xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/07/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 julho 2014

Tabela da Copa do mundo 2014 para você entender os próximos jogos



Fonte: Site Copa2014


Governo investe R$ 1,2 bilhão para que o Brasil se torne em um dos 5 maiores produtores de conteúdo audiovisual


A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (1), no Palácio do Planalto, em Brasília, o Programa Brasil de Todas as Telas. O governador Cid Gomes participou da solenidade e discursou em nome dos governadores presentes e destacou o empenho do Governo Federal em facilitar o acesso à cultura para todos os brasileiros. 

O Brasil de Todas as Telas É uma ampla ação governamental com investimentos para transformar o país em um dos cinco maiores centros no mundo para produção e programação de conteúdos audiovisuais. O programa é de responsabilidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério da Cultura.O Programa é parte do esforço do governo para fazer justiça a criatividade do país e para transformá-la ainda mais na base de uma pujante indústria cultural nacional, segundo a presidenta Dilma Rousseff. 

Para ela, o programa lançado fortalece a indústria, oferta recursos e cria condições melhores para a produção audiovisual brasileira.“Esse fundo, e nós estamos falando aí de R$ 1,2 bilhão, é, sem dúvida, o maior programa de apoio à produção audiovisual já implementado no Brasil. É o maior programa, pelo volume de recursos mas, sobretudo, pelo conjunto de iniciativas envolvidas, que abrange a cadeia, os elos da cadeia produtiva, desde o roteiro, a criação do roteiro, até a ampliação e a modernização do parque exibidor, passando pela produção e difusão, e pelo incentivo à pesquisa. 

Um Programa com um tamanho compatível com o talento, com a criatividade e de nossos produtores audiovisuais”, analisou.Com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o objetivo do Brasil de Todas as Telas é expandir o mercado interno, universalizar acesso da população aos serviços audiovisuais, com investimento na produção, distribuição e programação de conteúdos. Em todos os estados, o programa deve resultar em 300 longa-metragens, mais de 400 obras de TV, 2 mil horas de conteúdo para todas plataformas de exibição, além de 450 projetos para cinema e TV e o estímulo de criação em todas regiões do país.

O Brasil de Todas as Telas ainda oferecerá 5 mil bolsas para formação e capacitação profissional. Também serão oferecidos cursos de nível técnico em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Pronatec Audiovisual – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Fonte: Governo do Estado do Ceará


Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014; saiba recuperar seu perfil


Sim, é verdade, o Orkut vai acabar. Segundo o Google, dono da rede social, o Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. A gigante de buscas adiantou o post oficial que será publicado no blog do Google ainda nesta segunda-feira (30) e respondeu algumas dúvidas que giram em torno de informações falsas que circulam na web sobre o caso. Usuários poderão exportar seus dados até 2016.

O Google justifica o fim da rede social com o sucesso de outras plataformas como YouTube, Blogger e Google+. A ideia é concentrar energias e recursos nestes produtos e não mais no Orkut - rede social que nasceu em 24 de Janeiro de 2004, cujo nome é o mesmo do seu desenvolvedor, o turco Orkut Büyükkokten. Criado nos Estados Unidos, a maioria dos seus usuários hoje são do Brasil e da Índia. 

O que muda?

Ainda de acordo com a gigante de buscas, até o fim de setembro, não haverá impacto para os usuários atuais. Você poderá entrar, jogar e usar sua conta como sempre, e matar a saudade. O objetivo é de que a comunidade possa se adaptar à transição para o Google+ com toda a calma do mundo.  Sem paciência para esperar? Saiba como excluir seu perfil no Orkut.

Depois do dia 30 de setembro, você não poderá mais entrar no Orkut, aplicativos, APIs e jogos não estarão mais disponíveis e as comunidades públicas serão salvas em um Arquivo de Comunidades visível publicamente, promete o Google. Um detalhe importante é de que, após esse prazo, o usuário não poderá mais exportar seus álbuns de fotos direto para o Google+, apenas para o seu computador usando a ferramenta do Google de backup. Isso quer dizer também que o usuário não poderá fazer o download do aplicativo do Orkut no Google Play ou no iTunes Store após 30 de junho de 2014. Se você já tiver o aplicativo, poderá usá-lo até 30 de setembro de 2014.

Fim do Orkut causa corrida ao Google Takeout que apresenta falhas

Assinado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, o comunicado entra no ar ainda nesta segunda-feira antes do meio-dia e lamenta o fim da rede social. "Foram 10 anos inesquecíveis", diz o Google. A rede social pede desculpas a quem ainda usa o Orkut regularmente com seus contatos. Está longe do PC? Acesse seu Orkut usando o celular com o aplicativo do Google; veja como.

Segue o comunicado na íntegra:

"Adeus ao Orkut

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".  Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

Funções exclusivas do Orkut nos dez anos da rede; relembre

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. 
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além."
O fim do Orkut também bombou nas redes sociais, muitos internautas lamentaram o encerramento da página no Facebook, Instagram, Twitter e até Google+. 

Por Melissa Cruz - Techtudo


Insatisfação no Pros faz com que Cid precise arrumar a casa


Cid terá de convencer os aliados aceita sua indicação 

O primeiro dia depois do anúncio do deputado Camilo Santana para concorrer a sucessão de Cid de Gomes pela aliança Pros/PT e mais uns 20 e poucos partidos, foi de especulação e reclamações. Os líderes dos principais partidos que declaram apoio a Cid Gomes não gostaram da indicação de um petista para encabeçar a chapa majoritária e reafirmaram que esperavam o Pros à frente da chapa.
O reflexo dessa situação já foi percebido ontem (segunda-feira, 30), quando o governador Cid Gomes teve muito dificuldade para conseguir fechar a chapa majoritária, pois Zezinho Albuquerque e Domingos Filho rejeitaram o convite para ao lado de Camilo Santana comporem a chapa. Zezinho seria o vice e Domingos Filho disputaria o Senado.

Zezinho preferiu concorrer a reeleição a deputado estadual e quem sabe, se reeleito, concorrer à presidência do legislativo estadual, onde é  atual presidente. Já Domingos Filho acertou sua ida para o Tribunal de Contas em substituição ao conselheiro Artur Silva, amigo da família Ferreira Gomes e que vai se aposentar precocemente para que o vice-governador possa assumir a vaga. A insatisfação não é só entre os caciques do Pros. Prefeitos de vários municípios não escondem a decepção em ter que apoiar um candidato de partido até então considerado adversário político. 

Até mesmo no PT, Camilo tem restrição. O bloco liderado pela ex-prefeita Luizianne Lins ameaça não votar em Camilo e está próximo de apoiar à candidatura de Eunício Oliveira. Para evitar constrangimento e desgaste à sua candidatura, Camilo tenta apagar o fogo-amigo dentro do partido e deve conversar com a ex-prefeita ainda hoje.

Jornalista Flavio Pinto


PCdoB-CE diz que Ceará perde em deixar Inácio fora da chapa majoritária


Em nota enviada ao Blog, o PCdoB lamenta a ausência do senador Inácio Arruda, na chapa encabeçada por Camilo Santana (PT), mas diz que apoiará candidato de Cid Gomes. Confira:

Foram concluídas, ontem à noite, as articulações em torno da composição da chapa majoritária e das coligações proporcionais que aglutinam as forças políticas que apoiam o atual governo do Estado do Ceará. Já em fevereiro deste ano, conclamávamos, em nota pública, a união de todas as forças da base aliada, visando um diálogo que propiciasse uma avaliação coletiva e atualização do projeto em curso, bem assim a construção de uma chapa competitiva e indicávamos o nome do senador Inácio Arruda, até hoje o segundo colocado nas pesquisas de opinião para concorrer ao Senado.

Travamos o bom combate até a noite de ontem, prazo final para as definições, e, conforme havíamos anunciado publicamente, insistimos no nome de Inácio Arruda para compor a chapa majoritária. Com todo respeito aos nomes escolhidos, afirmamos que perde o Ceará ao prescindir da experiência, da capacidade política e dedicação de Inácio na defesa dos interesses maiores do nosso povo e do nosso Estado. Não obstante não ter sido contemplado na chapa majoritária, o PCdoB, em função de um projeto maior, desenvolverá todos os esforços para que esse campo político, do qual fazemos parte, seja vitorioso e possa contribuir, de forma ainda mais profunda, com o progresso do Ceará e por mais e melhores condições de vida para nosso povo, em especial os trabalhadores e as camadas mais necessitadas.

Quanto a Inácio Arruda, principal quadro político do PCdoB no Ceará e destacada liderança nacional, mesmo após concluir seu mandato no Senado federal, continuará  com altivez, dignidade e elevado espírito público  prestando inestimáveis serviços ao Ceará e ao Brasil. Na campanha eleitoral que se aproxima cumprirá seu papel na luta para que a nossa legenda atinja seus objetivos, quais sejam, as reeleições de Chico Lopes e João Ananias para a Câmara Federal,  a ampliação de nossa bancada  na Assembleia Legislativa, a reeleição de Dilma e a eleição da nossa chapa majoritária no Ceará.

Conclamamos nossa militância, os amigos e simpatizantes e contamos com todos para alcançarmos esses objetivos. A campanha está prestes a iniciar, ocupemos as ruas, as praças e todos os espaços ao nosso alcance para levar a nossa mensagem e nossas propostas por um Brasil e um Ceará mais desenvolvidos e mais justos, elevando o nível do debate político e conquistando corações e mentes de nossos irmãos cearenses.

Fonte: Eliomar de Lima ( O Povo Online ).


IPI reduzido para automóveis continua até dezembro


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (30), a manutenção, até dezembro, das tarifas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. Segundo o ministro, o objetivo da medida é fazer com que o setor se recupere da queda nas vendas observada nos últimos meses. A permanência da desoneração está vinculada a um compromisso do setor em não cortar empregos.

“A avaliação é que as vendas foram mais fracas em função de uma série de motivos, entre os quais a diminuição do crédito e também, no período mais atual, a questão da Copa [do Mundo], com menos dias úteis no período”, ressaltou o ministro, ao explicar as razões da queda na venda de veículos. A estimativa é que a desoneração implique renúncia fiscal de R$ 1,6 bilhão.
Para carros até mil cilindradas, a alíquota permanece em 3%. A previsão era que o IPI para esse ipo de veículo voltasse amanhã (1º) ao patamar de 7%, anterior à redução. Os automóveis entre mil e 2 mil cilindradas, bicombustíveis, continuaram tributados em 9%. Antes da redução, a alíquota da categoria era 11%.

Para o presidente da Associação Nacional da Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, a medida ajudará a impulsionar as vendas nos próximos meses. “Eu tenho a convicção de que, com a manutenção da alíquota, teremos um segundo semestre melhor do que o primeiro”, disse ele. Moan lembrou que, com a elevação das vendas, o impacto na arrecadação do governo federal deverá ser menor do que o previsto. “Esse pressuposto de perda de arrecadação é se as vendas forem mantidas. Mas, com certeza, com aumento do IPI, as vendas seriam menores do que a projeção que nós temos”, acrescentou.

Segundo balanço da Anfavea, de janeiro a maio deste ano, as vendas de automóveis caíram 8,3% em comparação com o mesmo período de 2013. Foram vendidos 1,002 milhão de unidades nos primeiros cinco meses do ano, contra 1,092 milhão no mesmo período do ano passado.A produção de automóveis caiu, de acordo com a Anfavea, 14,5% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. Foram fabricados 1,153 milhão de unidades de janeiro a maio de 2013, contra 990 mil no mesmo período deste ano. Em maio, a produção caiu 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 202 mil automóveis.

Agência Brasil


Receita doará obras apreendidas ao Museu Nacional de Belas Artes


Obras apreendidas pela Receita Federal serão doadas ao Museu Nacional de Belas Artes


Obras de grande valor para a arte contemporânea, que provavelmente acabariam na parede de algum colecionador, ganharão um novo destino: o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Avaliadas em R$ 10 milhões, as 17 obras apreendidas pela Receita Federal, em função de importação irregular, deverão ser incorporadas ao acervo do museu em agosto, segundo a diretora do museu, Monica Xexéo.

“Trata-se de um conjunto pequeno, mas expressivo, não só pelos artistas, mas também pelo período das obras, dentro do panorama da história internacional. As obras irão completar hiatos da nossa coleção” disse ela. “Será uma doação extremamente importante para a sociedade brasileira. Para nós, é uma grande honra e um desafio. Estamos muito contentes em poder receber, tratar e devolver este material para a sociedade.” As obras chegaram ao museu no dia 30 de abril e se encontram em quarentena, isoladas do restante do acervo. A diretora adiantou que fará uma exposição delas neste ano, mas depois serão catalogadas e inseridas no circuito permanente do museu.

Os brasileiros Cildo Meireles, Jorge Guinle, Daniel Senise, Beatriz Milhazes e os estrangeiros Niki de Saint-Phalle e Michelangelo Pistoletto são alguns dos artistas cujas obras apreendidas têm reconhecido valor artístico e de mercado. De acordo com a Receita Federal, juntas devem valer R$10 milhões. Monica Xexéo adiantou que alguns artistas terão suas obras expostas no Brasil pela primeira vez. O indiano Anish Kappor terá  sua primeira escultura, avaliada em mais de US$1 milhão, incorporda ao acervo do museu. Outra obra valiosa é a do brasileiro Sérgio Camargo que chegou a ser leiloada no exterior por US$ 2 milhões.

Coordenadora-técnica do museu, Daniela Matera, foi uma das museólogas a ver as obras no Porto do Rio para atestar a autenticidade das obras. “Não tínhamos ideia do que iríamos encontrar, e nossa surpresa foi muito grande. Foi uma alegria dar de cara com um Daniel Senise, um Sérgio Camargo, e ter a possibilidade de ver obras expostas para a sociedade”, contou. Esta foi a segunda doação da Receita Federal ao Museu Nacional de Belas Artes. A primeira foi em 2006, após um quadro de Candido Portinari, Caçador de Passarinho, ser apreendido no Porto de Santos quando tentavam retirar a obra ilegalmente do país. Hoje, se encontra exposta no terceiro andar do museu.

Desde 2013 a Lei 12.840 prevê a destinação de bens de valor cultural, artístico ou histórico aos museus nas hipóteses de apreensão, dação em pagamento de dívida ou abandono de obras. A Receita Federal investiga sonegação fiscal e a possibilidade de ocorrência do crime de lavagem de dinheiro. Além das obras de arte, a Receita Federal apreendeu 17 toneladas móveis, eletroeletrônicos, equipamentos esportivos, em procedimento de fiscalização de mudanças de brasileiros procedentes do exterior. Os tributos que deixariam de ser pagos com o ingresso irregular dos bens somariam R$ 6 milhões de reais. O caso foi descoberto depois que funcionários do órgão inspecionaram dois conteiners que vinham dos Estados Unidos. Um deles trazia a mudança de uma manicure brasileira que morou naquele país por 21 anos.

Segundo a Receita Federal, alguns brasileiros que retornam ao país são cooptados por agentes no exterior para declararem em suas bagagens diversos bens de terceiros  buscando o não-pagamento de tributos, ocultando o real comprador, bem como a origem do dinheiro utilizado na aquisição.

Agência Brasil


Governo Dilma quer incentivar audiovisual


Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do setor audiovisual no País, a presidente Dilma Rousseff lançará, nesta terça-feira, o Programa Brasil de Todas as Telas. Resultado de uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura, o programa tem como meta auxiliar a expansão do mercado interno, universalizar o acesso da população às obras audiovisuais e colocar o Brasil entre os cinco maiores centros produtores de conteúdo do mundo.

O Programa Brasil de Todas as Telas terá quatro frentes de atuação: desenvolvimento de projetos e formatos de obras brasileiras; produção e difusão de conteúdos brasileiros no cinema e na televisão; capacitação e modernização profissional e implantação e modernização de salas de cinema. O programa utilizará recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e a Ancine, na qualidade de secretaria-executiva do fundo, é a responsável pela supervisão da operação do programa. O lançamento do programa terá as presenças da Ministra da Cultura, Marta Suplicy e do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, além de representantes do setor audiovisual.

Fonte: Meio & Mensagem


PROEX: relação dos artistas selecionados para o V Palco Sonoro da URCA

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) divulga a relação dos artistas selecionados, através de edital anteriormente publicado, para participarem do V Palco Sonoro da URCA, a se realizar no período de 14 a 19 de julho de 2014, durante o período da Expocrato. 

Segue abaixo a lista com a programação das apresentações:

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 (Segunda)
19h00 - Nuverse
20h00 – Baixa Gravidade
21h00 – Don Rasta

Dia 15 (Terça)
19h00 – Elisa Moura
20h00 – Calazans Callou
21h00 – Panticola e Casaca de Couro

Dia 16 (Quarta)
19h00 – Aécio Ramos
20h00 – Soul Musical
21h00 – Os Peleja

Dia 17 (Quinta)
19h00 – Algarobas
20h00 – Geração Ypisilone
21h00 – Blues Cream

Dia 18 (sexta)
19h00 – Os Caba de Gonzaga
20h00 – Forró di Raiz
21h00 – Raphael Belo Xote

Dia 19 (Sábado)
19h00 – Águas em Marte
20h00 – Dudé Casado
21h00 – Tiro Certeiro

Fonte:  Site da URCA

Sinopse do livro “Benigna: Um lírio no sertão cearense” (Armando Lopes Rafael)

   Numa de suas visitas feitas ao Brasil, mais precisamente a realizada em 1991, o então Papa, hoje São João Paulo II, lançou um ansioso apelo: “O Brasil precisa de santos. O Brasil precisa de muitos santos”. Coincidência, ou não, em 1991 a lista de brasileiros candidatos a santos era pequena. Depois das palavras deste santo polonês, e pelos anos seguintes, a relação de brasileiros com fama de santidade tornou-se longa e mais conhecida pela população. Em 2014, o Brasil já contabiliza três santos canonizados, trinta e seis beatificados, quatro veneráveis e quarenta e um Servos de Deus.
     Para nossa alegria, dentre os Servos de Deus, consta uma menina do Ceará: Benigna Cardoso da Silva, cujo processo de beatificação corre o longo trâmite previsto pelas normas da Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano. O próprio desenrolar do processo de beatificação desta criança, nascida e martirizada em Santana do Cariri, já configura um pequeno milagre.  Quem poderia imaginar que os acontecimentos em torno do pedido de beatificação desta menina – já conhecida em todo o Brasil como a Mártir da Pureza – pudesse avançar tão rápido?
      E entre as agradáveis surpresas das bênçãos divinas que vêm sendo derramadas sobre a divulgação das virtudes desta Serva de Deus, está este livro: “Benigna: Um lírio no sertão cearense”. Trata-se da primeira biografia publicada sobre a menina-mártir. Nesta obra consta a condensação dos trabalhos produzidos para orientar o processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, ora em estudo no Vaticano. O livro é fruto do resumo dos escritos (e a lista segue apenas o critério da ordem alfabética) feitos por Armando Lopes Rafael, João Paulo Cabral Alves, Plácido Cidade Nuvens, Raimundo Sandro Cidrão e Ypsilon Rodrigues Félix.
        Lendo o conteúdo deste livro, ao final da leitura, somos forçados a concordar com o que escreveu o bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, na apresentação da obra: “Entre as características da Igreja, uma delas ganha realce com maior evidência: a santidade. A Igreja é santa no sentido de que o seu Fundador é Santo; o seu fim é santo; e os fiéis são convocados à Santidade”.
     Este livro, “Benigna: Um lírio no sertão cearense” é, em síntese, uma louvação a Deus pelo martírio a que foi submetida esta menina. A fé de Benigna nos anima e nos fortalece na nossa caminhada, na nossa vida pessoal e no convívio com a comunidade. E nos traz a certeza de que, mesmo nos tempos atuais – tempos de hedonismo, calcados numa sociedade de consumo e no esquecimento dos valores espirituais – Deus continua santificando homens, mulheres e crianças que vivem segundo os preceitos deixados por Cristo Jesus.
     O testemunho de vida e santidade desta humilde mocinha que viveu no segundo quartel do século passado, na zona rural de Santana do Cariri, vai correr o mundo, ainda mais, a partir da publicação da sua primeira biografia.
      Deus seja louvado também por isso...
                                                                              

Será lançada nesta 4ª feira, dia 2, a biografia da Serva de Deus Benigna


Acontecerá às 09:00 hs. da manhã, desta 4ª feira, dia 2 de julho, no auditório do Geopark Araripe -- Rua Carolino Sucupira, em Crato -- o lançamento do livro biográfico de Benigna Cardoso da Silva, intitulado Benigna: um lírio do sertão cearense. Trata-se de uma condensação dos trabalhos produzidos pela equipe que colaborou (a convite da Diocese de Crato) no processo pedindo a beatificação da menina-mártir de Santana do Cariri. O pedido de  beatificação de Benigna já se encontra em análise no Vaticano.
O livro é um resumo do que foi escrito por Armando Lopes Rafael, João Paulo Cabral Alves, Plácido Cidade Nuvens, Raimundo Sandro Cidrão e Ypsilon Rodrigues Felix e se constitui na primeira biografia publicada sobre a “Mártir da Castidade”, denominação como ficou sendo conhecida a menina Benigna Cardoso da Silva.





Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30