xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 setembro 2014

Ebola: 27 pessoas têm monitoramento preventivo em Cabo Verde


O governo de Cabo Verde informou hoje (5) que 27 pessoas estão sendo monitoradas preventivamente pelas autoridades sanitárias do país por causa do vírus ebola e garantiu a inexistência de qualquer caso.

A informação foi dada pela ministra da Administração Interna, Marisa Morais, em entrevista sobre a decisão do governo de autorizar excepcionalmente a entrada em Cabo Verde de cidadãos estrangeiros que tenham transitado pelos países do Oeste africano afetados pelo vírus nos últimos 30 dias. Marisa Morais não adiantou a nacionalidade dos 27 cidadãos – que podem ter visitado o Senegal, a Guiné-Conacri, Serra Leoa, a Libéria ou Nigéria - e garantiu que Cabo Verde está "preparado" para enfrentar eventuais casos da febre hemorrágica.

Sobre a medida governamental, a ministra cabo-verdense disse tratar-se de um "aditamento" à decisão de proibir a entrada de cidadãos estrangeiros que tenham transitado ou sejam procedentes daqueles cinco países, que entrou em vigor no arquipélago no dia 1º deste mês. "Podem, por razões humanitárias, de emergência médica, econômicas ou outras de relevante interesse público, ser autorizadas entradas no território nacional mediante despacho do primeiro-ministro [José Maria Neves]", explicou Marisa Morais. Manifestando a "solidariedade" do governo aos países afetados, ela disse que a entrada de cidadãos nesse contexto será feita caso a caso e que a ponderação caberá a especialistas sanitários. Vai ser mantido, no entanto, o controle aos transportes aéreos e marítimos da Costa Oeste africana, com a redução dos voos diretos entre a Cidade da Praia e Dacar, a única capital do Oeste africano para onde voa a empresa cabo-verdense TACV.

A epidemia surgiu em fevereiro deste ano, com casos, até hoje, no Senegal, na Guiné-Conacri, em Serra Leoa, na Libéria e Nigéria, matando cerca de 1.900 pessoas.

Agência Brasil


Ucrânia: novas sanções contra Rússia podem ser suspensas no caso de cessar-fogo



As novas sanções econômicas previstas contra a Rússia poderão ser suspensas no caso de entrar em vigor um cessar-fogo na Ucrânia, declarou hoje (5) o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond, na Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Newport, no Reino Unido.
“O mais razoável é avançar no plano para impor novas sanções. Se depois houver um cessar-fogo, se ele for assinado e entrar em vigor, então poderemos considerar um levantamento das sanções”, disse Philip Hammond. O ministro disse que existe “muito ceticismo” quanto à aplicação do cessar-fogo e adiantou: “Para já, não queremos ter distrações quanto à nossa determinação de impor novas sanções para responder à grande incursão de forças russas na Ucrânia." Os Estados Unidos estão preparando, em estreita coordenação com a União Europeia, novas sanções econômicas contra a Rússia para acentuar a pressão sobre Moscou. Também ocorrem hoje em Minsk, na Bielorússia, negociações pelo chamado grupo de contato – que reúne representantes da Rússia, da Ucrânia e dos rebeldes separatistas ucranianos – para um cessar-fogo no Leste da Ucrânia, palco de confrontos sangrentos nos últimos meses entre forças ucranianas e separatistas apoiados pela Rússia.

Agência Lusa - Agência Brasil


Inflação oficial fecha agosto em 0,25% e acumulado passa teto da meta



A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou agosto em 0,25%. Em julho, a taxa havia ficado em 0,01% e em agosto do ano passado, a taxa foi 0,24%. Segundo dados divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula taxas de 4,02% no ano e 6,51% em 12 meses, pouco acima portanto do teto da meta do governo, que é 6,5%.

A inflação em agosto continuou sendo puxada pelo grupo de despesas habitação que, com taxa de 0,94%, respondeu por mais de metade do IPCA. Os principais itens individuais responsáveis pela alta do índice foram o de empregados domésticos, 1,26% mais caro, e energia elétrica com variação de 1,76% em agosto. Os alimentos, por sua vez, com uma deflação (queda de preços) de 0,15%, foram os principais responsáveis por evitar uma alta mais acentuada do IPCA.

Agência Brasil


Marina visita moradora de Guarulhos e volta a defender escola em tempo integral



Durante visita à casa da cabeleireira Cleide Alves da Silva, no Jardim São Manuel, hoje (5), em Guarulhos (SP), a candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) voltou a defender a escola de tempo integral, um de seus programas de governo. No local, Marina foi saudada pela família de Cleide e por seus vizinhos.

Cleide, que se declarou eleitora de Marina e se voluntariou para montar uma Casa de Marina e de Beto [um espaço de militância da campanha] em sua residência, é casada e tem dois filhos, um deles, de 7 anos, com síndrome de Down. “Tenho um filho que é especial e tudo fica muito a desejar. Não consigo trabalhar em tempo integral porque não existe escola aqui que pegue o meu filho em período integral. Então, só consigo trabalhar depois que ele vai para a escola”, disse a cabeleireira, que aprova o projeto de escola integral da candidata.

“Estamos aqui com Cleide nos comprometendo com a escola de tempo integral, para que crianças com necessidades especiais, como é o caso de Leonardo [filho de Cleide], e para que outras crianças que tenham as mesmas dificuldades possam ser acolhidas em uma escola que promova a educação inclusiva e faça o estímulo correto para que elas possam ser integradas adequadamente à sociedade e que seus pais possam ter também condições de trabalhar”, disse a candidata. Ela defendeu também a criação do passe livre e de creches “para que as mães possam deixar seus filhos”.

No local, Marina desmentiu uma reportagem publicada hoje pelo jornal O Dia que diz que a candidata seria favorável a um projeto de lei que tira recursos de estados produtores de petróleo, tal como o Rio de Janeiro. “Uma série de mentiras estão sendo lançadas no Rio de Janeiro. Nosso compromisso é com a exploração do pré-sal, sem prejuízo dos estados produtores em relação aos royalties”, disse ela, acrescentando que, para fazer a escola de tempo integral, os recursos viriam da exploração do petróleo.  

Marina falou ainda que sua equipe econômica “terá compromisso com a meta de inflação e com os juros baixos e a recuperação da credibilidade”.

Agência Brasil

Operação de combate ao crime prende quase 400 no Nordeste


A Operação Brasil Integrado fez 374 prisões e apreendeu 5,2 toneladas de explosivos, entre os dias 2 e 4 deste mês, nos nove estados do Nordeste. O balanço da operação, que usou a estrutura de segurança instalada para a Copa do Mundo, foi apresentado hoje (5) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Foram desarticuladas três quadrilhas e apreendidas 1,4 mil munições. O planejamento da ação começou com um mês de antecedência e envolveu efetivo de 9,2 mil homens das polícias civil, militar e federal; da Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros e do Exército.

O balanço indica que na comparação entre os dias da operação e o mesmo período do ano passado houve, na média geral, queda de 98% nos roubos a bancos, de 32% no roubo de veículos e de 25% nos casos de homicídio doloso.

O ministro da Justiça explicou que a ação no Nordeste cumpre o plano de usar equipamentos e estrutura adquiridos para a Copa do Mundo, como ocorreu com os quatro Centros Integrados de Comando e Controle instalados para o campeonato mundial, em quatro capitais do Nordeste: Fortaleza, Recife, Natal e Salvador.

Eduardo Cardozo disse a operação foi um teste e deve ocorrer também nas demais regiões. “É nosso objetivo prosseguir no Nordeste e levar esse tipo de operação para outras regiões de maneira que possamos começar a ter regionalmente a criação da estrutura e depois possamos ter também um plano nacional de operações”, disse.

Fonte: Agência Brasil


Professores de Barbalha também deflagram greve


Segundo manifestantes: "Falta só Juazeiro do Norte"...





Depois do Crato, agora é a vez dos professores da rede municipal de ensino de Barbalha aprovarem estado de greve por tempo em determinado. A decisão foi tomada durante assembleia geral da categoria na noite desta quinta-feira (4), e na manhã desta sexta-feira (5) foi protocolada junto ao Poder Executivo de Barbalha. Como é necessário por lei o prazo de três dias (72 horas), para se iniciar o movimento de paralisação dos professores, a categoria espera até a terça-feira (9) para ouvir alguma proposta do prefeito Zé Leite, evitando assim, a paralisação da aulas em Barbalha.

Os professores reivindicam, principalmente reajuste na gratificação da regência de sala de aula, cujo aumento dado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) é de 22,5% por cento no piso da categoria, mas que segundo o sindicato, o município tem pago apenas 8%. O prefeito Zé Leite e nem sua assessoria foram localizados até o início da tarde desta sexta-feira (5) para falar sobre o assunto.
Nota: No Crato, os professores estão em greve desde 12 de agosto.

Via Jornalista Flávio Pinto


Ciro Gomes chama Eunício de “ladrão”



Ciro Gomes não tem papas na língua mesmo. Na passagem de Dilma Rousseff pelo Ceará, nessa quinta-feira, ele voltou a bater no candidato a governador pelo PMDB, Eunício Oliveira. Questionado pelos jornalistas sobre como vê o crescimento do patrimônio do candidato, não poupou: “O que eu acho mesmo, é que ele é ladrão”. Ciro disse saber como Eunício Oliveira cresceu sua fortuna pessoal, que, em 2010, era, segundo declaração feita à Justiça Eleitoral, de R$ 36 milhões. Neste pleito, o patrimônio declarado foi de RS 99 milhões.

“Eu sei como foi. Contratos com agências federais”, disse ao citar a empresa Manchester Serviços Ltda.. Ele disse ainda que Eunício assinou contratos milionários com a Petrobrás. Sem licitação.

* A Assessoria de Imprensa do candidato Eunício Oliveira não quis responder ataques de Ciro Gomes. ( Eliomar de Lima )

Eunício e Ciro – Até bem pouco tempo, convivência sem problemas.

“O promotor da 114ª zona eleitoral, Domingos Sávio de Freitas Amorim, requisitou, nesta terça-feira à Polícia Federal a abertura de inquérito policial contra o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes (Pros). A requisição parte de denúncia do candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), de que Ciro teria “reunido servidores do Estado com a finalidade de dar divulgação e distribuir dossiê que contém informações ‘comprometedoras’” contra sua postulação. A assessoria de Ciro Gomes afirmou que não comentará o assunto porque não houve notificação.

De acordo com o documento de requisição, ao qual O POVO teve acesso, Eunício Oliveira buscou diretamente a Polícia Federal para pedir a instauração do inquérito. No entanto, informado de que o inquérito só podia ser iniciado a partir de requisição ministerial ou por determinação judicial, o candidato recorreu ao Ministério Público Eleitoral.

Em sua decisão, o promotor afirma que “a divulgação contra o Noticiado (Eunício) ou a expectativa da divulgação, enseja, neste comenos, em sérios e irreparáveis danos à imagem do candidato, pois o emprego neste momento demonstra inegavelmente o interesse político em denegrir o candidato”.
Justiça

Em 25 de agosto, o juiz auxiliar da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Antônio Sales de Oliveira, determinou, em caráter liminar, que o governador Cid Gomes (Pros), Ciro Gomes, o candidato Camilo Santana (PT) e os demais integrantes da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando” estão proibidos de proferir ofensas contra o candidato ao Governo Eunício Oliveira.

A decisão partiu de representação eleitoral com pedido de liminar interposta pela coligação encabeçada por Eunício, “Ceará de Todos”, que acusa Ciro de fazer uso de palanque eleitoral “para promover propaganda negativa de cunho ofensivo em desfavor de Eunício Oliveira”.

Ciro

Apesar da decisão, na quinta-feira, 4, durante visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, Ciro chamou Eunício de “ladrão”. Questionado, em entrevista, sobre detalhes da denúncia, o peemedebista justificou: “Porque rouba”. Em seguida, voltou a lançar suspeitas sobre o aumento patrimonial do adversário. “Ele passou de R$ 36 milhões de fortuna pessoal, em 2010, para R$ 99 milhões, e a imprensa nunca publicou isso”, disse, em meio a ataques a jornalistas presentes.

(Com O POVO Online)



Vendaval deixa destruição em Iguatu


Em Iguatu, no Centro Sul do Estado, um forte vendaval atingiu a cidade no final da tarde desta sexta-feira (5). A pancada de chuva com forte ventania durou pouco mais de 20 minutos, tempo suficiente para deixar um grande rastro de destruição em muitos bairros da cidade. Um dos mais atingidos foi o bairro Cocobó. Uma antena via satélite de uma emissora de rádio foi derrubada, árvores foram ao chão e casas tiveram telhados e antenas parabólicas arrancadas pela força do vento. Placas publicitárias também foram atingidas. No bairro Veneza, a fachada de ferro do estádio Agenorzão foi derrubada. Assim como parte deste muro de uma empresa. O forte vento trouxe medo aos moradores. No parque do Rotary Clube onde está acontecendo a Expoiguatu um palco cultural e toda estrutura de som e luz também foram derrubados, assim como duas tendas que fazem parte da estrutura do evento. Uma delas chegou atingir levemente uma pessoa.

Segundo relatos do corpo de bombeiros, houve muitos registros de falta de energia e árvores derrubadas. No centro da cidade, semáforos ficaram sem funcionar. Agentes do Demutran controlaram o trânsito. Fachadas de lojas comerciais também sofreram as consequências do vendaval.

(Com informações do repórter Wandenberg Belém) - Roberto Moreira


Venezuela: Altar e 'Chávez Nosso' buscam transformar ex-líder em santo


Chávez agora integra parte dos santuários venezuelanos


"Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós, os delegados", rezava María Estrella Uribe, delegada do Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Vestida com camisa vermelha, a delegada pelo estado de Táchira proferiu a oração, inspirada pelo Pai Nosso da Igreja Católica, e foi ovacionada em um seminário do partido.

"Não nos deixe cair na tentação do capitalismo, mas livra-nos do mal da oligarquia, do crime de contrabando", termina o Chávez Nosso. A reza imediatamente provocou uma polêmica nas redes sociais. Ela é a mais recente estratégia dentro de um processo de "beatificação civil" de Chávez, por meio do qual seus herdeiros procuram converter o falecido presidente em uma figura que domine a dinâmica política da Venezuela como um deus inquestionável. Enquanto isso, na Terra, seus devotos defendem seu legado dos assédios do mal (a oligarquia, o Império, o contrabando).

Fé no socialismo

Hugo Chávez chegou aos santuários sincretistas populares da Venezuela muitos anos antes de sua morte. Figuras suas de gesso ou de plástico para veneração há muito são vendidas em lojas esotéricas ao lado de Simon Bolívar ou Negro Primeiro, outros civis da coleção de "santos" venezuelanos.
Durante o enterro do presidente, em março de 2013, uma senhora chorosa abraçava uma dessas figuras de Chávez vestido com roupa camuflada de paraquedista e boina vermelha e dizia, com a voz embargada:

"É mentira, ele não morreu, está vivo em meu coração e vai continuar a olhar por nós do céu, como fez a partir de Miraflores", disse, em referência ao palácio presidencial venezuelano.

Credito: Reuters

Veneração por presidente começou antes de sua morte

Em pouco mais de um ano, o chavismo tem procurado se tornar, além de proposta política, em uma espécie de plataforma quase religiosa em que se milita com a fé socialista. A adoração ganhou força depois que Chávez foi declarado "líder supremo" durante seu funeral, em março de 2013, e fotos gigantes a cores do ex-líder invadiram espaços públicos que rivalizam com as representações tradicionais de Simón Bolívar.

No discurso do presidente Nicolas Maduro e de seus ministros, onde antes havia referências a Bolívar, hoje aparecem citações a Chávez, que desalojou o Pai da Nação na retórica oficial.
Até sua obra leva sua assinatura, como se vê nas laterais de prédios de apartamentos de baixo custo que começaram a ser construídos no final de seu mandato. A mesma assinatura pode ser tatuada na pele. E são muitos os que querem ter o próprio comandante consigo, porque ainda acreditam nele e no seu poder benéfico mesmo depois da morte.

BBC


Cearense Luciano Franco é premiado pela 3ª vez no Festival de MPB do Conservatório de Tatuí


A 20ª edição do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí, do Governo do Estado de São Paulo, um dos maiores eventos do tipo no Brasil e o único a contar com uma orquestra completa à disposição dos participantes, premiou pela terceira edição consecutiva o compositor e multi-instrumentista cearense Luciano Franco. "Noite e dia", canção em parceria com o compositor Dalwton Moura, interpretada pela aplaudida cantora paulistana Luciana Alves, ficou entre as cinco melhores canções do festival realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, com o júri formado por nomes como o compositor Edu Santhana, o saxofonista Roberto Sion e o pianista Jether Garotti.

Interpretada por Luciana Alves, uma das mais reconhecidas cantoras da nova cena paulistana, "Noite e dia" foi gravada para o terceiro disco autoral de Luciano Franco, o primeiro dedicado a canções (sucessor dos CDs instrumentais "Luciano Franco", de 2005, e "Rio Novo", de 2009). O trabalho se encontra atualmente em fase de mixagem, tendo lançamento previsto para novembro.

A música foi registrada em duo, com Luciana e o consagrado pianista paulista Fábio Torres, ganhador do último Grammy, pelo disco "Song for Maura", gravado por ele com o Trio Corrente e com o clarinetista cubano Paquito d´Rivera. A gravação de Fábio Torres e Luciana Alves serviu de base para o desenvolvimento do arranjo da canção para orquestra, assinado por Celso Veagnoli, arranjador oficial do festival. O Festival de MPB do Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, que neste ano aconteceu de 29 a 31 de agosto, integra desde 1995, por decreto, o calendário oficial de eventos culturais do Estado de São Paulo. O evento acontece no belo Teatro Procópio Ferreira, integrante do Conservatório. Luciana Alves interpretou a canção na primeira eliminatória, realizada no dia 29, e na final promovida no último domingo, 31, contando com a Orquestra do Festival, regida pelo maestro João Maurício Galindo (um dos regentes da Osesp) e com o próprio Luciano Franco ao violão.

Foi a terceira vez seguida que Luciano Franco conquistou premiações no festival. Nas duas edições anteriores, realizadas pelo Conservatório em 2011 e 2012, obteve prêmios com outras parcerias com Dalwton Moura: as canções "Presságio", interpretada por Paulo Façanha, e "Baião sem fim", defendida por Edinho Vilas Boas, eleito pelo júri o melhor intérprete do festival. Edinho Vilas Boas também participou do festival 2014, com a canção "Feito tatuagem", parceria dele com a cantora Marisol Senese e interpretada por ambos.

Este ano, foram selecionados para o Festival de MPB de Tatuí autores atuantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Ceará. Entre os premiados, autores das cinco canções mais bem classificadas no festival, estiveram o consagrado autor mineiro Zé Alexandre (primeiro colocado, autor de clássicos como "Bandolins", "Estrela" e "Léo e Bia", parceiro de Oswaldo Montenegro) e o jovem compositor mato-grossense Paulo Monarco, terceiro colocado, que já trabalhou com Lenine em um projeto para novos autores.
      
O Festival de MPB do Conservatório de Tatuí - Certame da Canção é um dos mais respeitados e concorridos festivais de música do Brasil. Promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo na cidade distante 130km da capital paulista, o festival se diferencia por contar com toda a estrutura de uma das maiores escolas de música da América Latina, oferecendo aos compositores participantes uma orquestra completa, com naipes de cordas, sopros e metais, para acompanhar os intérpretes e instrumentistas na execução das
canções selecionadas.
      
Ceará em destaque
      
"Foi uma enorme alegria retornar ao Festival de Tatuí, para o qual é muito difícil se classificar. Estar entre as cinco melhores canções do festival, em três edições consecutivas, é uma grande satisfação e ajuda a colocar em destaque a cena musical do Ceará, com uma constância nessa participação no festival", destaca Luciano Franco. "O festival sempre nos impressiona, pelo esmero com que é produzido, pelo cuidado com a música e com os músicos, pela presença de compositores de vários estados e de diferentes propostas, todos contando com uma grande orquestra e com toda a estrutura para fazer o melhor", ressalta o guitarrista, contrabaixista, violonista, pianista, compositor, arranjador e diretor musical dono de uma trajetória de muitas décadas atuando ao lado de grandes nomes da música do Ceará e do Brasil.
      
"Não é à toa que tantos compositores viajam grandes distâncias para cantar uma única canção e participar do festival. É um evento único, diferenciado, muito gratificante para o compositor", acrescenta Luciano Franco, que agora foca na finalização do disco "Sonho ou canção", álbum com direção musical do próprio Luciano e direção artística dividida com o parceiro Dalwton Moura.
      
O CD reunirá grandes intérpretes da cena musical do Ceará, como os jovens Marcos Lessa (destaque do programa "The Voice Brasil", da TV Globo) e Lorena Nunes (uma das artistas contempladas no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes), os tarimbados Lúcio Ricardo, Adelson Viana, Humberto Pinho e Anna Canário e os citados Paulo Façanha e Edinho Vilas Boas, entre outros. Eles se somam a expoentes da cena paulistana, como Luciana Alves, Edson Montenegro, Bia Goes e Júnior Meirelles (também participante do "The Voice"). O pianista e compositor Fábio Torres, vencedor do Grammy 2014 com o Trio Corrente e Paquito D´Rivera, e os consagrados Arismar do Espírito Santo (guitarra) e Silvia Goes (piano) também participam do álbum.
    
Por: Dalwton Moura


Em Crato, Cardeal Dom João Braz de Aviz visitou Casa-Mãe da Congregação Filhas de Santa Tereza de Jesus - por Patrícia Silva


Antes de retornar a Roma o Cardeal Dom João Braz de Aviz visitou na manhã do dia 3 de setembro a Casa Mãe da Congregação Filhas de Santa Tereza de Jesus, localizada na Rua Dom Quintino, centro de Crato. Na oportunidade, religiosas e alunos do Colégio Santa Tereza homenagearam o cardeal.
                                                                                               
                                      

Bispos do Regional Nordeste 1 da CNBB encerraram encontro realizado em Crato – por Patrícia Silva

Encontro contribuiu para maior unidade dos bispos do Ceará
De 1º a 4 de setembro os bispos do Regional Nordeste I da CNBB, que compõe o território do Ceará, estiveram  reunidos na cidade de Crato, para um encontro de convivência comunitária, visando promover a unidade na diversidade e estreitar os laços entre as dioceses  do estado. O encontro contou, nos dias iniciais, com a presença do Cardeal Dom João Braz de Aviz, que veio a Diocese de Crato, em nome do Papa Francisco, para coroar a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, dentro das festividades comemorativas ao centenário de criação da Diocese de Crato.
Na programação do encontro dos bispos cearenses teve momentos de espiritualidade, visita à cidade de Santana do Cariri, onde os pastores puderam conhecer o local do martírio da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva. Os bispos conheceram ainda  o Museu de Paleontologia de Santana e participaram da inauguração da nova  Cúria Diocesana Bom Pastor, além da solenidade de coroação da imagem-histórica  de Nossa Senhora da Penha, pelo legado pontifício cardeal Dom João Braz de Aviz.
Ao final do encontro, e na qualidade de anfitrião, Dom Fernando Panico falou da alegria que sentiu por estar acolhendo seus irmãos no episcopado na cidade de Crato. Dom Fernando disse que o convívio nesses quatro dias estreitou os laços entre os bispos cearenses na meta pela unidade, proporcionando os bispos  conhecerem por depoimento dos sacerdotes cratenses a realidade da Diocese de Crato e as dificuldades aqui enfrentadas.

Medalha do Centenário da Diocese de Crato entregue aos bispos do Regional NE I e ao Cardeal Dom João Braz de Aviz. (Foto: Patrícia Silva)
Sobre a importância do encontro o Bispo Dom José Haring, OFM, presidente do Regional NE I da CNBB, explicou que “Cada um de nós bispos está na sua Diocese. A gente se encontra para trabalhar, então já há uns anos atrás surgiu à ideia de fazer uma semana de convivência, onde falamos sobre as nossas dioceses, problemas pessoais, estudamos também um pouco e se trabalha até mais, como se fosse uma reunião de trabalho, mas sempre tem o lazer, a presença, o dia e noite que estamos juntos, e isso cria laços profundos entre todos nós, conseguindo aproximar as igrejas cada vez mais, promovendo a unidade na diversidade. Todos somos igreja de Jesus Cristo, mas cada uma tem um rosto todo especial pela geografia, pela história, pelo bispos, padres ou pelos fiéis questão na diocese mas não deixamos de ser um em Cristo”, afirmou.
Dom José Haring também falou da importância do ano jubilar que a Diocese de Crato esta vivenciando desejando que todos permaneçam unidos nesta igreja. “O mundo precisa de união. Têm tantas ideias diferentes, tantas propostas diferentes. Que possamos nos apoiar um no outro aceitando a diversidade, aceitando o jeito de cada um e sabendo que temos a mesma fé e estamos na mesma igreja. Assim estamos dando um testemunho do próprio Deus que um e três na sua diversidade, na sua unidade, Somos assim um espelho, reflexo, uma imagem da Santíssima Trindade e que essa imagem fique cada vez mais luminosa, brilhosa no mundo em que estamos vivendo. Parabéns a Diocese de Crato por estes 100 anos”, disse.
Por ocasião do centenário da Diocese de Crato todos os bispos receberam uma medalha com a logotipo do centenário e a imagem de Nossa Senhora da Penha.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30