xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 março 2014

Ex-prefeito Samuel Araripe não está inelegível, e continua Pré-Candidado


NE - Tem gente que pode ter um ataque do coração ao ler esta notícia, rsrsrs


O ex-prefeito Samuel Araripe, continua sendo um pré-candidato para as eleições de 2014, errou quem disse que ele estava “inelegível”. A lei de inelegibilidade diz que a pessoa fica inelegível, após reprovação do ato, depois pela aprovação do órgão competente fundamentado em ato doloso de improbidade e isso não existiu, o que existiu foi uma reprovação fundamentada em interesse político e financeiro, não foi informado no decreto legislativo, qual o ato “doloso” e nem o “TCM” detectou.

Por: Ed Alencar - Repórter
Foto: Wilson Bernardo


DE ANTENA LIGADA - POR ED. ALENCAR


MISTÉRIO... 


01 - Uma fonte da imprensa fidedigna da capital cearense,  nos informou  seguramente, que entre 4 ou 6 vereadores do Crato, foram “secretamente” intimados para prestar depoimentos em Fortaleza. ( Plagiando o LULU, não sei quando, não vi onde )...

02 - Corre de boca em boca naquela “PRAÇA”, que alguns vereadores acham que para acabar com essa celeuma, o correto seria cancelar a sessão que reprovou as contas do ex-prefeito Samuel e fazer outra aprovando.  ( Torre de babel...)

03 - O ex-prefeito Samuel Araripe, continua sendo um pré-candidato para as eleições de 2014, errou quem disse que ele estava  “inelegível”.  A lei de inelegibilidade  diz que a pessoa  fica inelegível, após reprovação do ato, depois pela aprovação do órgão competente fundamentado em ato doloso de improbidade e isso não existiu, o que existiu foi uma reprovação fundamentada em interesse político e financeiro, não foi informado no decreto legislativo, qual o ato “doloso” e nem o “TCM” detectou.

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Secretário de Des. Economico e turismo do Crato na busca do consórcio


O setor turístico da nossa cidade, sempre foi um ponto deficitário em todos os aspectos, diante de todo esse potencial  histórico e paisagístico, que dispomos para oferecer a quem nos visita.

Nossa reportagem buscou informação de como anda esse setor junto ao Secretário  de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, que nos dá um panorama do que vem sendo feito para alavancar o turismo no município. Disse Venâncio: "Em relação ao turismo da nossa cidade, já finalizamos nosso inventário que consiste em identificar nossas potencialidades e identificarmos também as nossas carências, onde possamos assim, melhorar e dar um bom acolhimento aos nossos “romeiros” em geral, aos nossos turistas, onde já temos um edital publicado para contratar uma empresa para um projeto de criação do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, um na praça da Sé e outro na Rodoviária, bem equipados com todas as informações para direcionar nossos visitantes”.

Perguntado sobre o turismo religioso, onde a cidade do Crato está prestes a receber mais um grande monumento, que é a estátua de nossa senhora de Fátima com mais de 40 metros de altura, e estava com inauguração prevista para o mês que passou (Fev), localizado no Bairro Barro Branco, e se a mesma está englobada nos trabalhos da secretaria de turismo do município,  respondeu o secretário: "Já existe um trabalho anterior à estatua nessa área de visitações a pontos religiosos no Crato, como a Sé Catedral onde está a pia batismal do Pe. Cícero, a igreja do Seminário,  igreja de São Francisco,  já catalogamos 2.mil visitantes na época das candeias no período de 27 a 31 de janeiro, em destaque a  igreja da Sé com 4,mil visitantes, e com a chegada da estátua de N.S. de Fátima, vamos ampliar esse trabalho e já nos reunimos com a guarda municipal instruindo como acolher o turista, também solicitamos ao Instituto Federal do Ceará, o curso de “BACHARELADO EM TURISMO”,  para prepararmos a infra-estrutura  e parte humana para bem servir.

INTEGRAÇÃO DO CARIRI NA BUSCA DO CONSÓRCIO TURISTICO.

O  Sec. Venâncio disse que a portaria nº 313 de 03 de dezembro de 2013 do Ministério do Turismo, ela definiu o mapa turístico do Brasil, e o mapa turístico do Ceará, do cariri, contempla sete cidades; Assim descreve o secretário: “Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré,  e temos nos reunidos para trabalharmos em conjunto e institucionalizar um consórcio onde já temos o nosso fórum de turismo que vem atuando a bastante tempo, mas precisamos  de uma forma de captar recursos, que venham direto para o turismo, e o turismo não é feito só do Crato, não é só do Juazeiro, mais trabalhado toda a região do cariri, já na próxima semana, iremos participar de uma feira em Recife  a “BNTM”,  na arena de Pernambuco,  lá vamos discutir a nossa estratégia de trabalho onde vamos ter agencias de turismo, vamos ter uma assessoria da secretaria de turismo do Estado, onde iremos vender nossas potencialidades.

EM SUMA:  Que bons frutos colhamos para o nosso Crato no campo do turismo nas mãos do secretário Venâncio, que muito tem se dedicado à sua pasta, como gente que faz.

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


CÂMARA DO CRATO - SESSÃO “SURPRESA” DE TERÇA FEIRA 18 DE MARÇO DE 2014 - ( POR ED. ALENCAR )



Foi uma sessão bastante discutida, de surpresas e de muitos projetos e requerimentos aprovados, onde se observou que a maioria foi do vereador Marquim do povão  e  Bebeto, que nesse balanço, ninguém se perfilou para votar contra os requerimentos da oposição. 

E por falar em Bebeto, ele que ocupou a tribuna e fez duras criticas a administração do prefeito Ronaldo,  principalmente na área da educação e saúde e que nem os calçamentos que estão sendo feitos com verbas deixadas  pelo ex-prefeito Samuel Araripe, estão concluídos. A falta de remédios e de médicos nos postos de saúde foi cobrado pelo vereador,  na entrevista à imprensa, disse que o Crato não tem administração pública, fez um comparativo, que o presidente do Paraguai foi deposto por “IMPEACHMENT”, por menos do que isso. Falou que não faz politicagem e que seu comportamento sempre foi um só, de cobrar.  

E por falar em cobrar, o vereador  Marquim do povão, pegou o bonde andando num aparte pedido ao vereador Bebeto, e cobrou também do governo do município, pela falta de remédios nos postos de saúde,  água e estradas, mesmo sendo da base aliada, fez seu papel de cobrar. (Aleluia Marquim ).  

VEREADORA NÁGELA PEDE REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES DE 8 PARA 6 HORAS.

Em entrevista  à nossa reportagem, a vereadora Nágela Maria Rolim, que teve seu requerimento aprovado atendendo a pedido dos servidores do município,  enviou  ao prefeito solicitando atendimento  dessa reivindicação, na redução da carga horária de 8 para 6 horas. Perguntado se ela não estaria na contra-mão do que deseja o prefeito Ronaldo,  uma jornada de 8 horas desde o inicio do seu mandato, tendo ela  votado à favor  da aprovação e agora desaprovando, respondeu: "Se for as 6 horas corridas num regime de rodízio como sugeriu o presidente do sindicato Junior Matos, o servidor não vai ter despesas de passagem e de alimentação, e vai assim facilitar a vida do servidor público, esse meu requerimento é uma solicitação ao prefeito, para atender pedido do servidor publico do município e vamos ver se vai ser atendido ou não”.

EM SUMA: Foi uma sessão surpresa sim, vereador da situação reclamando a falta de estradas, água, remédios nos postos de saúde, médicos, outra pedindo redução de carga  horária para o servidor público,  o Bebeto com requerimentos sendo aprovados,  Amadeu de Freitas com suas emendas aprovadas, parece até sinais que o legislativo quer agora ter voz ativa! Será? ( MISTÉRIO...)
  
Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa: Dihelson Mendonça




Lições de Bom Humor - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Com o infarte sofrido por Renato Aragão, nossas preces para que ele se recupere e volte a espalhar o bom humor dos trapalhões. O mundo precisa de alegria, no momento em que tantas noticias alarmantes são dadas com veemência pelos meios de comunicação. Aliás, eles se alimentam da desgraça. Quanto mais desastres, melhor, mais audiência, mais números de jornais e revistas serão vendidos. Então vamos lavar nossa alma com um pouco de bom humor

Relembrando o saudoso personagem Zacarias de "Os Trapalhões", adentrando numa loja de material de construção e pedindo ao balconista:
- Eu quero 1.000 torneiras.
- Puxa, Zacarias, você está construindo? - Quis saber o vendedor.
- Não, venho do médico e ele disse que eu tenho miopia!

Mas um dos maiores humoristas cearenses foi o famoso Quintino Cunha. Nascido em Itapagé - CE, além de humorista nato  e poeta, foi também advogado criminalista. Seu filho Plautus Cunha registrou em livro várias histórias engraçadas do espírito de humorista do cotidiano de seu pai:

*Quintino quando criança encontrava-se em Baturité. Ao vê-lo, um padre pediu que lhe ensinasse onde ficava o correio:
 - Dobre na primeira rua à direta, depois entre à esquerda e chegará numa praça onde encontrará um prédio bem grande. É lá! - E o padre admirado com a esperteza do garoto, ofereceu-se para lhe ensinar o catecismo.
- Para que? -  Indagou Quintino
-  Para lhe ensinar o caminho do céu! - E prontamente Quintino respondeu:
-  O senhor não sabe nem o caminho do correio...!

* Na campanha política de Nilo Peçanha para presidente e J.J. Seabra para vice-presidente, Quintino ironizava:
- "O Brasil está despedaçado: precisa um Nilo, ainda que depois Seabra"
* Num tribunal de júri, seu opositor afirmou:
- "Eu estou montado na lei".
 - "Pois é muito imprudência montar num animal que não conhece!"
* Certa vez caminhava pelas ruas de uma cidade do sul do Ceará ao lado de um sacerdote muito querido pela população, quando um romeiro se aproximou e deu ao padre uma nota de 10 mil reis, que ele colocou em um dos bolsos. Logo mais à frente um pedinte estendeu a mão para o padre e ele deu uma moeda. E comentou com Quintino:
- Está vendo como é: aqui o dinheiro entra por um bolso e sai pelo outro. - Afirmou o padre.
- E já sai trocado! - Emendou Quintino.

Para finalizar, uma que me contaram há alguns anos, cuja autoria eu não sei, mas me passaram como sendo do Barão de Itararé, um humorista que fez muito sucesso no inicio do século XX.
* Um deputado discursava na câmara, quando um outro o aparteou:
- "Me parece que o assunto não é bem assim..." 
- " O Senhor está assassinando o português, não se deve começar um período  com o pronome à frente do verbo." - Ensinou o deputado que discursava.
- "E como é o certo? - Quis saber humildemente o deputado que errou.
- O senhor deveria dizer, parece-me."
- Como é o nome de vossa excelência?
- Teixeira Coelho! - Respondeu o orador
- Desculpe, mas o senhor também está errado, deveria dizer: "Cheira-te Coelho!

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Nota: Parte das citações atribuídas a Quintino Cunha foram por mim adaptadas de um texto de autoria de Dagmar Chaves, publicado na Revista Itaytera, N° 37 edição de 1993, páginas 180 e 181. As demais do livro de Plautus Cunha lido por mim há mais de 50 anos.

Exposição do Sesc retrata os antigos carnavais cratenses




Segue em cartaz, até o dia 20 de março, a exposição “Histórias de um Reinado de Momo”. O acervo, que pode ser conferido de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h, na Unidade Crato do Sesc, retrata os antigos carnavais cratenses. Com curadoria de João do Crato e Edmilson Alves, a exposição tem por objetivo reavivar as tradições dos festejos de Momo e conhecer ou relembrar os antigos carnavais celebrados na cidade do Crato entre as décadas de 40 e 90. No espaço, os visitantes encontram fantasias da época, fotografias cedidas pela população e a exibição de um documentário produzido pelo Sesc, em parceria com Carrapato Cultural.

SERVIÇO
Exposição Histórias de um Reinado de Momo
Local: Galeria de Artes da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Período: Ate 20/3
Horário: 8h às 12h e das 14h às 21h (segunda a sexta-feira)
Informações: (88) 3523.4444




Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30