xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 setembro 2014

Para você Refletir -Por Maria Otilia

É período de campanha eleitoral. E infelizmente tudo se repete.Iniciando por alguns  eleitores que não sabem respeitar a opinião e o desejo dos outros. Esquecendo que comparecer a sessão eleitoral é obrigatório, mas que a efetivação do voto  lá na cabine,seja válido ou inválido é uma opção livre.
Lembramos aqui que cada cidadão é livre para externar, seja nos sites de relacionamentos, ou em  rodas de conversas, qual o seu candidato preferido. Não devendo exacerbar a sua vontade em detrimento da escolha do outro.Inclusive gerando desavenças, intrigas, ódio,etc. Até porque os nossos candidatos na maioria deles, não merece este tipo de comportamento dos eleitores. Na eleição passada, alguns candidatos eram de partidos diferentes dos que estão coligados hoje. Ontem se diziam opositores de alguns e hoje estão no mesmo palanque.Daí a necessidade de todos nós eleitores, respeitar, acolher com serenidade a opinião do outro e acima de tudo não coagir, principalmente aquelas pessoas que estão em cargos comissionados. Não podemos e nem devemos reproduzir  o período tão sofrido da ditadura militar.O mundo atual requer pessoas que representem a liderança de uma forma holística, com visão de um mundo mais aberto as mudanças, que sejam mais tolerantes, que queiram governar com o apoio de muitos. Afinal aquele que pensa em governar sozinho não vai a lugar nenhum.
Para que possamos fazer uma releitura  deste momento  que estamos vivendo, posto uma bela fábula que fala da intolerância e do individualismo. Boa leitura.

O TIGRE, O  PAVÃO E  O  RATO: UMA FÁBULA SOBRE  A  INTOLERÂNCIA  E  O INDIVIDUALISMO
Conta-se que na famosa arca de Noé, em meio ao dilúvio que quase destruiu a vida na Terra, animais muito diferentes tiveram que conviver em caráter especial, e pela emergência da situação em si, que ameaçava a permanência de todas as espécies, animais que jamais travariam contato entre si na vida real , por um curto espaço de tempo iniciaram um tipo de "conhecimento" e "relação". Assim ocorreu com o grupo localizado bem na popa da arca, e que era constituído por um casal de tigres, de pavões e de ratos.
O Tigre, durante todo o percurso da arca pelas tenebrosas águas do diluvio, permanecia em total silêncio, apenas observando à tudo e à todos , tentando conter seus instintos predadores. Na verdade, este comportamento "observador", não lhe era de todo estranho , visto lembrar-se das savanas onde já vivera e onde costumava permanecer à espreita , protegendo sua prole em seu território , garantindo assim a sobrevivência de sua espécie . Apesar de solitário, o animal em questão tinha gravado em seu DNA a tendência irreparável de ser protetor dos indefesos , o que lhe fêz receber uma justa homenagem de todos os animais da Terra : pouco antes do dilúvio, recebera uma condecoração como SÍMBOLO DA LUTA PELA CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES.
Enquanto a chuva caía copiosamente e Noé(nosso bravo defensor da vida terrestre) tentava amarrar as cordas e endireitar o leme evitando a adernagem da embarcação,na popa outros problemas aconteciam.Os ratos, que originalmente eram apenas um casal, depressa multiplicaram-se , de tal sorte que em curto espaço de tempo a comida passou a lhes faltar, e passaram a objetivar a comida de outras espécies. O Tigre lhes observava com olhar de âmbar e em determinado momento não lhe passou desapercebido um curioso fato: um dos ratos fuçava a comida do Pavão porem aguardava que outro viesse e comesse primeiro. Numa das vezes a comida estava estragada e , o rato que se alimentara primeiro morrera instantaneamente. Os demais deixaram-no morrendo à mingua e sozinho e partiram para cima da comida de outras aves.O Tigre achou este comportamento tão estranho e tão individualista, mas permanecia em total silêncio , só anotando suas impressões em sua caixa de memória felídea.Individualismo?_pensava ... Como podem sobreviver os ratos em tanta quantidade se não têm nenhum sentimento de solidariedade com os ratos de sua espécie? Porem nem bem acabara de assim pensar, percebeu que a barbárie estava ainda por acontecer: como faltava comida na nau insensata de Noé, os ratos passaram a devorar-se entre si! E, para piorar, haviam contaminado com suas fezes e suas pulgas , os parcos alimentos de outras aves.E o Tigre ainda em silêncio, trabalhava contra seus instintos, pois desejava na verdade devorar toda aquela parafernália roedora e acabar com a peste que rondava a embarcação e ameaçava o grupo, , mas algo lhe dizia que prudência e inteligência eram a herança de seus antepassados , a que ele não poderia jamais relegar. E, apesar da intolerância do Rato contra seus próprios pares, o Tigre, num misto de perplexidade e impotência momentânea, limitava-se apenas a anotar tudo em sua caixa mnêmica através de seus olhos penetrantes.
Ocorre que lá pelo trigésimo dia da epopéia, um alvoroço acordou de sobressalto à todos da arca e , mais uma vez, a confusão vinha da popa :uma ave que possuía um lindo rabo em leque, de colorido exuberante , num profundo azulado entremeado com amarelo , branco e verde, gritava de modo ensurdecedor.Bem que o Tigre já havia percebido aquela ave bela por fora , agitar-se de modo pedante à sua frente, fazendo-lhe caras e bocas e esfregando a cauda aberta em leque em seu focinho para provocar-lhe.Mas naquela manhã de chuva bárbara, um fato inusitado chamou mais a atenção do Tigre: o Pavão(este era o nome da ave histérica) gritava de modo ensurdecedor e seus gritos penetravam a noite ,tirando o sono de todos os animais .. Era autoritária a ave azul e, apesar de belíssima, prosseguia ameaçando com bicadas quem se aproximava do que ela determinara como sendo seu territorio. Aliás, o Pavão achava que da popa à proa tudo lhe pertencia: as parcas comidas dos ratos, a carne dada ao Tigre ,as comidas de outros bichos, a comida de Noé, a agua dos bebedouros e os cantos de descanso e a própria arca em si..Tudo ,segundo sua ordem e "autoridade" lhe pertencia e os ratos corriam assustados, abaixavam a cabeça e se resignavam , enquanto ouviam aqueles gritos estridentes. Gritava o Pavao exigindo atenção só para si, e zombava dos diferentes animais, por conta de suas diversas cores, seus tamanhos por vezes desengonçados e do modo como se comportavam . Sentia-se o melhor, o mais bem formado, o perfeito e todos os diferentes lhe causavam repugnãncia e agressividade. Pensava o Rato e sua família mudarem-se para a proa, infectando a água dos animais que lá habitavam, quando subitamente o Tigre rugiu tão alto e tão forte que o vento parou de soprar e a chuva deu uma trégua , como que respeitando a autoridade máxima do Tigre.
No silêncio que se seguiu ao rugido, onde até Noé parou seu trabalho assustado, o Tigre pela primeira vez dirigiu sua palavra aos tripulantes da arca,em um timbre africano de barítono dizendo-lhes:

- Há um longo caminho a percorrermos juntos, até que todo o dilúvio se acabe.Se os ratos continuarem devorando-se e contaminando agua e alimentos de todos e se o Pavão continuar em sua empreitada imperialista e individualista, afastando os legítimos representantes de cada espécie, não chegaremos vivos a lugar algum. Tolerarei os ratos infectos e canibais e os Pavão histérico e territorialista, farei ouvidos de mercador e vista cega às arbitraridades , à futilidade do Pavão e a peste engendrada em cada rato, porem que fique claro que não medirei esforços para defender à todos os animais desta arca, que necessitam chegar sãos e salvos ao fim desta jornada, para que o mundo seja um mundo de fato e de direito, com diversidade, com democracia no coexistir das diferenças , com a necessidade vital de solidariedade entre as espécies e a exortação da vida em grupo, como bem mais preciosos que Deus nos deu.

E dizendo isso, pegou o Pavão pelo pescoço e colocou-o num poleiro e empurrando o Rato para sua toca, determinou que cada um ficasse a partir daquele dia em seusdevidos lugares, sob pena de que seus instintos predadores não serem mais contidos e ele devorasse os desordeiros.

A chuva principiou a cair, e o Tigre voltou ao seu lugar.Recostou levemente sua cabeça na leoa e adormeceu. Noé seguiu endireitando o leme da história, e os animais seguiram viagem, até que numa manhã de primavera a inundação terminou e os habitantes da arca desceram finalmente à terra firme, sãos, salvos e em total liberdade.
 Autor desconhecido.

Crato-CE: Professor e acadêmica de enfermagem morrem em acidente na Chapada do Araripe


Uma colisão registrada por volta das 16h30min desta sexta-feira no Km 14 da CE-292 que liga os municípios de Crato e Exu (PE), resultou na morte de um casal de professores juazeirenses. George Ronan Pereira Pinheiro, de 26, residia na Rua Santa Inês (Franciscanos) e Rita Samara de Sousa Vidal, de 19 anos, morava na Rua Joaquim da Rocha no bairro Pirajá.

Os dois viajavam em um veículo Corsa Classic Sedam de cor prata e placas OIP-7142, inscrição de Juazeiro, que vinha na direção do Crato e bateu em um caminhão Mercedes Benz 1620 de cor vermelha e placas KJJ-9982, inscrição de Ipubi (PE), dirigido por Amilton Batista Primo, de 43 anos, residente no bairro Serrolândia em Ipubi que seguia na direção do Pernambuco.

Bombeiros fizeram o resgate dos corpos (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)


Segundo testemunhas, o Corsa desenvolvia boa velocidade e, provavelmente, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva quando invadiu a contramão batendo de frente no caminhão. Ela ficou presa às ferragens e militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) convocaram o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate do corpo. Durante algum tempo, o trânsito ficou interrompido na estrada causando um grande congestionamento de veículos, enquanto os corpos eram levados no rabecão para serem necropsiados no IML de Juazeiro.

Demontier Tenório - Agência Miséria


O povo não é bobo (postado por Armando Rafael)


Depois que os jornalistas Wiliam Bonner e Patrícia Poeta (leia-se: a direção da Rede Globo) “massacraram “ os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos (este, na véspera da sua morte), um cidadão – Rodrigo Constantino –  postou na Internet a nota abaixo, dirigida ao Bonner. São pertinentes as sugestões que Constantino apresentou ao jornalista William Bonner. Confira:

“Particularmente, acho que não vão aliviar muito para o lado de Dilma. O Brasil todo estará de olho. Sabemos como muitos amam odiar a TV Globo, mas eu teria mais cautela no ataque. É verdade que já fizeram uma concessão indevida, ao marcar a entrevista(com Dilma) para Brasília, com a “montanha” indo a Maomé, e não o contrário. Sabemos que o candidato fica mais à vontade em “casa”, e julgo isso um privilégio equivocado. Mas vamos esperar…E, para ajudar, seguem algumas sugestões de perguntas que poderiam ser feitas por Bonner e Poeta a Dilma:

1. A senhora quebrou uma loja de bugigangas, e agora é a economia brasileira toda que começa a ratear. O que lhe deu na cabeça para achar que era uma boa gestora?
2. A fama de “faxineira ética” não é completamente absurda, uma vez que vários autores de “malfeitos”, eufemismo que a senhora usa para corrupção, permanecem em seu governo?
3. Quem a senhora pretendia engambelar com os tais “malabarismos contábeis”, truques rudimentares para ocultar a enorme deterioração das contas públicas, mas que não enganam ninguém?
4. A senhora não acha que foi uma sacanagem com todos os brasileiros, em especial os mais pobres, despertar o dragão da inflação novamente, que já vinha sendo domado desde o Plano Real feito pelos tucanos e rejeitado pelo PT?
5. Por que o PT “acusa” tanto os tucanos de “privatistas”, como se privatizar fosse coisa do Capeta, se a senhora mesma realizou privatizações também?
6. Em pleno século 21, “presidenta”, a senhora não considera nefasto importar escravos cubanos para atuarem como enfermeiros e financiar, com isso, a ditadura mais cruel do continente?
7. Por que tanta dificuldade em finalizar um raciocínio que tenha sentido e lógica? Há algum problema cognitivo do qual os eleitores precisem saber?
8. Recentemente, seu governo soltou nota condenando Israel e deixando de mencionar o Hamas. A Autoridade Palestina chegou a receber verbas de seu governo no passado, que podem até ter sido usadas para construir os milionários túneis dos terroristas para atacar inocentes judeus. Por que sempre se aliar ao que há de pior no mundo?
9. A Petrobras, maior empresa do país e outrora motivo de “orgulho nacional”, é hoje uma das mais endividadas do mundo e já perdeu metade de seu valor durante sua gestão, além de virar palco de infindáveis escândalos. Quando a senhora cai nas pesquisas, as ações da estatal disparam. Podemos esperar um pedido de falência caso a senhora seja reeleita?
10. Seu governo é o responsável por uma das piores taxas de crescimento da história de nossa República, e não adianta culpar os astros ou alguma crise internacional, pois quase todos os países emergentes crescem bem mais, e com bem menos inflação. Por que pedir mais quatro anos aos eleitores? Para transformar nosso país em uma Argentina ou Venezuela de vez?
Espero ter ajudado, Bonner!
Rodrigo Constantino”

CIDADE DO INTERIOR CEARENSE CONSTRÓI ESTÁDIO INSPIRADO NO COLISEU DE ROMA


A Prefeitura de Alto Santo já investiu R$ 900 mil na obra 

Localizado a 242 km de Fortaleza, o município de Alto Santo possui uma obra com característica inusitada, que tem atraído olhares curiosos por quem passa perto da construção. Por sua arquitetura única, o futuro estádio da cidade já promete virar um marco. Afinal, a futura casa do Alto Santo Esporte Clube é inspirada no Coliseu de Roma, na Itália. Não bastasse o visual diferente, o estádio, ainda sem nome oficial, terá proporções bem maiores que o compreensível para uma cidade de 16 mil habitantes. A capacidade ao final da construção será de 20 mil lugares, o suficiente para caber toda a população local, sobrando espaço para visitantes de municípios vizinhos.Estádio pode ser utilizado no Campeonato Cearense 2015 (Foto: Rodolfo Lira/Alto Santo É Notícia/Divulgação). Apesar de já estar com o campo 100% concluído, o Coliseu não recebe jogos oficiais, pois o Alto Santo não é profissional. Por enquanto, são feitos treinos físicos de crianças e adolescentes, pelo programa Segundo Tempo. De acordo com o secretário de Esportes, Márcio Jeine, o município conta com 100 atletas de categorias de base, com meninos e meninas entre 9 e 17 anos, que utilizam o gramado. Sobre a conclusão da obra, ele destaca que o Coliseu está 60% a 70% concluído. “Temos uma arquibancada para 6 mil torcedores e 150 metros da fachada completa, mas estamos tentando acelerar a obra para que possamos acabar até o fim do ano, com capacidade para 20 mil torcedores”, diz Jeine.

Estádio caberá 20 mil pessoas, 4 mil a mais do que a população da cidade (Foto: Rodolfo Lira/Alto Santo É Notícia.com/Divulgação) Entretanto, o secretário admite que ainda faltam banheiros, vestiários e boa parte do muro que irá circundar o estádio. A ideia do prefeito, segundo Jeine, é finalizar a obra no final do ano, para a inauguração com um jogo oficial.
A verba para a construção veio da Caixa Econômica Federal, que disponibilizou R$ 900 mil. De acordo com relatório recebido pelo banco, os muros de contorno do terreno e muros de arrimo e acessos estão com 74,17% das obras executadas. Sobre as arquibancadas, 90,16% das obras estão finalizadas. Do recurso federal, já foram executados R$ 357 mil. Questionado se essa verba seria mais útil se fosse usada para outro fim, o secretário defendeu a necessidade de um estádio no município.

Fonte: Tribuna do Ceará e Tianguá em Foco


Reunião de emergência no Planalto avalia estrago causado por delator no caso da Petrobras


Auxiliares de Dilma veem prejuízo na base aliada, mas lembram que Costa mantinha contato com os mais variados partidos

BRASÍLIA - O alívio que as recentes pesquisas eleitorais deram à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff foi interrompido nesta sexta-feira, 5, depois que o portal do Estado revelou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa apontou em seu depoimento à Polícia Federal que pelo menos 32 parlamentares, um governador e cinco partidos políticos receberam propina decorrentes de contratos negociados pela estatal com outras empresas. Assim que desembarcou em Brasília, no final da tarde desta sexta, depois de dias de uma agenda carregada em campanha nos últimos dias, Dilma convocou uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada para avaliar o estrago da denúncia. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, foi o primeiro a se reunir com ela.

À espera. 

No Alvorada, todos aguardavam a divulgação dos termos e possíveis envolvidos na delação premiada que motivou o depoimento de Costa à Polícia Federal para ter ideia exata do estrago que isso possa ocorrer no governo e na campanha à reeleição. No círculo próximo à presidente, a primeira avaliação foi a de que até aquele momento as informações com os nomes das pessoas que estavam sendo citadas eram as mesmas que circulavam nos bastidores, como o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e dos deputados André Vargas (sem partido-PR) e Luiz Argôlo (SD-BA). Há preocupação com o que ainda está por vir e qual o tamanho do estrago que isso poderá provocar na campanha dos aliados do governo.

Um dos interlocutores da presidente lembrou que Costa, na Petrobrás, não tinha vínculos apenas com o governo, mas com inúmeros partidos. O problema, portanto, pode se espalhar em várias direções.

Fonte: Estadão



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31