xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/11/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 novembro 2014

Pedidos de falência caem em outubro, diz Serasa

grafico-decrescente

O número de pedidos de falência em todo o país caiu 21,5% em outubro, na comparação com setembro e também em relação com outubro de 2013. Segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje (10), em outubro foram 142 pedidos de falência, dos quais 76 feitos por micro e pequenas empresas, 28 por médias e 38 por grandes empresas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os pedidos de falência recuaram em outubro principalmente por causa do Dia das Crianças, que gerou caixa positivo para muitas empresas.

As recuperações judiciais em outubro apresentaram queda de 3,3% na comparação com setembro, com 87 solicitações. As micro e pequenas empresas lideraram as solicitações de recuperação judicial, com 48 pedidos, seguidas pelas médias (25 pedidos) e pelas grandes empresas (14).

Agência Bras

Dois candidatos são presos por fraude em Juazeiro do Norte


enemce


FOTO: MAURI MELO
Eles estavam recebendo os gabaritos pelo celular, segundo a Polícia Federal. Em Fortaleza, trânsito foi dificultado devido ao exame e ao Ironman
 Candidatos esperam a abertura dos portões da Unifor no segun do dia de prova do Enem
Duas pessoas foram presas na madrugada de ontem em Juazeiro do Norte acusadas de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Um homem de 21 anos e uma mulher de 19, residentes de Porteiras, município vizinho, usavam celular para recebimento de gabaritos, segundo investigação da Polícia Federal (PF). A chefe do núcleo de inteligência da PF no Ceará, Andréa Karine Assunção, informou que os candidatos se declaram sabatistas e realizavam a prova em uma escola junto a outras 60 pessoas. Por motivos religiosos - sabatistas guardam o sábado e só trabalham ou estudam após o pôr do sol -, os participantes iniciaram o exame em horário diferenciado.
“Eles foram abordados por volta de 22horas, encaminhados para a delegacia e presos em flagrante, mas foram liberados após pagamento de fiança”, explicou a delegada, sem repassar o valor pago e a identificação dos acusados. Eles foram autuados pelo crime de fraudes em certame de interesse público., cuja pena é reclusão de um a quatro anos e multa. Durante o exame, é proibido portar quaisquer dispositivos eletrônicos.
Trânsito
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, os candidatos do Enem precisaram sair muito mais cedo de casa ontem. Com a realização do evento esportivo Ironman na Capital, que alterou 51 linhas de ônibus e bloqueou diversas vias, o trânsito lento e a falta de conhecimento sobre os desvios pegaram muita gente de surpresa. Oito bairros foram atingidos pelas mudanças causadas pela competição. Nas proximidades da avenida Washington Soares, onde havia quatro importantes locais de prova, os relatos eram de engarrafamentos e demora. Com as alterações, teve quem não chegasse a tempo para o segundo dia de maratona de questões. “Eu pensava que ia chegar a tempo. Saí de casa umas 10 horas, mas o ônibus não fez o caminho pela (avenida) Oliveira Paiva”, contou Manoel Magnum, 18, que chegou quase 10 minutos após o fechamento dos portões da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele faria o Enem pela segunda vez e tem como sonho ingressar no curso de Engenharia de Petróleo. “Estou fazendo um curso técnico de radiologia. Vou continuar e tento ano que vem novamente”, disse.
De acordo com informações fornecidas por funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), três linhas que passam em frente à Unifor tinham sido modificadas. No Colégio Ari de Sá, na mesma avenida, não houve mudança. Para os que iam à Faculdade 7 de Setembro e Integrada do Ceará (FIC), o ponto de desembarque era na Washington Soares. (Angélica Feitosa, Sara Oliveira e Viviane Sobral)

Fonte: O Povo

Ciops divulga boletim do acidente que envolveu Raimuindão com quase 40 horas de atraso


ciops
Com mais de 36 horas de atraso, a Coordenadoria de Operações de Segurança (Ciops), vinculado ao 2º BPM, divulgou em seu boletim diário repassado à imprensa, os dados do acidente envolvendo o prefeito Raimundo Macedo.
O acidente ocorreu na noite de sábado (8), por volta das 19 horas, no bairro Lagoa Seca, mas somente no boletim desta segunda-feira (10), os dados, embora superficiais, foram divulgados. A Ciops reconhece que embora o acidente tenha ocorridop na noite de sábado, somente às 7h10min, foi que o caso chegou ao seu conhecimento.
Confira o boletim:
"Chegou ao conhecimento da CIOPS/JUAZEIRO por volta das 7:10min que às 23:00 do dia 08 de Novembro de 2014, através da composição da RD 1228, informando que no cruzamento das ruas Mauro Malzône com a Rua Irmã Florentina, bairro Lagoa Seca, segundo informações colhidas no local o condutor Raimundo Antônio de Macêdo (Raimundão), 72 anos, residente no bairro Lagoa Seca, o qual conduzia o veículo VW/GOL CITY MB Cor: BRANCA Ano de Fabricação: 2014 Ano do Modelo: 2015,Chassi: 9BWAA45UXFP516585 Placa: OSH9700, o qual envolveu-se no acidente com a motocicleta HONDA/CG 125 FAN KS Ano de Fabricação: 2012 Ano do Modelo: 2013 Cor: PRETA Chassi: 9C2JC4110DR763764 Placa: OIO3178 na qual tinha como condutor Francisco Émersom Soares da Silva, 20 anos, residente no bairro Romeirão,e passageiros 03 (três) crianças e 01 adolescente, na qual foram socorridas pelo SAMU, não sendo possível qualificar as outras vitimas".
Nota: a matéria sobre o acidente você pode ler no tópico mais abaixo.

Fonte: Jornalista Flavio Pinto

Persistência de Cláudio Luz levou o Brasil a conhecer a corrupção em Juazeiro denunciada pelo Fantástico


 claudio


Cláudio Luz (PT) fez as denúncias em 2013.

Justiça seja feita. O Brasil só tomou conhecimento da corrupção e do desvio de dinheiro em Juazeiro do Norte, graças a persistência e serenidade do vereador Cláudio Luz (PT). Uma das poucas vozes de oposição na Câmara Municipal da cidade, Luz tentou emplacar no início deste ano uma CPI para investigar os desmandos da atual administração, mas a base do prefeito Raimundo Macedo, não deixou passar. Foi quando o vereador fez a denúncia ao Ministério Público Federal.
Entre as denúncias apresentadas pelo vereador estava a que foi denunciada pelo Fantástico, que é criação de empresas de fachada com intuito exclusivamente de burlar licitações do município. de acordo com Luz, a "rede" seria comandada por uma agente arrecadador próximo a Raimundão.
O Ministério Público Federal e o Estadual já receberam mais de 10 denúncias de corrupção que teriam sido praticadas pela atual gestão do município em menos de dois anos de governo.


Flavio Pinto News

16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas prossegue nesta segunda-feira com apresentações artísticas e culturais

 

mostrasesc

A 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas prossegue em várias cidades do Cariri até a próxima quarta-feira, dia 11 de novembro.  Esse ano ano, a Mostra traz para o Sul do Ceará diversas atrações artísticas das cinco regiões do Brasil. Ao todo, estão previstas 21 apresentações de música, 19 exibições audiovisuais, 17 trabalhos em literatura, 12 projetos de artes visuais e 47 espetáculos de artes cênicas. Além disso, 155 grupos de tradição e cultura popular, seminários e oficinas integram a programação.
A cidade de Nova Olinda abriu a 16ª Mostra Sesc de Cultura na última sexta-feira (7), com shows do sanfoneiro Chambinho do Arcodeon e o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo.
Ao todo, foram inscritos 1.009 projetos, representando 24 estados brasileiros e um acréscimo de 160 trabalhos em relação à edição do ano passado. O Nordeste liderou o número de inscrições com 523 propostas, seguidas pelo Sudeste com 355, o Sul com 78, o Centro-Oeste com 46 e o Norte com sete propostas.
Como homenagem aos 250 anos do Crato, a 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas preparou ainda uma programação especial com apresentações artísticas nas ruas do município e o show do cantor Gabriel Pensador, no Largo da RFFSA, quando cerca de oito mil pessoas acompanharam o rapper carioca e seu maiores sucessos.
A edição deste ano traz também outras novidades como a realização de oficinas na Chapada do Araripe. Entre os dias 10 e 12 de novembro, o público vai poder participar – respectivamente – das oficinas: “Expedição meio ambiente”, “Observação de pássaros (Soldadinho do Araripe)” e “Rapel na Chapada do Araripe”. Já durante o período de 8 a 12 de novembro, artistas, comunidade e público em geral vão poder fazer visitas guiadas as cidades de Barbalha, Nova Olinda, Crato, Assaré e Juazeiro do Norte. A idéia é compreender e vivenciar um pouco da história, geografia e gastronomia dos lugares que formam o contexto da Mostra.
Hoje às 20 horas, a 16 Mostra Sesc tem como atração o Cariri no show de Anelis Assumpção (Graffite), na Praça da Reffsa, no Crato.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (10)
No Teatro do Sesc, às 18 horas,  tem apresentação do Grupo Teatro Carmim do  Rio Grande do Norte, no Teatro SESC Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte.
Confira a programação completa no site www.mostracariri.sesc.ce.com.br

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Mostra Sesc)

Brasil gastou R$ 258 bilhões com violência em 2013

violencia


Policial Militar durante operação em Paraisópolis, São Paulo: o estado foi o que mais investiu em segurança, com R$ 9,27 bilhões

São Paulo - A violência custou 258 bilhões de reais ao Brasil no ano passado. Segundo cálculo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o montante é equivalente a 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2013.

Entram nesta conta gastos dos governos (federal, estaduais e municipais) comsegurança pública, com o sistema de saúde, com a perda de vidas, contratação de segurança privada e seguro, entre outros fatores.

O resultado do cálculo fica pior diante do fato de  que o Brasil gasta três vezes mais com os problemas gerados pela violência do que com medidas de segurança pública.

Total de gastos com violência
R$ 258 bilhões

Custo social da violência (despesas com mortes, sistema de saúde, etc)
R$ 192 bilhões

Gastos com prisões e unidades de medidas socioeducativas
R$ 4,9 bilhões

Despesas com segurança pública
R$ 61,1 bilhões

Entre os estados, São Paulo é o que mais gasta no setor. Em 2013, foram destinados 9,27 bilhões de reais - montante 7,29% superior ao de 2012.

Os dados completos sobre violência e segurança pública no Brasil estão no Anuário de Segurança Pública, que será lançado nesta terça-feira.

Segundo a análise feita pelo Anuário, houve uma pequena queda no percentual do PIB destinado à segurança pública - passando de 1,28% em 2012 para 1,26% em 2013.

O percentual é similar ao de países da União Europeia. No entanto, como os resultados registrados nestes países são muito superiores aos brasileiros, o problema está na má gestão dos recursos, de acordo com o estudo.

Violência policial

Nos últimos cinco anos, as polícias brasileiras mataram 9.691 pessoas. O número é menor do que a soma das mortes causadas por policiais americanos nos últimos 20 anos. Por lá, foram 7.584 pessoas.

Segundo dados do Anuário, em 2013, 6,11 pessoas foram mortas por dia em confrontos com a polícia. No total, foram 2.212 no ano.

Do outro lado, a mortalidade também é preocupante. Em 2013, 490 policiais foram mortos no Brasil - isto é, 1,34 por dia. Mais de 75% deste assassinatos aconteceram quando os policiais não estavam em serviço.

O Rio de Janeiro lidera esse ranking, com 140 mortes. Seguido de São Paulo, com 90, e Pará, com 51 mortes.

http://exame.abril.com.br/

Analistas preveem nova subida da taxa de juros no Brasil

juros-menores
Analistas e investidores estimam fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, em 11,5%. Atualmente, ela está em 11,25%.
Brasília - O mercado financeiro brasileiro prevê aumento dos juros para o fim de 2014. No boletim Focus, divulgado segunda-feira (10) pelo Banco Central (BC), analistas e investidores estimam fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, em 11,5%. Atualmente, ela está em 11,25%, após elevação pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na penúltima reunião do ano.

Os analistas também se mostraram mais otimistas quanto ao fechamento da inflação. O boletim Focus reduziu a projeção da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,45% para 6,39%. Com relação ao crescimento da economia, a previsão foi reduzida pela segunda semana consecutiva, de 0,24% para 0,2%.

A estimativa da taxa de câmbio para o fim de 2014 subiu de R$ 2,45 para R$ 2,50, após o dólar fechar em R$ 2,56 pela primeira vez em nove anos, na semana passada. Os preços administrados, regulados pelo governo, deverão ser reajustados no patamar de 5,3% no período, superior ao de 5,15% previsto no último boletim.

A dívida líquida do setor público ficou estimada em 35,2% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país. No setor externo, a previsão de deficit em conta-corrente,  indicador que mede o desequilíbrio das contas externas, subiu de US$ 81 bilhões para US$ 82 bilhões. A projeção de saldo da balança comercial recuou de US$ 2 bilhões para US$ 1 bilhão. Os investimentos estrangeiros diretos (IED) estimados deverão permanecer em US$ 60 bilhões. Há, ainda, previsão de queda de 2,21% na produção industrial.

Agência Brasil

Obama e Putin encontram-se à margem de cimeira em Pequim

obamaeputin

O sultão do Brunei, Hassanal Bolkiah, Vladimir Putin, o presidente da China, Xi Jinping, a sua mulher, Peng Liyuan, e Barack Obama na cimeira da APECFotografia © EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / RIA NOVOSTI / KREMLIN POOL MANDATORY CREDIT

Os dois líderes, envolvidos há meses num braço de ferro por causa da Ucrânia, "tiveram simplesmente um breve encontro durante o qual não tiveram tempo para abordar os problemas", indicou um responsável norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, tiveram hoje um curto encontro em Pequim à margem da cimeira Ásia-Pacífico da APEC (Cooperação Económica Ásia Pacífico), anunciou um alto responsável norte-americano.

O último encontro entre Obama e Putin ocorreu em França no início de junho, quando os dois estiveram juntos cerca de dez minutos à margem das celebrações do 70.º aniversário do Dia D.

No final de setembro, nas Nações Unidas, o presidente dos EUA denunciou com veemência "a agressão russa na Europa". Em meados de outubro, o chefe de Estado russo acusou o seu homólogo norte-americano de ter uma atitude "hostil" para com a Rússia.

por AFP

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

corredoraJovem usava tênis apropriados, óculos, boné e treinava com passada firme, só diferindo de outras corredoras pela ausência das vestes

Jovem usava tênis, boné e corria com firmeza e desenvoltura, como se tivesse acostumada ao tipo de exercício – Foto: Fernando Teixeira

Tênis apropriado para corrida, boné, óculos escuros e uma passada firme de quem está acostumada com o tipo de exercício. Peça de roupa? Nenhuma. Nem meias. Assim corria uma mulher, pelo meio da rua e a poucos metros do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, na tarde deste domingo.

Mais de duas horas antes do início do evento “Corrida pelada na Carlos Gomes”, marcado pelo Facebook e com mais de 3,2 mil confirmados, a atleta solitária dificilmente conseguiria chegar ao local marcado para acompanhar outros adeptos da corrida nudista. A pouco mais de 6 quilômetros de distância do cruzamento das avenidas Protásio Alves e Carlos Gomes, mesmo com seu passo resoluto e despida do pesos das roupas, a corredora tinha como obstáculos, improváveis de serem vencidos sem uma garrafinha de água, um calor de mais de 30 graus e o sol forte daquele horário.

Diferentemente das duas mulheres vistas nuas nas últimas semanas na capital gaúcha, a jovem, de cabelos castanhos claros e exibindo um leve bronzeado, não aparentava desorientação mental e desempenhava seu exercício com segurança. Ou, pelo menos, o uso de tênis e boné passava a imagem de premeditação e precaução.

O evento deste domingo, um ato em favor das duas mulheres nuas recolhidas pela PM e levadas para atendimento médico, planeja percorrer um trajeto de um quilômetro usando o corredor de ônibus que fica fechado para veículos nos domingos. Além delas, um travesti também foi visto andando nu, na manhã da última sexta-feira no bairro Cidade Baixa, mas os policiais militares não conseguiram encontrá-lo depois da denúncia.

Casos de nudez em público

O primeiro caso ocorreu na quinta-feira da semana retrasada. Enquanto corria no Parque Moinhos de Ventos (Parcão), uma jovem loira e de olhos claros foi se despindo conforme avançava. Inicialmente, pelo aspecto da mulher, os populares pensavam que se tratava de uma europeia que tivesse achado natural despir-se em parque. A PM foi acionada, a corredora foi detida e encaminhada para receber atendimento médico. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, ela apresentava confusão mental, não dizia coisa com coisa, nem sequer sabia informar o próprio nome. Neste caso, a equipe médica que a atendeu não identificou problemas mais graves. A nudez teria sido uma tentativa de se manifestar.

Uma semana depois, na quinta-feira passada, uma mulher foi vista caminhando nua pela Terceira Perimetral, movimentada via de Porto Alegre. Abordada por um repórter da RBS, afiliada da TV Globo na região, ela afirmou ser ex-lutadora de MMA. “Isso é um desabafo para mostrar que sou MMA. Eu era lutadora. No MMA, eu tinha oportunidade de revidar, porque eu estou preparada para estar lá. Eu sei o que vai vir pela frente. Agora, eu não tenho a mínima condição de contar com o meu governo. Sem segurança, sem alimento, sem moradia. Então, eu queria fazer um protesto à presidenta Dilma”, completou a atleta, que foi abordada pela Brigada Militar (PM gaúcha) e encaminhada para atendimento médico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ela já tinha apresentado problemas mentais, foi medicada e a equipe tenta contato com a família. Entretanto, no Facebook ela recebe mensagens de apoio de amigos e tem divulgado matérias publicadas pela mídia sobre o que aconteceu.

Terra

Obama pede leis rígidas para proteção da neutralidade da internet

 

 

obama
ObamaEm declaração, o presidente dos Estados Unidos defende a equiparação da rede a uma utilidade pública, e pede leis que zelem por sua neutralidade

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama posicionou-se a favor de uma internet livre e aberta, clamando pela proteção a neutralidade da internet, em uma declaração postada no site oficial da Casa Branca.

Além disso, Obama se opôs expressamente aos acordos nos quais provedores de conteúdo poderiam pagar para empresas de banda larga acelerar o acesso de seus consumidores.


A declaração de Obama acontece exatamente no momento em que a FCC (comissão que regula os serviços de comunicações nos Estados Unidos) se prepara para publicar as novas regras de regulação da internet no país.

"Uma internet aberta é essencial para a economia americana, e, principalmente, para nosso estilo de vida. Ao baixar os custos de lançar uma nova ideia, estimular novos movimentos políticos, e aproximar comunidades, [a internet] é uma das influências democráticas mais significantes que o mundo já conheceu", afirma Obama.

Na carta e no vídeo postados no site da Casa Branca, Obama pede para que a FCC adote as leis “mais duras possíveis” para proteger a neutralidade da rede e trate o acesso à internet rápida como uma utilidade pública, semelhante à eletricidade.

"Não podemos permitir que provedores de internet restrinjam o melhor acesso ou que selecionem vencedores e perdedores no mercado virtual de serviços e ideias", diz Obama em sua declaração.

A agência americana de comunicações é independente do Poder Executivo e não sofre autoridade direta do presidente dos Estados Unidos.

Atualmente, o presidente da FCC é o deputado Tom Wheeler, do partido Democrata (o mesmo de Barack Obama). Mas o conselho da comissão, que irá decidir a aprovação das novas regras, é dividido entre democratas e republicanos. Estes últimos afirmaram ser contrários a leis que imponham maior regulação aos provedores de internet.

Barack Obama torna-se a pessoa mais importante entre as 3,7 milhões que enviaram comentários à agência em uma consulta pública a respeito da legislação sobre a neutralidade da rede.

De acordo com o presidente, as novas regras que o FCC planeja instituir devem seguir alguns princípios: nenhum site ou serviço deve ser bloqueado por um provedor de internet; nenhum conteúdo deve ser retardado ou acelerado; deve haver mais transparência sobre como o tráfego é roteado; e não pode haver acordos feitos para garantir a velocidade de conexão para alguns provedores.

Esse último princípio afetaria diretamente algumas das grandes negociações feitas por empresas como Netflix, cujas transmissões de streaming de vídeo ocupam bandas muito largas de internet.

No começo deste ano, o Netflix firmou um acordo com o provedor de internet americano Comcast. Segundo o acerto, a empresa de streaming paga uma taxa maior à telefônica para garantir que a velocidade de conexão de seus usuários não fique mais lenta enquanto eles estiverem acessando seus conteúdos.

"Nenhum serviço deve ficar preso em uma "faixa lenta" porque não pagou uma taxa", afirma Obama. "Essa espécie de mediação atrapalharia a igualdade de condições essencial para o crescimento da internet. Então estou pedindo para uma proibição explicita na priorização paga ou qualquer outra forma de restrição que possua um efeito parecido."

Coincidentemente, a divulgação da declaração de Obama acontece durante uma visita oficial do presidente americano à China, país que censura e controla o acesso à internet de seus cidadãos.

Gabriel Garcia, da INFO

Operação da Polícia Civil apreende duas toneladas de drogas no Ceará

Policia_Civil

Durante a operação três pessoas foram presas. Entre os detidos, está o dono de uma transportadora.

Uma operação da Polícia Civil apreendeu no fim da tarde deste domingo (9), duas toneladas e 11 quilos de maconha, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza.

De acordo com informações da Polícia Civil, durante a operação, três pessoas foram presas, entre elas, o dono de uma transportadora, que fornecia caminhões para o uso de trasporte da droga.

A polícia divulga todos os detalhes da operação por volta das 10h desta segunda-feira, na sede do Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no Bairro de Fátima, na capital.

do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Porta-voz iraquiano nega morte de líder do Estado Islâmico


Abu-Bakr-al-Baghdadilíder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi
Em entrevista à ANSA, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Iraque desmentiu que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, tenha morrido em um ataque da coalizão internacional no sábado (08).

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, havia anunciado em sua conta de Twitter que o chefe do "califado" do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, havia sido morto em ataque aéreo da coalizão internacional, liderada pelos EUA, no sábado (08) à noite.

Segundo a agência de notícias Nina, outros líderes do EI (ex-Isis) foram mortos hoje.

Segundo a rede norte-americana CNN, os ataques foram realizados contra um comboio que estava próximo à Mosul, cidade iraquiana que é dominada pelos jihadistas. Uma fonte militar afirmou que o grupo tinha cerca de 10 carros armados e que levava os líderes dos milicianos. Porém, ele não pode confirmar que al-Baghdadi estava entre as vítimas.

    No dia 30 de junho, o EI anunciou a criação de um califado entre a Síria e o Iraque. O termo se refere a um Estado Islâmico regido por um califa (guia espiritual e político) e que al-Baghdadi receberia o título de "Califa Ibrahim". O intuito dos terroristas é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, como existia nos tempos medievais. (ANSA)

Agência ANSA

Jesus teria se casado com Maria Madalena, afirma livro

jesus2
Pintura de Jesus Cristo, de Rembrandt: sinopse descreve o livro como "história de detetive histórica"(Reprodução/VEJA)
A obra foi baseada em um manuscrito da Biblioteca Britânica, que data do século VI e é conhecido há quase 200 anos

Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido dois filhos com ela. Essa teoria será defendida por um livro que será lançado ainda neste mês, baseado em um manuscrito encontrado na Biblioteca Britânica, afirma o jornal The Sunday Times.

A obra — que lembra trabalhos de ficção como O Código da Vinci, do escritor americano Dan Brown, e A Última Tentação de Cristo, do grego Nikos Kazantzakis — tem como autores Simcha Jacobovici, escritor e cineasta especializado em história antiga e investigações arqueológicas, e Barrie Wilson, professor de estudos da religião da Universidade York, no Canadá.

De acordo com o The Sunday Times, o livro The Lost Gospel (O Evangelho Perdido, em tradução livre) trará detalhes até então desconhecidos da vida de Jesus quando ele tinha vinte anos. Também serão abordadas supostas ligações de Jesus com figuras políticas importantes do Império Romano, como o imperador Tibério.

O livro se baseia em um manuscrito conhecido como A História Eclesiástica de Zacharias Rhetor (de Mitilene), que esteve no Museu Britânico desde 1847, até ser transferido para a Biblioteca Britânica há cerca de duas décadas. A sinopse fornecida pela editora descreve a obra como uma "história de detetive histórica", uma ficção que traz a primeira tradução para o inglês do manuscrito redescoberto na Biblioteca Britânica. De acordo com Barrie Wilson em seu site, o texto está escrito em siríaco — um dialeto do aramaico — e "data do século VI, mas foi traduzido de um manuscrito grego muito mais antigo". “Os estudiosos têm conhecimento disso há quase 200 anos, mas ainda não sabem o que fazer com ele”, afirma Wilson. A Biblioteca Britânica não quis comentar as conclusões do livro.

Outras menções — As teorias que defendem o casamento de Maria Madalena com Jesus têm origem em uma passagem do Evangelho de Felipe, um dos livros apócrifos (que foram deixados de lado pela tradição católica), no qual os dois personagens aparecem se beijando.

Em 2012, a descoberta de um papiro que mencionava a “esposa de Jesus” reascendeu a discussão. Embora o documento tenha sido considerado falso pelo jornal L'Osservatore Romano, publicação oficial do Vaticano, cientistas da Universidade Columbia, da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicaram neste ano um estudo que descarta a possibilidade de falsificação. Não há no papiro nenhuma indicação do nome da "esposa de Jesus".

Os autores dos Evangelhos conheceram Jesus?

A maior parte dos historiadores concorda que nenhum dos evangelistas foi testemunha ocular da vida de Jesus. Os Evangelhos, na verdade, faziam parte de uma grande variedade de textos que circulavam nos primeiros séculos depois de Cristo e representavam o que algumas das comunidades cristãs pensavam (os Evangelhos que foram deixados de lado pela tradição católica se tornaram conhecidos como apócrifos).

Os textos têm autoria anônima, e os pesquisadores possuem poucas informações sobre sua exata origem geográfica. O que se sabe é que eles foram criados a partir de relatos, memórias, tradições e textos mais antigos, que circulavam entre as primeiras comunidades cristãs. Eles teriam sido escritos entre o ano 60 e o 120, e só no século II é que seus autores foram atribuídos — o primeiro Evangelho a Marcos, e o último a João.

Com o passar dos séculos — e com a ortodoxia cristã tendo relações cada vez mais próximas ao Império Romano — surgiu a preocupação de delimitar exatamente quais os textos que guardavam a memória verdadeira sobre Jesus. Por volta do século IV, depois de sérias disputas teológicas, a Igreja finalmente escolheu quais haviam sido inspirados por Deus — criando o cânone do Novo Testamento. "Decidiu-se assim quais textos seria destruídos e quais preservados, e quais tradições cristãs seriam perseguidas e quais aceitas pela Igreja", diz André Chevitarese, professor do Instituto de História da UFRJ e autor dos livros "Jesus Histórico - Uma Brevíssima Introdução" e "Cristianismos: Questões e Debates Metodológicos" (Editora Kline), em entrevista ao site de VEJA.

Dentre os textos do Novo Testamento, aqueles que os historiadores atribuem, de fato, a alguém que conviveu com Jesus são as encíclicas escritas por Paulo — pelo menos sete delas teriam sido ditadas pelo apóstolo. "Na forma como o Novo Testamento está organizado, os quatro Evangelhos aparecem antes dos textos de Paulo. No entanto, as encíclicas foram escritas primeiro. O pesquisador tem de começar a ler por elas — assim fica mais fácil entender a evolução das primeiras comunidades cristãs."

Veja

Astronautas completam missão na ISS e voltam à Terra

astronautas

Três astronautas permanecem na estação pelo período de seis meses.

Nesta segunda-feira (10), um grupo de astronautas pousou em Arkalyk, no Cazaquistão, após completar um missão de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).

O trio composto por Maxim Suraev, da Rússia; Reid Wiseman, dos Estados Unidos; e Alexander Gerst, da Alemanha, chegaram a bordo da cápsula Soyuz TMA-13M depois de percorrer mais de 70 milhões de quilômetros.

De acordo com o portal Info, a ISS é um laboratório espacial que entrou em órbita em 1998 e custou quase 100 bilhões de dólares. Em janeiro, a Nasa decidiu ampliar o período de operações até 2024.

 

bonitonoticias.com.br

Identificado novo asteroide que ameaça a Terra

orbitas

Astrônomos russos anunciaram mais um corpo celeste que cairia sob continente europeu ainda sem data definida

atizado como 2014 UR116, tamanho do asteroide é calculado em 370 metros.Foto: Divulgação

Brasília - Astrônomos russos anunciaram a descoberta de mais um asteroide em possível rota de colisão com a Terra. Batizado como 2014 UR116, o corpo celeste cairia no continente europeu, mas sem uma data ainda precisa.

O tamanho do asteroide é calculado em 370 metros, o que significa que é 20 vezes maior do que o meteorito Chelyabinsk, que atingiu a região da Sibéria em fevereiro de 2013. Por causa de sua dimensão, o 2014 UR116 está incluído na lista de “potencialmente perigosos”.

Segundo os astrônomos, é impossível determinar a data de uma possível colisão com a Terra, uma vez que o asteroide foi descoberto apenas recentemente. Além disso, as órbitas desses corpos celestes costumam mudar de curso muitas vezes. Os cientistas russos garantem, no entanto, não haver risco para o planeta pelos próximos dois anos.

Este é o terceiro asteroide desse tipo descoberto pela rede russa de telescópios robóticos Máster, que opera desde 2010. Os outros dois, 2013 UG1 e 2013 SW24, têm tamanhos de 250 e 125 metros, respectivamente.

Os Asteroides potencialmente perigosos (PHAs, na sigla em inglês) também são monitorados pelo Escritório Ambiente Meteoroid, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).  O órgão calcula suas órbitas, velocidade, profundidade de penetração na atmosfera da Terra e muitas outras características.

Segundo o Escritório, neste mês quatro asteroides monitorados passarão pelo trajeto da Terra.

O que mais se aproximará é o 2014 UD192, com 29 metros de diâmetros e que passará no domingo (9) a 3.1 Distância Lunar (1 LD equivale a 384,401 Km, a distância entre a Terra e a Lua).

Estadão Conteúdo

De Brasília –– por Rangel Cavalcante

A herança (maldita) de Dilma para a própria Dilma
(publicado no “Diário do Nordeste” 09-11-2014)

A presidente Dilma Rousseff vai receber de si mesma uma herança maldita no primeiro dia de 2015. Ela se autopresenteia com um País à beira da falência. Nunca na nossa história as dívidas externa e interna tiveram dimensões tão gigantescas. A indústria está fechando as portas e demitindo aos milhares. A educação está falida e a saúde pública e a segurança são casos de polícia. Rodovias, ferrovias e portos em frangalhos encarecem cada vez mais os nossos produtos e asfixiam as exportações. A corrupção nunca teve níveis tão elevados e a impunidade tornou-se num direito dos bandidos. Caberá à dona Dilma pisar no freio detendo a marcha do assistencialismo e da incompetência que marcaram o País nesses últimos doze anos. E ela tem ainda pela frente o maior de todos os problemas: livrar-se das amarras do lulismo, que quer fazer do seu governo um trampolim para a volta de Lula ao governo em 2018.
 O País está doente, mas não está morto. Pode ficar bom e se a presidente tiver a competência e a autoridade para ministra-lhe o remédio certo. A primeira coisa é rever a política do assistencialismo exagerado que tornou o Estado numa instituição beneficente. A segunda é livrar a máquina pública dos incompetentes e corruptos, talvez a tarefa mais difícil. O que afundou a economia nacional e degenerou as instituições mais preciosas, como a escola e a família, foi, principalmente, a entrega dos cargos públicos mais importantes a figuras sem condições para exercê-los.
O País precisa de medidas impopulares de que falou o ex-ministro Armínio Fraga e que dona Dilma tanto amaldiçoou e que agora terá que adotar. Vamos ter aumentos dos combustíveis e energia e em com isso preços mais altos em tudo o que existe à venda no País. Vai ser um inferno astral para a presidente. Com as companhias que teve no primeiro, o seu novo governo não escapará do desastre. Livrar-se delas deve ser a tarefa número um. Mesmo tendo pela frente um Congresso viciado, ela pode ganhar essa guerra com o apoio de todos os brasileiros. Basta mostrar que desta vez a coisa é séria.

Raimundão: moto com cinco ocupantes bate em carro de prefeito de Juazeiro do Norte

Fonte: "Diário do Nordeste", 10-11-2014

Raimundo Macedo saía de casa em um Gol quando teve o seu veículo atingido  
Na noite do último sábado (8), o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, acompanhado de sua esposa Maricele Macedo, teve o seu carro atingido por uma motocicleta com cinco ocupantes. A assessoria do prefeito afirmou que a moto avançou a preferencial no cruzamento das ruas Mário Malzoni com Irmã Florentino, no bairro Lagoa Seca, onde reside o prefeito. As pessoas feridas no acidente foram o pai, três filhos e um sobrinho que vinham na moto, do bairro João Cabral. Todos já se encontram em casa, o caso mais sério foi do sobrinho, que teve uma luxação na perna.

Estelionato Eleitoral: Dilma citou queda de desmatamento quando pesquisa já apontava alta

Fonte: "Folha de S.Paulo", coluna Painel, 10-11-2014

Matagal de números Dilma Rousseff anunciou em entrevista em 19 de outubro que os dados oficiais apontariam, em novembro, redução do índice de desmatamento no país. No mesmo dia, postou em seu perfil oficial no Twitter. “Com relação aos dados sobre desmatamento, anunciaremos os mesmos em novembro e antecipo que houve uma queda”. Análises do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que apontam aumento de 122% no desmate em agosto e setembro estavam prontas desde 14 de outubro.                                                        

Dom Fernando apresentará nesta 3ª feira o projeto da Fazenda da Esperança Padre Cícero – por Patrícia Silva


Dia 11 de novembro, às 19h, no auditório do Círculo Operário São José, vizinho a Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, acontecerá a apresentação do Projeto Fazenda da Esperança Pe. Cícero, com a presença do Diretor Nacional da Fazenda da Esperança, Pe. Justeni Oliveira. O encontro contará com a participação de diversas autoridades civis e religiosas.
A Fazenda da Esperança Pe. Cícero é a quarta unidade desta instituição no Ceará e tem sua construção na Diocese de Crato, por iniciativa do bispo diocesano Dom Fernando Panico. A pedra fundamental da obra foi lançada no dia 3 de dezembro de 2013. A obra de construção já estão bastante adiantadas e está localizada no município de Mauriti.
A Fazenda da Esperança é uma entidade que desenvolve trabalho de recuperação de jovens que se envolveram com o mundo das drogas e possui unidades, além do Brasil, no México, Guatemala, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, Rússia e Filipinas; só no Nordeste do Brasil possui 20 unidades, das quais três estão no Ceará. As Fazendas da Esperança em funcionamento são autossustentáveis. Os jovens internados em suas comunidades se sustentam com o próprio trabalho e são responsáveis pela manutenção da unidade onde moram.
                                                                                

16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas chega ao quarto dia


Nesta segunda-feira (10), as apresentações do núcleo de Artes Cênicas têm início com o espetáculo “Família Sujo”, do Grupo Cuidado que Mancha (RS), às 9h, no Teatro Adalberto Vamozi, no Crato. Trata-se de uma rádio peça que conta a história de uma família que some misteriosamente em meio à sujeira. A peça “Império das Luzes”, do grupo Aprendiz em Troca (CE), é apresentada no Cine Teatro, em Brejo Santo, às 19h, e busca fazer das artes visuais uma terceira linguagem. O espetáculo “Holoclownsto”, da Cia. Carioca Troupp Pas D’argent (RJ), é apresentado no Teatro Adalberto Vamozi, às 21h, sendo encenado por seis clowns prisioneiros que se conhecem no vagão de um trem.

A peça “Jacy”, do Grupo Teatro Carmin (RN), é apresentada às 18h, no Teatro Patativa do Assaré e conta a história de uma mulher que atravessou a 2ª guerra mundial e a ditadura militar. Às 19h, no CCBNB, é apresentado o espetáculo “Ninguém no Plural”, da Cia. As de Fora (SP), que é uma adaptação de alguns contos do escritor Mia Couto. Na Marquise Branca, às 20h, é apresentada a montagem “Seu Bonfim”, do Território Sirius Teatro (BA). No Teatro Patativa do Assaré às 23h, é apresentada a peça “Uma Flor de Dama”, do Palco Giratório (CE), que fala sobre uma noite na vida de um travesti.

A montagem “Ô Putaria”, do Teatro em Película (CE), é apresentada às 19h, no Teatro Neroly, em Barbalha, e traz questionamentos no enredo, fazendo com que o público reinvente a história. Às 16h, em Altaneira, é apresentado o espetáculo “Júlia”, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (SC), que conta a história de uma mulher e do seu fiel escudeiro que vive na rua. A montagem “Teatro Lambe-Lambe – O pequeno Grande Teatro”, da Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa (SP), é apresentada às 16h, em Porteiras, e traz três histórias clássicas da literatura.

Às 10h, no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda, é apresentado o espetáculo “O Romance de Creusa e Evangelhista”, da Cia. Teatro Epidemia de Bonecos (CE), que conta a história de uma jovem que vive isolada de tudo e de todos, mas quando vai numa festa acaba se apaixonando. A montagem “O Circo de Lampezão e Maria Bonita”, da Caravana Tapioca (PE), pode ser conferida em Aurora, às 16h, e foi inspirada no universo do cangaço. Meia noite, no Cabaré Teatro, é apresentado a performance “Nem Tente”, do Grupo Totem (PE), que é desenvolvida a partir de poemas do escritor Charles Bukowski.

O espetáculo “A Carroça é Nossa”, do Grupo Xama Teatro (MA), é apresentado na RFFSA, às 16h, e conta a história de Pedoca, que sonha com uma carroça e quando acorda a encontra. Do grupo Teatro de Caixeiros (SP), a peça “Viajantes”, é apresentada em Tarrafas, às 16h, e é narrada por quatro viajantes que contam suas histórias. O espetáculo “O Biscateiro que deu um chute no saco do juiz”, do grupo cearense Os Cutubas, é apresentado em Potengi, às 16h, e fala de um biscateiro que encontra pertences de um juiz.

O espetáculo “Carne”, da Kiwi Companhia de Teatro (SP) tem início às 19h, no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda, e é encenada por duas mulheres que revelam a desigualdade entre sexos. Às 10h, no Cine Teatro, em Brejo Santo, é apresentada a peça “Escola de Palhações”, da Cia. Argumento (CE), que tem como base o universo do clown e do palhaço. O espetáculo “Maria Inês ou o que você mata para sobreviver?”, da Cia. Ato Reverso (CE), é apresentada às 19h, no Cine Teatro Miguel Arraes, em Araripe, e tem como ponto de partida a narrativa da música “Maria Inês”, do grupo musical Karnak.

Já no núcleo das Artes Visuais, haverá duas intervenções. A “Sorria! Você está sendo abençoado”, do artista Sandro Ka (RS), durante o dia, com reflexões sobre as reproduções midiáticas. Já às 20h, na RFFSA, é a vez da intervenção “O Cariri no Show da Anelis Assumpção”, de Paulo Ito (SP), que será apresentada antes do show da cantora Anelis Assumpção.

No núcleo de Audiovisual, o Coletivo Audiovisual Vicioclipes (PE) leva, ao Senac do Crato, a Oficina de Videoclipe Experimental e a Mostra Vicioclipes de Videoclipes, às 9h e 15h, respectivamente. A oficina contará sobre os conceitos do videoclipe e também do exercício prático e na Mostra haverá exibição de vídeos de artistas pernambucanos. No CCBNB, às 16h, serão exibidos cinco curtas. O primeiro é do Marcelo Quixaba (PB), com o filme “O Lendário Escritor de Frases de Biscoito da Sorte”, com roteiro de Marcelo Quixaba e João Paulo Pailot. O segundo curta é o “Hierofania”, do Rafael Limaverde (CE), que conta a história de três artistas que percorrem algumas regiões do Ceará.

O terceiro curta é o “Aluga-se o ponto”, do Caue Nunes (SP), que conta a história de duas pessoas que precisam tomar difíceis decisões. O curta “Cícero”, de Taciana Oliveira (PE), é um ensaio visual durante uma visita ao monumento do Padre Cícero. O último curta é o “Sol de Amém”, do Gavulino Filmes (CE), que tem como tema a rotação de moradores do sertão ao sabor da queda ou não da chuva. No Senac do Crato, às 15h, é a vez do curta “O Homem que Pintava Músicas”, do Jackson Abacatu (MG), é uma animação que busca responder a questionamentos em relação ao desenho e cores das músicas.

No núcleo de Literatura, a peça “Iroko e Outros Africanos”, do Edivaldo Batista (CE), é apresentada às 14h, na Praça da Sé, e busca aproximar do público as lendas e mitos que perpetuam o povo Yoruba. O cordel “Os Vinte Anos de Bala no Sertão”, de Ernanes Tavares (CE), é apresentado às 20h, no Espaço Biblioteca, no Crato, e conta a história do sertão nordestino e de Lampião. O livro “Nordeste Urbano e a Literatura Contemporânea”, da escritora Débora Ferraz (PB), é apresentado às 19h, no Senac do Crato, e fala sobre o nordeste na literatura modernista.

A performer “Poesia Ambulante”, da Thailyta Feitosa (CE), é apresentada às 8h, na Feira Livre, no Crato, e sai pelas ruas recitando a poesia do Patativa do Assaré. A intervenção artística “O Festeiro Mensageiro” é apresentada às 20h, na Praça da Sé do Crato, onde o “Festeiro Mensageiro” é caracterizado como um boneco que traz uma caixa-surpresa.

No núcleo de Música, às 17h30, na Praça do Cruzeiro, é apresentado o show “Brass Groove Brasil”, da banda Brass Groove Brasil, que busca alinhar composições autorais com um toque dos instrumentos de sopro e eletrônicos. Na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc acontecem dois shows. “Os Sucessos do Frevo”, do Grupo Trombomba (PE), que começa às 20h e realiza uma homenagem ao frevo e seus compositores. O segundo show é o “Ragga na Lata”, do grupo Lei de Dai (SP), e começa às 21h30, apresentando batidas dançantes e letras positivas.

Na RFFSA haverá três shows. O primeiro é o “Encarnado”, da Juçara Marçal (SP), que acontece às 21h e traz um repertório de duas guitarras, cavaquinho e rabeca. O segundo é o show “Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários”, com a cantora Anelis Assumpção (SP), que acontece às 23h, e traz interpretações do seu segundo trabalho, intitulado “Amigos Imaginários”. Já o terceiro show acontece às 1h, com a apresentação “Rafael Castro”, do Cantor Rafael Castro (SP), que mistura o universo do Rock and roll com a MPB.

Serviço
Mostra Sesc Cariri de Culturas - Período: 7 a 12/11 
Informações: (88) 3512.3355



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30