xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/04/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 abril 2014

Após assalto frustrado, criminosos matam faxineiro de lotérica


Por esse tipo de coisa, que algumas pessoas são a favor da PENA DE MORTE para os bandidos.




O caso aconteceu nesta sexta-feira (11), em uma lotérica em Goiás. Sem sucesso no roubo, dois criminosos mataram o faxineiro do local, que já estava rendido.


O domador de cavalos - Por: Emerson Monteiro

Em fazenda humilde das remotas planícies do Cáucaso, na velha Rússia, exposta aos riscos de uma vida afastada e rude, habitava família de pastores, pai, mãe e quatro filhos, três mulheres e apenas um homem, a lutar quais guerreiros para descobrir formas de sobreviver. Nessa peleja, mantinham rebanhos de ovelhas e cultivavam o solo.

Um dia, chegou à região manada de cavalos selvagens, animais imprevisíveis que surgiam do mundo estranho das florestas e desapareciam do jeito que chegaram, livres e sem dono, soltos pelas vastidões oceânicas, fugindo da aproximação de qualquer ente humano.

Corajoso, no entanto, o filho lançou-se na busca de prender esses bichos bravios, indo conseguir depois de muitos esforços, detendo-os ao cercado existente junto da casa onde moravam.

- Rapaz de sorte o teu filho, ainda na flor da idade e já adquiriu riqueza - comentou vizinho, a observar, na companhia do pai, as atividades do moço no curral a domar o rebanho que espanava impaciente pelos gritos e chicotadas do trabalho bem difícil.

- Isso é o que hoje a gente pode ver - respondeu pausado e cauteloso o pai, que também admirava as iniciativas do filho querendo amansar os cavalos inquietos. – Pode ser, ou não, essa boa sorte dele - completou.

Passadas algumas semanas, quando apareciam os frutos iniciais da custosa tarefa, o jovem se viu arrebatado pela fúria de um dos animais, que lhe jogou ao chão, indo, na queda violenta fraturar com gravidade o turno superior de uma das pernas, prostrando-se ao leito longas semanas.

- Lembro agora o que disseste daquela vez - recordou o vizinho, enquanto visitava o doente e a família abalada pelo acontecimento, acrescentando: - Na verdade, o que poderia ser boa fortuna tornou-se perda para teu filho, meu amigo. Com isso, também sofro contigo!

Sem muitas palavras a dizer, o pai, tristonho, respondeu: - Não é assim que analiso as circunstâncias, não. O que sucedeu pode ser de bom alvitre, todavia.

Entrementes, alguns meses transcorridos e sérios conflitos explodiram na fronteira, com povos em litígio motivando guerra descomunal, à qual foram levados aqueles viventes do campo russo.

O sossego do lugar amargou período brutal. Gastos imensos. Tributos pesados. Os jovens engajaram nas tropas, dentre eles os amigos do domador de cavalos, que persistiu ainda meses inválido, face do acidente, a ponto de só ele de sua geração ficar de fora das escaramuças.

Não tardou e, de novo, se ouviu, entre os dois vizinhos, outras considerações quanto ao jovem: - Ah! Disseram bem tuas palavras de que aquilo tudo traria a sorte do teu filho.

Ensimesmado, olhos acesos e semblante pensativo, o pai permaneceu envolvo no silêncio, sem externar o que lhe dominava o coração, deixando o próprio tempo contar ao amigo da sabedoria infinita do Destino.  

Dez Prefeituras Municipais do Ceará descumprem a Constituição Estadual, dentre elas a do CRATO


Dez Prefeituras e 1 Câmara Municipal do Ceará estão descumprindo o art. 42 da Constituição Estadual, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM),pelo não envio de dados à Corte. A lei determina que esses entes públicos são obrigados a encaminhar, via Sistema de Informações Municipais (SIM), demonstrativos informatizados acerca das contas mensais relativos à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados por todas as unidades gestoras da administração municipal, e compostos, ainda, dos balancetes demonstrativos e da respectiva documentação comprobatória das receitas e despesas e dos créditos adicionais.

As Prefeituras Municipais identificadas em situação irregular em 2014 são: Aiuaba, Aracoiaba, Banabuiu, Crato, Guaramiranga, Itapajé, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Potengi e Solonópole; enquanto a Câmara Municipal de Moraújo encontra-se na mesma situação de inadimplência perante o SIM. O descumprimento da lei impõe aos municípios penas que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, à instauração de provocação para apuração de responsabilidade.

O levantamento foi concluído na última quinta-feira (10) pelo Tribunal de Constas dos Municípios (TCM). O Presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar, encaminhou ao Governador Cid Gomes a relação dos municípios inadimplentes com o SIM. Além do ofício enviado ao Governador, também foi feita comunicação à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda para adoção das medidas que forem consideradas cabíveis.

Informações TCM
Via Roberto Moreira


Santo Blues - No Chico da Cascata - Próximo Sábado, 19 de Abril - 22Hs





Veículo submarino será usado para procurar avião malaio desaparecido




As autoridades australianas que coordenam a busca do avião malaio desaparecido confirmaram nesta segunda-feira que acionarão o veículo submarino autônomo "tão em breve quanto for possível" para continuar com a busca da aeronave.

"Após seis dias sem detectar sinais acústicos é tempo de procurar sob a água", disse o chefe do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, Angus Houston, em entrevista coletiva. A primeira missão deste veículo autônomo, que é transportado pela embarcação australiana Ocean Shield, se centrará em uma área de 40 quilômetros quadrados onde se pensa que a aeronave caiu e terá uma duração de 24 horas.

Houston ressaltou que desde terça-feira passada a operação realizada para localizar as caixas-pretas, que já ultrapassaram os 30 dias estimados de duração de suas baterias, não voltaram a detectar nenhum possível sinal, O veículo autônomo submarino Bluefin-21 tem capacidade para submergir até 4.500 metros de profundidade e sua incumbência será cartografar em três dimensões o fundo do mar. As autoridades disseram que a partir da análise das primeiras missões serão fixados outros possíveis lugares para a busca da aeronave. 

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada do dia 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar. 

EFE



MANIFESTAÇÃO CONTRA A SAFADEZA NO CRATO - Por: Samuel Siebra


PARA COMBATER A SAFADEZA, UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO NO DIA 21 DE JUNHO!!


Um grande safadeza a cultura de nosso povo, uma grande safadeza aos mártires de nossa história, uma grande falta de respeito. bem Grandão, na verdade Safadão!!

Uma cidade que ostenta o título de Cidade da Cultura ??, que não tem dotação orçamentária prevista em lei, que garanta ao menos 2% para cultura, que não possui efetivamente uma política de editais, que possui uma atenção a educação deficitária, uma saúde dependente das benesses e da vontade política de um só homem, carente de um legislativo altaneiro, que vive mergulhado em denuncias de corrupção.

Não podemos permitir que isso aconteça!, vamos as ruas, dizer que o povo do crato não é palhaço, não aceitamos a política do PÃO E CIRCO, os filhos do crato, precisam de educação, de saúde, de trabalho e de cultura, portanto não temos o que comemorar, por isso conclamo a todos os cratenses para uma grande manifestação popular, pedindo respeito, todos pelas ruas do Crato, todas as forças políticas, juvenis, de classe que amam e respeitam essa terra, levem suas bandeiras para o Ceará e o Brasil verem.

1º REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO NO PRIMEIRO SÁBADO APÓS A SEMANA SANTA,DIA 26 DE ABRIL, AS 19H NO SALÃO DA TERRA NA URCA.

Por: Samuel Siebra


Reclamação: Escola do bairro Vilalta cobra por fardamento - Por: Carlos Eduardo Pereira


A reclamação foi postada pelo0 Carlos Eduardo Pereira no grupo Filhos e Amigos do Crato, no Facebook:


"A QUE PONTO A EDUCAÇÃO NO CRATO CHEGOU. OS MORADORES DO BAIRRO VILALTA RECLAMAM A COBRANÇA DE R$ 17.00 PARA QUE OS ALUNOS DA ESCOLA "ALDEGUNDES" RECEBA O FARDAMENTO DA ESCOLA". ( Por: Carlos Eduardo Pereira )

É um absurdo tão grande que não consigo acreditar !!!! Desde de 2005 que o município do Crato disponibiliza fardamento a seus alunos . Agora os pais vão ter que comprar ?

Informação adicional:

Carlos Eduardo Pereira ainda acrescenta: Várias mães me procuraram para relatar o fato! O vereador Amadeu de Freitas tem conhecimento do fato, pois a filha do mesmo estuda na escola de onde saiu esse bilhete.


Funceme registra chuvas em 37 municípios do Ceará


Juazeiro do Norte. Apenas 37 municípios registraram chuvas durante o dia de ontem. A maior precipitação aconteceu no município de Solonópole, na região Centro do estado, onde foram registrados 60 milímetros de chuvas na localidade de Açude Tigre. O município de Uruoca, na região Norte do Ceará, contabilizou 46mm, enquanto que no município de Acopiara, na região Centro- Sul, as precipitações caídas ontem somaram apenas 28mm.

Também foram registradas precipitações em Granja (Posto Pessoa Anta) 27 mm, Solonópole (Posto Solonópole) 26 mm, Acaraú (Posto Lagoa Do Carneiro) 25.4mm, Mombaça (Posto Mombaca) 22.8mm, Itatira (Posto Lagoa Do Mato) 18 mm, Pedra Branca ( Mineirolândia) 18 mm e Granja (Posto Sambaiba), onde choveu 17.4 milímetros.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve poucas ocorrências de chuvas durante as últimas 24 horas devido a redução da nebulosidade sobre o estado, ocasionada pelo posicionamento desfavorável do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o norte do Nordeste brasileiro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, também permaneceu afastada do estado.

Alagamento

A chuva de 82mm que caiu no último sábado, em Iguatu, deixou vários pontos de alagamento. Os moradores da Vila Paraná, nas proximidades do Horto Florestal do Ibama e do Comando do 10º Batalhão Militar tiveram suas casas invadidas pela água. O pátio do quartel da PM também ficou alagado. Segundo a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deverá permanecer atuando sobre o norte do Nordeste brasileiro facilitando, desta forma, a possibilidade de chuvas isoladas, hoje, no sul do Ceará. Nas demais regiões, ao longo do dia, o céu deverá ficar parcialmente nublado e claro.

Roberto Crispim
Colaborador do DN


Os nossos parabéns à amiga Sonia Rolim pelo seu aniversário !




O Blog do Crato, ao longo desses quase 10 anos de existência, possui uma lista infindável de amigos, colaboradores e pessoas que de uma forma ou de outra, contribuem e contribuíram para que hoje sejamos um dos sites mais visitados do Estado do Ceará, e logicamente, o primeiro da cidade do Crato, onde todos os dias, milhares de pessoas vêm saber dos fatos que são notícia no Crato, no Cariri e no Mundo. 

Uma dessas pessoas a quem pretendo hoje deixar meu mais caloroso abraço é o da amiga Sonia Rolim, esposa do também amigo Valdemir Correia de Sousa, grande colaborador, que de vez em quando gosta de escrever crônicas importantes para nossa cidade, como também, textos que são exemplos de vida e relatos de um Crato histórico que ficará gravado para sempre. 

Nossa amiga Sonia Rolim esteve aniversariando neste Domingo, dia 13 de Abril. A ela, desejamos sinceramente, os nossos parabéns, e votos de muita saúde, alegrias e grandes realizações neste ano que se inicia. Muitas felicidades e muitos anos ainda de vida plena e gratificante. É para nós motivo de alegria quando podemos parabenizar uma pessoa que faz parte da nossa luta diária para manter o Crato atualizado em notícias, e este casal é por demais importante em toda esta luta.

Sonia Rolim, receba o nosso abraço carinhoso. Parabéns por seu exemplo de vida, e por sua família MARAVILHOSA, de pessoas belas, dignas e respeitáveis. 

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



CRATO VERDADEIRO - 250 ANOS DE TRADIÇÃO POPULAR



PROGRAMAÇÃO

15h00min: 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista (Mestre Cirilo), Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha, Jaraguá e brincantes de reisados locais, atores em personagens regionais. Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Rua Vicente Tavares Bezerra, nº 176, Bairro São Miguel (próximo ao LACEN) – Rua São Francisco – Rua Monsenhor Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe. 

17h:00min: 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo). 

19h:30min: 1. Distribuição e leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses em perna-de-pau com malabares de fogo. 

20h00min: Forró pé-de-serra. 

22h00min: Encerramento. 


“Cafajestino Estuprador” foi a personagem eleita em 2014, com a justificativa de que o Mundo, o Brasil, o Ceará e o Cariri tem sido cenário de casos de estupro, seja envolvendo pessoas da família das vítimas, bandidos marginais, religiosos ou outras espécies de monstros. É, portanto, um grito de socorro aos céus e de revolta contra a impunidade, bem como à negligência dos poderes constituídos, associado ao resgate, preservação e desenvolvimento da cultura tradicional popular.

A Coordenação


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30