xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/11/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 novembro 2014

Melhores momentos da MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS - Parte 5












Fotos: Wilson Bernardo
Apoio: Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe.


Luis Gastão recebe a medalha do mérito empresarial "Thomaz Osterne de Alencar "



Foi realizada no último dia 12 de novembro, no Buffet Lagarta Pintada, em Crato, a solenidade de outorga da medalha do mérito empresarial Thomaz Ostherne de Alencar ao Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Fecomercio, e um grande incentivador das Artes e da Cultura.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do comércio do Crato e do Estado, o Sindilojas (Crato), homenageia, nesta quarta-feira, 12 de novembro, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPDC, Luiz Gastão Bittencourt, com a Medalha do Mérito Empresarial Thomaz Osterne de Alencar.                     

SAIBA MAIS

Criada este ano pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato, a honraria marca o centenário de nascimento do empresário e ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial do Crato. A Comenda será entregue, pela primeira vez, por iniciativa do presidente do Sindilojas, José Gilson Ribeiro de Alencar Parente (Duda) e sua diretoria.

Sobre a Medalha

A Medalha criada este ano faz referência ao centenário do piauiense Thomaz Osterne de Alencar, natural do município de Pio IX. Ainda adolescente, veio com a família fixar residência no Crato, onde efetivou importantes conquistas em defesa dos ideais caririenses. Dedicado às atividades mercantis, demonstrou firme competência também à frente de órgãos classistas, vindo exercer funções importantes na diretoria da Associação Comercial do Crato, no qual esteve na presidência, até seu falecimento, em outubro de 1979.

Sobre o homenageado


Luiz Gastão Bittencourt da Silva, 52 anos, é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE. É empresário do setor de serviços, atuando em empresas de asseio, conservação, segurança e administração presidiária. No âmbito nacional, é diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e membro dos Conselhos da FEBRAC (Federação Brasileira das Empresas de Asseio e Conservação) e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac. À frente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt implementou uma gestão moderna e eficiente. Ampliou para 35 o número de sindicatos filiados à Federação fortalecendo a representatividade sindical patronal com serviços de assessoria sindical, institucional e de gestão. Além disso, dotou a organização de uma estrutura de atendimento às mais de 140 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo com prestação de serviços e comercialização de produtos.


Sindilojas Crato

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Crato foi fundado em 20 de Dezembro de 1987. Atualmente tem como presidente José Gilson Ribeiro de Alencar Parente (Duda).

Também fazem parte da diretoria:

SECRETÁRIO – José Ernesto Parente de Alencar
TESOUREIRO - Evaldo Alves Rocha
SUPLENTES DA DIRETORIA EFETIVA – Eduardo André Magalhães Teles, Francisco Alberto Silva Coelho, José Gilmário de Oliveira.
CONSELHO FISCAL EFETIVO – Roberto Martins de Oliveira, Raimundo Pinheiro de Aquino Filho, Ana Karoline Guedes Leite Silvestre.
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL – Tibério Batista Mariano, Edmilson Bruno Correia, Maria Cecília de Alencar Parente. 
DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS JUNTO A FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ: - José Gilson Ribeiro de Alencar Parente, José Ernesto Parente de Alencar. 
SUPLENTES DOS DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ- Evaldo Alves Rocha, Audir de Araújo Paiva. 

Fotos: Raimundo Bezerra Filho, publicadas em seu perfil no Facebook.


“Novembro Azul” realiza caminhada de conscientização em Crato


A Secretaria Municipal de Educação do Crato, em parceria com a Secretaria de Saúde realizaram a 1º Caminhada Novembro Azul, que teve como objetivo conscientizar a sociedade e os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

A caminhada percorreu as principais ruas do centro da cidade alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações de combate e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças masculinas. A campanha Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. Para reforçar e alertar sobre a doença, a Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde realizaram a caminhada,  como uma forma de atrair a atenção de todos, principalmente dos homens,  quanto a necessidade de se fazer exames de  prevenção do câncer de próstata. Uma vez que existe ainda um certo  preconceito em relação ao exame de toque. A campanha vem surtindo resultados, com o aumento no número de agendamentos de exames de próstata nos postos de saúde que estarão realizando atendimento preferencial durante todo o mês de novembro. 

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato



Sesc exibe seleção de filmes no Crato



Nos dias 17 e 24 de novembro, o Sesc realiza mais uma seleção de filmes através do Cinemarana. A exibições acontecem sempre às 19h, na Unidade Crato do Sesc, com entrada gratuita.

Na segunda-feira (17), a sessão fica por conta do longa-metragem “Short Cuts, Cenas da Vida”, dirigido por Robert Altman. No filme, um painel da Los Angeles dos anos 90 a partir do atropelamento de uma criança, filha de apresentador de TV, por uma garçonete. Casais que não se entendem, pais e filhos que não se comunicam e amantes que não conseguem se integrar fazem parte da narrativa costurada a partir de oito contos de Raymond Carver. Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza e classificação indicativa de 16 anos. E no dia 24, o público confere “Adeus, Meninos” de Louis Malle. No filme, Julien Quentin, um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett, um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio. Classificação indicativa de 14 anos.

Programação
17/11 – Short Cuts, Cenas da Vida (Dir. Robert Altman, EUA, 1993, 187min)
Classificação indicativa: 16 anos
24/11 – Adeus, Meninos (Dir. Louis Malle, França/Alemanha/Itália, 1987, 104min)
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO
Cinemarana
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Datas: 17 e 24/11
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444


Petrolão: Planalto avalia como preservar Dilma

Fonte: jornal “O Estado de S.Paulo”, 15-11-2014
O governo está atônito com a velocidade da Operação Lava Jato, que levou à prisão presidentes de grandes empreiteiras e o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque, indicado para o cargo pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão. A maior preocupação, agora, é com a blindagem da presidente Dilma Rousseff e com a extensão do escândalo, já considerado no Palácio do Planalto como a pior crise política do governo petista desde a administração de Luiz Inácio Lula da Silva.
Auxiliares de Dilma tentavam construir o discurso da blindagem e da contenção de danos, segundo o qual foi a presidente quem iniciou as mudanças na Petrobrás, mandando demitir diretores corruptos. Na campanha e logo após ser reeleita, Dilma afirmou que nunca engavetou investigações, que não compactua com a corrupção e que apurações desse porte são fundamentais para o País acabar com a impunidade, "doa a quem doer".
Na prática, porém, um clima de perplexidade tomou conta do Planalto e do Congresso. O cuidado no governo é para que a blindagem de Dilma não acabe jogando luzes sobre a gestão de Lula, uma vez que tanto Duque como Costa foram nomeados na época em que ele era presidente.
                                                                                               

Crônica do feriado: Para Renato Andrade Petrobras perde credibilidade

Fonte: Folha de S.Paulo
PETROTEMPESTADE – A nova fase da operação Lava Jato antecipou a tempestade política que muitos previam chegar somente no início de 2015. A prisão de executivos de empresas que respondem por boa parte do financiamento de campanhas eleitorais no país terá consequências inevitáveis sobre a forma como se faz política atualmente no Brasil.
Mas a primeira vítima efetiva da avalanche provocada pela PF será a Petrobras, estatal que está no epicentro da crise que eclodiu em março. A credibilidade da maior empresa do país está no chão. O envolvimento de ex-diretores da estatal no esquema desbaratado pela PF travou operações corriqueiras, como a publicação do resultado da companhia no último trimestre.
O Palácio do Planalto reconhece que é preciso agir rápido para tentar, de alguma forma, limpar a imagem da empresa e evitar que os futuros desdobramentos das investigações comprometam, ainda mais, a capacidade da estatal de investir e operar. A reformulação do comando da empresa é dada como certa. A dúvida, até o momento, é a extensão dessa mudança e o tempo de execução.
A saída de Graça Foster da presidência da Petrobras deixou de ser mera especulação. Mesmo sem ligação direta com o escândalo de desvio de recursos, sua permanência na cadeira é politicamente inviável. Substituir a executiva não é tarefa fácil. O primeiro obstáculo está dentro do próprio Palácio do Planalto. Graça pertence ao restrito grupo de pessoas que a presidente Dilma Rousseff gosta e confia.
A segunda dificuldade é encontrar, fora da empresa, um nome com respaldo no mercado de petróleo que esteja disposto a assumir o comando da estatal no momento mais delicado de seus 61 anos de história. Dilma tem nas mãos uma decisão difícil de ser tomada. E não poderá adotar o ritmo cadenciado que sempre usou para promover mudanças. Tempo é algo cada vez mais escasso para a gigante do petróleo.
                                                                                                                                         

Aberta a Assembleia Diocesana de Pastoral que tem por tema: “Paróquia: comunidade de comunidades”– por Patrícia Silva




 Réplica da imagém histórica de Nossa Senhora da Penha preside o encontro
 Foi aberta ontem, dia 14, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, a Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Crato que tem como objetivo formar, avaliar e planejar a caminhada diocesana. O encontro que conta com a participação de aproximadamente 200 pessoas entre padres e leigos, tem como tema “Paróquia missionária, comunidade: identidade, desafios e perspectivas”.
Segundo o bispo diocesano, Dom Fernando Panico, a assembleia vem para estabelecer a renovação do compromisso missionário no início de um novo século de caminhada da Diocese de Crato, uma vez que em 20 de outubro de 2014 ela concluiu o primeiro centenário. O bispo ainda falou da necessidade de se trabalhar de acordo com as diretrizes da CNBB, em especial a conversão pastoral da paróquia estabelecida pelo documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
Para assessorar a assembleia foi convidado o Cônego Edson Oriolo, pároco da Catedral da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), que é mestre em Filosofia Social, especialista em Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas, Professor na Faculdade Arautos do Evangelho e Membro do conselho da revista “Paróquias”. O encontro acontece até a tarde deste sábado.
 Cônego Edson Oriolo no momento da formação. (Foto: Árysson Magalhães)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30