xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 junho 2014

Uma santa para o Crato - Por: Ely Aguiar




Uma multidão superior a 10 mil  pessoas festejou a inauguração e bênção do monumento à Nossa Senhora de Fátima, neste sábado, na cidade do Crato. O ato litúrgico foi presidido pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Panico e o vice governador Domingos Filho representou o Governador Cid Gomes. Estiveram presentes os deputados federais Antonio Balman, Arnon Bezerra e os estaduais Teo Menezes, Miriam Sobreira, Sineval Roque e Ely Aguiar, idealizador do projeto de Nossa Senhora de Fátima. 

A multidão foi várias vezes ao delírio o que demonstra a importância do monumento de Fátima, que tem 52 metros de altura, para o desenvolvimento do turismo religioso na cidade do Crato, que também festeja 250 anos de criação e os 100 anos da Diocese. O Prefeito Ronaldo Matos  também prestigiou o evento, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante.

Por: Ely Aguiar
Jornalista e Político



Para você Refletir ! - Por Maria Otilia

Está chegando a hora em que  seremos chamados a contribuir para a efetivação da democracia: o nosso voto. E antes que façamos estas escolhas, faz-se necessário refletirmos sobre a importância dos partidos e de quem faz parte destes. Como diz Carlos Melo, cientista político, "...a safra de políticos é ruim - raros resistiriam a testes de qualidade". Também afirma que sem plantar boas sementes de políticos, por gerações espontânea, só crescerá erva daninha.
Neste sentido precisamos   estar atentos  neste período de convenções, de amarras políticas, de adesões, de "conchavos". Sabe-se que  nem sempre estes acordos  vão de encontro aos interesses da população. Aliados de ocasião recebem sua parte de poder, o que não garante uma boa execução de suas tarefas quando assumirem seus cargos. E  na maioria das vezes os interesses dos partidos deixam de ser regras, é exceção. Para aprofundarmos mais este assunto, posto abaixo uma fábula que fala  de como  é feita uma partilha entre quem detém o maior  poder com aqueles que são minorias.Façamos uma boa leitura!

                               A  Partilha do Leão
   O Poderoso Será Sempre um Opressor

Há muito tempo atrás, o Leão, a Raposa, o Chacal, e o Lobo, de comum acordo, combinaram em caçar juntos. Ficou então combinado que dividiriam entre eles tudo aquilo que conseguissem encontrar.

Pouco tempo depois, o Lobo capturou um cervo, e cumprindo sua parte no acordo, imediatamente convidou todos os seus companheiros para fazer a partilha.

Mas, sem que ninguém o pedisse, ou o elegesse como tal, o Leão logo tomou o lugar de líder e decidiu organizar como deveria ser o banquete, e evidentemente, determinar como seriam divididas as partes entre os presentes.

Pondo-se, por conta própria, na posição de representante de todos, supostamente demonstrando total imparcialidade, mas agindo como se todos fossem seus vassalos, começou a contar para os convidados.

"Um", ele disse, enquanto para cada um dos presentes mostrava uma de suas garras, "que sou eu mesmo, o Leão. Dois, esta é para o Lobo; três, é para o Chacal, e finalmente a Raposa fica em quarto."

Então, cuidadosamente dividiu a presa em quatro partes iguais.

"Eu sou o Rei Leão," ele disse, quando terminou, "Assim, evidentemente, Eu tenho direito a primeira parte. A outra também me pertence porque sou o mais forte, e a outra também porque sou o mais valente."

Agora Ele olha fixamente para os outros com cara de poucos amigos. Então rosna exibindo as garras de forma ameaçadora, e diz: "Caso algum de vocês não concorde com a minha divisão, esta é a hora de se manifestar!"

Moral da História:
O mais Poderoso faz as Leis.



CRATO TEM PROGRAMAÇÃO POBRE PARA O DIA DO MUNICÍPIO E OS 250 ANOS


Amigos cratenses, cada vez mais me admiro com a incompetência das pessoas que administram a nossa cidade atualmente. Hoje, dia do município. Quantas obras serão inauguradas, como é praxe em qualquer cidade ? NADA. Fazendo um balanço geral, quais as reais mudanças que ocorreram no Crato em quase 2 anos da nova gestão ? Se quase todas as obras hoje realizadas são resultados dos convênios da gestão passada que estão se cumprindo ? SIM HÁ MUDANÇAS, mudanças para pior, pois hoje nem sequer temos o Festival da Canção e inúmeros outros projetos que vinham sendo executados, cidade destruída em crateras e buracos, Restaurante Popular caindo aos pedaços, cidade onde faltam remédios nos postos e uma Infraestrutura básica.  Até o SLOGAN dos 250 anos da cidade, segundo o Artista Plástico George Macário de Brito foi "surrupiado" dele. Uma programação indigna, por não ter o que mostrar NADA DE NOVO, para uma cidade do porte do Crato, onde até o discurso do prefeito aos munícipes será feito através do Rádio ( será que teme olhar nos olhos no povo ? fica a pergunta no ar ). Só falta ser gravado. Quanta falta de criatividade e de compromisso para com a nossa querida cidade do Crato, berço de heróis, de história e de tradição! Cada vez mais entregue às baratas, sem progresso, e sem perspectivas de desenvolvimento !

Por: Dihelson Mendonça

Na imagem, artista plástico George Macário reclama o "surrupiamento" do seu slogan. Segundo ele, deveriam ter levado também a sua logomarca, já que falta tanta criatividade.


250 anos do Crato: Movimentos Populares celebram missa pelas vítimas da seca de 1932


Uma multidão acorreu, por volta das 06h30minh. de hoje ao campo de futebol da Sulcepa, localizado no bairro Muriti. Ela foi participar da missa celebrada pelo bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, em memória das vítimas da estiagem de 1932. O evento não constava na programação oficial pelo Dia do Município do Crato. Concelebraram com Dom Fernando o Pároco da Paróquia de São Miguel, padre Ranilson e o padre Vileci Basílio  Vidal. O evento religioso foi promovido pelos Movimentos Populares da cidade de Crato .

Na sua homilia, Dom Fernando disse que “Os que tiveram a ideia de promover este evento, que terá prosseguimento com uma caminhada até a estátua de Nossa Senhora de Fátima, imagem que hoje será inaugurada, firmaram um propósito: ambos os eventos seriam somente de louvor a Deus; de resgate da memória e da cidadania desta cidade de Crato, "sem qualquer conotação política ou eleitoral".
Mais adiante, Dom Fernando Panico afirmou: “Também relembramos hoje – nesta Santa Missa e na caminhada que será feita logo mais –, a memória dos irmãos que, neste exato local, sofreram (e muitos aqui morreram, sendo sepultados numa vala comum), dentro do que se convencionou chamar, há 82 anos, de “campo dos flagelados”. Segundo os registros históricos, durante a grande seca de 1932, que assolou, mais uma vez, o sofrido Nordeste brasileiro, neste local funcionou um desses campos de concentração. Eles faziam parte da política do governo do Ceará – daquela época –, e tinham a finalidade de manter os flagelados, ou seja, as vítimas da seca, longe da capital cearense. 

     “Esses “campos”, segundo o governo do Estado daquele já recuado tempo, dariam trabalho, comida e atendimento médico aos pobres que perderam tudo por conta da longa estiagem. Neste Campo de Concentração do Buriti, em Crato, na verdade, esses sertanejos encontraram fome, sede, doenças e morte “...
O bispo de Crato também disse a certa altura da sua homilia: “Devemos lembrar com justiça o segundo bispo de Crato, Dom Francisco de Assis Pires. Ele, condoído com a lastimável situação dessas vítimas da seca, segregadas neste campo do Buriti, designou um sacerdote da Diocese, o padre Antônio Gomes de Araújo para prestar assistência espiritual às famílias dos flagelados. O próprio Dom Francisco visitava, vez por outra, quando seu tempo permitia, o Campo de Concentração do Buriti e de lá sempre saía amargurado com o triste quadro que presenciava. Dom Francisco era oriundo da cidade de Salvador, localizada no verde litoral baiano. Ele nunca tinha presenciado o sofrimento do sertanejo do semiárido nordestino. Um sofrimento vivenciado no dia-a-dia que piorava nas épocas de estiagens. Nessa ocasião ocorria a mortandade dos animais; a destruição das lavouras de subsistência; e a escassez de água e forçava o exílio de famílias inteiras, que fugiam dos campos para as cidades em busca da sobrevivência.     Estes, em 1932, ficavam confinados nos chamados “campos dos flagelados”.
Fotos e postagem de Armando Lopes Rafael

Embolou o “meio-de-campo”: com "desejo de mudanças", PTB deixa Dilma e anuncia apoio a Aécio Neves


Anúncio caminha na direção contrária de um apoio petebista à candidatura de Dilma Rousseff à reeleição; PTB afirma que "conflitos locais" com os petistas de tornaram "insustentáveis"

Evocando um "desejo de mudanças" do povo brasileiro e enaltecendo a "estabilidade econômica" da história recente, o PTB anunciou neste sábado que se aliará ao PSDB e seu candidato Aécio Neves na corrida pela Presidência da República. O anúncio, que caminha na direção contrária da aproximação entre PTB e PT para outubro, deve ser formalizada no próximo dia 27, em convenção na Bahia.
"Hoje, mais uma vez sintonizada com o desejo de mudanças que vem sendo expressado pela ampla maioria do povo brasileiro, o PTB declara seu apoio ao senador Aécio Neves para as eleições presidenciais desse ano", afirma o partido em nota assinada pelo seu presidente nacional, Benito Gama.
Nela, o PTB comenta que "participou do esforço da conquista da estabilidade econômica" das "últimas décadas" e declara convicção de que "Aécio reúne as condições para a retomada do crescimento econômico".
Mais que apoio aos tucanos, a nota cita também tensão com o PT, mas afirma que os Estados, apesar do racha federal, seguem livre para firmar suas próprias coalizões. "Essa decisão (de se aliar ao PSDB) atende o clamor da maioria da bancada federal e de estados, onde os conflitos locais entre PTB e PT ficaram insustentáveis, como, por exemplo, Distrito Federal, Roraima, Piauí e Rio de Janeiro".
Até poucos meses, PTB e PT trabalhavam para atuar juntos nas eleições de outubro. “É inequívoca a herança que o PTB carrega e tê-lo como suporte na minha aliança, no meu governo, é algo fundamental”, disse a presidente Dilma Rousseff em um almoço na sede da executiva nacional do partido aliado realizado em maio.
(Fonte: Site Terra, atualizado às 14:31h)
                                             

Eunício e Tasso juntos na chapa majoritária


Eunício revelou que acerto com Tasso está próximo 


O senador Eunício Oliveira ( PMDB), acaba de confirmar minutos antes da solenidade de entrega da medalha Honra ao Mérito e dos títulos de cidadãos aos deputados Mauro Benevides e Daniel Oliveira,  no Crato, que o ex - governador e ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) será seu companheiro na chapa majoritária da oposição ao Governo do Estado. Eunicio encabeça a chapa e Tasso vai disputar o Senado na dobradinha PMDB/PSDB.

Eunício revelou que tem mantido conversas quase que diariamente com Tasso nas últimas duas semanas. "Tenho conversado com Tasso e o caminho é seguirmos unidos contra os poderosos. Aliás, não só com Tasso. Tenho conversado com todas as pessoas que querem ver esse Estado melhorar, quer seja na segurança, educação ou saúde", afirmou o pré - candidato ao Governo do Estado pelo PMDB.

Fonte: Flávio Pinto


Surto de ebola está "fora de controle", diz MSF


O surto de ebola na África ocidental está "totalmente fora de controle", segundo Bart Janssens, diretor de operações do Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Bruxelas. Segundo ele, o grupo de ajuda humanitária chegou ao limite de sua capacidade para responder ao grande número de casos da doença.

Organizações internacionais e governos envolvidos precisam enviar mais especialistas em saúde para aumentar as mensagens de educação pública sobre como interromper a propagação da doença, disse Janssens à Associated Press. O Ebola já matou mais de 330 pessoas na Guiné, Serra Leoa e Libéria, segundo os números mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"A realidade é clara e a epidemia está agora em sua segunda fase", afirmou Janssens. "E, para mim, está totalmente fora de controle." O surto, que começou na Guiné no final do ano passado ou no começo deste ano, parecia ter diminuído antes de voltar a se acelerar novamente nas últimas semanas, chegando mesmo a se espalhar para a capital da Libéria pela primeira vez.

"Estou absolutamente convencido de que a epidemia está longe de acabar e vai continuar a matar um considerável número de pessoas, então, definitivamente será a maior já registrada", afirmou.
Os vários lugares onde a epidemia apareceu e sua movimentação pelas fronteiras a torna um dos "mais desafiadores surtos de ebola já registrados", disse no início desta semana Fadela Chaib, porta-voz da OMS.

O surto não mostra sinais de diminuição e os governos e organizações internacionais estão "longe de vencer esta batalha", disse nesta sexta-feira Unni Krishnan, chefe de prevenção e resposta a desastres do grupo humanitário Plan International.

Mas a descrição de Janssens para a epidemia é ainda mais alarmante. Ele advertiu que os governos afetados não reconhecem a gravidade da situação e criticou a OMS por não fazer o suficiente para advertir os líderes sobre a questão. Segundo ele, são necessários mais especialistas para realizar o trabalho vital de encontrar todas as pessoas que estiveram em contato com os infectados.
"Existe a necessidade de um verdadeiro compromisso político admitindo que esta é uma emergência muito grande", afirmou Janssens. "Caso contrário, a doença vai continuar a se espalhar e, certamente, se propagar por mais países." 

Fonte: Associated Press.


De Paris, Repórteres Sem Fronteiras critica ataques do PT a opositores midiáticos


Após dezoito agressões contra jornalistas desde o início do Mundial, o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores acusou uma dezena de jornalistas e humoristas de propagar o ódio.

A tensão entre o governo e os jornalistas da oposição acaba de subir de tom. Num artigo publicado a 16 de junho de 2014 no site do Partido dos Trabalhadores (PT), atualmente no poder, o vice-presidente do partido Alberto Cantalice estabelece uma lista negra de jornalistas designados como os “pitbulls da grande mídia”. Para o dirigente petista, o ódio de Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes Diogo Mainardi, Lobão e dos humoristas Danilo Gentili e Marcelo Madureira contra as medidas progressistas dos governos Lula e Rousseff se tornou ainda mais evidente desde o começo do Mundial, que esperam que fracasse.
Esses “inimigos da pátria” não demoraram em responder. O jornalista Demétrio Magnoli denunciou em Globo um artigo “calunioso” e uma ação de propaganda por parte do PT. Magnoli se mostra preocupado pelo fato de um político do partido no poder convidar à “caça” dos jornalistas opositores “na rua”. Já Reinaldo Azevedo, da revista Veja, afirmou sua intenção de processar Alberto Cantalice por “difamação”.

“Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pelas graves acusações dirigidas contra os jornalistas provenientes de um alto cargo do PT”, declara Camille Soulier, responsável da seção Américas da organização. “Não ignoramos o contexto polarizado da mídia, que pode exagerar o descontentamento geral. No entanto, as dificuldades sentidas pelo PT não justificam o recurso à propaganda de Estado.”

Essas acusações foram lançadas num clima social tenso, com a multiplicação de movimentos populares contra as despesas do governo com a Copa do Mundo. A polícia militar tem respondido através da força e alguns jornalistas foram agredidos. No total, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) já contabilizou 17 agressões de jornalistas no âmbito de manifestações desde a abertura do Mundial. Entre as vítimas, contam-se correspondentes da CNN e de agências internacionais, como a Reuters e a Associated Press, assim como jornalistas da mídia local ou profissionais independentes. Karinny de Magalhães, jornalista e ativista do coletivo Mídia NINJA, foi detida e espancada até desmaiar.

Aos 17 casos citados se juntou a detenção arbitrária de Vera Araújo, do diário O Globo, no passado dia 15 de junho, elevando para 18 o número de abusos. A jornalista estava filmando a detenção de um turista argentino e acabou também sendo presa. Uma investigação foi aberta contra o policial militar responsável pela detenção.

O Brasil se situa no 111º lugar em 180 países na última Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, elaborada por Repórteres sem Fronteiras. Por ocasião da Copa do Mundo de futebol, a organização lançou uma campanha para sensibilizar o público sobre a situação da liberdade de informação nos países participantes.

Por Claudio Tognolli


Brasília terá maior público nos três primeiros jogos do Brasil



Brasília terá o maior público nos três primeiros jogos da seleção brasileira. Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a capacidade máxima do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, é 69.432 pagantes. Todos os ingressos para a partida entre o Brasil e Camarões, na segunda-feira (23), foram vendidos. Na estreia da seleção brasileira, no dia 12 de junho, em São Paulo, foram 62.103 pagantes e no segundo jogo, em Fortaleza, no dia 17, 60.342.

A capital federal registou o terceiro e o quarto maiores públicos da Copa 2014 até hoje, perdendo apenas para os dois jogos no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro), cuja capacidade é maior do que a Mané Garrincha. No jogo entre a Colômbia e Costa do Marfim, pagaram ingressos 68.748 pessoas e, no Equador e Suíça, o público pagante chegou a 68.351.

O maior público nos 26 jogos já realizados alcançou 74.738 pagantes no jogo entre a Argentina e Bósnia Herzegovina. A partida entre a Espanha e o Chile, também no Maracanã, ficou em segundo, com 74.101 pagantes.

Editor Juliana Andrade
Agência Brasil


Cid Gomes e Eunício Oliveira disputam espaços no Cariri


O governador Cid Gomes e o pré-candidato do PMDB ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira, disputam neste fim de semana as atenções no Cariri. Os dois estarão neste sábado (21) na solenidade de inauguração da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, a 567 quilômetros de Fortaleza.

Enquanto o governador estará na companhia dos pré-candidatos do PROS ao Palácio da Abolição, Domingos Filho e Zezinho Albuquerque, Eunício Oliveira largou na frente em duas solenidades nessa sexta-feira (20).

Com a presença do prefeito peemedebista João Marcos, Eunício recebeu na Câmara Municipal de Caririaçu o título de cidadão caririaçuense. Em seguida, no Crato, o pré-candidato do PMDB recebeu a comenda Honra ao Mérito, por serviços prestados ao município. Como senador, Eunício busca a implantação do curso de Medicina no município. Na mesma solenidade, os deputados Danniel Oliveira e Mauro Benevides foram agraciados com o título de cidadão cratense.

Fonte: O Povo Online


Crato - Por Alves de Oliveira


Neste dia em que o Crato completa 250 anos, uma das mais belas obras literárias da autoria de Alves de Oliveira publicada na Revista Folha da Semana por ocasião do Centenário da cidade em 1953.

Tanto me afiz bela urbe, a tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura,
Que, ausente dos teus céus, nas horas de ternuras
Afloras-me ao cismar, bem fadada princesa.
Venho as auras haurir-te. E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura,
Sentindo-me ingressar na região da fartura.
Sentindo-me extasiar na zona da beleza.
E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar te... Em fim, para que a pena
Deslize no papel, feliz, ágil, fagueira.
Basta-me a aparição, na tarde que se encerra
De uma casa a alvejar num côncavo de serra
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

Antônio Morais
Foto: George Macário


Programação das comemorações alusivas aos 250 anos do Crato


A programação oficial de comemoração pelos 250 anos do Crato será realizada no próximo sábado, 21 de junho, data histórica para a cidade. Os festejos começam às 5 horas, com alvorada de fogos e repicar dos sinos das igrejas, além do toque dos tambores, pela manhã. Várias atrações estão previstas durante o dia, como desfiles, exposições, homenagens e apresentações artísticas.

Ainda pela manhã, a inauguração oficial do monumento dedicado à Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, acontece às 9 horas. Autoridades estaduais e municipais estarão presentes nesse evento que será uma realização do Governo do Estado, por meio da idealização do deputado estadual Ely Aguiar e parceria da Prefeitura local. Toda uma infraestrutura de atendimento está sendo planejada nas áreas social, de segurança e saúde. A estátua da santa receberá a bênção do bispo diocesano Dom Fernando Panico.

Na noite anterior, na sexta-feira, 20, será realizado um grande show beneficente com atrações como o cantor José Augusto, Ítalo & Renno e Mocidade Forrozeira, que movimentam lado social da festa dos 250 anos. As apresentações começam às 22 horas, com entradas de 2 quilos de alimentos para a pista e duas latas de leite em pó para o frontstage. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Parque de Exposições do Crato. Os alimentos arrecadados serão doados às instituições filantrópicas.

A data simbólica de uma das cidades mais antigas do Estado do Ceará também conta com lançamentos. A exposição “A Cara do Crato’ com fotos de personalidades históricas da cidade será aberta na Rffsa. Também será lançado o cordel de 20 cordelistas da Academia dos Cordelistas do Crato, com ‘Versos ao Crato nos seus 250 anos’. O evento acontece na Praça Siqueira Campos, no Centro da cidade.

Cortejos cívico-militar e de grupos de tradição acontecem a partir das 16 horas

Dezenas de grupos de tradição farão apresentação, com um grande cortejo pelas ruas do Centro. Umas das principais personagens da história da cidade, a heroína Bárbara de Alencar, será homenageada com uma intervenção, à noite na Reffsa. O desfile cívico-militar e das bandas e fanfarras acontece a partir das16 horas, e será realizado na rua Dr. João Pessoa, com o Grito Jovem pela Paz mundial, e a presença de participantes de entidades e escolas. Em seguida entram em cena as quadrilhas juninas, maracatus, escolas de samba, batuques, vaqueiros, carroceiros, entre outros convidados dos municípios caririenses, além de Exu e Recife, no Pernambuco, e Fortaleza.

A programação continua à noite, com a Quermesse Cultural, na Rffsa, e final da 8ª Copa 21 de Junho de Futsal, na quadra Bicentenário. Haverá o programa Ceará Caboclo ao Vivo na Rffsa, às 20 horas, e shows musicais com grupos locais. O encerramento dos festejos será com o espetáculo ‘Ciranda de Todas as Artes e Aparição da Mãe D’água’, com performance, previsto para meia-noite.

Confira programação do dia 21 de junho

5 horas – Salva de fogos, badalar de sinos e toque dos tambores de todas as instituições religiosas
8 horas – 66ª Corrida Ciclística 21 de junho – Saída da Praça da Expocrato
9 horas – Inauguração da Santa Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Barro Branco
10 horas – Pronunciamento do sr. Prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, pela Rádio Educadora
15 horas – Rapadura Culturarte e performances – na Praça da Sé
16 horas – Premiação do Festival Estudantil 250 anos da educação e desfile de Bandas e Fanfarras – Palanque Praça da Sé
17 horas – Grande desfile

Cultural: Índios Cariris, Grito Jovem, Associações Culturais, Escola sdos Distritos e de Samba, Tradição Popular, Quadrilhas, Terreiros, Maracatus e Batuques, Vaqueiros, Carroceiros, Ciclistas e demais convidados.
Municípios convidados: Exu, Recife e Fortaleza.
Cívico-militar: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Maçonaria e Escoteiros, Banda de Música, Banda de Música Mirim.
Saída: RFFSA e Praça São Vicente
Percurso: Bárbara de Alencar, Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde e Praça da Sé.
Retorno: RFFSA
19 horas – Bolo dos 250 anos com show pirotécnico – Praça da Sé
19h30min – Final da Copa 21 de Junho de Futsal – Quadra Bicentenário
19h30min – Apresentação Dança/Teatro Só no Crato mesmo – RFFSA
19h50min – Apresentação grupo Flor do Cariri – RFFSA
20horas – RFFSA Cultural. Sarau de Poesias e Cordel. Exposição “A Cara do Crato” – RFFSA
20h10min - Intervenção Bárbara- Onde vivem os heróis – RFFSA
20h30min – Programa Ceará Caboclo ao vivo da RFFSA, leitura do Cordel comemorativo e apresentações artísticas
22h30min – Shows musicais com artistas cratenses - RFFSA
00h – Ciranda de todas as Artes e Aparição da Mãe D’água – RFFSA

Fonte: PMC


Programação Rapadura Culturarte aos 250 anos do Crato






Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30