Na manhã do dia 7 os seminaristas do Seminário Diocesano São José- Propedêutico, conhecido também como Seminário Menor, localizado em Barbalha- CE, inauguraram a reforma da capela que a partir de então passou a ser dedicada a São João Paulo II, em celebração solene presidida por Dom Fernano Panico e concelebrada pelo diretor do Seminário, Pe. Cícero Luciano Lima, e o Pe. Nino de Grangeiro. A reforma foi uma iniciativa dos próprios seminaristas e levou seis meses para ser concluída. O investimento chegou a aproximadamente oito mil reais, valor arrecadado através da venda de comidas típicas na festa da Paróquia de Santo Antônio, bingos e rifas.
Segundo o seminarista Mauro Cordeiro Filho, esta atitude foi tomada no intuito de favorecer um melhor espaço de oração e encontro com Deus, deixando registrado a contribuição da turma do propedêutico 2014 ao seminário, favorecendo as outras turmas que virão e como uma resposta a formação recebida.
Dom Fernando Panico segurando a relíquia de São João Paulo II, o diretor do seminário propedêutico, Pe. Cícero Luciano, e os seminaristas. (Foto: Patrícia Silva)
Todo o espaço celebrativo foi renovado a começar pelo sacrário, a lamparina do santíssimo, foram inseridos cinco novos bancos, a cadeira presidencial, imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e de Nossa Senhora da Penha, padroeira da diocese. Também neste espaço de oração estará exposta, a partir de agora, um oratório com a relíquia de São João Paulo II, a quem a capela foi dedicada.
Isso para o Pe. Cícero Luciano é motivador tanto para os próprios seminaristas, que já demostram interesse em cuidar do espaço sagrado, como para ele enquanto diretor, pois vê o resultado de sua doação a formação no seminário. “Vemos o futuro de nossa igreja nestes jovens que estão apenas iniciando e com este tipo de ação. Já podemos imaginar o futuro deles nas paróquias, onde poderão contribuir para a aproximação do povo com Deus. Fico feliz principalmente porque isso não parte do formador, mas eles mesmos se sentem responsáveis pelo bom andamento da nossa casa. Isso para mim é uma imensa felicidade”, disse.
Dom Fernando, que na semana anterior passou por uma cirurgia nas pálpebras, fez questão de estar presente na celebração para agradecer, junto a todos que fazem parte do Seminário Menor da Diocese de Crato, o compromisso das vocações que Deus vem suscitando. O bispo também parabenizou a todos os formadores e seminaristas pela reforma na capela e lembrou aos propedêuticos, que estão na reta final da formação, da necessidade de assumir o compromisso de amar a Igreja, sem medo de anunciar o amor de Deus, como fez o próprio Jesus e São João Paulo II. “Não tenham medo de avançar para águas mais profundas. Deus nos chama a sermos pescadores também na tempestade e estará conosco sempre, lembre-se do que Jesus nos disse: ‘Não tenhais medo, eu venci o mundo!’”, falou.
O Seminário Propedêutico possui hoje treze seminaristas, e neste espaço passam por um processo formativo embasado em cinco dimensões: espiritual, humano- afetiva, comunitária, pastoral e acadêmica. Aqui eles convivem um ano se preparando para a fase seguinte da formação sacerdotal que é ingressar no Seminário Maior, na cidade de Crato, onde cursarão Filosofia.