xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 junho 2014

A grande vitória de ELY AGUIAR para o Crato - Estátua a N. S de Fátima será coroada hoje, dia 05 de Junho.



Acima: Foto de HENRIQUE MAIA, do Dep. Ely Aguiar ao lado do monumento.


Hoje a cidade do Crato será palco da coroação de uma idéia, ou alguns diriam, um sonho ou uma "loucura", que seria a construção de uma enorme estátua dedicada à N. S de Fátima pelo Deputado Ely Aguiar. Nós do Blog do Crato, que acompanhamos com vídeos, reportagens e fotos desde o sentar da pedra fundamental, rejubilamo-nos junto ao Dep. Ely pela grande conquista, pela garra, pela ousadia com que abraçou esta idéia, que só vem provar que quando se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas quando se sonha em conjunto com parceiros que contribuem até mesmo com a boa vontade, este não é mais um sonho, e sim, uma realidade.

A coroação da enorme estátua com cerca de 50 metros de altura, a imagem de Nossa Senhora de Fátima é um feito notável, já que será um dos maiores monumentos da América Latina e localizado em Crato. Durante longos anos, contra tudo e contra quase todos, Ely Aguiar enfrentou dificuldades, inclusive embargos na obra por muitos meses, falta de verbas e a falta até de confiança por pessoas do alto escalão. Chegou a apostar grande parte da sua verba parlamentar para que isto se tornasse realidade. Mas ao se aproximar o tempo da sua inauguração, é preciso apenas que o Deputado Ely esteja consciente de que já despontam no horizonte negro, vários "cidadãos" espalhando mentiras, querendo se apropriar da paternidade da nova "criança", quando o grande mérito, sem dúvida alguma, pertence ao Deputado, como a maioria bem o sabe.

A coroação da nova imagem será realizada hoje, dia 05 de Junho, ás 16:00 no Bairro Barro Branco, onde a estátua está erigida, e os moradores das áreas circunvizinhas e a própria população comemoram o feito, muito embora haja críticas de que a nossa cidade possa não ter a vocação religiosa como a vizinha cidade de Juazeiro do Norte. Já o Dep. Ely pensa diferente, ele disse à nossa reportagem que "tudo isto é um fator cultural", e que "N.S de Fátima é muito querida pelo mundo afora", e que "à medida em que as pessoas comecem a natural peregrinação ao local, Crato se tornará gradativamente um centro religioso, pois foi aqui que o famoso Padre Cícero Nasceu. Nada mais natural, portanto, do que esta cidade, que é a mãe da cidade de Juazeiro, também seguir a mesma vocação religiosa".

Mais informações:

No Brasil, o monumento chega a ser maior que a estátua do Cristo Redentor (38 metros), no Rio de Janeiro. Antes mesmo de sua inauguração muitas pessoas já estão trabalhando informalmente, os moradores da localidade estão comemorando o feito.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



VÍDEO - Programa FATOS em FOCO - Entrega do título de cidadão Cratense ao Cel. Adauto Bezerra

VÍDEO - Programa FATOS em FOCO - Entrega do título de cidadão Cratense ao Cel. Adauto Bezerra, ao seu irmão Humberto Bezerra e ao General Gomes de Matos Filho em Crato.

REPORTAGEM: ED ALENCAR

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE CRATO QUASE DESTRUÍDO E SEM MELHORIAS






Quando se fez o MOVIMENTO FICA EXPOCRATO, não foi desejo dos cratenses deixar o parque atual ser depredado, SUCATEADO ou DESPREZADO da forma em que se encontra, onde passou-se quase 1 ano e o que foi feito ?  Isso aí eu classifico como má fé, tentativa de retaliação pelo fato de não haverem conseguido mudar o parque de local. 

O que os Cratenses queriam é que o Governo do Estado e prefeitura juntas pudessem revitalizar aquele importante local central da cidade, não apenas entregá-lo às baratas, mas criar o nosso próprio Central Park, com pistas de cooper, ciclovias, áreas verdes e até um lago. É preciso preservar grandes áreas verdes no centro do Crato para as gerações futuras. O que estão fazendo com o Parque de Exposições sucateando, nada fazendo, relegado ao DESCASO, é um verdadeiro crime, e uma vergonha para o Crato. 

Lembro-me agora de uma reunião que tive com o prefeito atual na prefeitura, quando ele disse sobre o movimento "Fica Expocrato" que para ele "deu vontade de rir". Para ele, pode até ser engraçado, mas para nós que amamos nossa cidade, não tem nada de engraçado ver o parque da forma atual sem benefícios. Ao invés de rir, dever-se-ia ter passado o ano procurando recursos para fazermos um Parque de Exposições que servisse à cidade o ano inteiro de todas as formas.

Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com 


O CRATO NÃO TEM SOMENTE 250 ANOS - Por: Heitor Feitosa Macêdo


Mapa da Comarca do Crato (séc. XIX)

O Crato, cidade localizada ao Sul do Ceará, nas fraldas da Chapada do Araripe, está prestes a comemorar 250 anos de existência, no entanto, a antiguidade de sua constituição, como núcleo populacional, ultrapassa a referida data, como será demonstrado.

Sem dúvida, o ato oficial que criou a Vila Real do Crato data de 21 de junho de 1764[1], elevando-a e reconhecendo-a como uma unidade administrativa. Mas, antes disso, já não existia uma povoação administrada por gente "branca"? Com certeza, sim, o que também é bastante conhecido pela história, porém, pouco divulgado. Sobre a origem populacional do Crato, a teoria mais aceita é a de que esta urbe teve início com a reunião de algumas tribos indígenas, sob a responsabilidade de um religioso da Ordem dos Capuchinhos italianos, o famoso Frei Carlos Maria de Ferrara.

O Frei Carlos, com os seus índios, chamados genericamente de Cariús,[2] estabeleceu-se primeiramente no brejo do Miranda, exatamente no encontro do Rio Batateira com o Riacho do Miranda.[3] Aí foi inaugurada a Missão do Miranda, que, posteriormente, foi transferida para o outro lado do Rio da Ponte, no mesmo quadro que hoje se encontra instalada a Igreja da Sé, na cidade do Crato.[4]

Então, quando teria sido a chegada de Frei Carlos a estas paragens? Informa o grande pesquisador padre Antonio Gomes que Frei Carlos, partindo de Bolonha/Itália, chegou ao Brasil no ano de 1736,[5] e entre os anos de 1738 e 1739 teria o Frei, juntamente com o Frei Próspero de Milão, reunido os índios na referida Missão, no Sul do Ceará. Portanto, o que se pode afiançar é uma data aproximada para o estabelecimento do religioso na dita área.

O certo é que o registro mais antigo das atividades realizadas na Missão do Miranda possui a data de 30 de julho de 1741, tratando-se de um batizado.[6] Complementarmente, é assegurado que na data de 1742 já existia um templo dedicado a dois santos: Nossa Senhora da Penha e Frei Fidelis.[7]

Nesse comenos, é necessário perquirir sobre a terra em que foi instalada a Missão do Miranda, pois a quem pertenceu? É sabido que a área de uma légua quadrada, conforme determinava a lei, foi doada, no dia três de dezembro de 1743, para a ereção da missão indígena do Miranda, sendo seus doadores o Capitão-mor Domingos Alves de Matos e sua esposa, Dona Maria Ferreira da Silva.[8] É necessário destacar que Maria Ferreira da Silva era filha do poderoso latifundiário Antonio Mendes Lobato (Capitão), parente dos Montes e do Capitão João Ferreira da Fonseca, todos senhores quase absolutos das terras entre os sertões do Icó e dos Cariris Novos. Inclusive, aponta a tradição que foi o Padre José Mendes Lobato (irmão de Maria Ferreira da Silva[9]) o responsável pela vinda do Frei Carlos Maria de Ferrara aos Cariris Novos.[10] Segundo Antonio Bezerra, o território da Missão do Miranda teria passado aos Mendes Lobato através de compra feita ao Capitão Manoel Rodrigues Ariosa, supostamente o primeiro povoador do Cariri.[11]

Quando foi que Manoel Rodrigues Ariosa se tronou dono das terras que compreendiam o Brejo do Miranda, onde se formou a missão? Os velhos documentos sobre as doações de sesmarias registram que Manoel Rodrigues Ariosa e o seu sócio (o Capitão-mor Manoel Carneiro da Cunha), obtiveram as citadas terras no dia 10 de janeiro de 1703, num espaço medindo três léguas de comprimento por duas léguas de largura, para cada um.[12] Os dois pediram as terras nas cabeceiras do Rio Salgado, onde habitava uma nação de gentio (índios bravios) por nome de "Cariris". Mencionaram que a terra era capaz para criar gados e que pretendiam povoá-la com tais bichos. Na carta de sesmaria a dimensão da terra dava-se da seguinte forma:

...na dita parte dos Cariris comesando da Caxoeira dos Cariris da parte dedentro pelo Riacho asima athe entestar com ofim dalagoados Cairiris (...) tres legoas de terra de Comprido pelo Riacho Salgado asima para hu delles suplicantes comesando da Caxoeira dos Cariris daparte de dentro the comfinar com o fim da lagôa dos Cariris com duas legoas delargo hua para cada banda dodito Riacho tudo arumo direito para nelllas poderem criar seus gados emais criasois...[13]
            
A Lagoa dos Cariris, depois denominada de Lagoa do Ariosa, citada no documento, localizava-se exatamente onde hoje está o Sítio São José, na estrada entre o Crato e o Juazeiro do Norte.[14] Ao lado disso, ressalta o douto Antonio Bezerra que as terras de Ariosa açambarcavam Juazeiro do Norte e Crato.[15] - Hoje, é plenamente aceito pela história oficial que o Capitão Manoel Rodrigues Ariosa foi o primeiro povoador do Cariri, pelo que se pode deduzir que tenha habitado a região pessoalmente ou por meio de prepostos, fato que comprova ser o ano de 1703 a origem do povoamento do Crato, antecipando em três décadas a criação da Vila Real do Crato.

Desta forma, percebe-se que o núcleo populacional do Crato não surgiu apenas a partir da missão indígena do Frei Carlos, pois esta foi precedida pela antiga fazenda de criar gado, pertencente a Manoel Rodrigues Ariosa. Assim, no próximo dia 21 de Junho de 2014 serão comemorados os 250 anos do município do Crato, o que não passa da mera formalidade da criação da Vila, cuja população “branca” já havia se estabelecido há algumas décadas.    
        
REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS:

Araújo, Padre Antonio Gomes de, A Cidade de Frei Carlos, Crato/CE, Faculdade de Filosofia do Crato, 1971.
Bezerra, Antonio, Algumas Origens do Ceará, Ed, fac-sim., Fortaleza/CE, Fundação Waldemar Alcântara, 2009.
Brígido, João, Apontamentos para A História do Cariri, fac-símile da Edição de 1861 (Reproduzida do Diário de Pernambuco), Fortaleza, Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2007.
Pinheiro, Irineu, Efemérides do Cariri, Fortaleza, Imprensa Universitária do Ceará, 1963.

DOCUMENTOS:

Datas de Sesmarias, 2º VOLUME, nº 79, Fortaleza, Eugenio Gadelha & Filho, 1921.

Por: Heitor Feitosa Macêdo - Advogado


JUÍZA AFASTA VICE-PREFEITO e MAIS 25 PESSOAS EM QUIXADÁ POR FRAUDES EM LICITAÇÕES


A juíza Ana Cláudia Gomes de Melo determinou o afastamento, por meio de liminar, na última segunda-feira, do vice-prefeito de Quixadá, Antônio Wellington Xavier, e de mais 25 pessoas, incluindo secretários municipais e membros da Comissão de Licitação. A decisão atende a uma denúncia apresentada pelo Ministério Público referente a fraudes em licitações e formação de quadrilha.

De acordo com a determinação da magistrada, que é titular da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, também deve ser assegurada a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos na ação para garantir a execução da sentença. Vice-prefeito, secretários e membros da Comissão de Licitação estão proibidos de entrar no prédio administrativo da Prefeitura de Quixadá e nas demais sedes do Executivo municipal.

A sentença da juíza Ana Cláudia Gomes ainda impede que os réus contratem com qualquer ente público no Ceará enquanto durar o processo em que eles estão sendo investigados. Os gestores têm até 10 dias para apresentar defesa.

Conforme o Tribunal de Justiça do Estado divulgou ontem, a juíza argumenta em sua decisão que visa a assegurar a aplicação da lei penal e minimizar o risco ao patrimônio público. Ela justifica que o trâmite em repartições públicas poderia facilitar eventual tráfico de influência e trazer prejuízo à instrução.

A denúncia crime encaminhada pelo Ministério Público Estadual é resultado da Operação Miragem, que investigou desvios de verbas públicas no município de Quixadá através de fraudes em licitações. Estão sendo apurados crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.

Fonte: DN


CRATO - Mais um cidadão reclama da falta de medicamentos e descasos em Postos de Saúde do Crato



"Boa tarde, amigos,

Decepção total, levei um parente pra trocar um simples curativo no posto de saúde Dr. Raimundo Bezerra ( Vilalta ), e por incrível que pareça, não tinha material para tal procedimento, bem como as ferramentas foram levadas para esterilizar, e não trouxeram mais, e segundo relatos de um funcionário, orientou para procurarmos um hospital, porque não há material de curativos em posto nenhum do Crato...vergonhoso."

José Edson Edson - Perfil do Facebook



Crato - Carência de transporte escolar - Por: Tacinha Anastácio



"Até há dois anos atrás os alunos das escolas do Estado usavam o transporte municipal. Agora estão comentando que o problema da falta de ônibus é do Estado. Dizem que a maioria dos motoristas são contratados pelo Estado. COMO????????? E os concursados que estão esperando? Não sabia que o Estado contratava pessoas para trabalhar no município. 

E SEGUNDO A LEI:

A Constituição Federal garante o acesso e a permanência na escola (arts. 206, I e 208, VII). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) determina no art. 11, inciso I, que os municípios devem assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal."

Tacinha Anastácio


Crato - Previsão do Tempo para hoje, 05 de Junho de 2014


Bom dia, Crato!


Hoje teremos dia de sol, com algumas núvens e não chove. Sabe da última novidade? Hoje teremos a festa de coroação da estátua a N.S de Fátima, localizada no Bairro Barro Branco. O evento ocorrerá à partir das 16:00. Parabéns ao Dep. Ely Aguiar por nunca ter desistido deste sonho, apesar das imensas dificuldades. No evento, a participação do Governador do Estado, Cid Gomes.

PREVISÃO DO TEMPO

Quinta-Feira, 05/06 
Nascer do sol: 05h45 Pôr do sol: 17h28
Temperaturas: Max 31º e Min 21º
Ventos a SE  a 15km/h
Umidade Relativa do Ar: 92% e mínima de 50%
Índice UV: Muito Alto 

Fontes: INPE e GOES 13


Ainda haverei de ver! (?) - Por: Jorge Carvalho



Concluído e revitalizado o estádio Virgílio Távora (O Mirandão). As ruas da minha cidade limpas, calçadas arborizadas, depósitos para a coleta seletiva do lixo. Praças revitalizadas e propícias ao lazer de crianças, jovens e idosos. As serestas retornarem a da Sé. Ainda haverei de ver! Os bairros do meu sofrido Crato sendo respeitados, seus moradores com direito fundamental de andar por ruas limpas, saneamento básico presente. Ainda haverei de ver O Sport Club do Crato, o querido rubro-negro da cidade, sendo o nosso representante no Campeonato Cearense (1ª ou 2ª Divisão). 

Ainda haverei de ver (ouvir) em uma emissora de rádio educativa ou universitária, instalada em minha cidade, a música de Abidoral, Pachelly, Salatiel, Leninha, João do Crato, Correinha, Eduardo Júnior, Aécio Ramos; Reisado do Mestre Aldenir, Coco das mulheres da Batateira, Reisado Dedé de Luna, Maneiro Pau do Mestre Cirilo, a poesia de Luciano Carneiro. Olival Honor, Bastinha, Josenir Lacerda, Dihelson Mendonça, as crônicas de Emerson Monteiro, Dr. José Flávio, Roberto Jamacaru, os artigos educativos de Alexandre Lucas. Ainda haverei de ver minha cidade possuir um sistema de transporte coletivo que atenda dignamente as crianças, adolescentes e trabalhadores que, confortavelmente se desloquem ao seu ambiente de trabalho ou seu local de estudo. 

Retornando da mesma maneira aos seus lares. Ainda haverei de ver as nossas escolas de samba retornarem à avenida iluminada (Dr. João Pessoa, Praça da Sé) num trabalho sério de resgate desta manifestação popular (o carnaval). Ainda haverei de ver as nossas festas tradicionais, cívicas, comemorativas (dia de reis, carnaval, dia do município, festas juninas, festa da padroeira, semana do folclore, malhação do Judas, natal...) calendarizadas, discutidas com a população. Ainda haverei de ver o(a) secretário(a) de cultura sendo eleito pelo voto popular. 

Ainda haverei de ver os nomes do saudoso Elói Teles, do inesquecível e injustiçado Correinha sendo lembrados para “darem” denominação a alguns futuros logradouros que por casualidade a atual administração venha a construir (ainda haverei de ver?). Ainda haverei de ver na entrada da minha cidade, via bairro São Miguel, uma bela placa, bem iluminada com a frase: “BEM VINDO, AQUI NASCEU CEGO ADERALDO". Outra, no bairro Batateira, com a frase: "BEM VINDO, AQUI NASCEU SÁ RORIZ - HERÓI DA SEGUNDA GRANDE GUERRA”. Ainda haverei de ver?

Jorge Carvalho
Professor


Universitários pedem socorro contra ganância da Via Metro que os obrigam a pagar inteira


Alô Prefeituras, Câmara Municipal e Ministério Público, universitários pedem socorro!

Estudantes universitários que necessitam diariamente utilizar transporte coletivo estão sendo enganados pela empresa Via Metro, que faz o transporte intermunicipal entre as cidades Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha. É que a carteira de estudante expirou o prazo de validade no último dia 31 de maio. Desde ontem (segunda-feira, 2), que a Via Metro está recusando o uso da carteirinha, o que obriga os estudantes a pagar passagem inteira.

O problema é que em Fortaleza, a Prefeitura Municipal prorrogou o uso das carteiras de estudante por mais 30 dias, pois milhares de estudantes ainda não receberam a carteira com validade para o período 2014-2015 evitando maiores transtornos para os universitários cearenses. Em Crato e Juazeiro, a Via Metro alega que falta uma regulamentação que autorize a prorrogação e por isso age como bem quiser ou entender, obrigando nossos universitários a pagar inteira.

Chamo atenção dos vereadores da Câmara Municipal do Crato e Juazeiro para se unirem e criar um projeto de lei que acabe com esse abuso, pois todos os anos, milhares de universitários são prejudicados com a ganância dessa famigerada “empresa” de transporte coletivo que só visa o lucro. Para se ter ideia, em Juazeiro do Norte apenas uma entidade é credenciada junto ao Detran para confeccionar carteira que dá o direito do estudante pagar meia nos ônibus da Via Metro. A UEJ (União Estudantil da Juventude), sediada no bairro Franciscanos, leva em média de 60 a 90 dias para renovar e/ou emitir a carteira de estudante. Há casos de alunos que solicitaram em março a carteira, mas até agora não a receberam. 

A entidade culpa o Detran pela demora e este último culpa a UEJ pela demora no envio do material que é confeccionado em Fortaleza. Ficam num jogo de gato e rato sem assumirem suas responsabilidade e com isso, penalizando os universitários.

Cabe as autoridades, principalmente o Ministério Público fazer uma varredura nessa instituição UEJ, que é dirigida há anos pela mesma pessoa e não há renovação de seus diretores. É preciso saber sua contabilidade, o que diz seu regimento, se é que existe e, principalmente para onde vai o dinheiro arrecadado com a emissão das carteiras.

Via Flavio Pinto News


FALTA DE INFRAESTRUTURA - Rua da cidade do Crato se transforma em lagoa com o acúmulo de água de esgoto


No Crato uma rua sem saneamento e drenagem se transformou em uma lagoa, acumulando água e esgoto.  Moradores cobram melhorias para a rua que fica localizada na comunidade São Miguel. Secretário da Infraestrutura da cidade, José Muniz não foi encontrado até o fechamento da edição a fim de dar explicações à estação de TV.


Veja a reportagem da TV Verdes Mares no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/rua-da-cidade-do-crato-se-transforma-em-lagoa-com-o-acumulo-de-agua-de-esgoto/3391061/



Crato - Cidadão reclama da podridão no centro da cidade



"Ontem passei na praça Siqueira Campos e não tive a coragem de parar pra sentar, pense numa catinga insuportável de esgoto a céu aberto, que fica de frente ao Bubbas bar."

Por: Waldimar Brito - Corretor


Crato - Deputado Sineval Roque e o Estádio de Futebol para o Bairro Seminário



Há tempos, o bairro do seminário, que diga-se de passagem, é hoje é uma verdadeira cidade dentro da cidade do Crato reivindica um estádio de futebol próprio, ou uma quadra poliesportiva. A boa notícia é a publicação e o compromisso do Deputado Estadual Sineval Roque nesse sentido, acontecido ontem, quarta-feira, dia 04 de Junho, em uma reunião ocorrida entre o Deputado e o radialista Marcos carneiro, um dos principais expoentes do radialismo no futebol do Cariri. Em seu perfil na rede social Facebook, os dois seguram o projeto de um estádio exclusivamente para o bairro do Seminário, em Crato. Que venham os projetos! Crato precisa hoje de desenvolvimento e de pessoas que trabalhem em prol da cidade.

Com Marcos Carneiro  - Radialista Esportivo



Cubanos abandonam 'Mais Médicos' reclamando de falta de pagamento


Associação Médica Brasileira vai ajudar profissionais a arrumarem emprego em outra área


Os médicos cubanos Raul Vargas e Okanis Borrego desistiram do programa Mais Médicos alegando que não receberam o salário de março. Os médicos cubanos Raul Vargas e Okanis Borrego desistiram do programa Mais Médicos alegando que não receberam o salário de março 

SÃO PAULO — Alegando que não receberam o salário de março, os médicos cubanos Raul Vargas, de 51 anos, e Okanis Borrego, de 29, abandonaram o Programa Mais Médicos nesta segunda-feira. Assim como fez a também cubana Ramona Rodriguez, que desistiu do programa em fevereiro, eles reclamam que o pagamento feito aos cubanos é mais baixo do que o dos profissionais de outras nacionalidades e que o contrato assinado com o governo da ilha impõe restrições à sua liberdade.

Vargas e Okanis contam com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), que oferece ajuda a quem quer desistir do programa. A entidade deve ajudá-los a estudar para o Revalida, exame que permite a validação do seu diploma, e a arrumar um emprego como médicos de assistência básica no Brasil. O exame deve ser marcado para outubro. Segundo a AMB, eles podem trabalhar em qualquer função que não envolva atendimento médico.

— Ninguém foi obrigado a vir ao Brasil. Mas muitos médicos cubanos queriam vir pra cá. Na minha opinião é o país mais desenvolvido da América Latina — disse Vargas. — Mas quando chegamos, ninguém sabia que ganharíamos menos que os outros médicos do programa. Foi a Ramona que abriu nossos olhos para isso. Os médicos cubanos fizeram pedido de refúgio na Polícia Federal (PF) e no Conselho Nacional de Refugiados (Conare), o que garante que os eles não sejam deportados ao longo de um ano, segundo o diretor jurídico da AMB, Carlos Michaelis Jr.. Em entrevista coletiva organizada pela AMB na manhã desta terça em São Paulo, os cubanos contaram que souberam que o governo brasileiro contrataria profissionais estrangeiros em novembro de 2012. Eles embarcaram para o país um ano depois. Após passar 21 dias em Brasília, foram enviados para o município de Senador José Porfirio, no interior do Pará.

— A AMB nunca disse que não quer médicos estrangeiros. Defendemos que qualquer médico pode trabalhar no Brasil desde que faça a revalidação do diploma - afirmou o presidente da AMB, Florentino Cardoso. - Do jeito que está, eles se sentem em um regime análogo à escravidão, sem direito de ir e vir e falar o que pensa como nós brasileiros. A entidade médica tem um programa para auxiliar os médicos estrangeiros que chegaram ao Brasil por meio do Mais Médicos a revalidar o diploma. Segundo Cardoso, desde fevereiro, quando a campanha da AMB veio à tona após o caso Ramona, cerca de 30 profissionais entraram em contato com a entidade para se informar sobre o procedimento. Vargas é pós-graduado em atendimento primário e medicina da família e já havia participado de missões de médicos cubanos na Venezuela e no Paquistão. Ele admite que já tinha pensado em aproveitar a oportunidade de vir ao Brasil para abandonar Cuba, mas, ainda que tenha tomado a decisão de continuar morando no país, teme que seus familiares sofram represálias na ilha. Segundo ele, um médico recebe cerca de 25 dólares por mês em seu país natal.

— Minha opinião pessoal é que Cuba trata os médicos como uma mercadoria. Lá a universidade é pública. Então o governo nos forma e depois nos usam para fazer dinheiro. Esses programas de levar médicos a populações carentes não têm um objetivo humanitário, mas, sim, um objetivo mercantilista.

Em nota, o Ministério da Saúde esclarece que “os médicos da cooperação com Cuba atuam no país por meio de uma modalidade de contratação diferenciada, através de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)” e recebem o equivalente a R$ 3 mil líquidos por mês como bolsa-formação. Segundo a pasta, informações repassadas pela embaixada de Cuba no Brasil à OPAS dão conta que o pagamento de março a esses profissionais “foi realizado normalmente, dentro do prazo e valor previstos”.

Diz ainda a nota que “assim como todos os participantes do Programa Mais Médicos, os médicos cubanos também estão sujeitos às leis do Brasil”, que eles “são livres para viver sua vida privada” e que “não sofrem qualquer tipo de coerção por parte do governo brasileiro, que respeita as liberdades individuais de brasileiros e de estrangeiros”.

Globo.com


Lojas terão que detalhar impostos na nota fiscal a partir do dia 9



Depois de um ano para se adaptarem à lei assinada pela presidente Dilma Rousseff, comerciantes terão que informar em suas notas fiscais o valor dos tributos embutidos nos produtos adquiridos pelos consumidores.

A partir de 9 de junho, quem descumprir a norma poderá ser penalizado com multa, que pode variar de R$ 494 a R$ 7,4 milhões. Uma das maiores dúvidas é sobre a forma como a informação deve ser apresentada, já que a lei permite oferecê-la tanto nos cupons fiscais, quanto em painel colocado em local visível ou em outro meio eletrônico ou impresso. Quando o detalhamento estiver na nota fiscal, o dono da loja não é obrigado a informar o valor do imposto por produto, mas sim o valor aproximado do total da compra feita. A reportagem esteve em 17 estabelecimentos e constatou que são poucos os consumidores que sabem da informação. A assistente administrativa Camila Almeida, 26 anos, elogia a medida. "A gente sabe que paga muita coisa, mas não tem noção do quanto isso representa. Agora nós vamos ter", diz.

Adequação

Na maioria dos locais visitados, as grandes redes já fornecem o valor aproximado de impostos, mas há exceções. A nota do McDonald's não trazia a informação sobre o imposto. No Walmart, quem quisesse saber quanto paga de tributos teria que fazer a consulta em uma lista extensa no balcão de atendimento ao cliente. As duas empresas informaram que até o dia 9 estarão adequadas à legislação. Embora cerca de 10 milhões de locais no país tenham que fornecer a informação, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), menos de 2 milhões baixaram o programa gratuito. "Os empresários, principalmente pequenos e médios, têm dificuldade de entender como adotar a medida", diz a assessora jurídica da Fecomércio-SP, Ana Paula Locoselli.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3571304/lojas-terao-que-detalhar-impostos-na-nota-fiscal-partir-do-dia-9#ixzz33k8p1L9H

Fonte: Valor Econômico



Ciro diz que Eunício parece "biruta de aeroporto"



Irmão de Cid Gomes declarou que senador e pré-candidato tem se associado "a tudo que representa o retrocesso" e ironizou as recentes críticas do PMDB à gestão estadual.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes (Pros), disse ontem que o senador e pré-candidato ao governo Eunício Oliveira (PMDB) está parecendo uma “biruta de aeroporto” em razão de suas conversas com adversários do governador Cid Gomes (Pros). Segundo Ciro, Eunício “tem se associado a tudo que representa o retrocesso ao estado do Ceará” e, por isso, “é muito remota” a possibilidade de ele ser o nome da aliança para a sucessão de Cid.

Ciro participou ontem à noite de encontro com os partidos governistas, no Marina Park Hotel, onde expôs dados sobre realizações e demandas do Estado na área da saúde. Falando à imprensa antes da palestra, Ciro ironizou o discurso atual do PMDB, o qual, depois de entregar os cargos que ocupava no governo, do Estado, no início de maio, começou a criticar setores como segurança e saúde.

“O PMDB esteve até muito recentemente junto conosco, ao longo desses sete anos e meio, pro bem e pro mal. Se eles agora estão enxergando alguns defeitos, a população vai perguntar onde é que eles estavam quando esses defeitos aconteciam e eles não apontaram”, disse Ciro. “Por outro lado, é sempre normal que uma pessoa possa examinar suas possibilidades e depois fazer uma autocrítica e perceber que talvez tenha errado no caminho. Vamos ver”, completou.

O Povo



Geopark Araripe convida população para palestra sobre gestão de resíduos sólidos municipais




Crato intensifica vacinação contra a hepatite B


Durante todo o mês de junho, será realizada a intensificação da vacinação contra a hepatite B.


Toda a comunidade do Crato de até 49 anos de idade que ainda não se imunizou ou não completou o esquema das vacinas devem procurar os postos de saúde para se vacinarem. Segundo a coordenadora da Imunização do Crato, Teresa Cristina Brito a proteção é válida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. “Quem interrompeu o esquema deve procurar um posto de vacinação, a vacina contra hepatite B está disponível nos postos para que todos- de o a 49 anos possam completar o esquema” explica 

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Imunização estará vacinando na praça Siqueira Campos no próximo sábado dia 7, das 8 horas até o meio dia. É importante que todos levem seu cartão de vacina para complementar as doses que faltam. As hepatites são doenças que atacam o fígado. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados.

O Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar e sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Fonte: PMC
Imagem: minhavida.com.br



Estudantes recebem Residência Universitária da URCA


Estudantes que serão beneficiados com a Residência Universitária da Universidade Regional do Cariri (URCA), após rigoroso processo de seleção incluindo principalmente as condições financeiras e distância de moradia do aluno. A Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Cileide Araújo, entregou oficialmente ontem, no Salão da Terra, a Residência Universitária aos estudantes. Serão beneficiados com a Residência 108 alunos, 54 mulheres e 54 homens.

Os alunos deverão ocupar suas respectivas vagas em até dez dias, a contar da próxima segunda-feira, em virtude do vestibular da Instituição, que acontece no final de semana, com exceção de poucos alunos, por já terem entregues suas antigas moradias, e das mulheres, já que haviam poucos leitos desocupados.

Na ocasião, a Pró-Reitora destacou aspectos fundamentais para a convivência em coletividade, e para isso citou normas estabelecidas por meio de Estatuto criado pelos estudantes e a própria URCA. Os alunos receberam o documento e tiraram dúvidas em relação a nova moradia. Ela disse que todas as regras devem ser respeitadas, e o aluno que tiver acima e três advertências, irá perder o seu espaço, conforme o Estatuto.

Dois coordenadores, para as alas feminina e masculina, ainda vão ser votados pelos próprios alunos, e estarão recebendo uma bolsa da Universidade para o desempenho das atividades. A Pró-Reitora Cileide Araújo ainda destacou que está sendo avaliada a criação de uma bolsa auxílio de alimentação, beneficiando os ocupantes da Residência com almoço e jantar sem nenhum custo. Os estudantes beneficiados são de várias cidades da região. A coordenadora geral da residência é a Pró-Reitora Adjunta de Assistência Estudantil, Marlene Menezes. A Residência Universitária conta com 18 apartamentos, uma biblioteca, salas de estudo, de TV, copa-cozinha, área de serviço, com lavanderia e quatro baterias de banheiro.

URCA
Foto: Arquivo Urca


Banda Fóssil apresenta Mocumentário no Sesc


O Sesc* recebe, na próxima sexta-feira (6), o grupo instrumental cearense Fóssil com o show Mocumentário. A apresentação realizada pelo Sesc, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, acontece a partir das 20 horas na Unidade Crato. Gratuito.

Lançado em 2012, o show é fruto de experiências e pesquisas feitas pelo grupo. Composto integralmente de material inédito - com textos literários (haicais e narrativas) produzidos pelos escritores cearenses Natércia Pontes e Vitor Colares, o álbum funciona como uma coletânea de contos, cada música contando um pedaço da trama. O nome faz referência ao gênero cinematográfico que mostra um documentário fictício como se fosse real.

Disponibilizados gratuitamente em sua página oficial do YouTube – o álbum é composto por peças audiovisuais que ajudam a divulgar a sonoridade inusitada do grupo cearense, contando a história de cinco amigos cearenses em um formato musical, sensorial e poético.

SERVIÇO
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 6/6
Horário: 20h
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30