xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 setembro 2014

Para Você Refletir ! - Por Maria Otilia

Estamos vivendo um momento muito importante para todos nós.O ano eleitoral nos faz refletir sobre como analisar melhor  qual o nosso papel de eleitor.Como avaliarmos nossos líderes.É muito triste ainda presenciarmos a postura de alguns líderes que  depois de eleitos, além de esquecer seu eleitorado, não faz  outra coisa do que "brigar " por interesses individuais, em detrimento do coletivo. São vereadores que brigam entre si, discutem com o executivo, etc. Do mesmo jeito acontece a nível estadual  e federal. São os líderes que ainda tem a cultura do "fazer sozinho", da individualidade, da não partilha do poder.E ainda carregam  os ranços da ditadura, do neoliberalismo. Para que possamos fazer uma reflexão sobre o verdadeiro papel do líder, principalmente neste ano de escolha dos nossos representantes, posto um belo texto.Boa leitura.

 LIDERANÇA COMPARTILHADA

 Conta-se que Alexandre, o grande, conduzia seu exército para casa depois da grande vitória contra Porus, na Índia. Cruzavam por uma região árida e deserta e os soldados sofriam terrivelmente com o calor, a fome e, mais que tudo, a sede. Os lábios rachavam e as gargantas ardiam devido à falta de água.
Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir. Por volta do meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes grego. Vinham montados em mulas e carregavam alguns recipientes com água.
Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e o ofereceu a ele.

Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante.
"Obrigado, mas pode ficar com a água", disse ele, "pois não tem sentido matar a minha sede sozinho, e você não têm o suficiente para todos." Devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.
O rei Alexandre deu um grande exemplo de verdadeira liderança. De uma liderança que compartilha, que divide, que caminha lado a lado, diferente do autoritarismo, que centraliza o poder e inibe a ação e a iniciativa dos seus liderados.

Esse modelo de líder que estabelece regras para os outros e que não as cumpre, já está ultrapassado pelo novo modelo de liderança compartilhada.
Para ser um bom líder é preciso estar disposto a seguir à frente para abrir o caminho, para dar o exemplo, para orientar e conduzir sua equipe. Hoje já não tem mais lugar aquele modelo de líder que ficava no alto do seu trono dando ordens e exigindo que fossem cumpridas.
O que realmente funciona, é o tipo de líder que serve mais, que abre caminhos, que descobre meios de superar obstáculos junto com a equipe. É o líder que incentiva, que desperta a motivação e o entusiasmo e que está sempre disposto a ouvir e a corrigir o passo se for necessário.

O verdadeiro líder é aquele que não espera pelos outros e não escolhe as tarefas, mas realiza tudo o que está ao seu alcance.O líder seguro é naturalmente respeitado pela sua autoridade intelecto-moral e não pela prepotência que geralmente afasta os companheiros de equipe e espalha o temor ao invés de despertar o respeito.
Ademais, quem está investido da responsabilidade de conduzir outras pessoas, é alguém que tem a tarefa de oferecer o melhor de si, de ser uma lição viva, mas uma boa lição viva, capaz de conduzir ao bem e à liberdade.
E esse modelo de liderança também é válido para os pais e educadores em geral. Quem consegue despertar em seu time o desejo de envolvimento e comprometimento com as tarefas ou com as metas que deverão ser atingidas, está a um passo da vitória.
Assim, se você está investido na função de chefia, seja ela em que nível for, lembre-se sempre do exemplo de Alexandre, o grande, e considere cada membro da sua equipe, tão importante quando você mesmo. E isso, independente da função que cada um ocupe.
(Equipe de Redação do Momento Espírita, baseado em história do livro "Os Donos do Futuro" de Roberto Shinyashiki,

PARTICIPE ! - Campanha Bochecha Rosa visa arrecadar brinquedos e livros infantis para crianças carentes


IMPORTANTE - Gostaríamos de pedir às pessoas que lerem esta matéria, que participem desta campanha, que visa a inclusão social de crianças e adolescentes. Isto é muito importante.


Preocupada com a inclusão social das crianças e adolescentes, a Dona Rosa Bijoux lançou o projeto “Bochecha Rosa”. A ação visa arrecadar brinquedos e livros infantis para serem doados a instituições que auxiliam crianças carentes e principalmente as que estão hospitalizadas. Até o próximo dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, a loja estará recebendo doações.

A empresa percebeu a importância que os brinquedos, jogos e a leitura têm na formação social da criança e do adolescente e observou também que, muitas vezes, por questões sócio econômicas, várias crianças ficam sem acesso a materiais fundamentais para a sua educação e desenvolvimento. Por este motivo idealizou o projeto, como intuito de unir forças com parceiros para reduzir este fato na região do Cariri. Além das lojas Dona Rosa Bijoux em Juazeiro do Norte e Crato, os outros pontos de arrecadação são a gráfica Via Silk e o Sesc Juazeiro do Norte. Através dos brinquedos e livros, o Bochecha Rosa pretende diminuir as distâncias sociais e ajudar na formação de cidadãos mais solidários e conscientes do seu papel social.

Se você ainda não ajudou, corra doe. Seu gesto pode contribuir para um mundo melhor. Percebendo a importância que os brinquedos, jogos, brincadeiras e a leitura têm na formação social da criança e do adolescente, e que estes, muitas vezes, por questões sócio econômicas ficam sem acesso a materiais fundamentais para a sua educação e desenvolvimento

Para mais informações ligue (88) 3512-2210.


A decadência do centro de Crato – Por: Armando Lopes Rafael



Sou de um tempo em que passear pelo centro de Crato era uma coisa agradável e convidativa. A Praça Siqueira Campos era a alma da cidade, o lugar do encontro entre conhecidos, o local onde os jovens iniciavam namoros. Muitos dos quais terminavam em casamento. As lojas possuíam vitrines, sempre visitadas à noite, em passeios tranquilos que terminavam com o consumo de um sorvete de frutas, nas várias sorveterias do centro. Existiam três cinemas. Cada um exibia filmes em duas sessões diárias: 16:00h e 19:30h. Aos domingos eram três sessões: 16:00h, 18:30h e 20:30 h.
As pessoas se vestiam bem e tinham modos educados. Pasmem, na década 60 podia-se comprar, ao final da tarde – no Café Líder – a edição do dia dos jornais do Rio de Janeiro: “Diário de Notícias”, “O Globo”, e “Última Hora”. Este último, porta-voz da esquerda daquela época. Faça-se justiça: era uma esquerda civilizada, com homens públicos probos e preparados. Diferente dos barbudos furibundos dos dias atuais que vivem a pregar o ódio irracional em meio às negociatas e desvios do dinheiro público. “Malfeitos” (usando um eufemismo rousseffiano) que sempre terminam sem punição, e são chancelados pelas CPIs engavetadas pela “base de sustentação do governo”.
Mas voltemos ao centro de Crato. Nos dias atuais é um suplício quando temos de ir à área citadina por uma necessidade premente. Decadência, pobreza, sujeira, poluição sonora e visual, sem falar que não existe mais espaço para estacionamento de veículos. Pior: A Zona Azul que disciplinava os estacionamentos rotatórios foi extinta pela atual “administração” municipal. Regredimos, nesse serviço público, umas duas décadas...
A Rua Santos Dumont, em meio ao cheiro forte dos churrascos assados nas calçadas, convive com o comércio ambulante, feito por vendedores calçados com chinelas japonesas, bermudas berrantes e coloridas, completadas com camisetas modelo regata, onde as axilas ficam à mostra. Assaltos e furtos viraram rotina. O Haiti é aqui. Nem o finado Ronda do Quarteirão conseguiu impedir o crescimento da delinquência no centro de Crato.
Dá tristeza você andar pela Rua João Pessoa onde a propaganda comercial das lojas regrediu ao modelo que Juazeiro do Norte usava em décadas passadas: paredões de sons, solta de fogos e conjuntos estridentes de forró com locutores dizendo piadas com os transeuntes... Desempregados distribuem papéis com propaganda que são lançados ao chão pelos transeuntes. Mendigos pedem esmolas. Os jardins da Praça Juarez Távora foram pisoteados e destruídos pelo “povão (antigamente chamava-se de “povinho” as essas pessoas pobres, mas portadora de bons costumes). Pois é, reconheço apropriado o termo agora usado: “povão”. É isso aí: uma massa ignara, mal vestida, sem educação e que tomou conta do antigo e, à época, bonito e civilizado centro da cidade...  

Por: Armando Rafael


Presidente da Câmara Municipal Luis Carlos Saraiva diz que não discutiu com vereadores



O presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Luís Carlos Saraiva (PSL) procurou o blog para refutar a informação que teria discutido com três vereadores durante a caminhada. realizada no Crato ontem (segunda-feira, 15). Segundo vereador, a discussão teria ocorrido com um servidor da prefeitura do Crato e quando se encaminhava para um bate-boca mais acirrado, ele saiu acompanhando a caminhada de Tasso ao lado colega Paulo de Tarso (PMDB).

O presidente da Câmara Municipal tem sido um dos principais líderes da campanha de Eunício Oliveira no Crato e recentemente foi convidado por Tasso Jereissati e pelo ex-gestor do município, Samuel Araripe, para impulsionar a campanha do candidato ao Senado no Cariri.

Flávio Pinto - Jornalista


Bandidos pedem desculpa antes de roubar pertences de arcebispo do Rio


O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi assaltado na região central da cidade, na noite da última segunda-feira (15).

O cardeal estava indo a um debate entre candidatos ao governo do Rio na rádio Catedral FM. Ao menos três ladrões, um deles armado, roubaram o anel e o cordão com a cruz de dom Orani. Segundo um assessor da Arquidiocese, eles reconheceram Dom Orani, pediram desculpas e depois fizeram o roubo. No momento do assalto, o cardeal estava acompanhado de um seminarista, do motorista e do fotógrafo da Arquidiocese. Eles também foram roubados. A Polícia Militar recuperou os objetos roubados. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial - Botafogo.

Fonte: Última Hora


No Rio, líder do MST promete protestos diários se Marina for eleita



Um dos líderes nacionais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stedile, fez duras críticas à candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, durante ato em defesa da exploração do pré-sal, realizado no centro do Rio, nesta segunda (15). Para o líder da via campesina, Marina vai entregar a Petrobras para a iniciativa privada e não investirá no pré-sal, caso seja eleita. 

"Vamos estar todos os dias aqui em protesto [se Marina ganhar]", disse Stedile, que acompanhou a manifestação convocada por centrais sindicais ligadas ao PT, como FUT (Federação Única dos Petroleiros) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). As críticas coincidem com o discurso da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), que na TV acusou a adversária de querer "acabar com o pré-sal". 

O ato realizado nesta segunda contou também com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem comandado a ofensiva contra sua ex-ministra do Meio Ambiente --principal adversária para a reeleição de Dilma. Marina e Dilma estão empatadas, segundo o mais recente levantamento feito pelo Datafolha. Ex-militante histórica do PT, Marina Silva deixou o partido em 2009, após militar por 30 anos na sigla. Na semana passada, ela chegou a se emocionar ao comentar as críticas do ex-presidente Lula. Para rebater os ataques, Marina e seu vice na chapa, Beto Albuquerque, também promoveram um ato em defesa do pré-sal, no Rio, na semana passada. Na ocasião, a presidenciável afirmou ter sido vítima de "boatos" e "mentiras" sobre o tema no Estado, que vai receber investimentos com a exploração do petróleo. 

Fonte:http://www.tnonline.com.br/noticias/politica/4,291252,15,09,2-no-rio-lider-do-sem-terra-promete-protestos-diarios-se-marina-for-eleita.shtml


Romaria se encerra com louvor à ‘Mãe das Dores’


Nas capelas do Socorro dos Salesianos, a movimentação de fiéis também foi intensa, ontem, em que, além das orações, os peregrinos pagaram promessas, renovaram a fé e aproveitaram para realizar novos pedidos

Juazeiro do Norte. Milhares de fiéis participam hoje, neste município, do encerramento dos festejos em torno de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. As comemorações à santa foram iniciadas no dia 31 de agosto e sob o tema: “Em romaria, com a Mãe das Dores, levemos a todos a alegria do Evangelho”, reuniu cerca de 400 mil peregrinos, oriundos de diversas localidades do Nordeste, na cidade que é chamada pelos romeiros de “capital da fé”. A despedida dos fiéis acontecerá após a tradicional procissão de encerramento, que percorrerá as principais ruas da cidade a partir das 17 horas.
Após a realização da procissão, os fieis retornarão ao adro da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde por volta das 19 horas o bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, realizará missa campal de despedida e abençoará os peregrinos que participaram das comemorações deste ano. Um show pirotécnico marcará oficialmente o fim da festa que abre o ciclo de romarias, que se estende até o mês de fevereiro do próximo ano, em Juazeiro do Norte.
Ontem, milhares de fiéis participaram de um dos momentos de maior emoção no período da romaria: a bênção dos veículos que transportam os romeiros à terra do “padim Ciço”. Caminhões pau-de-arara, ônibus de excursões, topiques e vans, além de motocicletas e carros de passeio, permaneceram perfilados numa grande extensão da Avenida Castelo Branco. Isso ocasionou um congestionamento gigantesco que se iniciou próximo ao Cariri Garden Shopping e se estendeu até a Avenida Aílton Gomes. Na capela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais de Padre Cícero, a movimentação de romeiros foi intensa. O fluxo de fiéis também foi grande na Capela dos Salesianos onde além das orações, os peregrinos pagaram promessas, renovaram a fé e aproveitaram para realizar novos pedidos.

Testemunhos

“Minha filha sofreu um acidente de trânsito e durante muitos meses ficou sem conseguir movimentar a perna esquerda. Por interseção de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, hoje ela já consegue caminhar e com fé em Deus estará brevemente completamente curada. É a primeira vez que participo dessa romaria e pretendo nunca mais deixar de vir ao Juazeiro enquanto estiver vivo”, diz emocionado o aposentado Luiz Paulino de Freitas, da cidade de Lagoa da Canoa, em Alagoas. Na Praça do Romeiro, a movimentação dos peregrinos ainda se mantém muito grande. Ontem, motoristas que trafegavam pelas imediações do logradouro precisaram ter paciência por conta da morosidade do trânsito, ocasionada pelo grande número de caminhões e ônibus.

” Quem vem pra esse lado da cidade em época de romaria saber que nessa área não tem como não existir congestionamento”, observou Evandro Rodrigues Cruz, motorista de um ônibus que transportava romeiros de Pernambuco. 

O comerciante Jorge da Silva é natural de Maceió (AL) e desde os cinco anos de idade participa das romarias em Juazeiro do Norte. Devoto fiel de Padre Cícero e da Mãe das Dores, ele diz que aprendeu a ter fé com os pais, também devotos dos dois maiores ícones religiosos da cidade. “Hoje eu trago minha família pra participar da festa. Todo ano estamos aqui. Sou devoto de “padim Cícero” e de Nossa Senhora e as romarias são sempre um momento de reforçar nossa crença”, avalia.

Comércio

A presença dos romeiros em Juazeiro do Norte durante o período de festa e romaria de Nossa Senhora também oportunizou aquecimento junto à economia local. Hotéis e pousadas permaneceram lotadas e nos bares e restaurantes da cidade o fluxo da clientela também aumentou. Como observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, ressaltou ser este um momento rico para o setor de serviços no município. O padre Joaquim Cláudio, pároco e administrador da Basílica Santuário, avalia que o grande número de romeiros presentes na cidade durante o período dedicado à Mãe das Dores também representou a confiança e a fé do peregrino junto à Igreja.

Reverência
” É um momento de renovação da nossa fé. Hoje trago minha família para ensinar o que aprendi com meus pais”
Jorge da Silva - Comerciante

Mais informações:
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro – Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3572.3850
Roberto Crispim - Colaborador - Diário do Nordeste
Fotos: rozélia costa


Violência no Ceará: Fortaleza tem taxa de homicídios 7,5 vezes maior do que São Paulo!


São 1.545 homicídios de janeiro a agosto na capital cearense


Com 2,6 milhões de habitantes,Fortaleza tem taxa 7,5 vezes maior de homicídios do que a cidade de São Paulo, com uma população quase cinco vezes superior, de doze milhões de pessoas. De janeiro a julho deste ano,Fortaleza registrou 1.231 homicídios. No mesmo período, a capital paulista ficou com 766 crimes dessa natureza. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e de São Paulo, respectivamente. São 6,4 mortes por cem mil habitantes na maior metrópole da América Sul, contra 47,8 da capital cearense (7,4 vezes mais). Esses números colocam Fortaleza como a 7ª cidade mais violentas do mundo, segundo a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, e puxam para cima os indicadores de homicídios no Ceará.

Na quarta-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública do Ceará divulgou que em agosto foram notificados 314 homicídios no estado, sendo o segundo mês consecutivo de redução. Em junho foi de 338. Desde dezembro passado, o estado foi dividido em 18 áreas integradas de segurança (AIS) num esforço para reduziras taxas de criminalidade. Seis dessas AIS são em Fortaleza e em apenas duas delas houve redução dos homicídios, segundo a SSPDS.

Via Tribuna do Ceará


Juiz condena o ex-prefeito do Crato, Zé Adega a devolver R$ 81,8 mil aos cofres públicos


O ex-prefeito do Município do Crato, José Aldegundes Muniz Gomes de Matos, conhecido popularmente como Zé Adega, foi condenado a devolver R$ 81.851,56 aos cofres públicos. Além disso, teve decretada a indisponibilidade dos bens para garantir o ressarcimento.

A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa sexta-feira (12/09), é do juiz José Batista de Andrade, titular da 1ª Vara Cível do Crato. Segundo os autos (nº 26060-03.2010.8.06.0071/0), o Município do Crato ajuizou ação civil pública contra José Aldegundes, alegando que o ex-gestor causou prejuízo de R$ 140.212,30 ao erário, no exercício de 1992, conforme apurou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entre as irregularidades estão a retenção incorreta do imposto de renda incidente na fonte, no valor de R$ 3.422,41; saldo disponível de R$ 44.271,43 para o exercício de 1993, demonstrado no Balanço Geral, incompatível com a realidade; construção de Praça no Balneário da Nascente, com diferença de R$ 22.635,96; e construção das fundações do Centro de Zoonoses, com diferença de R$ 16.432,43.

Em função disso, o ente público requereu a devolução dos valores e a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito. Na contestação, José Aldegundes defendeu que seria necessário realizar perícia contábil para constatação de eventual débito e real valor decorrentes da decisão do TCM. Ao julgar o processo, o magistrado constatou que a soma dos valores, decorrente dos itens onde o TCM encontrou irregularidades totaliza R$ 98.283,99 e não R$ 140.212,30 como informado na inicial. “Além disso, a irregularidade consistente na construção das fundações do Centro de Zoonoses, com uma diferença de R$ 16.432,43, foi sanada por ocasião do Recurso de Reconsideração nº 7701/94”. Ressaltou, ainda, que “o pedido de realização de perícia feito pelo promovido não deve ser acolhido porque ao Poder Judiciário não cabe revisar valor de débito imputado a ex-prefeito por Tribunal de Contas, se atendido o devido processo legal administrativo”, conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por isso, determinou o pagamento de R$ 81.851,56, devidamente corrigido, a partir do evento danoso, além de decretar a indisponibilidade dos bens.

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará


EUA lançam primeiro ataque aéreo contra o EI nos arredores de Bagdá


Washington, 15 set (EFE).- Os Estados Unidos lançaram nesta segunda-feira no Iraque seu primeiro ataque aéreo contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) ao sudoeste de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte oficial do Departamento de Defesa.

Até agora, a ofensiva americana contra o EI no Iraque, que começou no dia 8 de agosto, tinha se limitado a posições dos jihadistas no norte do país para proteger seu pessoal e por razões humanitárias. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na última quarta-feira que a operação militar contra o EI seria estendida para a Síria e se intensificaria no Iraque, com mais ataques aéreos para dar apoio às forças iraquianas e curdas que lutam no terreno contra os extremistas islâmicos. "O ataque aéreo ao sudoeste de Bagdá é o primeiro de nossa campanha estendida para dar apoio às forças iraquianas, além de proteger nosso pessoal e das missões humanitárias", explicou o Comando Central dos Estados Unidos em comunicado.
O bombardeio ao sudoeste da capital iraquiana tinha como alvo uma posição do EI que estava abrindo fogo contra as Forças de Segurança iraquianas (ISF, sigla em inglês) e foi concluído com sucesso. Os ataques aéreos dos Estados Unidos no Iraque tiveram como objetivo até agora romper o cerco do EI a milhares de civis de minorias religiosas no Monte Sinjar, assim como proteger a estratégica represa de Mossul e a cidade de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
Também nesta segunda-feira, os Estados Unidos bombardearam seis veículos do EI nas proximidades do Monte Sinjar. Com isso, já são 162 ataques aéreos no Iraque desde o início da campanha há mais de um mês.

Devido à ampliação da campanha no Iraque, Obama autorizou na semana passada o envio de mais 475 militares ao país, o que faz com que o total chegue a aproximadamente 1.600 desde o começo dos ataques. No entanto, os Estados Unidos descartam o envio de tropas de combate terrestre e insistem que a campanha é muito diferente das guerras da última década no Iraque e no Afeganistão. 

EFE



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31