xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 agosto 2014

Cursinho pré-vestibular para estudantes carentes é aberto em Crato


A Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvêncio Barreto, localizada no bairro Gisélia Pinheiro, conhecido como Batateira, um dos mais carentes do Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promoveu na noite de sexta-feira, 15/08, a aula inaugural do Cursinho Pré-Vestibular para alunos e ex-alunos daquela escola, bem como para pessoas da comunidade.
A aula contou com as presenças da diretora Rejane Maria Bezerra e da coordenadora pedagógica Maria Virgínia de Brito, representando a Escola Juvêncio Barreto, e da pró-reitora de Extensão Sandra Nancy Freire Bezerra e do professor Carlos Rafael Dias, representantes da URCA, além dos alunos-bolsistas da URCA selecionados para ministrarem aulas no Cursinho, Rosy Brito e Hermesson Bennington.
A aula foi ministrada pelo prof. Felisberto Nunes Oliveira, membro da Comissão Executiva do Vestibular da URCA, que discorreu sobre oportunidades profissionais a partir da formação acadêmica.
O Cursinho foi viabilizado a partir do projeto “Pré-vestibular da Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvêncio Barreto: Experiência de Acesso à Universidade” submetido ao Edital para seleção de Bolsas de Extensão, lançado recentemente pela URCA. O projeto tem como objetivo estimular a participação e aprovação dos alunos nos processos seletivos para o ensino superior, visto ser uma alternativa positiva de mudança positiva de trajetória de vida de alunos em estado de carência social e econômica.
Para a professora Virgínia Brito, uma das autoras do projeto, esta atividade leva a Universidade para onde as pessoas precisam, ampliando o contato do graduando em licenciatura com o universo da escola básica, estimulando o desenvolvimento do futuro profissional com a teoria e a prática da sala de aula, além de contribuir para a divulgação do nome da Universidade, por abraçar causas nobres como esta que levam oportunidades para quem mais precisa, através do cursinho pré-vestibular na comunidade do aluno.
Da aula inaugural participaram cerca de 80 pessoas, dentre alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade. Diante da significativa demanda constatada, a URCA estuda a possibilidade de abrir uma nova turma, bem como tornar esta iniciativa em um projeto piloto que possa, brevemente, ser expandido para outras escolas públicas da região.

Fonte: Proex/URCA

Crescendo igual a rabo de cavalo: Mercado reduz para 0,7% previsão de alta do PIB de 2014 pela 12ª semana seguida


As previsões para o crescimento da economia brasileira este ano continuam a cair. Pela décima segunda semana seguida, o mercado financeiro reduziu sua estimativa de alta: agora, os economistas dos bancos esperam um crescimento de 0,79% – na semana anterior, a previsão era de 0,81%.
Para 2015, a previsão do mercado para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) seguiu estável em 1,2%. As previsões dos economistas dos bancos constam no relatório de mercado do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (18), fruto de pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras na última semana. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia.

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

CRATO - Secretaria de Saúde realiza Semana do Aleitamento Materno entre os dias 15 e 22 de agosto


A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Saúde iniciou na manhã de ontem, 15, a Semana do Aleitamento Materno. O evento, que integra a Semana Mundial da Amamentação, contará com atividades voltadas a melhor qualidade da  amamentação em todas as Unidades Básicas de Saúde.

A campanha prossegue até o próximo dia 22 e teve seu início com uma atividade na Praça da Sé nesta sexta-feira, 15. As mães que estiveram presentes receberam orientações de diversas profissionais do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família) e do CEMEAR (Centro Microrregional de Excelência à Assistência Reprodutiva). Duas dentistas, uma terapeuta, uma nutricionista e uma enfermeira estiveram durante toda a manhã auxiliando as mães presentes quanto aos cuidados básicos relacionados a amamentação e a alimentação do bebe após os 6 meses.

Além de cuidados com a alimentação do bebê, as mães também aprenderam mais sobre higienização bucal em recém nascidos e sobre a massagem shantala, uma prática ocidental que estreita laços entre mãe e filho e ameniza diversos desconfortos, como insônia, gases e cólicas no bebê.  

Esse é mais um evento impulsionador para a conquista do SELO UNICEF, edição 2013-2016 no Crato. Diversos brindes foram sorteados entres as mamães presentes e ao final do evento uma salada de frutas foi ofertada a todos.

Fonte: PMC
Foto meramente ilustrativa - arquivo


Eunício e Camilo retomam agenda de campanha nesta segunda-feira



Passada as cerimônias fúnebres que marcou o sepultamento do ex-governador de Pernambuco, em Recide, os candidatos ao Governo do Estado retomam as atividades nesta segunda-feira (18). Os candidatos da coligação "Ceará de Todos" fazem reuniões com lideranças políticas, equipes de programa de governo, carreata em Maracanaú e lançam o Vamos Juntos, em Fortaleza.

A segunda-feira começa com reunião onde participam lideranças políticas cearenses da capital e do interior do Estado, interessados em colaborar com campanha da coligação Ceará de Todos. No início da tarde, Eunício discute pontos do Plano de Governo. À noite, Eunício, Tasso e Roberto Pessoa estarão em Maracanaú participando de carreata e inauguração de mais um Comitê do 15.
Os candidatos da coligação "Para o Ceará Seguir Mudando", Camilo (governador), Izolda Cela (Vice) e Mauro Filho (senador) participam pela manhã de encontro com representantes da CNBB. À noite, o encontro é com empresário do CIC, também em Fortaleza.

Fonte: Jornalista Flávio Pinto - Flávio Pinto News




CRATO - Perguntas do Programa Rapadura Culturarte - Jorge Carvalho


Seguem as perguntas feitas no último dia 09, na Praça Siqueira Campos, no Rapadura Culturarte, dentro das comemorações dos 250 de instalação da Vila Real do Crato com a participação do Externato 5 de Julho. As referidas perguntas foram feitas de janeiro a junho no programa de rádio - Rapadura Culturarte - as quartas-feiras das 14h às 15h na Rádio Educadora do Cariri.

37 – CRATO 250 ANOS - 15/01/2014
01. Data da inauguração da quadra bicentenário (bi-centenário)
02. Nome da estação rodoviária
03. Frase escrita na Praça Cristo Rei

38 – CRATO 250 ANOS - 22/01/20147
04. Data da inauguração do Estádio Virgílio Távora – O Mirandão
05. Nome da primeira estação de rádio da cidade – 1ª do interior
06. Clube de futebol que completou 75 anos no último dia 1º de janeiro

39 – CRATO 250 ANOS - 29/01/2014
07. Nome da sede da Prefeitura Municipal do Crato
08. Cantor, compositor, poeta... que completaria 74 anos no próximo mês de fevereiro
09. Data de inauguração da Praça Francisco Sá (Cristo Redentor)

40 – CRATO 250 ANOS - 05/02/2014
10. Data em que foi colocada no ar a Rádio Educadora em fase experimental
11. Data em que foi colocada no ar a Rádio Araripe em fase experimental
12. Nome dos 03 idealizadores da criação da Faculdade de Filosofia do Crato

41 – CRATO 250 ANOS - 12/02/2014
13. Data de instalação da Vila Real do Crato
14. Primeira escola de ensino superior da cidade
15. Cratense herói da Segunda Guerra Mundial

42 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 19/02/2014
16. Ano em que a cidade recebeu o nome de Crato
17. Nomes de três praças do Crato
18. Nomes de três bairros do Crato

43 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 26/02/2014
19. Nome do Prefeito que inaugurou a Praça Francisco Sá (Cristo Redentor)
20. Nome do campo de futebol association que existiu no atual ginásio de esportes da URCA
21. Nome do Locutor que colocou no ar a Rádio Araripe

PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 08/03/2014 – Praça Siqueira Campos
22. Data de Inauguração da estátua da Samaritana na Praça Francisco Sá
23. Dia, mês e ano de criação da Diocese do Crato
24. Três times de futebol association da década de 60

44 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 12/03/2014
25 Padroeiro do Bairro Seminário
26 Padroeiro do Bairro Lameiro
27 Padroeiro do Distrito da Ponta da Serra

45 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 19/03/2014
28 Autores do Hino do Crato
29 Bairro da Cidade que possui o nome da padroeira
30 Três rios da cidade

46 PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 26/03/2014
31 Data de criação do Instituto Cultural do Cariri
32 Clube Folclórico pertencente ao ICC
33 Entidade Cultural fundada por cordelistas

47 PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 02/04/2014
34 Colégio que funcionou no atual Teatro Rachel Queiroz
35 Colégio que funcionou no atual Hospital Manoel de Abreu
36 Colégio que funcionou no atual Colégio Municipal

48 PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 09/04/2014
37 Bar que funcionou na praça Francisco Sá
38 Espaço boêmio frequentado na Rua Bárbara de Alencar
39 Escola de samba representante do Alto da Penha

49 PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 16/04/2014
40 Colégio que completará 55 anos em outubro próximo
41 Evento agropecuário, econômico e social de maior importância para a cidade
42 Lendas mais populares da cidade

50 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 23/04/2014
43 Antigo nome do Distrito de Dom Quintino
44 Ano da Primeira Exposição Agropecuária
45 Cores do Sport Club do Crato

51 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS - 30/04/2014
46 Medico, deputado estadual e federal e ex-prefeito do Crato
47 Vice-Prefeito na administração Ariovaldo Carvalho
48 Maestro da Banda de Música Municipal que lembra uma “cor”

52 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 07/05/2014
49 Radialista, folclorista, advogado que apresentava programas sertanejos
50 Cite os 04 nomes de uma mesma rua do Crato
51 Clássico no Futebol Association envolvendo time do Banco do Brasil e do bairro São Miguel

53 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 14/05/2014
52 Dois conjuntos musicais de grande sucesso na década de 60 e 70
53 Clube dançante que funcionou na Rua André Cartaxo
54 Compositor da letra “Eu vou pro Crato”, música cantada por Luís Gonzaga

54 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 21/05/2014
55 Data da elevação da Vila do Crato a cidade
56 Primeiro Bispo da Diocese do Crato
57 Famosa lanchonete que funcionou no calçadão

55 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 28/05/2014
58 Nome do atual prefeito municipal
59 Nome do atual vice-prefeito municipal
60 Cinco radialistas da cidade

56 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 04/06/2014
61 Reserva ecológica com uma casa de taipa
62 Balneário popular da cidade
63 Onde é servido o saboroso baião de dois com fruta-pão

57 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 14/06/2014
64 Três emissoras FM da cidade
65 Primeiro meio de comunicação falado da cidade
66 Rua onde nasceu o Cego Aderaldo

58 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 21/06/2014
67 Poeta embolador que residia no Alto da Penha
68 Sacerdote que desenvolve importante trabalho social e educativo no Belmonte
69 Equipe famosa no futsal cratense

59 - PERGUNTAS – CRATO 250 ANOS – 09/08/2014 – Praça Siqueira Campos
70 Nomes de cinco ex-prefeitos vivos


Datafolha: na 1ª pesquisa após morte de Eduardo, Marina empata com Aécio no 1º turno e com Dilma no 2º

Pesquisa Datafolha, feita após a morte de Eduardo Campos, na última quarta, indica ainda que taxa de eleitores sem candidato caiu

Marina Silva (PSB) entra na disputa pela Presidência com 21% das intenções de voto. Segundo o Datafolha, ela larga em segundo lugar na corrida presidencial, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB) –o que os coloca em situação de empate técnico– e 15 pontos atrás de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.
Inicialmente inscrita como vice na chapa de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB morto no último dia 13, a ex-ministra tem um desempenho que afasta a chance de a eleição ser resolvida no primeiro turno.
Já na simulação de segundo turno, Marina, que deve ser oficializada candidata na quarta-feira (20), fica numericamente à frente de Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da presidente.
É uma situação de empate técnico nos limites máximos da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nave espacial Cygnus se desintegra ao voltar para a Terra


Uma nave espacial Cygnus, da Orbital Sciences, desintegrou-se neste domingo, conforme previsto, ao reentrar na atmosfera terrestre, após missão de um mês, que levou provisões à Estação Espacial Internacional (ISS).

A nave tinha se desacoplado da ISS na sexta-feira às 07H40 de Brasília e depois se manteve em uma órbita independente por dois dias, antes de ligar seus motores para retornar à atmosfera terrestre. A operação de descida, na qual a nave se incendiou, foi programada para durar 30 minutos. A tripulação a bordo da Estação Espacial observou e documentou a queda da nave espacial, publicando no Twitter fotos que mostram o veículo como uma espécie de cometa. Lançada em 13 de julho passado, a Cygnus levou à ISS 1.657 quilos de materiais, incluindo novos satélites, experimentos para cultivar rúcula no espaço e uma bomba para o módulo japonês que substituirá outra que parou de funcionar.

Diferentemente das naves da SpaceX - outra empresa americana -, que pousam no mar ao voltar para a Terra, as cápsulas da Orbital se incendeiam ao ingressar na atmosfera terrestre.
A missão de reabastecimento era parte de um contrato de um bilhão de dólares com a Nasa para realizar várias viagens à ISS. A Nasa não retornou ao espaço após encerrar, em 2011, seu programa de ônibus espaciais, que durou 30 anos.

AFP - Via Yahoo


Técnicos norte-americanos ajudam nas investigações do acidente em Santos



Já está no Brasil o chefe de segurança aérea da National Transportation Safety Board (NTSB), Tim Monville, para participar das investigações sobre o acidente aéreo que matou, na quarta-feira (13), em Santos (SP), o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Como o acidente envolve uma aeronave norte-americana, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) teve de acionar a NTSB, autoridade norte-americana responsável por investigar acidentes aéreos, conforme prevê a Organização Internacional da Aviação Civil.

Monville ajudará os técnicos do Cenipa e da empresa fabricante da aeronave, Cessna Aircraft Company, a elucidar o acidente que resultou na morte de Campos e outras seis pessoas. Nessa sexta-feira (15), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos e que a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.

Ainda segundo a Anac, a aeronave em que viajava o candidato do PSB não poderia decolar sem o gravador de voz ativado, e que, embora não seja um item de segurança, o equipamento deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do início do taxiamento, conforme manual de operação do fabricante da aeronave.

Agência Brasil


Mais de meio milhão de mortos no trânsito no Brasil em 10 anos


Acidentes de trânsito deixaram mais de 536 mil mortos no Brasil em 10 anos, de acordo com uma pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A principal base de dados utilizada foi a da Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat).

O levantamento começa no ano de 2003, com o registro de 34,7 mil mortes no trânsito, e constata um crescimento de quase 100% até 2007, ano em que é atingido o pico de 66,8 mil mortes. O número de vítimas cai até 50,7 mil de 2008 a 2010 e volta a subir nos anos seguintes, encerrando 2012 em 60,7 mil. Na conclusão, a pesquisa menciona que em 2013 houve novo recuo, para 54 mil.

O banco de dados do Dpvat mostra ainda um número de quase 2 milhões de feridos nos acidentes, com o pico de 447 mil em 2012. A pesquisa usa ainda a proporção de acidentes/mortos e acidentes/feridos, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para estimar que, no período, foram registrados 13 milhões de acidentes, sendo 8,1 milhões sem vítimas.

A pesquisa, também, traz dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que comparam as mortes registradas no Brasil com os outros países. Enquanto aqui há 19,9 mortos no trânsito para cada 100 mil habitantes, outros países registram números bem menores, como Estados Unidos (12,3), Finlândia (6,5), China (5,1) e Reino Unido (2,86). A pesquisa afirma que, se a OMS usasse os números do Dpvat, a proporção subiria para 30,9 em 2012.

Agência Brasil



Justiça decide sobre transfusão em Testemunhas de Jeová


Justiça brasileira decide: risco iminente de morte obriga médico a fazer transfusão de sangue em testemunha de Jeová, mesmo contra a vontade da família

Embora correta, tem gravíssimas consequências potenciais a decisão desta semana da 6.ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que isentou de responsabilidade pela morte da menina Juliana Bonfim da Silva, de apenas 13 anos, os pais dela, que alegaram motivos religiosos para se opor à realização de uma transfusão sanguínea salvadora. Para o STJ, a responsabilidade pelo trágico desfecho foi exclusivamente dos médicos.

Testemunhas de Jeová, os pais de Juliana, o militar aposentado Hélio Vitória dos Santos e a dona de casa Ildelir Bonfim de Souza, moradores em São Vicente, litoral de São Paulo, internaram-na no Hospital São José em julho de 1993, durante uma crise causada pela anemia falciforme, doença genética, incurável e com altos índices de mortalidade, que afeta afrodescendentes.  A menina tinha os vasos sanguíneos obstruídos e só poderia ser salva mediante a realização de uma transfusão de emergência. Os médicos que atenderam Juliana explicaram a gravidade da situação e a necessidade da transfusão sanguínea, mas os pais foram irredutíveis. A mãe chegou a dizer que preferia ter a filha morta a vê-la receber a transfusão. A transfusão não foi feita. Fez-se a sua vontade.
As Testemunhas de Jeová baseiam-se na “Bíblia” para recusar o uso e consumo de sangue (humano ou animal). Entendem que esta proibição aparece em muitas passagens bíblicas, das quais as seguintes são apenas exemplos:

Gênesis 9:3-5
Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo. Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer.
Levítico 7:26, 27
E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal.  Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo.
Levítico 17:10, 11
Quanto a qualquer homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que comer qualquer espécie de sangue, eu certamente porei minha face contra a alma que comer o sangue, e deveras o deceparei dentre seu povo.  Pois a alma da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque é o sangue que faz expiação pela alma [nele].
Atos dos Apóstolos 15:19, 20
Por isso, a minha decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Deus,  mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue.

Para o ministro Sebastião Reis Júnior, que votou na terça-feira (12/08), a oposição dos pais à transfusão não deveria ser levada em consideração pelos médicos, que deveriam ter feito o procedimento --mesmo que contra a vontade da família. Assim, a conduta dos pais não constituiu assassinato, já que não causou a morte da menina. A decisão no STJ foi comemorada pelo advogado Alberto Zacharias Toron, que defendeu os pais da menina morta: “É um julgamento histórico porque reafirma a liberdade religiosa e a obrigação que os médicos têm com a vida. Os ministros entenderam que a vida é um bem maior, independente da questão religiosa”.
Então, quem é culpado pela morte da menina que poderia ter sido salva mediante a realização da transfusão? Resposta: os médicos, que ao respeitar a vontade dos pais, desrespeitaram o Código de Ética Médica (2009), claríssimo sobre o assunto:

“É vedado ao médico:

“Art. 31. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.

“Art. 32. Deixar de usar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente”.
Isso posto, está claro que a decisão do STJ tem menos a ver com a afirmação do direito à liberdade de crença e muito mais a ver com a primazia do direito à vida sobre todos os demais. Assim, a mãe poderia até preferir ter a filha morta a vê-la passando por um processo de transfusão. Mas a Justiça brasileira, não! E o médico também não! Agora, vamos aos problemas e aos perigos de uma tão incontrastável decisão, e que já aparecem nos fóruns de debates da internet, reunindo ex e atuais membros da religião das Testemunhas de Jeová.

-- Como em todas as religiões, há os sinceros e os “espertinhos”. Os “espertinhos” ficarão tranquilos por saberem que não serão excluídos do grupo religioso se passarem por uma transfusão. Bastará dizer que manifestaram a não-aceitação do procedimento, mas que os médicos fizeram-no contra a sua vontade. “A decisão salvaguarda a hipocrisia”, comentou um debatedor. “Os pais proíbem a transfusão para se eximirem da culpa; os médicos fazem o procedimento para se livrarem de processos e, assim, se condenam diante de Deus no lugar dos pais.”
-- Acontece que, para uso interno no grupo das Testemunhas de Jeová, a proibição da transfusão de sangue prosseguirá. Imagine uma mãe que, tendo preferido ver a filha morta caso a transfusão fosse feita, depois de alguns dias, a menina curada, possa levá-la para casa. Que tipo de tratamento essa mãe dará à filha “decepada de seu povo”? Como lidar com as consequências psicológicas adversas, que certamente acometerão as famílias testemunhas de Jeovás que, levando a sério a proibição, tiverem um de seus membros proscritos pela transfusão contra a vontade?
-- Para piorar, é razoável prever que muitas testemunhas de Jeová “sinceras” prefiram ficar distantes dos hospitais e médicos, por saberem que a transfusão será feita de qualquer jeito. Com isso, doenças que até poderiam ter tratamentos alternativos (sem o concurso da transfusão) ficarão sem quaisquer cuidados, prejudicando os enfermos e até antecipando-lhes a morte. “Isso sem contar os pais que, desesperados pela realização de um procedimento abominado por Deus, podem simplesmente vir a remover o filho do hospital às escondidas para livrá-lo da transfusão”, afirmou outro debatedor. Todas essas questões apontam para dilemas que não são meramente individuais, mas dizem respeito à saúde pública. De acordo dados do Censo de 2010 do IBGE, existiam 1.393.208 Testemunhas de Jeová no Brasil, uma religião com crescimento consistente e positivo. Em 2013, foram feitos 26.329 batizados no país. No evento de 2013 da Comemoração da Morte de Cristo, a mais importante celebração religiosa do grupo, estiveram presentes 1.681.986 pessoas.
Agora, imagine boa parte dessa gente alijada de procedimentos médicos que salvam vidas e poupam sofrimentos. Que Deus é esse?

Por Laura Capriglione - Blog de Por Laura Capriglione



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30