xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/07/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 julho 2014

Exposição e Pioneirismo no Crato - Por: Francisco José ( Jornalista Cratense )



A Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados que começa neste domingo e que ficou simplesmente conhecida como ExpoCrato, através dos outdoors espalhados Nordeste a fora, é resultado do pioneirismo e da tenacidade de um grupo de cratenses notáveis e ousados. Já no distante 1944 os criadores cratenses pensaram na projeção do município no segmento agropecuário, quando a bacia leiteira regional apenas engatinhava. Isso é pioneirismo.

Quando em agosto de 1951, o jornalista e empresário paraibano Assis Chateaubriand inaugurava no Crato a primeira emissora de rádio do interior cearense, estava protagonizando mais um rompante de pioneirismo da Princesa do Cariri. Pois fora o mesmo Chateaubriand que, em setembro de 1950 instalou no País a primeira estação de televisão da América Latina.

A escolha do Crato para uma  sediar uma das empresas dos Diários e Emissoras Associados não foi mero acaso. O mesmo Chateaubriand que em 1951 inaugurou festivamente a Rádio Araripe do Crato, a Pioneira, esteve em 1953 na cidade, prestigiando-lhe seu centenário de  emancipação política, junto com destacados expoentes da política e da administração federal. 

As bases para instalação da energia elétrica de Paulo Afonso foram lançadas no Crato. O mesmo Crato que deu  o ponta-pé inicial do ensino superior no Cariri cearense, com a instalação e funcionamento das Faculdades de Filosofia e de Ciências Econômicas e de Direito, entre as décadas de 1960 e 1970. Isso é pioneirismo.

O detalhe é que é esse pioneirismo cratense em diversos aspectos sociais e econômicos, não manteve o ímpeto que tiveram outros municípios, tanto no território cearense e em outros estados nordestinos.  O pique experimentado pelo Crato nos anos 50, 60 e 70 registrou inegável arrefecimento. Mesmo assim o município continua sendo referência educacional, cultural e turística, em razão de suas belezas  naturais inegáveis e de seu clima ameno.

Para consolidar a posição do Crato como referência no ensino superior e a partir daí, incrementar-lhe o impulso que recebeu com a implantação da Universidade Regional do Cariri, é imperioso que a cidade saiba escolher lideranças verdadeiramente comprometidas com  seu futuro. E que  além de saber escolher, saiba igualmente, de cabeça erguida, cobrar dos gestores do Estado e do País, o que tem direito no contexto regional, para projetar-se  social e economicamente.

(*) FRANCISCO JOSÉ, é jornalista natural do Crato e atualmente é repórter do Jornal Correio da Paraíba em Campina Grande.


Dilma é capa da VEJA desta semana

A candidata em campo

  – Quando tudo ia bem, a presidente Dilma Rousseff pegou carona no carisma dos craques da seleção brasileira de futebol. Com a humilhante derrota para os alemães, pelo placar de 7 x 1, a presidente-torcedora voltou ao papel de gestora. A estratégia vai colar?
Reportagem da revista VEJA  desta semana ouviu a opinião e dez analistas e revela o resultado de uma pesquisa telefônica feita nas 24 horas seguintes ao vexame: cada gol alemão reduziu em 1 ponto porcentual a avaliação positiva do governo.

 Enquanto isso...A camisa da Alemanha que faz tributo ao Flamengo foi um gol de placa da turma do marketing da Adidas. Ontem, uma loja no Centro do Rio pôs o seguinte aviso à porta: “Não temos a camisa da Alemanha. Por favor, não insista.” 

                                                                                                                                                         

Agenda Camilo Santana para hoje, Sábado, 12 de Julho de 2014



O candidato Camilo Santana (PT//Pros) cumpre a seguinte agenda nesta sábado pelo interior do Estado:

9 horas - caminhada pelo Centro de General Sampaio.
11 horas - caminhada pelo Centro de Itarema.
19 horas - Caminhada em Jijoca Jericoacoara.

Estarão presentes os candidatos Izolda Cela (vice-governadora) e Mauro Filho (Senado).
(Assessoria de Imprensa do candidato) - Via Flávio Pinto

Foto: Wilson Bernardo







Caravana de Eunício estará no Crato e região Central neste sábado


A agenda do candidato pela coligação “Ceará de Todos” ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), neste sábado, 12, está focada no interior do Estado. O peemedebista se reúne com prefeitos, lideranças políticas e apoiadores das regiões do Cariri e Centro-Sul, onde debaterá políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos cearenses.

O primeiro compromisso de Eunício, acontece às 14 horas. Será uma reunião com lideranças e apoiadores do Crato, que ocorrerá no Hotel Encosta de Serra. O objetivo é discutir o ambiente de campanha do candidato do PMDB no município e na Região, além de firmar o apoio das lideranças políticas. 

Do Crato, Eunício segue para Icó, onde se reunirá com prefeitos, vereadores e lideranças da cidade e da Região. O encontro está marcado para 19 horas, no Sítio Piauizinho. O último compromisso de Eunício, no sábado, ocorre às 21 horas, na abertura de uma das festas mais tradicionais de Icó e também do Estado, o Forricó.

Fonte: ASCOM - Eunicio Oliveira
As agendas dos candidatos podem ser enviadas para o endereço: blogdocrato@hotmail.com



Orquestra Sinfônica chinesa se apresenta no Parque do Cocó



A Orquestra Sinfônica de Zhejiang se apresenta na próxima segunda-feira (14), às 19 horas, no Parque do Cocó. O evento é gratuito e será em comemoração aos 40 anos da relação entre o Brasil e a China e devido à realização da VI Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece na terça-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará. 

Orquestra Sinfônica de Zhejiang Fundada em 1958 em Hangzhou, a antiga capital da China. Tanto os músicos como os concertos têm obtido grande reputação profissional e elogios artísticos, após a sua fundação e tem acompanhado vários músicos, cantores, maestros, e compositores de renome internacional. Tem viajado para diversos países europeus, e realizado nas famosas salas de música dos países como Itália, Áustria, Alemanha, República Checa, Suécia, Bélgica, etc, conseguindo grandes sucessos. 

A orquestra dispõe dos melhores músicos, e faz a criação e atuação das músicas de sinfonia, ópera, dança, telenovela e cinema, apresar da realização de tradicionais temporadas de música. Além disso, encarrega também a responsabilidade social na área de educação e divulgação musical e artística. E se destaca especialmente na criação de peças com tema doméstico. 11.07.2014 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará


ExpoCrato começa amanhã e deve bater recorde de negócios


A expectativa para a edição deste ano é a presença de cerca de 400 mil pessoas, durante o evento. O volume de negócios pecuários estimados para este ano é superior a R$ 100 milhões, consistindo num novo recorde da Feira

Crato. Com perspectiva de público estimado em cerca de 400 mil visitantes, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação, abre sua 63ª edição no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, neste município, as 20 horas de amanhã. O evento deverá contar com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, do prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e diversas outras autoridades de municípios circunvizinhos.

A previsão do Grupo Gestor da ExpoCrato 2014 é que durante a edição deste ano, que acontece entre os dias 13 e 20 deste mês, o volume de negócios realizados seja superior aos R$ 100 milhões registrados no ano passado. Pelo menos seis animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição. O número também é maior do que o registrado na edição passada, quando por causa da estiagem decorrida em grande parte do Nordeste Brasileiro, os criadores deixaram de realizar a renovação de seus rebanhos.

"Como a quadra invernosa se constituiu de forma mais proveitosa em grande parte dos estados neste ano, o número de animais que estará exposto nesta edição da ExpoCrato acabará sendo maior do que a edição passada. Desta forma, pelo menos em tese, o volume de negócios também deverá superar o alcançado em 2013", informou o presidente do Grupo Gestor do evento, Luiz Gonzaga de Melo Neto.

Os pavilhões onde os animais permanecerão expostos, num total de 15, estão prontos desde a última quinta-feira. A maioria recebeu reformas e em todos eles nova pintura foi feita.

Reparos

Outras áreas do Parque de Exposições também receberam reparos, inclusive no tocante a questão das instalações elétricas e de acessibilidade. No ano passado, houve a necessidade de cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), devido o estado de precariedade detectado em algumas áreas do local. A maioria das áreas onde as reformas foram realizadas havia ficado pronta no final do dia de ontem.

"Todas as demandas que ainda existiam no interior do parque foram sanadas no sentido de assegurar ao visitante total comodidade. Também foi trabalhada a criação de um novo plano de segurança durante os dias de Exposição, garantindo, desta forma, maior tranquilidade às visitações realizadas no período da manhã e da tarde, bem como nos horários noturnos, quando da realização dos shows artísticos", explicou Gonzaga de Melo.

Os eventos artísticos realizados durante a ExpoCrato são terceirados desde a década 90. Neste ano, os shows contam com apresentações de artistas consagrados junto ao público, como Ivete Sangalo, Jota Quest, Tribo de Jah, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone e Aviões do Forró, por exemplo. A área onde os shows serão realizados também sofreram adequações. Dois grandes palcos foram erguidos para receber os artistas.

A área dos camarotes também está ampliada. Um dos mais concorridos neste ano e o da Concessionaria Honda Ares Motos, que modificou toda a estrutura utilizada pela empresa no ano passado, garantindo, desta forma, maior espaço e conforto aos seus convidados.

A ExpoCrato 2014 também traz boas expectativas de negócios às empresas especializadas na comercialização de maquinários e implementos agrícolas que estarão participando do evento. O número de empresas do setor, inclusive, é maior que o registrado na edição do ano passado. No entanto, por causa do espaço diminuto que há no parque, devido o crescimento que a ExpoCrato vem atravessando, principalmente, nos últimos dez anos, o presidente do Grupo Gestor avalia que o volume de empresas atuantes neste setor do agronegócio nacional poderia ser maior. "Nós deixamos de receber a presença de grandes empresas do setor do agronegócio brasileiro para a edição deste ano por conta das dificuldades de espaço no interior do parque", observou.

" Hoje, existe uma grande necessidade de readequação do espaço físico onde a ExpoCrato é realizada. Infelizmente, o município não conseguiu acompanhar o crescimento do evento e isso acaba gerando uma série de insatisfações, como pode ser observado, inclusive, em relação aos congestionamentos que se formam na cidade neste período. Algo precisa ser feito neste sentido. É preciso garantir um maior espaço, objetivando a participação de novas empresas em edições futuras e conforto, comodidade e segurança aos visitantes", ressaltou Gonzaga de Melo.

Durante o período da Expocrato, também será realizada a I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios, com o objetivo de fortalecer a prática do turismo na região do Cariri e de estabelecer uma ação conjunta entre os participantes, no sentido da criação de um consórcio onde sejam trabalhadas as demandas para solidificação do trade turístico na região.

O projeto envolve sete municípios. Representantes das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Missão Velha, Assaré, Barbalha e Nova Olinda integrarão a feira.

Um cortejo contendo a presença dos grupos de tradição destes municípios será realizado na próxima segunda-feira, a partir das 17 horas, saindo da Praça da Sé, com destino ao Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), no campus do Pimenta, onde o evento acontecerá sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade. Lá, haverá rodas de conversação os municípios, festival gastronômico com o cardápio regional e apresentações de artistas da Cultura Popular das cidades participantes. A feira terá três acessos, para o interior do ginásio, desde o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante à Rua Carolino Sucupira, por trás da URCA, e pela lateral, na Rua Major José Gonçalves.

Mais informações:
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Cel. Filemon Teles
Centro -Crato
Telefone (88) 3523.2120

Roberto Crispim
Colaborador do jornal Diário do Nordeste


Para você Refletir ! - Por Maria Otilia

A Copa do Mundo é um evento muito esperado por todos . E esta Copa realizada no Brasil , independente dos  protestos de alguns, trouxe  sentimentos comuns a todos: patriotismo, alegria, vibração, união,etc. Sentimentos estes transformados em tristeza, sensação de derrota, fracasso, choro, raiva,etc, a partir de um jogo onde o Brasil perdeu amargamente para outro país. Para todos nós este foi  um momento histórico.  E querendo ou não aceitar  esta parte da nossa  história, este fato  vai ficar registrado. Para muitos brasileiros vai ser difícil digerir, embora diz o ditado " que tudo passa". 
Façamos uma leitura do texto abaixo, e reflitamos sobre este acontecimento considerado uma tragédia no futebol, mas que pode nos trazer grandes ensinamentos. Boa leitura!

    Transformando tragédia em triunfo"
 
 O fator mais importante e decisivo na vida não é o que nos acontece, e sim a atitude que adotamos diante do ocorrido. A revelação mais certa do caráter da pessoa é a maneira como ela suporta o sofrimento. As circustâncias e as situações podem colorir a vida, mas Deus nos concedeu a graça do poder escolher a cor..." [Charles R. Woodson]

Foi a frustração que instigou Louis a buscar soluções inovadoras, frustração que começou quando ele tinha apenas quatro anos de idade. Enquanto brincava com um furador de couro na loja de selas e arreios de seu pai, Louis sofreu um acidente e feriu o olho esquerdo. A infecção produzida pelo acidente expandiu-se e atingiu o outro olho. O menino ficou completamente cego.

Desde o início, Louis estava determinado a encontrar seu caminho sem precisar de uma bengala ou de ajuda das pessoas. Lenta, mas persistentemente, desenvolveu as habilidades motoras necessária para se locomover pela casa, pelo quintal e pela cidade. Quando tinha idade suficiente, seu pai o matriculou em uma escola municipal, onde ouvia com atenção e tentava memorizar cada palavra dita pelos professores. Louis, porém, não podia escrever nem ler, e ficava frustrado por não conseguir acompanhar os colegas de classe.

Aos 10 anos, Louis foi enviado a uma escola para crianças cegas em Paris. Gradualmente, foi se acostumando ao novo ambiente e tornou-se um estudante aplicado de embossing –um sistema no qual grandes letras eram esculpidas em baixo relevo em largos blocos de madeira. Os blocos eram malfeitos, difíceis de ter seu conteúdo interpretado, e requeriam um tempo considerável para serem decifrados.

Louis sentia-se empolgado com a possibilidade de aprender a ler e escrever, mas ficava frustrado com a lentidão do processo. Encontrava maior satisfação recebendo aulas de órgão e piano e praticava durante horas.

Por essa época, Charles Babier de La Serre, um capitão de artilharia, aperfeiçoava um código através de pontos, que podia ser lido com os dedos e que era usado para velar os segredos das mensagens militares e diplomáticas, a que chamou de “escrita noturna”.

Fascinado pelo sistema, Louis começou a experimentá-lo a fim de improvisar algumas modificações. Dos 12 aos 15 anos, trabalhou longas horas –às vezes, durante noites inteiras, em detrimento da própria saúde– para adaptar o sistema de Barbier. O sistema que ele desenvolveu também se baseava em pontos, mas era simples e completo, podendo ser escrito e lido rapidamente; além disso, oferecia a promessa de poder ser usado de muitas formas, além dos livros. Seus colegas da escola e professores rapidamente dominaram o sistema, considerando-o uma grande melhoria. Seu sistema era aplicável a qualquer linguagem, à matemática, para a escrita à mão ou tipografia. Antes de completar 20 anos de idade, Louis já tinha aplicado seu sistema também às notas musicais.

O maior desafio enfrentado por Louis Braille foi político. Contratos importantes tinham sido firmados com os fabricantes do método embossing. Foram necessários mais vinte anos de esforço e frustrações até que o sistema de Braille fosse reconhecido publicamente como o novo padrão.

Louis Braille morreu aos 43 anos de idade, depois de anos de enfermidade, sem saber que seu sistema conquistaria aceitação mundial, mas sabendo em seu coração que dera o maior presente aos cegos. A placa na frente da casa onde passou a infância reconhece que ele “abriu as portas do conhecimento para todos aqueles que não podem ver”.

O que você acabou de ler é verdadeiro: não é o que acontece a você, mas como você lida com o que lhe acontece é que deve ser considerado. A atitude vai levar você mais longe do que os lamentos provocados por incidentes desafortunados em sua vida. Dê uma chance a ela: se a perspectiva não é boa, tente a visão geral. Essa é sempre boa.

Daniel de Carvalho Luz é professor de pós-graduação da Universidade Metodista, diretor de RH América do Sul da Johnson Controls e autor dos livros “Insight” e “Fênix”

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31