xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 agosto 2014

BlogHumor - Campanha do balde de gelo: pesquisa de esclerose avança, mas pneumonia aumenta



Após a campanha que engajou várias celebridades e anônimos em todo o mundo, a pesquisa sobre a esclerose lateral amiotrófica recebeu diversas doações e continua avançando. Mas, nos hospitais públicos do país, a coisa continua feia: cada vez mais casos de pneumonia estão lotando os corredores.

E mesmo os mais abastados estão sofrendo: Otaviano Costa deu entrada no hospital após aderir à campanha e gravar do lado de fora do Projac uma cena em que Luis Miranda lhe jogava um balde de água fria, que foi ao ar no Vídeo Show desta terça feira. O apresentador passa bem e emitiu nota dizendo que “foi um susto, mas valeu a pena”.

Site: O sensacionalista - g1


BlogHumor - Após entrevista com Dilma, Bonner aparece com 20% das intenções de voto



Segundo assessores do Planalto, Bonner e Dilma combinaram uma partida de Fifa 2014 para decidir, afinal, quem ganhou o debate. A direção do Jornal Nacional já decidiu que, num eventual segundo turno, todas as entrevistas acontecerão dentro de um ringue de boxe.

Outra possibilidade é fazer um Big Brother com os candidatos – o povo votaria pelo telefone para escolher o novo presidente. O BBB Brasília, porém, não terá confessionário porque todo mundo sabe que político nunca confessa.

Fonte: Site O sensacionalista - G1


SAÚDE - Gengiva descobrindo os dentes: O que fazer ?


A periodontite é a principal causa da perda dos dentes em adultos

A gengiva quando está neste estágio, ou seja, descolando do dente, indica estar em um processo de inflamação ou infecção das gengivas denominada de periodontite. Isso significa que o paciente apresenta um quadro de gengivite que não foi tratado. Esta infecção ou inflamação começa a se “espalhar” para os ligamentos e o osso que dão suporte aos dentes. A avaria deste suporte faz com que os dentes comecem a se soltar e a cair. Esta é a principal causa de perda dos dentes em adultos. Não é um problema comum em crianças, mas aumenta as probabilidades no decorrer da adolescência. Vão se acumulando na base dos dentes as placas bacterianas e o tártaro. A inflamação causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes, que é cheio por placas e tártaros. Esse inchaço retém a placa na bolsa, esta inflamação conclui com o extermínio dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. As placas contêm bactérias, por isso é muito presumível que exista uma infecção, que pode desenvolver também um abscesso dentário, o que resulta em um aumento da taxa de destruição óssea. Por isso a recomendação mais correta é a procura imediata de um dentista especializado.

Quando o dentista realiza um exame mais detalhado (muitas vezes precisando fazer um Raio-X), irá encontrar gengivas inchadas e moles, com um aspecto vermelho-arroxeado. Os depósitos de cálculos e placas muitas vezes podem estar visíveis na base dos dentes com bolsas alargadas nas gengivas. Comumente, as gengivas não apresentam dor e são suavemente sensíveis, caso também tenha um abscesso dentário. Nestes casos, os dentes podem estar soltos e as gengivas retraídas.

Tratamento:

Essa gengiva inflamada que gerou uma infecção mais grave, que é a periodontite, como citada no começo, deve ser tratada com ajuda de um dentista que realizará com o auxílio de aparelhos odontológicos a limpeza dos dentes com muito cuidado. O tratamento tem como objetivo reduzir a inflamação e se houver os bolsos a sua eliminação, assim como tratar outras causas que estejam aparecendo.

Depois de uma raspagem realizada pelo dentista é necessária que a higiene oral caseira seja mais cautelosa, mas outras limpezas dentárias profissionais devem ser realizadas para poder impedir mais destruição causada pela infamação. 

É importante pedir conselhos ao dentista sobre técnicas de escovação e o uso correto do fio dental. É recomendado que pacientes com periodontite realizam uma limpeza profissional mais de duas vezes ao ano. 

Em casos mais graves pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Bolsas profundas nas gengivas podem precisar ser abertas e limpas. Os dentes soltos podem precisar de suporte. 

Nestes casos, talvez, o dentista necessite remover um ou mais dentes para que a periodontite não se agrave se espalhando para outros dentes, podendo ampliar a infecção mais ainda.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/odontologia/artigos/54683/gengiva-descolando-do-dente-o-que-fazer#ixzz3AsMEBHAk


Guerra e paz - Por: Emerson Monteiro

Até onde irá a Guerra do Iraque nem os melhores especialistas da política internacional arriscam mais fazer quaisquer previsões dada a falta de lógica do conflito, agora recrudescida com a tomada da barragem de Mosul pelos rebeldes.

Com isso, quem mais perde mediante a queda de braço da indústria armamentista com a grande população, tanto do Iraque quando do resto do mundo, esta se descobre mais que nunca vulnerável no meio do fogo das modernas engrenagens de guerra, atingindo todos os diversos setores da vida econômica, política e social.

Houve tempo, na história da Humanidade, quando elites europeias resolveram retomar as áreas da Palestina onde vivera Jesus, tempo das Cruzadas, e o povo árabe se avistou coagido a enfrentar as hordas civilizadas do Ocidente, nas sangrentas investidas de conquista do Santo Sepulcro.

Neste tempo dagora, no entanto, os pomos da discórdia são as reservas petrolíferas que tendem a diminuir e, por fim, se esgotar, fechando outro turno civilizatório da vida na Terra, o que motiva clamores surdos de povos inteiros, vítimas de um turno repetitivo de lutas coloniais.

Os índices de mortandade tende a cresce com os atuais bombardeios de cidades foco da resistência iraquiana, além de que o uso do poderio aéreo em áreas com muitos civis parece mata com facilidade a população civil, o que já estava alta antes da guerra, por causa das sanções que dificultavam o acesso a alimentos e remédios. Mesmo assim, os pesquisadores se dizem chocados com o que descobriram das mortes entre etnias, lutas seculares.

Esses acontecimentos aos poucos deverão ocasionar providências de todos os países, com vistas à preservação das conquistas do Direito Internacional Humanitário, assegurado no decorrer das outras guerras, exemplos de fraquezas idênticas, portanto remédio paliativo, após tantos equívocos desnecessários.

Só representa o velho atraso dos seres humanos, milênios afora sem achar o termo conciliador da boa Paz, na ganância infame que sustenta a espécie e empana o brilho das largas conquistas da inteligência. Baixar a cabeça, silenciar os painéis dos eletroeletrônicos e sonhar sonhos de inocência, alienados da atualidade tosca que destrói os valores e pede evolução. Erguer os corações aos céus e pedir compreensão de tudo isso.

SESC apresenta seleção de filmes em Juazeiro do Norte


No mês de agosto, o Sesc* traz mais uma seleção de filmes através do projeto Cinematógrapho. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. Entrada gratuita.

Dando continuidade à programação, no dia 20, a sessão acontece com o filme “Pina”, dirigido por Wim Wenders. Inspirado no trabalho da alemã considerada uma das maiores coreógrafas da história, Pina Bausch, o filme é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno. Classificação Indicativa: 12 anos. E para encerrar a seleção, na quarta-feira (20), o público confere a exibição do filme “Adeus, Lenin!”. Com direção de Wolfgang Becker, a obra traz como cenário o leste de Berlim, no outono de 1989. No filme, a mãe de Alex Kerner entra em coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990, ela recobra a consciência, porém, o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do Partido Socialista Único. Classificação indicativa: 14 anos.

Programação

20/8 – Pina
(Pina, Dir. Wim Wenders, Alemanha, 2011, 103min)
Classificação Indicativa: 12 anos

27/8 - Adeus, Lenin!
(Goodbye Lenin, Dir. Wolfgang Becker, Alemanha, 120 min., 2003)
Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO

Cinematógrapho
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Datas: 20 e 27/7
Horário: 19h
Informações: (88) 3512.3355/ 3587.1065
- Programação sujeita a alterações.

:::Gratuito:::


Inadimplência com cheques em julho tem maior alta em 23 anos, diz Serasa



A devolução de cheques por insuficiência de fundos no mês passado chegou a 2,24%, o maior nível registrado para um mês de julho desde o início das medições em 1991, mostra a empresa de consultoria Serasa Experian.

No mesmo mês do ano passado, esse percentual atingiu 2,03%. Houve alta também em relação ao mês de junho, quando a inadimplência com cheques chegou a 1,92%. No acumulado dos primeiros sete meses deste ano, o percentual de devoluções atingiu  2,11%. No mesmo período do ano passado, a inadimplência ficou em 2,07%. Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014, com 12,13% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,15%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,31% de cheques devolvidos, e a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,62%).

Segundo os economistas da Serasa Experian, o brasileiro enfrentou maior dificuldade para honrar com seus compromissos financeiros no início do segundo semestre pelo contexto de estagnação da economia, juros elevados, inflação em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho.

Fonte: Agência Brasil


Viúva de Eduardo Campos pede empenho da militância na campanha em Pernambuco


Com as presenças de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, e das principais lideranças do partido na esfera nacional e no estado, o PSB realizou um ato nesta segunda-feira (18) para homenagear o ex-governador de Pernambuco, morto num acidente aéreo na quarta-feira (13), e convocar a militância para atuar nas eleições deste ano. O evento foi realizado em uma casa de recepção no Recife, um dia depois do enterro de Campos. No ato, a viúva pediu votos para Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, e para o candidato ao Senado do partido, Fernando Bezerra Coelho.

A mulher de Eduardo Campos chegou ao local acompanhada pelos filhos. Ela foi muito aplaudida por centenas de militantes e ouviu um coro de: "Renata, vice" e "Renata, guerreira, do povo brasileiro". Ela é cotada para ser vice na chapa liderada por Marina Silva, mas ainda "resiste" à ideia, segundo parentes. Nesta segunda, Renata completa 47 anos. Ela é mãe dos cinco filhos de Eduardo Campos, o mais novo com menos de sete meses. Durante o evento, a militância cantou parabéns para a viúva. Também foi exibido um vídeo de cerca de dois minutos com declarações de Eduardo Campos, no qual citou que um dos ideais era continuar o trabalho do avô, Miguel Arraes, e acabar com a pobreza no país. Campos pede, no vídeo, votos para Paulo Câmara.

Em sua primeira declaração pública após a morte do marido Eduardo Campos, Renata Campos discursou para a militância. "Vim porque sei da vontade dele e da importância de eleger Paulo [Câmara], Raul [Henry, candidato a vice-governador] e Fernando [Bezerra Coelho]. Acho que só depende de nós. Estou aqui com João, Duda, Pedro, José Henrique e Miguel para dizer Paulo, Raul e Fernando, contem com a gente."

Ela disse que vai participar da campanha eleitoral "por dois" depois da morte do marido. "Eu, como participei a vida toda de campanhas, não será diferente nessa. Tenho a impressão que tenho que participar por dois."

Globo.com



Preço da gasolina do Ceará é o 2º mais alto do Nordeste


O preço do combustível aqui é menor apenas do que o praticado no Rio Grande do Norte, onde o litro custa R$ 3,034
  
O cearense paga a segunda mais cara gasolina comum do Nordeste, atrás apenas do preço desembolsado pelo consumidor final potiguar. No Ceará, o litro do combustível custa, em média, nos postos, R$ 3,012, enquanto no Rio Grande do Norte o produto vem sendo comercializado, na bomba, a R$ 3,034. Com esses preços, que estão sendo praticados nos pontos de revenda há, pelo menos, 30 dias, os donos de postos de combustíveis do Ceará auferem uma margem média de lucro de R$ 0,403, por litro de gasolina vendida; lucratividade menor apenas que os R$0,409 ganhos em Alagoas e os R$ 0,417 no Maranhão. Na Região, o menor preço médio do produto, R$ 2,825 por litro, é encontrado no Piauí, Estado onde os empresários do setor detêm também a menor margem de lucro sobre a gasolina comum vendida para o consumidor final. Por litro, os postos ganham R$ 0,314, valor 22% inferior às margens de lucro praticadas no Ceará e no Maranhão.

Acima de R$ 3,00

Os dados são de pesquisa semanal realizadas entre os dias 20 de julho último e 16 deste mês, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e divulgados ontem, no site da agência. De acordo com o levantamento, o preço médio do litro da gasolina comum em Fortaleza já "bate à porta" dos R$ 3,00; e gira em torno de R$ 2,988, com o mínimo de R$ 2,95 e o máximo de R$ 2,999.

No Interior, porém, dos 17 municípios pesquisados pela ANP, 14 apresentam preços do produto acima de R$ 3,00, chegando a R$ 3,25 em alguns postos de combustíveis de Morada Nova, onde a média oscila em torno de R$ 3,16, por litro. Preço este abaixo apenas praticados nos municípios de Ipu e Limoeiro do Norte, respectivamente, R$ 3,180 e R$ 3,218. Em Caucaia, município vizinho à Capital cearense, o preço da gasolina é o menor do Estado, podendo ser encontrado, na bomba, por R$ 2,936 o litro; preço 1,75% menor do que o valor médio de Fortaleza, e até 8,76% menor do que a média praticada em Limoeiro do Norte.

Fonte: DN


Começa horário eleitoral no rádio e na TV


A propaganda eleitoral partidária no rádio e na televisão começa hoje (19) e vai até 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno, dia 5 de outubro. O espaço foi criado pela Lei Eleitoral para que os candidatos aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República possam mostrar suas propostas ao eleitor.

A ordem de exibição dos programas e o tempo dos 11 candidatos à Presidência da República foram definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o sorteio, o primeiro programa será da coligação Unidos pelo Brasil, do candidato falecido Eduardo Campos (PSB), seguido por Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU), Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL).

Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para o segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações. A ordem para os demais cargos foi feita pelos tribunais regionais eleitorais. O tempo do programa de cada coligação foi definido com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados. De acordo com a resolução do TSE que trata do assunto, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 24 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 35 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá dois minutos e três segundos.

O  tempo restante do horário eleitoral no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e dez segundos), PV, de  Eduardo Jorge (um minuto e quatro segundos), PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e o PRTB, de Levy Fidelix, que terá 47 segundos. Os candidatos Eymael, do PSDC, Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias. Os dias e os horários da propaganda eleitoral foram definidos pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

Terças, quintas-feiras e sábados:
Presidente da República: no rádio - das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25; na televisão - das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55
Deputado federal: no rádio: das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50; na televisão - das 13h25 às 13h50 e das 20h55 às 21h20
Segundas, quartas e sextas-feiras:
Governador: no rádio: das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20, e na televisão das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50
Deputado estadual e deputado distrital: no rádio:  7h20 às 7h40 e das 12h20 às 12h40: na televisão: 13h20 às 13h40 e das 20h50 às 21h10. Senador: no rádio: 7h40 às 7h50 e das 12h40 às 12h50; televisão: 13h40 às 13h50 e das 21h10 às 21h20.

Fonte: Agência Brasil


Cuba passa a perna e leiloa porto feito com dinheiro do povo brasileiro para EUA e Rússia


O governo do Brasil fez papel de bobo no Caribe, com o ‘aliado’ governo cubano. Bancou, via BNDES, e inclusive com R$ 240 milhões a fundo perdido, a construção do Porto de Mariel, com a esperada reabertura comercial e fim do embargo americano ao País de Fidel.

Mas quem vai faturar bonito são Estados Unidos e Rússia. Depois de os EUA fazerem oferta pela operação da área, agora foi o presidente russo, Vladimir Putin, quem avisou a Raúl Castro que pretende a área. Para isso, Putin perdoou dívida de US$ 35 bilhões dos cubanos. A revelação é do jornalista Marcelo Rech, de Brasília, editor do site InfoRel

As negociações para o perdão da dívida duraram 20 anos. Putin ainda avisou aos Castro que vai reinvestir em US$ 2,6 bilhões em Cuba – principalmente direcionados a Mariel. Putin correu para Cuba um mês depois de os americanos fazerem a oferta de operação do porto. Recomeçou, assim, uma nova ‘guerra fria’ entre EUA e Rússia.

CADÊ?

A presidente Dilma investe no discurso de que mais de 300 empresas brasileiras vão ser beneficiadas com o porto de Mariel, mas não há lista e ninguém sabe quais são.

Título original - "Cuba leiloa com EUA e Rússia porto erguido pelo Brasil"
Fonte: Leandro Mazzini - Blog Coluna Esplanada - UOL


Para Você Refletir ! Por Maria Otilia

Nestes últimos dias a mídia trouxe para dentro das nossas casas, manchetes, depoimentos, diversas imagens do trágico acidente com o candidato Eduardo Campos e sua equipe.Infelizmente, mesmo se tratando de uma tragédia, ainda tem pessoas sem escrúpulos que se aproveitando  deste momento, quer tirar proveito seja como eleitor ou candidato. É a forma mais cruel e desumana, aproveitar da dor do outro para se dar bem.
Muitos querendo um “minuto de fama” como foi o caso de um homem ter tido  ao repórter José Roberto, no plantão do Jornal Hoje...” eu reconheci Eduardo Campos ...abrir os olhos e era ele”..., ou  os sites que aproveitaram o sentimento sincero de milhares de pessoas para capitalizar  politicamente. Teve até um site  que mostrou a foto de Marina Silva, sorrindo ao lado do caixão. E este foi o mote para várias especulações. Inclusive existem alguns meios de comunicação que chamam a atenção para a possibilidade de  alguns membros do partido fazer  bom uso político a partir deste acidente.
É lamentável que mesmo em um momento de luto e muita tristeza, pessoas sem sentimento, despejem seu ódio, manifeste sua raiva como vaiar  e xingar políticos adversários .Até porque não se tratava de  campanha eleitoral. Era um momento ímpar de despedida de um grande líder político que estava sendo velado junto a seus companheiros de luta.
Portanto  vaias, aplausos, sorriso de Marina, todos aparecem muito mais através de manchetes  negativas do que mesmo a história de vida dos mortos. Tudo isso nos chama   a atenção no sentido de que na maioria das vezes, as pessoas não possuem bom senso,  discernimento de quando, onde  e como podem protestar. Mas como a vida é uma roda vida, podemos ou não nos indignar com estes fatos lamentáveis vindos de pessoas que não tem  sensatez, paz interior, amor incondicional. Para todos aqueles que querem nos tirar do foco, podemos fazer como fez o velho sábio Samurai, escrito nesta  fábula. Façamos uma boa leitura.
                                                              O   SAMURAI

     A quem pertence um presente?                               Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.  Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais.  Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"

"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."

(Autor desconhecido)

Do seriado "Coisas da República"

Ponto final

Deixa eu ver se entendi. O governo gasta uns U$ 10 bilhões de dólares  para fazer a Copa do Mundo, a seleção brasileira toma da Alemanha uma surra  de 7 a 1 e ainda por cima o Mundial (segundo o Ministro da Fazenda) prejudicou a nossa economia. Será?
(Publicado na coluna de Ancelmo Góis, n’O Globo desta segunda feira)

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30