xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/10/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 outubro 2014

Resultado sobre suspeita de ebola no Brasil sai em 24 horas

ebola_small

Resultado sobre suspeita de ebola no Brasil sai em 24 horasRoberto Moreira|Roberto MoreiraO ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira que o resultado do exame do paciente com suspeita de ter ebola deve sair em até 24 horas. Segundo ele, a situação está sob controle. “Todos os procedimentos indicados no nosso protocolo foram efetivamente aplicados com muito êxito”, explicou. “Se nós tivermos o resultado do exame antes, imediatamente o tornaremos público. Pelo protocolo, é necessário confirmá-lo em dois laboratórios. Mesmo se esse resultado der negativo, será colhida em 48 horas uma segunda amostra para análise e posterior informação do resultado”, complementou. Souleymane Bah, de 47 anos, é de Guiné, um dos países afetados pela epidemia da doença. Ele veio de lá no último dia 19 e procurou o hospital em Cascavel (PR) nesta quinta-feira (9) após apresentar sintomas de febre, que teriam iniciado na quarta-feira (8). O guineense foi levado para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência em doenças infecciosas.

Fonte: Agência de Notícias

RVNET-Logo5

Estado Islâmico executa a tiros seis mulheres no Iraque

ei

Entre as vítimas estão duas cirurgiãs, identificadas como Maha Subhan e Lamia Ismail. O Estado Islâmico teria matado a tiros seis mulheres nesta quinta-feira O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) executou a tiros e por razões desconhecidas seis mulheres, entre elas duas médicas, na cidade de Mossul, no norte de Iraque, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe responsáveis locais. O chefe do Comitê de Segurança da província de Ninawa, da qual Mossul é capital, Mohammed Ibrahim al Bayati, denunciou que as mulheres foram assassinadas em um dos quartéis do EI, que são usados habitualmente para atrocidades desse tipo contra todos que se opõem a sua ideologia. Entre as vítimas estão duas cirurgiãs, identificadas como Maha Subhan e Lamia Ismail. Os corpos das seis executadas foram transferidos pelos jihadistas para o Serviço de Medicina Legal de Mossul. O EI executou dezenas de pessoas nos últimos meses. O último caso que vazou ontem foi o assassinato de uma mulher que foi candidata nas eleições legislativas de abril na cidade de Tal Afar, também na província de Ninawa.
Bayati considerou que as execuções do EI são uma represália pelos duros golpes causados pelos bombardeios da coalizão internacional, fazendo com que seus dirigentes militares e religiosos fossem obrigados a deixar seus quartéis em Mossul.
Esses bombardeios causaram, nas últimas horas, mais de 200 mortes entre os jihadistas, ao atingir um comboio do EI que circulava em Ninawa, informou à EFE anteriormente a mesma fonte.
 
AFP

TJCE implementará auxílio-moradia para todos os juízes conforme determinação do STF


tjce2.jpg

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concederá ajuda de custo para moradia no valor de R$ 4.377,73 a todos os magistrados que requisitarem o benefício e preencherem os requisitos previstos na Resolução nº 199, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Para implantação da ajuda de custo a partir deste mês, o magistrado deve apresentar a solicitação até o próximo dia 15, conforme estabelecido na portaria assinada pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Judiciário estadual, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (09/10). Os requerimentos protocolados após o dia 15 serão apreciados para implementação a partir do mês de novembro deste ano. De acordo com a portaria, o benefício será pago nos exatos termos do artigo 5º da Resolução nº 199, estabelecendo que "as despesas para o implemento da ajuda de custo para moradia correrão por conta do orçamento de cada Tribunal ou Conselho, gerando a presente Resolução efeitos financeiros a partir de 15 de setembro de 2014". O presidente do TJCE, desembargador Gerardo Brígido, manterá entendimento com o governador Cid Gomes sobre a necessidade de suplementação orçamentária. O assunto será levado ao conhecimento dos desembargadores, inclusive sobre a repercussão financeira da medida. Sobre o impacto financeiro, o desembargador Gerardo Brígido constituiu comissão que terá prazo de cinco dias úteis para apresentar o estudo contendo a disponibilidade financeira. A comissão será formada pelo assessor especial da Presidência, Luis Eduardo de Menezes Lima, pela secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Santos Teixeira, e pelo secretário de Finanças, José Joaquim Neto Cisne.

TJCE


Recursos hídricos preocupam durante os festejos de São Francisco



Uma das preocupações que assola a região de Canindé neste ano é o racionamento de água devido à estiagem. Dessa maneira, um dos pedidos de Frei Amilton aos visitantes da tradicional Festa de São Francisco, que teve início nesta quinta-feira (9), e à população local foi em relação ao cuidado no uso dos recursos hídricos, para evitar uma possível falta de água. "Nós estamos com uma estiagem grande, que está se prolongando. Graças a Deus a cidade se preparou com poços profundos e preservando a pouca água que temos nos açudes São Mateus e Sousa. Estamos pedindo que o pessoal racione a água, que está limitada. Mas isso não vai acontecer durante a nossa festa", comenta Frei João Amilton. O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, confirma a informação do pároco. De acordo com ele, foram perfurados poços para garantir o fornecimento de água na região. "Estamos, até o momento, com 22 poços profundos injetados. Cada poço está produzindo, em média, 5,8 metros cúbicos por hora, o que dá, no total, 130 metros cúbicos por hora. Além disso, estamos aduzindo outros 72 metros cúbicos por hora do açude na atual circunstância. Estamos fazendo uma melhoria para que o fornecimento passe de 40 para 80 litros de água por segundo, o que vai dar 140 metros cúbicos por hora. Isso quer dizer que vamos ter água suficiente para todo o período da festa", garante o prefeito.

Obras garantem fornecimento

Celso Crisóstomo conta ainda que obras estão sendo finalizadas para que não se corra o risco de faltar água em Canindé além do período de comemorações a São Francisco. "Temos a adutora do açude General Sampaio, que está 92% pronta. Ela deveria ter começado a funcionar no último dia 4, entretanto, precisamos de alguns produtos de uma única fabricante nacional. Estamos aguardanto a liberação desse material para finalizar as obras. Até o próximo dia 20 ela deve estar funcionando e vai ser possível provir água dessa adutora até dezembro de 2015, caso não chova até lá", declara.

Diario do Nordeste - Regional


MPF convoca audiência pública para discutir situação do Açude Cedro



O Ministério Público Federal (MPF) realizará audiência pública para colher informações sobre a situação de descaso e abandono do Açude Cedro, em Quixadá (CE). O debate, proposto pelo procurador da República Francisco Alexandre de Paiva Forte, será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Quixadá, no dia 10 de outubro, das 9h às 13h. Na audiência, o procurador fará breve exposição sobre a atuação do MPF na proteção do patrimônio cultural e meio ambiente e, posteriormente, apresentará o objeto de inquérito civil que apura a situação do Açude Cedro. A audiência também contará com a participação de representantes do poder público, entidades acadêmicas, associações civis e movimentos sociais organizados convidados. Foram convidados vários órgãos e entidades, como Iphan-CE, Semace, Dnocs, OAB subsecção de Quixadá, Sindicato dos Empregados no Comércio de Quixadá, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, Instituto de Convivência como Semiárido Brasileiro, entre outros.


Meditação e consciência

Escrito por Olavo de Carvalho | 05 Outubro 2014


Um dos aspectos mais tristes da vida brasileira, para este comentarista, é a escassez ou completa ausência de atividade espiritual naquilo que se escreve e se publica, seja em livros, na mídia ou mesmo em blogs. Por atividade espiritual entendo a meditação solitária em que a consciência toma posse de si mesma como autocriação e liberdade que luta para realizar-se no mundo espaçotemporal e aí encontra, ao mesmo tempo, seus obstáculos e seus instrumentos. É só apreendendo assim a medida e a proporção entre aquilo que podemos ser e aquilo em que vamos nos tornando, que chegamos a nos conhecer como natureza inseparavelmente criada e criadora, no sentido de Scot Erígena, indescritível portanto como figura e imagem e só apreensível como força e conflito até o momento em que a morte, como nos ensina o soneto de Mallarmé, nos fixa para sempre no formato imutável de um destino realizado e esgotado.

Só quem se dedica incessantemente a essa atividade pode pronunciar a palavra “eu” com algum conhecimento de causa, ou até com algum direito legítimo. Os demais, quando a dizem, nada mais designam do que a figura totalmente fictícia que desejariam, para fins de vantagem prática ou alívio de complexos, projetar na tela da mente alheia ou na da sua própria.

Se o não-meditante só se apreende a si próprio na sucessão de camuflagens que ele denomina erroneamente “eu”, por trás das quais nada existe senão um vago sentimento de culpa e de angústia empenhado perpetuamente em negar-se, é óbvio que aquele que vive nessa condição não pode nem comunicar-se verdadeiramente com os seus semelhantes, apenas usá-los como personagens num teatro interior que eles desconhecem, nem pode, por outro lado, conhecer Deus, seja para negá-Lo ou afirmá-Lo, senão como uma gigantesca figura de ficção sempre disponível para reforçar, aliviar ou encobrir a culpa e a angústia.

Pela consciência clara da nossa criatividade parcial e limitada  entendemos que a existência de bilhões de outras pequenas forças criadoras em torno de nós manifesta uma criatividade infinita e assim chegamos a ter um vislumbre de Deus como Ato Puro, sem forma nem figura porque criador incessante de todas as formas e figuras. Foi esse Deus que disse de Si mesmo “Eu sou o Eu-Sou”. Só Ele tem propriamente um “Eu”, porque o Eu é fonte criadora sem figura nem forma, cujo análogo o ser humano só se torna, e mesmo assim parcialmente, mediante o ato de liberdade que aceita e assume ser a imagem e semelhança de Deus.

Não se confunda, por outro lado, a meditação com a confissão religiosa nem com o exame de consciência. Ela é a condição prévia que dá substância espiritual a essas duas atividades e sem a qual se reduzem a uma catalogação mecânica de atos e pensamentos vergonhosos, sem a menor noção da sua raiz interior nem da sua função dialética na luta pela auto-realização da consciência.

Talvez o maior dos pecados, o verdadeiro crime contra o Espírito Santo, resida em permitir que as faculdades pensantes se desgarrem do centro meditativo e criativo, adquiram autonomia e se afirmem até como supremos caracteres distintivos do ser humano. Quanto mais essas faculdades se aprimoram, mais forte a tendência de alienar a elas um poder e um prestígio que, de direito, pertencem somente ao “eu” propriamente dito. Pior ainda quando, consagradas em códigos formais mais ou menos uniformes e impessoais, se impõem desde fora ao indivíduo, corrompendo-o até à medula e premiando sua alienação com o aplauso acolhedor de alguma comunidade intelectual ou acadêmica. Quanto mais se apoia nesses códigos, acreditando com isso provar a força do seu intelecto, mais o cidadão sacrifica sua progenitura por um prato de lentilhas, tornando-se uma personificação viva da “ciência sem consciência”.

Nada exemplifica isso com mais clareza do que a redução da filosofia à análise lógica da linguagem, que ainda hoje, sob formas mais diversificadas ou camufladas, fascina estudantes imaturos ávidos de aprovação acadêmica. Esses estudantes mostram, muitas vezes, ter uma ou várias habilidades intelectuais desenvolvidas até níveis excepcionais. Só lhes falta o eu autoconsciente que as ata uma às outras e as sintetiza na forma de uma “personalidade”, sem a qual toda presunção de responsabilidade intelectual não passa da obediência a um código externo, isto é, de um arremedo teatral.

Ao lado e em contraste com a mera homogeinização ideológica, que de certo modo é menos grave, essa patologia afeta hoje boa parte dos estudantes de filosofia e ciências humanas no Brasil, especialmente os da “direita”, augurando para as décadas vindouras, quando a intoxicação marxista passar, a sua troca por uma forma de alienação ainda mais esterilizante e difícil de curar.

Sinais de uma interioridade autêntica são praticamente ausentes nos debates públicos e na produção acadêmica deste país, que, sob esse aspecto como sob tantos outros, já viveu dias melhores.


Publicado no Diário do Comércio.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30