xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 março 2014

Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher - 8 de Março




www.blogdocrato.com
www.chapadadoararipe.com
www.tvchapadadoararipe.com
www.radiochapadadoararipe.com
Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook
Grupo Crato Total no Facebook
Grupo So Crato Gestão Municipal
Rede Blogs do Ceará




Crônica do domingo -- 250 anos de fundação do Crato: algo a comemorar? – Por Armando Lopes Rafael (*)



A esta altura do campeonato – faltando apenas três meses para o dia 21 de junho – dificilmente os cratenses terão uma comemoração à altura, motivada pelos dois séculos e meio de existência da sua cidade. Quando muito, acontecerá alguma sessão pífia, com a inevitável presença de políticos, e estes com suas credibilidades em queda livre, mas prenhes em promessas ocas, tendo como moldura suas loas costumeiras.
Alguma obra para ser inaugurada? Pelo menos da Prefeitura nenhuma! Há um ano e três meses no poder, a atual administração não tem uma única obra de vulto para apresentar ao povo. O mínimo que fez (alguns calçamentos de ruas suburbanas, com as superadas pedras toscas, foram obras tocadas com heranças de empréstimos contraídos na administração passada). Se eu estiver errado, corrijam-me!
Certamente, se os problemas atuais persistirem (denúncias as mais variadas, crise da Câmara de Vereadores, decadência do Demutran e de outros órgãos públicos, etc.) o balanço a ser feito no próximo dia 21 de junho será o mais deficitário dos últimos anos. Assim, melhor mesmo será deixar passar em branco essas comemorações. Para parabenizar o Crato exige-se, no mínimo, ter conhecimento da existência da nossa história, saber que já fomos paradigma de uma cidade adiantada e civilizada, ter sensibilidade de que a população tem dignidade e merece ser respeitada. Apesar dos pesares, Crato mantém sua importância no Cariri e em todo o centro nordestino. Precisamos enxergar a real dimensão desta cidade, sua projeção, e sua grandiosidade. Não nos deixemos apequenar.
Já dizia o grande Eça de Queiroz: “O Homem pensa ter na Cidade a base de toda a sua grandeza e só nela tem a fonte de toda a sua miséria”. Experimentem dar uma volta pela cidade. Desafios urbanísticos imensos, buraqueira, praças malcuidadas, lixeiras destruídas, poluição sonora todos os sábados na Rua João Pessoa e adjacências. E falta planejamento ou falta  decisão política para enfrentar todos esses desafios...
O que a população cratense politizada exige, no mínimo, é que os nossos administradores pensem grande. Saiam do marasmo atual e transformem esta cidade numa urbe bem cuidada, como já vem acontecendo com outras cidades de menor porte.  Iguatu, para citar um único exemplo...

(*) Armando Lopes Rafael, historiador.

A fauna brasileira e suas curiosidades – Por Cícero Sobreira de Sousa (*)


Você certamente já viu corujas, não viu? Sabe que elas têm dois olhinhos bem redondos e arregalados, localizados mais na parte frontal de sua “face”. Que tem uma cabecinha chata muito pitoresca, que se move a quase 360º, com um bico curto e afiado. Sabe também que elas trabalham durante a noite e dormem durante o dia. Certo? Pois bem, agora eu vou lhe falar sobre um outro pássaro de hábitos noturnos, mas em muito diferente da coruja.
Foi assim: eu vim a Maringá (Paraná) para participar de um projeto de evangelização que os Arautos do Evangelho promovem em muitos e muitos lugares, chamado “Tarde de Louvor com Maria”. Hospedei-me na bela e ampla casa dos Arautos da ‘Cidade Canção’, como é conhecida Maringá. Como, nesta cidade, a arborização é fator primordial, os jardins da casa estão entremeados de frondosas e amigas árvores, já sinalizando o bom gosto ecológico dos jovens que aí habitam ou frequentam.
Amigos da flora, os jovens Arautos também convivem simpaticamente com alguns singelos  animais que fizeram desse ambiente seu ‘habitat’ preferido: são sabiás, pombas e rolinhas, tico-ticos, borboletas, pica-paus, etc. etc. sem falar de um bonito cão de guarda. Mas enquanto esses engraçados animais não param de mexer-se de um lado para o outro, os vivazes jovenzinhos dedicam atenção especial para uma ave noturna, restrita às regiões quentes do Novo Mundo, e do gênero Nyctibius, da família Nyctibiida, chamada Urutau, (foto abaixo, à direita. veja como ele se confunde com a madeira)  que vive placidamente em uma dessas árvores. Fui logo chamado para conhecer a raridade! Segundo pesquisadores, o  nome é uma onomatopeia para o canto do pássaro, que se repete em notas graves decrescentes.
Já o folk brasileiro o apelidou de ‘Mãe-da-Lua’ ou ‘Emenda-Toco’*. Eu já explico.
O curioso animal tem penugem que se assemelha muito ao tronco das árvores, e, por isso, ele consegue camuflar-se perfeitamente. Perfilado sobre um ramo quebrado de árvore, ele como que completa o toco, escondendo o dilacerado da fratura da árvore. Já o outro apelido se deve a que, conforme os sertanejos, o Urutau aparece na hora em que a lua ‘nasce’.
Aí fica ele o dia inteiro, sem mexer-se, cabeça erguida, os protuberantes olhos como que fechados, e a grande boca cerrada. Por cima do biquinho negro, um ‘bigodinho’ de penas marron-escuro. A noite é sua faina de caça a insetos e morcegos que apanha em pleno voo. Ele pode comer também lagartos e outros pequenos pássaros.
Contaram-me os jovens que outro dia caiu um filhote de urutau e eles correram para salvá-lo do cão de guarda que quase destroça a pobre criatura. Acomodaram-no, deram-lhe  cuidadoso alimento, e o bichinho se refez até poder voltar à ‘família’ e aí sobreviver em seu estilo.Curiosidades da fauna brasileira, sim. Mas também amor às criaturas que Deus pôs neste universo ainda pouco contadas e estudadas pelo homem!

(*) Cicero Sobreira de Sousa, cratense, missionário dos Arautos do Evangelho.


VEJA ESTE VÍDEO ! - JUIZ DETERMINA O RETORNO DOS VEREADORES AFASTADOS, NO CRATO



Em entrevista coletiva realizada no começo da noite desta sexta-feira ( Dia 07 de Março no Fórum Hermes Parahyba, ) , o Juiz da primeira vara cível, Dr. José Batista de Andrade, determinou o retorno imediato às suas funções, dos 5 vereadores da cidade do Crato, que haviam sido afastados de suas funções por 30 dias num procedimento cautelar. Segundo o juiz, não havia provas suficientes para manter os vereadores afastados por mais tempo, pois já tinha transcorrido 32 dias, e enquanto se espera a chegada da AÇÃO PRINCIPAL, que poderá vir a qualquer momento do Ministério Público, os vereadores por enquanto, pelo menos por enquanto, retornam às suas funções na Câmara Muncipal. Confira a entrevista.

E veja também o comentário do Repórter Ed Alencar que acompanhou todo o procedimento e explica quais os próximos passos do processo.

PONTOS IMPORTANTES:

O Juiz APENAS determinou que por falta de algum elemento maior que justificasse o afastamento dos vereadores afastados por mais tempo, está determinando que eles voltem, mas que a ação principal do Ministério Público ainda virá com mais elementos substanciadores, inclusive colhidos em provas durante o processo cautelar.

Segundo Isabel Caselli, Para o MP o prazo é prorrogado. Existe prazo para o inquérito e a Ação Principal é da PROCAP.

Segundo o bacharel em direito Bruno Sobreira: Na verdade, o afastamento dos vereadores não seria a antecipação de uma decisão condenatória. O afastamento é só uma providência para acautelar as investigações, para garantir que eles não interfiram na instrução do inquérito civil. É natural que, ao fim das investigações, a medida seja revogada, eis que cumprida a sua finalidade. O Juiz também disse que o prazo decorreu sem que tenha sido ajuizada a ação principal e os vereadores voltaram baseando-se na presunção de legitimidade, pois foram eleitos com o voto popular, legitimados ao exercício do cargo, ou seja, foram extintas todas as medidas determinadas durante o procedimento cautelar. O Juiz disse que o MP poderá entrar com a ação DEFINITIVA, agora, com provas mais substanciadas para a Improbidade Administrativa dos envolvidos.

www.tvchapadadoararipe.com


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31