Esportes para Ciência e Tecnologia. Nos Esportes, o ministro tratou do futebol com a devida prioridade e desativou a usina de malfeitorias de camaradas tripulantes de ONGs fajutas ou quase. Com a nova área, Rebelo não demonstra afinidades. Quando não defende teses equivocadas: em 1994, propôs projeto de lei para impedir a adoção, pelos órgãos públicos, de tecnologias que poupem mão de obra. Fez lembrar a inglória luta de operários ingleses contra as máquinas, na Revolução Industrial.
Se o objetivo fosse montar uma equipe à altura da agenda de problemas, não faria também sentido empregar derrotados de 2014: Helder Barbalho (PMDB do Pará, filho do cacique ficha suja Jader) e Eduardo Braga ( PMDB-AM), próximos ministros da Pesca e de Minas e Energia. Num ministério de 39 Pastas, a possibilidade de se cometer erros é imensa. E eles estão sendo cometidos.
A presidente Dilma fez autocrítica na condução da economia. Faltou admitir equívocos na gestão política e administrativa do restante do seu primeiro mandato.
                                                      

Que viva a Urca - Por: Emerson Monteiro

Texto produzido em 29 de maio de 1987 para o Diário do Nordeste, de Fortaleza CE.

Como no princípio, que era o Verbo, e Ele se fez carne, habitando entre nós, assim também tudo tem de passar pela ideia (leia-se esquema) para se concretizar, no mundo das coisas tangíveis. É essa a lei do mundo fenomênico, que, de forma matemática, ocorre sempre, nos ritos da Natureza.

Para que um povo tenha autonomia civilizatória, é necessário que antes organize o intelecto, salto definitivo que se equivale ao percurso da animalidade à cultura, tão bem representado por Stanley Kubrick, no filme 2001, Uma odisseia no espaço (cena dos macacos a lutarem com clavas de ossos, quando uma delas se transforma - corte cinematográfico - em nave espacial viajando no futuro).

Ponto de detalhe e vemos isso ocorrer agora, nas terras do Cariri cearense, quando, afinal, no âmbito dos séculos, surge a formalização auspiciosa de sua universidade, com todos os foros jurídicos de autarquia, homologada por lei estadual n.º 11.191, de 02 de junho de l986, autorizada pelo decreto federal n.º 94.016, de 11 de fevereiro de 1987.

Que a Região dispõe de flexibilidade e infraestrutura para a iniciativa, quem se atreve duvidar?

Foram longos anos de conquistas, desde os primeiros capuchinhos, passando pelas didáticas insurreições de 1817 e 1824, com Bárbara de Alencar, Tristão Araripe, Pereira Filgueiras, além de outros heróis, até os educadores modernos e seus tradicionais colégios (Seminário São José, Diocesano, Santa Teresa, em Crato, Salesiano, em Juazeiro do Norte, e Santo Antônio, em Barbalha).

Lideranças eméritas, como Antônio Martins Filho, José Newton Alves de Sousa, Pedro Felício Cavalcanti, Raimundo de Oliveira Borges, Luiz de Borba Maranhão, dentre outras, elaboraram os alicerces da educação superior aos caririenses.

Acatemos, pois, de bom grado, o prêmio maior que se merece.

Os intelectuais fazem história por intermédio da transmissão de conhecimentos, como os técnicos pela aplicação da Ciência; dessa maneira, admitimos a vitalidade educacional, processo que se perfaz acima da política partidária, tantas vezes razão de estagnação e retrocesso.

Alguns retóricos sugerem a incerteza como tônica do futuro. No entanto, se sabe pela livre experiência de viver que incerto foi o passado, visto seus erros acumulados, que o tempo recolheu na bagaceira dos engenhos primitivos, anacrônica agroindústria canavieira, para tempero da garapa nas caldeiras e tachos do amanhã. E somos os contemporâneos que responderemos, neste pé-de-serra, ao desafio de agora, fornecendo luz aos clientes do saber, nossos filhos e os filhos deles.

Em seu nascimento, a Universidade Regional do Cariri tem direito ao nosso mais carinhoso abraço, e sonhar com ela o verde porvir das grandes realizações torna-se uma obrigação principal.

Cidade do Crato há várias noites atormentada pela fumaça de lixo


CRATO: MONTURO A CÉU ABERTO


Nossa reportagem sondou a cidade durante a madrugada e encontramos vários focos de fogo em lixões a céu aberto espalhados pela cidade, como este, localizado no canal do Rio Grangeiro, próximo ao Mercado Walter Peixoto. Por incrível que pareça, esta aparente pequena fumaça de lixo, que já dura alguns dias, consegue, pela força do vento, perturbar moradores a Km de distância. principalmente porque o vento sopra em direção à cidade durante a madrugada, e a fumaça sobe, indo em direção aos bairros da periferia norte.


Às 02:00, uma espessa cortina de fumaça pode ser vista dos bairros Vila Silvestre, Vilalta e partes do Centro, cobrindo a cidade. Na foto acima, um dos focos, a queima de "lixo de monturo", que perdura há vários dias.

Como se não bastassem os graves problemas porque passa a cidade de Crato-CE, moradores de vários bairros da zona norte da cidade, como a Vilalta, Vila Silvestre e partes do Centro estão sendo atormentados há várias noites por densas camadas de fumaça. Pessoas desocupadas, e sem educação tocam fogo em montes de lixo que ficam empilhados ao longo do canal do Rio Grangeiro e Av. Thomaz Ostherne de Alencar, gerando durante a madrugada, uma densa fumaça tóxica e cancerígena provocada pela queima de plásticos e outros materiais sintéticos que invade residências e provoca reações alérgicas. Na madrugada desta terça-feira ( 30 ), nossa reportagem circulou por diversos bairros da cidade em busca dos focos, e descobrimos pelo menos 3 deles, sendo o principal, que atinge o bairro centro e partes da Vila Silvestre e Vilalta localizado dentro do canal, próximo à ponte do Mercado Walter Peixoto, e mais dois focos, sendo um deles ao longo da Av. Thomaz Ostherne de Alencar, próximo à ponte sobre o Rio Saco e Lobo, e o outro na mesma avenida, na "asa", já próximo ao Bairro do Seminário. 

Estivemos com a Sra. Maria da Penha Gonçalves ( 55 ), moradora do bairro Vilalta, que se encontrava com as portas e janelas abertas e falou à nossa reportagem que nos últimos dois dias a situação se agravou bastante, e sem condições de dormir por causa do calor, passa as noites com as janelas abertas, mas estava sendo impossível dormir, devido à fumaça, já que possui alergia. O caso não é diferente do Sr. Cláudio Humberto ( 32 ). também residente na Vilalta, que disse textualmente: "Esta cidade virou uma esculhambação, o sujeito não tem mais direito nem a dormir em paz, preciso acordar cedo pra trabalhar, e não posso nem dormir porque minha casa tá cheia de fumaça".

É bom lembrar que a fumaça exalada pela queima de sintéticos produz gases altamente tóxicos, que podem ser cancerígenos, além de, em pessoas mais alérgicas, provocarem dores de cabeça, náuseas e outros problemas de saúde.

CÁ PRA NÓS - Pelo jeito, quem não possui um aparelho de ar-condicionado em sua residência, está exposto a mais esta mazela, que como sempre alertamos e provamos, está cada vez mais caótica, por falta de políticas adequadas de como administrar bem uma cidade do porte do Crato, e fazer campanhas educativas no sentido de alertar a população sobre os perigos da queima do lixo, além de, claro, as autoridades também punirem exemplarmente quem aflige ou causa mal-estar a população. Sobre os acontecimentos dos últimos dias, até agora, nenhuma autoridade resolveu se manifestar.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31