xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/04/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 abril 2014

Fotos da Assembleia Extraordinária do Sindicato Dos Servidores Municipais Do Crato - Sindsmcrato


Reportagem Fotográfica: Fotos da assembléia dos servidores Municipais do Crato ocorrida nesta sexta-feira, dia 11 de Abril na Associação Comercial do Crato. Veja logo mais, reportagens em vídeo do evento.






Fotos: Autoria: SINDSMCRATO


Para você refletir ! - Por Maria Otilia

Neste ano de 2014, diante de muitos fatos lamentáveis no cenário político, será exigido  de todos nós cidadãos uma postura mais ousada. Ousados no poder de escolha dos nossos representantes políticos, ousados nas exigências que faremos quando iniciar as campanhas eleitorais, na construção das plataformas de governo das diversas esferas.Ousados quando for necessário dizer "um não" quando solicitado nosso voto como compra de uma mercadoria. Para que reflitamos com serenidade  este momento em que estamos vivendo, posto um texto do Livro de  Daniel da Luz que fala da importância da ousadia. Boa Leitura !

                                               OUSADIA
 
“Havia uma terra onde todos os habitantes, durante muitos anos, tinham-se acostumado a utilizar muletas para andar. Desde a mais tenra infância, todas as crianças eram ensinadas a usar devidamente as suas muletas para não cair e a cuidar delas para que não se estragassem.

Mas, um dia, um jovem inconformado começou a pensar que seria possível prescindir de tal complemento. E, quando expôs a sua ideia, os anciãos da terra, os seus pais, professores e amigos, todos lhe chamavam louco: ‘Não vês que sem muletas você cairá? Que grande atrevido você é!’ Mas o jovem continuava a pensar no assunto.

Aproximou-se dele um ancião e lhe disse:

– Como podes ir contra a nossa tradição? Durante anos e anos, todos temos andado perfeitamente com esta ajuda. Sentimo-nos mais seguros e fazemos menos esforço com as pernas. É uma grande invenção! Meu amigo, não podes jogar fora todo saber e tradição dos nossos antepassados que nos ensinaram a fazer e utilizar muletas.

Também o seu pai lhe disse:

 – Meu filho, já estou cansado e envergonhado com as suas excentricidades. Você só cria problema na família. Se o teu avô e bisavô usaram muletas, por que é que queres ser diferente?

Mas o jovem não desistia de concretizar as suas intenções, até que, um dia, decidiu mesmo deixar as muletas. No princípio, caiu várias vezes, como já o tinham advertido, pois os músculos das pernas estavam atrofiados. Mas, pouco a pouco, foi adquirindo segurança e, passando algum tempo, já corria e saltava livremente e montava a cavalo, sem precisar de muletas.

É mais cômodo e seguro fazer sempre a mesma coisa e da mesma forma — ‘se queres estar seguro, seja mudo, cego e surdo’ — do que tentar algo diferente. Certas pessoas, sobretudo aquelas para quem a rotina diária é intocável, sentem-se incomodadas e perturbadas quando alguém ousa introduzir originalidade e invulgaridade no que pensa, diz e faz. ‘No ousar está o valor e no tardar o temor’, recorda a sabedoria popular.

Relativo à ousadia, Platão, filósofo grego do século 3 a. C., descreve as inscrições que identificavam as três portas de entrada no templo da Sabedoria, em Atenas.

Na primeira, podia-se ler: ‘Sede ousados!’

Na segunda, uma legenda mais imperativa recomendava: ‘Sede ousados, sede sempre ousados, sede cada vez mais ousados!’

Na terceira e última porta, reservada a alguns eleitos, estava escrito: ‘Não sejais ousados em demasia!’

Se me tivessem pedido a opinião sobre esta terceira legenda teria proposto: ‘Sede ousados com estratégia!’

A ousadia não é mais do que a concretização de algo claramente definido e decididamente desejado. Nada tem a ver com anarquia ou indisciplina. Assenta, fundamentalmente, na coragem de começar, na persistência de chegar ao fim e na aceitação voluntária de riscos. O ousado manifesta relutância em aceitar a ambiguidade, bem como as restrições vindas de uma autoridade que procura justificar-se e impor-se mais pelas ordens que dá do que pelos serviços que presta.

Se, por um lado, a ousadia pode gerar conflitos, por outro, quando lucidamente utilizada, desenvolve a criatividade e robustece as relações entre as pessoas.”

‘A ideia que não é perigosa não merece ser chamada de ideia” — Oscar Wilde

Museu do Crato - O Povo não quer saber de LOROTA, quer saber da Nota - Chega de MAROLINHA !



Se temos hoje plena consciência de um fato, é de que a sociedade não é mais tão tola, ingênua, ou mesmo idiota, como alguns ainda querem tratá-la. A população Brasileira já acordou há muito para as mazelas deste país e da truculência com que alguns ainda tratam a coisa pública.

Vejamos por exemplo, o caso do Museu do Crato, há anos em estado deplorável, numa reforma interminável que perdura até os dias de hoje. Na verdade, o que falta ? E o que faltou na gestão passada para concluí-la ? Será que nesta gestão, que já está no poder há 1 ano e 3 meses não foi suficiente para um secretário de governo ligado ao setor de obras fazer o término das obras para que o Museu pudesse voltar a funcionar e receber os seus visitantes ?

Será que a população terá que se contentar com as explicações esfarrapadas de alguns, que para se eximir das maiores responsabilidades, resolveram ESPANAR OS MÓVEIS, tirar a poeira e fastar de lugar para fazer parecer à população que estão fazendo alguma coisa pelo museu ?

A responsabilidade para com a coisa pública vai muito além de um simples lustra-móveis, uma simples mudança de posições dos objetos e claro, muito além de um ESPANADOR para tirar a poeira, porque o povo não quer saber o que A ou B deixou de fazer. Os gestores, os políticos, se ofereceram para resolver os problemas. Não é pelo fato de que algo não foi feito, que nunca será feito, concluído. O povo não quer explicações tolas, falácias, métodos pseudo-científicos, conversas longas...LOROTAS !

O Povo não quer saber de LOROTA - O povo quer saber "DA NOTA".
Chega de empurra/empurra !
Entreguem o Museu do Crato pronto, e estamos conversados.
Enquanto isso, todo o mais, será apenas MAROLINHA.

Dihelson Mendonça
Foto: Pachelly Jamacaru
www.blogdocrato.com

O ARTISTA BRUNO PEDROSA ACRESCENTA E COMENTA:

"Totalmente de acordo com voce Dihelson e sobre este argumento veja nota que escrevi ontem abaixo de uma foto postada por um amigo ai do Crato. Uma vergonha, se é que os responsáveis ainda t~Em este sentimento que um tempo era humano, da maneira como deixaram virar lixo o acervo do ex-MUSEU DO CRATO. ENVERGONHEM-SE as autoridades municipais do Crato!!!!!!!!!!!!!!!"

Bruno Pedrosa



Deputado André Figueiredo consegue Kit para o Conselho Tutelar do Crato no valor de 60 mil reais.



O Dep André Figueiredo conseguiu um kit junto ao governo do estado para reaparelhamento do órgão. O kit e composto: de um carro, computadores e ar condicionado, etc. (o valor gira por volta de r$ 60.000,00). 


Aeroporto de Juazeiro do Norte será modernizado em breve pela Infraero - Cobrança de André Figueiredo


Durante audiência pública com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do atraso nas obras dos aeroportos brasileiros, especialmente, no aeroporto Pinto Martins em Fortaleza, realizada na última terça-feira (08/04), o deputado André Figueiredo (PDT-CE) aproveitou para cobrar do governo federal a destinação de recursos para ampliação das instalações do aeroporto de Juazeiro do Norte-CE. “O aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Infraero, tem uma importância estratégica imensa não apenas para o Ceará, mas também, para a Paraíba e Pernambuco, e se encontra carente de modernização de sua infraestrutura”, reclamou André Figueiredo.

Segundo o ministro Moreira Franco, o aeroporto de Juazeiro do Norte é uma das prioridades do Plano de Aviação Civil do Governo. "As maiores dificuldades estão relacionadas à desapropriação de áreas, mas esta semana mesmo fui cobrado pela presidenta Dilma, que deseja agilidade no trato dessa questão", explicou o ministro.

O Deputado André Figueiredo vai acompanhar de perto o andamento das ações para dar agilidade ao início dos trabalhos de modernização do aeroporto no Cariri.

www.blogdocrato.com


Carta de um Rei para outro Rei - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

 
A Armênia é um pequeno e milenar país da Ásia, sem saída para o mar, tendo o seu território apenas 30.000 km quadrados de área, após perder aproximadamente nove décimos de seu território original para o império otomano e também para a extinta União Soviética, que a anexou, como uma de suas repúblicas comunistas, numa prova de que os grandes países absorvem as nações mais pobres e menores em sua insaciável sede de poder, desde tempos imemoriáveis.   

Como todo país milenar, a Armênia é repleta de lendas. Entre as perdas territoriais que o país sofreu, encontra-se o Monte Ararat de 5.165m de altitude, atualmente pertencente à Turquia, que segundo o relato  bíblico foi o local onde aportou a Arca de Noé. (Gen, 8,4). Aliás, devido a fertilidade e beleza do Vale de Arax e da região de Van existe uma teoria entre o povo armênio, de que o Jardim do Éden era lá na Armênia.

No mundo artístico brasileiro, a atriz Aracy Balabanian é filha de Armênios, que fugiram do pais para o Brasil, quando houve um grande genocídio na Armênia, conseqüência da invasão do império Turco-otomano nos anos entre 1921 e 1923.

Nos primeiros anos do Século I, reinava na Armênia o rei Abgar. Segundo uma tradição armênia resgatada pelo cronista Agatangueghós, o rei foi acometido de uma doença tida como incurável pela insipiente medicina da época. Ouvindo falar de um poderoso profeta que percorria as margens do Rio Jordão, pregando o amor e curando doentes, devolvendo a visão aos cegos, a audição aos surdos e a voz aos mudos, o rei escreveu uma carta a Jesus pedindo que ele viesse até Edessa sua cidade, para curá-lo. A carta foi enviada por um mensageiro real e entregue ao destinatário poucos dias antes da paixão. Por meio do apóstolo Tomé, Jesus respondeu ao rei que não poderia ir curá-lo pessoalmente, mas que enviaria um de seus discípulos. Segundo a tradição armênia, o mensageiro retornou com essa resposta e uma imagem de Jesus estampada em um lenço.

Logo após a ressurreição de Jesus, o apóstolo Judas Tadeu chegou à Edessa e curou o rei Abgar. Em seguida, percorreu todo o país falando sobre Jesus e pregando sua mensagem. Converteu muitas pessoas ao cristianismo e realizou o batismo de adultos e crianças.   

O sucessor do rei Abgar perseguiu os cristãos, tendo mandado a assassinar apóstolo Tadeu e muitos dos que haviam aderido à nova religião, inclusive sua própria filha Sandujt, que havia se convertido ao cristianismo.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Fonte: Revista Família Cristã, N° 940; pág. 79


Polo industrial deve gerar mais de mil empregos diretos em Juazeiro



Atrair empreendimentos para geração de renda e empregos. Esse é o pensamento das autoridades municipais de Juazeiro, que tem investido nas instalações de distritos industriais como catalisadores do setor econômico local. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Antônio Mendonça, somente para este ano, está prevista a instalação de mais de 40 empresas em um segundo polo industrial da cidade, que será localizado no bairro Campo Alegre.

Com o lançamento previsto para o próximo mês, o secretário menciona as melhorias na parte de infraestrutura dos espaços urbanos, para chamar a atenção de empresas. Para ele, o crescimento da indústria no Cariri aconteceu de forma desordenada, prejudicando o trabalho das indústrias. “Foi preciso um planejamento maior, como é o caso dos distritos, onde pode ser concentrada uma infraestrutura adequada, principalmente com melhores condições para os trabalhadores”, defende.
Segundo ele, as empresas, de segmentos variados, corresponderão a uma geração de mais de 1.000 empregos diretos e irão compor a cadeia de 400 indústrias instaladas na Região. “A perspectiva de crescimento econômico é sempre boa. Sem falar na geração de empregos, que serão acima dos 17 mil”, conta.

Oportunidade

O montador José Gilberto, de 57 anos, aproveitou o bom momento e conseguiu uma recolocação no mercado de trabalho em uma fábrica de calçados local. “Para mim, foi ótimo. Com a idade que a gente tem, não conseguimos arrumar emprego fácil”, disse. Os mais jovens também têm encontrado boas oportunidades. Renan Pedro teve a experiência de seu primeiro emprego também em uma fábrica de calçado. “Foi uma oportunidade maravilhosa. Pensei que não conseguiria emprego, mas aqui me contrataram e me qualificaram”, contou.

Fonte: Jornal do Cariri


A Crise no Museu do Crato - DOCUMENTOS E FOTOS DA ENTREGA DA FUNDAÇÃO CULTURAL J. DE FIGUEIREDO FILHO E DOS ACERVOS DOS MUSEUS NA GESTÃO PASSADA.


NE - O QUE PRESTA, É DA ATUAL GESTÃO. O QUE NÃO PRESTA, VEM DA GESTÃO ANTERIOR - A Lógica Fascista que alguns tentam empurrar no Crato.

A Celeuma do Museu ou dos "Museus" do Crato continua. Após postadas acusações na rede social Facebook por parte de um ex-vereador do Crato, de que o acervo do Museu teria sido entregue de forma quase destruída pela gestão anterior, o seu ex-diretor, George Macário de Brito veio a público postar documentos que comprovam um inventário que foi feito de todo o acervo quando da transferência de gestão, cujas peças foram fotografadas uma a uma, ao lado de uma edição do jornal do dia, para comprovação de datas e uma escala de conservação das mesmas. Cópias dos documentos foram entregues também ao Ministério Público, a fim de que se alguma peça desaparecesse ou se extraviasse, seria em momento posterior a esta entrega, cujo material foi entregue à Secretária de Cultura atual, com assinatura.






Ao contrário do que anda "alardeando um ex-vereador" os acervos dos museus - histórico e de Arte - não foram entregues " TOTALMENTE ACABADOS", como ele gostaria que estivessem...Acreditamos que há um trabalho sério em andamento, para resolver a questão da estrutura física do Prédio, para que todos os itens possam retornar para os seus devidos locais, para a apreciação do público. Lamentavelmente, não tivemos esta condição, que foi sempre desejada, buscada insistentemente, durante os nossos quatro anos à frente da instituição.

No entanto, o velho teto (toda a madeira, e telhamento, calhas de descida de água...) que era um dos grandes problemas do Prédio, pois estava podre e na iminência de cair em cima dos acervos, foi 100% reformado. Assim como, todo o acervo sacro e o acervo do Museu de Arte, 90% restaurado pela artista Edilma Rocha, além de ter recebido molduras novas, entre outras trabalhos...
Infelizmente, não tivemos prioridade na conclusão da reforma no prédio do Museu. Garanto a todos, que não foi por falta de insistência junto ao então Prefeito Samuel Araripe e ao ex- e atual Secretário de Infraestrutura, José Muniz, que, aliás, pode e deve dar melhores explicações a quem interessar possa.

Da nossa parte, minha e de Luana Siebra (minha filha), buscamos fazer o melhor, até mesmo por conta de uma questão afetiva, pois foi meu Pai, Humberto Macário de Brito, que em 1970, quando foi Prefeito do Crato, criou o Museu Histórico (naquele espaço). Antes, lá funcionavam: a Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum, Junta Militar, Cadeia Pública e Delegacia de Policia. Todos por ele alocados em novos locais, alguns, ainda hoje em plenos funcionamento. Faço votos para que o atual gestor restaure o Museu - o mais breve possível - para que o público possa tem acesso aos acervos dos museus e sentir orgulho de fazer parte de uma história de 250 anos.

NOTA:

Todos estes documentos e fotos foram catalogados e entregues à Secretária Dane de Jade e ao Promotor de Justiça Dr. Pedro Camelo, em janeiro de 2013, com suas respectivas assinaturas, aqui apresentadas. Estaremos SEMPRE à disposição do MP, da Justiça e quem quer que seja, para prestarmos os esclarecimentos necessários sobre nosso trabalho à frente da Fundação, de forma séria e desprovida de politicagem... Isto fica pra quem não tem compromisso com a verdade! É coisa de MOLEQUE!!! Obs.: Aos que se interessarem, podem procurar-me para que seja mostrado a relatório e o Catálogo em seu conteúdo integral.

George Macário de Brito
Advogado e Artista Plástico ( DO CRATO ).




O SE COLAR COLOU DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO CRATO - Por: Bebeto Anastácio


Caros amigos servidores e professores do Município do Crato, chegou ao meu conhecimento que foi repassado para as Escolas da rede municipal de ensino um parecer que não está assinado pelo assessor jurídico da Secretaria de Educação informando que não autorizam os professores a participarem da assembléia geral amanhã:

1 - para fazer e participar de assembléia o sindicato e os professores respectivamente, não precisam de autorização, assim manda a nossa Constituição Federal;
2 - jamais o jurídico da Secretaria deveria invocar o artigo 37 da Constituição contra o Sindicato, pois este Sindicato não faz parte da Administração Pública Direta ou Indireta;
3 - outra falha grande, foi dizer que o artigo 543, § 5º e artigo 605 da CLT, vedam por decurso de prazo a assembléia;
4 - O § 5º, do art. 543, fala é de prazo pra o sindicato informar à empresa o registro de candidatura de empregado a cargo no sindicato;
5 - o artigo 605, da CLT, fala sobre prazo de recolhimento do imposto sindical.
6 - em nenhum momento Lei nenhuma proibi que o sindicato faça suas assembleias;
7 - a Constituição proibi reuniões com fins paramilitares, ou que afronte a soberania Nacional que não é o caso;
8 - também os artigos da CLT, não poderiam ter sido usados como analogia, pois, existe Lei específica sobre o assunto, isto tá parecendo o "se colar colou";
9 - a Constituição Federal proibi sim, más, é a interferência da Administração Pública nos Sindicatos.

Portanto, a assembleia de amanhã do Sindicato é totalmente legal e qualquer forma de frustrá-la, é uma afronta a Democracia, a nossa Constituição Federal, ao Estado Democrático de Direito, a dignidade da pessoa humana e aos Servidores e professores do nosso Município.
Professores, os Senhores não são leigos, não caiam nessa ameaça, isso é mentira, podem sem medo participarem e lutarem por seus ideais.

Fiquem com Deus e saúde e paz para todos.
Bebeto Anastácio - Vereador


Prédio do Conselho Tutelar do Crato apresenta falhas na estrutura


Veja a reportagem no site da TV Verdes Mares Cariri, no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/predio-do-conselho-tutelar-do-crato-apresenta-falhas-na-estrutura/3272619/




HOJE ( Sexta-feira ) às 08:00 - Assembléia dos Servidores Municipais do Crato





Hemoce intensifica coleta de sangue para Semana Santa



A uma semana do feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) intensifica a captação de doações para garantir o estoque de sangue que vai atender a demanda de todo o Estado durante e depois dos cinco dias de folga. Há necessidade de doações de todos os tipos de sangue, mas a carência é maior dos tipos A positivo e O negativo. É na Semana Santa que há a maior procura por sangue, por conta do aumento do número de atendimentos nas emergências dos hospitais. Ao mesmo tempo, as doações caem porque as famílias viajam, aproveitando o feriadão, e ainda porque, com as chuvas,  várias doenças se manifestam (viroses, dengue, gripes), impossibilitando a realização da doação.

Para facilitar as doações, o Hemoce está realizando coleta até o dia 16 de abril, das 15 às 20 horas, em todos os dias da semana, no segundo piso do Shopping Via Sul, na Avenida Washington Soares, 4335. Neste domingo, 13 de abril, também haverá coleta no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, das 8 às 13 horas. No fim de semana, a coleta acontecerá em Canindé. Na próxima semana, a coleta de sangue acontece na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas de segunda a quarta-feira e, na quinta-feira, das 8 às 12 horas. Na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, o posto de coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, recebe as doações das 13 horas às 17h30min.

Durante todas as coletas também é possível realizar o cadastro como possível doador de medula ossea. Os pre-requisitos são: ter entre 18 e 55 anos,estar bem de saúde, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DSTs,apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.  Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente. Hoje, o Ceará possui cerca de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

A hemorrede da Secretaria da Saúde do Estado é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano. As doações podem ser feitas por todo o Estado. A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce tem um 
posto de coleta no Hospital IJF.

Assessoria de Comunicação da Sesa


Crato: Hospital Manoel de Abreu divulga nota desmentindo boatos de fechamento



O hospital e maternidade Manoel de Abreu localizado na cidade do Crato, comunica a toda população da região do Cariri e aos seus pacientes que devido a uma onda de boatos espalhados no município do Crato de que a unidade hospitalar estaria fechando as portas não passa de uma mera especulação e rede de boatos. O hospital comunica que os atendimentos permanecem e que todos os serviços estão em andamento.

Assim tranquilizamos a todos os interessados, pacientes e amigos que o hospital continua funcionando e realizando diversos tipos de atendimento, inclusive o atendimento da maternidade. A todos informamos que o nosso trabalho é intenso e de tamanha responsabilidade. Continuaremos prestando serviço a toda região do Cariri com o mesmo padrão de atendimento, com responsabilidade, humanização e valorização da vida. Agradecemos desde já a atenção e o carinho de toda comunidade caririense para com a nossa instituição.

Via Moisés Rolim
Foto: Antonio Inacio




Espetáculo teatral referente à “Paixão de Cristo” será realizado em Santana do Cariri



Em Santana do Cariri, extremo Sul do Ceará, a realização do espetáculo teatral referente à “Paixão de Cristo”, já é tradição desde o ano de 1998. Sempre realizado ao ar livre, reúne estudantes, professores, profissionais liberais, pessoas da comunidade, numa apresentação emocionante que atrai um público da sede do município, distritos e cidades circunvizinhas, e mostra os últimos momentos da vida do homem mais fascinante, revolucionário e marcante da história da humanidade: Jesus Cristo. Apresentado pela Sociedade Teatral Santanense, com o apoio da Paróquia local e do Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana, procura fazer um trabalho sociocultural, educativo, artístico e inclusivo, e conta com a participação de pessoas com necessidades especiais e de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Neste ano de 2014, objetivando inovar e formar uma plateia mais participativa, resolvemos fazer o espetáculo “O Calvário de Jesus”, em “Quadros Vivos da Paixão”, no período da “Semana Santa”, na quadra da matriz e na Praça Pe. Cristiano Coêlho. O Primeiro quadro mostrará a encenação da “Santa Ceia”, “a Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras”,”A aparição do Anjo e a Tentação do Demônio”, “O beijo de Judas” e “A prisão do Nazareno.” No segundo: “Jesus diante dos sumos sacerdotes”, “O julgamento de Pilatos”, “A flagelação e condenação”. No terceiro quadro: “A via crucis de Jesus”, “O encontro com Verônica, Maria e as mulheres de Jerusalém”, “A Guarda Romana.” Para encerrar, o último quadro mostrará as cenas : “Pietá”, “O sepultamento”, “As três Marias”, “A Canção de Madalena” e “A Ressurreição de Cristo.” Em cada noite dos dias que antecedem a apresentação, serão exibidos em telão, vídeos de anos anteriores relacionados ao tema, podendo conter um musical, um depoimento, uma antiga apresentação, uma reportagem, etc.
Com esse novo formato, a Sociedade pretende facilitar a participação de todos, dando oportunidade para que atores de outras cidades possam fazer parte do espetáculo, bem como o aprimoramento de cada cena. Além disso, objetiva a descoberta e valorização de novos talentos locais e regionais, que muitas vezes se encontram no anonimato.

De caráter estritamente cultural e educativo, a sociedade Teatral Santanense, constituída legalmente a partir de 10.12.2005, sem fins lucrativos, exerce atividades artísticas ligadas à dramaturgia desde o ano de 1984. Tem por objetivo precípuo levar ao conhecimento de toda comunidade, a importância dos talentos natos daqueles que vivem da arte de representar, assim como o imensurável valor da Arte e da Cultura, como meio para se descobrir vocações e gerar desenvolvimento. Num trabalho de parceria com o Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana, associações e ONG’s, a Sociedade procura desenvolver um trabalho na busca de descobrir e valorizar potenciais artísticos, num trabalho de inclusão que envolve jovens, estudantes e professores. Muitas ações e projetos já foram desenvolvidos como: minicursos e oficinas de teatro e música, regência e canto; esquetes e peças teatrais, apresentação de quadros vivos e dramatizações, exposições de Arte, dentre outros. 

Além desse espetáculo da Semana Santa que mostra “O Calvário de Jesus”, realiza em julho, no período da Festa da Padroeira: o musical “O Oratório de Sant’Ana”; em outubro por ocasião da Romaria da Serva de Deus Benigna: “A Mártir da Pureza” e, em dezembro, por ocasião do Natal: “Noite Santa” e “Cantiga de Nossa Senhora.” Em parceria com o Ponto de Cultura do CDE, resgatou as manifestações populares da Lapinha/Pastoril; danças de São Gonçalo e Maneiro Pau, através do Projeto “Memória, Tradição e Arte”.

A Sociedade Teatral Santanense visa no futuro a criação de um espaço para preservação da História da Arte e da Cultura locais, e para realização de mostras dos saberes e fazeres da população, com funcionamento de uma Biblioteca de Estudos Regionais e Conhecimentos do Município.

Idealizada pelo seu diretor, Prof. Raimundo Sandro Cidrão no final do ano de 1997, a iniciativa foi compartilhada, amadurecida e executada com apoio e a participação dos integrantes do Grupo Teatral Santanense, no ano de 1998, como espetáculo pioneiro na cidade de Santana do Cariri, com figurino característico, efeitos especiais e show pirotécnico, em cujo enredo se mostrava as cenas dos últimos momentos da passagem de Jesus Cristo na terra.

Fonte: Jornal dos Municípios



Presidente da ADECE vem a Juazeiro e se reúne com empresários do pólo calçadista


O presidente da ADECE (Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará), Roberto Smith, se reuniu com empresários do setor calçadista em Juazeiro do Norte. Ele tratou do fortalecimento do pólo, da participação do Cariri na 46ª FRANCAL no mês de julho em São Paulo e visitou indústrias locais acompanhado do prefeito Raimundo Macedo e do seu Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Antonio Barbosa Mendonça.

Ele ouviu queixas de empresários sobre as dificuldades enfrentadas quanto à liberação de licenças por parte de órgãos do estado. A ADECE é responsável pela análise de políticas de incentivos fiscais e aportes à infraestrutura e seu presidente é defensor de incentivos para o desenvolvimento tecnológico das empresas, aumento da produtividade, melhora no designe dos calçados e incremento da área mercadológica o que, como disse, gerarão ganhos para os empresários e, consequentemente, operários.

Roberto Smith considerou o Cariri como uma região importante e dinâmica do Ceará e argumentou sobre a necessidade de se repensar o modelo de incentivos fiscais para o setor advertindo que o atual já cumpriu as metas da fase inicial em gerar empregos. Já Mendonça garantiu que o desejo junto com Raimundão é colocar Juazeiro em condições de disputar os investimentos de uma maneira sadia e com resultados concretos lembrando a primeira gestão dele quando o PIB cresceu de forma significativa. 

PMJN



CE teve aumento de 32% no número de mortes em 5 anos, afirma ONU


Estados do Nordeste Brasileiro elevaram índice de homicídios até 2011. Brasil aparece com média de 25 homicídios para cada 100 mil habitantes. Relatório da ONU diz que taxa de homicídio no Brasil é estável, mas ainda está no segundo grupo mais violento do mundo (Foto: Reprodução)

O Ceará é um dos estados brasileiros com maior aumento no número de homicídio entre 2007 e 2011, segundo relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira (10). Para classificar o índice, a ONU estudou a evolução no número de homicídios em cada estado entre 2007 e 2011. Nesse período, o Ceará teve um aumento de 32.4% no número de morte. No Nordeste, apenas Pernambuco apresentou uma redução no número de homicídios, de 38,1%.

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (10), em Londres. Para Jean-Luc Lemahieu, Diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos,  “muitas vidas estão sendo tragicamente interrompidas, muitas famílias e comunidades estão sendo destruídas. Há uma necessidade urgente de entender como o crime violento está afligindo os países em todo o mundo, afetando particularmente os homens jovens, mas também causando grandes danos às mulheres”.

Em janeiro deste ano, a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México citou Fortaleza como a sétima cidade mais violenta do mundo. O conselho lista as 50 cidades mais perigosas do mundo com base no número de homicídios em proporção à população e a capital do Ceará também aparece na sétima posição. Nesse estudo, os números são referentes a 2013. Na pesquisa da ONG mexicana publicada em janeiro de 2014, os dados são referentes a 2013. No ano anterior, Fortaleza apareceu na 13ª posição da mesma pesquisa.

Brasil

Um em cada dez homicídios registrados em 2012 aconteceu no Brasil, segundo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançado mundialmente nesta quinta-feira (10). De acordo com o “Estudo Global sobre o Homicídio 2013″, que traz dados relativos ao ano de 2012, o Brasil teve 50.108 homicídios, o que representa a pouco mais de 11% de todos os 437 mil assassinatos cometidos no mundo.

Segundo a ONU, o Brasil mantém uma taxa estável de homicídios no panorama geral – em 2012, esse número foi de 25,1 homicídios dolosos por 100 mil habitantes. Mas a entidade diz que um olhar mais atento aos números mostra disparidades gritantes entre as diferentes regiões do país.
Enquanto nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo o número de homicídios tem caído, no Norte e no Nordeste do país eles cresceram. Na Paraíba, de acordo com o relatório, o aumento foi de 150%. Na Bahia, nos últimos dois anos o número de mortes violentes cresceu 75%.
Vítimas

O estudo mostra que mundialmente, cerca de 80% das vítimas de homicídio e 95% dos autores desse crime são homens. Quase 15% de todos os homicídios resultam de violência doméstica (63,6 mil). Mas a maioria – quase 70% – de vítimas mortais de violência doméstica são mulheres (43,6 mil). “A casa pode ser o lugar mais perigoso para a mulher”, disse Lemahieu. “É de partir o coração quando aqueles que deveriam estar protegendo seus entes queridos são as pessoas responsáveis por seu assassinato”.

Armas

Armas de fogo são as mais comumente utilizadas, causando quatro a cada 10 homicídios no mundo. Cerca de um quarto das vítimas são mortas com lâminas e objetos afiados e pouco mais de um terço morre por outros meios (tais como estrangulamento, envenenamento etc.) O uso de armas de fogo é particularmente prevalente na América, onde dois terços dos homicídios são cometidos com armas de fogo, enquanto objetos pontiagudos são usados com mais frequência na Oceania e 
Europa.

Do G1 CE

CRATO - GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE 1, 5 MIL CASAS E VILA DA MÚSICA NO BELMONTE



O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, leva mais empreendimentos para o município do Crato, na Região do Cariri. O Residencial Monsenhor Montenegro contará com 596 moradias populares, no custo total de R$ 40,2 milhões.

VALOR DO GOVERNO FEDERAL: r$ 33.164.000, 00
VALOR DO GOVERNO DO CEARÁ: R$ 5.066.000,00

Já o Residencial Filemon Limaverde terá 985 unidades habitacionais ao custo total de R$ 62,7 milhões. Em ambos os residenciais, as unidades habitacionais terão 45,66 metros quadrados, divididos em seis cômodos (sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço), todos eles com revestimento em piso cerâmico.

VALOR DO GOVERNO FEDERAL: R$ 57.938.000,00
VALOR DO GOVERNO DO CEARÁ: R$ 4.803.000,17

Vila da Música, que integra o Projeto de Desenvolvimento Econômico e Regional do Ceará - Cidades do Ceará (Cariri Central), vai abrigar a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel).

INVESTIMENTO: R$ 3.627.000, 44

Para o deputado Sineval Roque (PROS) esses investimentos confirmam cada vez mais o compromisso do Governo Federal e Estadual com o município do Crato. " Todos esses investimentos afirmam o compromisso da presidenta Dilma e do governador Cid Gomes com o nosso município. Nossa cidade tem sido privilegiada com varios recursos do governo do EStado. Tenho trabalhado para conseguir muito mais benefício para o nosso povo. Essa é a nossa obrigação. Afirmou Roque.

A solenidade marcada para as 16 horas no largo da RRFSA serão assinadas as Ordens de Serviços para a construção dos Residenciais Monsenhor Montenegro, com 596 Unidades Habitacionais, e Filemon Limaverde, que terá 982 Unidades Habitacionais. Os empreendimentos integram o Programa Minha Casa, Minha Vida 2, com contrapartidas do Governo do Ceará. À noite (19 horas) será assinada OS para a construção da Vila da Música.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Assessoria gabinete deputado Roque (PROS)



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31