xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 março 2014

Projeto pretende criar auxílio de até R$ 300 para mãe solteira carente


A Câmara analisa o projeto do deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP). Proposta deseja ajudar mães incapazes de prover o sustento de um filho sem a figura do pai

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que pretende garantir o auxílio de até R$ 300 à mãe solteira que não tiver condições de se sustentar. O auxílio, que será custeado com recursos do Orçamento Geral da União, poderá variar de acordo com o valor da renda constante da declaração de hipossuficiência da mãe solteira. O Projeto de Lei 6475/13, do deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP) está sendo analisado na Casa.

"A proposta busca auxiliar as mães solteiras em situação de miséria", explica Aguiar. “A ajuda financeira é um recurso de apoio significativo para muitas mães solteiras que são incapazes de prover o sustento de um filho sem a figura do pai e, por isso, necessitam desse auxílio governamental”, argumenta o deputado. A proposta não prevê a periodicidade do benefício nem por quanto tempo ele será pago.

Tramitação em caráter conclusivo

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Diário do Nordeste



Estrangeiros de si - Por: Emerson Monteiro


Quer saber mais dos reais propósitos, finalidade última de andar este chão de tantos mortos, em que pisar faceiro representa o desfile das gerações. Numas dessas tardes de sábado quando acontecidos seguem apesar dos trâmites equivocados e suas rotinas, imensos vazios parecem tomar conta das circunstâncias, na lembrança vaga da luz na consciência a procurar o sentido.

Contudo a quem escreve cabe o solitário dever das respostas, invés de perguntar; autor presente, leitor ausente... Leitor presente, autor ausente. Nisso, algumas vezes, questões podem vir nos aspectos comuns, meandros e impressões onde viver significa reunir experiência. Por exemplo, quando padecem as dores atrozes de existir, criaturas se submetem ao crivo de penas atrozes, tragédias aos olhos da rua, das residências, dos hospitais, manicômios, presídios, becos escuros, vilas descalças. Período em que outros, no tempo ao lado, riem e festejam turnos ilusórios, tronos atapetados, parques alegres, salas de espetáculo, estádios, mostras faraônicas do estado sólido da matéria, puros adiamentos.

Desta forma, entre lágrimas e sorrisos, há distância infinita, não superior, no entanto, a milímetros estreitos que dividem dois lados de uma mesma moeda. Aquilo de lembrar vizinhos abandonados dos amantes fogosos, flagrante impõe na contradição à roleta da sorte, na escola do mundo. E cresce o enigma de viver diante da lei da compensação: Alimentar sonhos de felicidade perene em meio às guerras e crises, valores da busca incessante do ser. Noutras palavras, equilibrar os pratos da balança da fortuna requer mínimo de senso de justiça, princípio de não fazer ao outro aquilo que não quer a si, nas palavras de Jesus. Afirmações exigem, pois, esforço de transmitir intenções claras, que representa a luta de encontrar o Si próprio, no intuito de superar a trajetória impermanente de morar um corpo de carne até chegar a espírito puro, sublime instante da revelação final da essência.

Todos, sem exceção, transitam nessa faixa de personalidade com destino traçado de chegar a ser eterno, percurso das vidas reencarnadas. Ninguém vem aqui só a passeio. Nas horas amargas dos conflitos, afloram possibilidades do infinito, encontro com o Eu verdadeiro, na morte da vida temporal e no renascimento para a Vida. Este parto cósmico requer conhecimento e renúncia, qual largar a Terra rumo às estrelas, invés de peregrino. Nessa hora de chegar à casa do Pai celestial, fruto dos degraus da natureza, calados, romperão o peito os solitários humanos, nascidos no âmago do coração. Assim, primeiros raios do sol da manhã invadem a alma com o brilho das bênçãos, cessando dores lancinantes, malhas do aço resistente da esperança, em atitude certeira do amor de Deus em nós.

Por: Emerson Monteiro


IBYTE inova com balcão de serviços


Funcionando todos os dias, o Ibyte Service presta serviço de assistência técnica em todas as lojas da rede


Quem nunca se desesperou ao ver o computador quebrar enquanto fazia um trabalho importante? Pior ainda quando é domingo ou feriado e nenhuma assistência está funcionando. Pensando nisso, a Ibyte criou um balcão de serviços chamado Ibyte Service, uma assistência técnica que funciona todos os dias em quase todas as lojas.

Na Ibyte Service é possível obter assistência não só para equipamentos comprados na loja ou produzidos pela Ibyte, mas também para uma vasta gama de produtos de qualquer outra marca. Entre os serviços oferecidos, estão: limpeza preventiva ou corretiva dos aparelhos, instalação de software, personal trainer digital, instalação de antivírus e rede wireless. Além disso, os técnicos podem fazer atendimento em domicílio para clientes corporativos e domésticos.

 “É o nosso grande diferencial. Atendemos as pessoas de segunda a segunda. Entendemos que como fornecedores de tecnologia, oferecer assistência técnica e serviços com conveniência é um grande valor agregado. Às vezes a pessoa está fazendo um trabalho em casa no final de semana e precisa instalar algum software e não consegue. Então é só ir a alguma de nossas lojas do shopping de sua preferência e o Ibyte Service pode fazer o conserto enquanto o cliente almoça, por exemplo”, diz o gerente de marketing, Nelson Gurgel. Lembrando que o tempo do serviço depende do problema e do equipamento. Para outras informações, é só acessar o site http://www.ibyte.com.br/servicos/ ou ligar para o 4020 5000.

Sobre a Ibyte

A Ibyte é o varejo de tecnologia que mais cresce no Nordeste. Hoje são 24 lojas de varejo distribuídas nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, e Pernambuco. A empresa surgiu no mercado como revendedora de produtos de informática e, há 14 anos, vem se consolidando como varejista de grandes marcas e loja pioneira na fabricação de desktops, notebooks e ultrabooks. Além das lojas físicas, a Ibyte opera também em canais de atacado, corporativo, revenda e e-commerce, ofertando preços e vantagens especiais para empresas, varejistas e grandes magazines.

Texto enviado por nossa colaboradora Elizângela Santos


Você vezes um milhão - Por: Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP


Iniciativas individuais trazem resultados sociais excepcionais, mas não são reproduzidas em massa.

É da natureza humana levar qualquer ação positiva ao maior número de pessoas possíveis, mas restrita àqueles que, de algum modo, tem ligação conosco, mas não à coletividade em geral. Quando um hospital faz um bom trabalho numa especialidade qualquer, de imediato a comunidade vizinha e cidades próximas ficam sabendo e cresce a procura. Alguns dias depois, esse trabalho já tem reconhecimento nacional e, em muitos casos, até internacional.

Ocorre o mesmo com um pedreiro, um carpinteiro ou com uma costureira que façam um serviço de boa qualidade e dentro dos prazos estabelecidos. Daí, o resultado é uma clientela crescente a disputar seus serviços e os preços lá nas alturas. Mesmo que não fosse um dever, cada cidadão poderia contribuir para repassar ao outro aquilo que ele domina bem, ensinar a executar uma tarefa de forma mais simplificada, com menos esforço físico e com maior precisão técnica.

Em todas as esferas de atividade, dever-se-ia estabelecer padrões mínimos de qualidade, independentemente de quem viesse a executar. Assim, nenhum médico seria (in)capaz de deixar pedaços de tesouras nos seus pacientes, não faria uma vasectomia em quem iria retirar apenas uma verruga, nem uma enfermeira aplicaria vaselina em vez de soro. Por exemplo, se cada pessoa transmitisse de forma voluntária o conhecimento que tem sobre alguma arte ou ofício, seja escultura, pintura, escrita, música, dança, o Brasil teria uma população muito mais culta e mais feliz.

Quem toca violão ou outro instrumento poderia ensinar a uma pessoa por ano. O mesmo deveria ser feito por quem fala inglês ou outra língua, por quem dirige, por quem anda de bicicleta, por quem domina uma dança de salão, por quem sabe nadar ou pratica qualquer outro esporte. Se doasse um livro por ano, as bibliotecas brasileiras ganhariam um milhão de novos livros anuais. Ou se lessem mais um talvez poderiam surgir mais um milhão de ideias interessantes.

No campo do comportamento diário, se cada cidadão que formasse esse milhão varresse a frente do seu imóvel de 5 metros, seriam 5 milhões varridos diariamente. Se cada cidadão fizesse uma ligação para uma ouvidoria, seriam 5 milhões de ligações. Se cada um reclamasse da lâmpada acesa durante o dia, do vazamento de água, mais de 100 milhões de litros não seriam desperdiçados. Se você evitasse um acidente, talvez um milhão de vidas seriam poupadas. Se não desse propina seriam 2 milhões a menos de corruptos, um milhão de corruptores e outro de corrompidos. Se não ultrapassasse o sinal vermelho, desse preferência ao pedestre, andasse no limite de velocidade, outros milhões de vidas seriam preservadas. Se denunciasse um agressor doméstico, milhares de mulheres teriam a vida salva.

Muita gente evita tomar essas atitudes por se achar insignificante ou sem conhecimento suficiente para transmitir. O saber é ilimitado, portanto, se deve repassar o que se sabe, sem importar o quanto. Você é uma unidade desse milhão hipotético que deveria se multiplicar para verificar em quantos itens você se enquadre, o resultado poderá ser zero ou um milhão. Talvez a solução dependa de bilhões de ações. Mas é de milhão em milhão...

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito
Foto ilustrativa: Site soudescortes.blogspot.com


Crato - Notícias Administrativas - 05/03/2014


Saúde do Crato inicia dia 10 vacinação contra HPV

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir do próximo dia 10 de março a vacinação contra a HPV. De acordo com a secretária de Saúde, Aline Alencar, a vacinação se dará através de uma campanha nas escolas e ficará também disponível nos postos de saúde. O lançamento da campanha se dará no dia 10 de março quando a secretaria inicia a vacinação contra o papilomavírus. Meninas de 11 a 13 anos poderão receber a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), gratuitamente, nas escolas públicas e privadas e nos postos de saúde. O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero. Em 2015, a cobertura incluirá as meninas de nove a 11 anos. A partir de 2016, a ação ficará restrita às garotas de nove anos.

Prefeitura irá em 2014 melhorar equipamentos sociais

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social para este ano de 2014 vai investir mais na melhoria das condições físicas (estrutura) dos prédios dos equipamentos públicos que trabalham com famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social em vários bairros da cidade. Segundo a secretária Elizângela Rodrigues a ideia da secretaria é reformar com recursos próprios diversos equipamentos que funcionam nos bairros atendendo a população, como a reforma dos cinco CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que passarão por melhorias em sua estrutura física e terão novos equipamentos.

Outra ação será a melhoria do Telecentro que funciona no Largo da RFFSA e do Restaurante Popular, este último equipamento que faz parte da rede de segurança alimentar que vem sendo montada pela prefeitura, através de ações com o o programa Leite Fome Zero que em breve será implantado em Crato. A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato irá ainda transformar o Polo de Atendimento de Ponta da Serra em um CRAS ampliando os serviços ofertados Àquela comunidade. E até o aniversário de 250 anos de  emancipação política do Crato a secretaria irá lançar a pedra fundamental da construção da sede do  Programa Bolsa Família.

Prefeitura do Crato intensifica reuniões para socializar proposta do Selo Unicef

Com o objetivo de sensibilizar e socializar a proposta do Selo Unicef com segmentos do poder público e da sociedade, a Prefeitura do Crato e a  equipe do selo do nosso município vêm realizando encontros para apresentar a comenda. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Teatro Municipal Salviano Arraes, aconteceram os encontros com os agentes de endemias, com os coordenadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), e com agentes de saúde e enfermeiras. Na ocasião, a mobilizadora de saúde da equipe, a enfermeira Lívia Monteiro, explanou os indicadores da saúde que serão trabalhados nas ações do Selo Unicef, bem como, a taxa de mortalidade infantil e materna e a  gestão dos serviços de saúde. A articuladora do selo no município, Sandra Maria Costa, solicitou o apoio e a união de todos para que o Crato conquiste a comenda, ajudando assim, a melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Para que o Crato conquista o Selo Unicef será avaliado o desempenho do município na garantia dos direitos da infância e da adolescência, levando-se em conta três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. A equipe do selo do Crato é composta pelos representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Cultura, Esporte e Meio Ambiente e Controle Urbano.

Fonte: PMC


BURACO TEIMOSO RESSURGE NA RUA SÃO JOSÉ COM AV. PB DE MENEZES - BAIRRO SEMINÁRIO - Por: Ed Alencar






Vamos dizer que o buraco é teimoso, mas a culpa é do construtor que  não vem fazendo um trabalho. Há quinze dias que alguém da prefeitura colocou está placa para desvio de veículos, mas depois de tanto tempo, ninguém apareceu para fazer o conserto, que vem causando perigo e transtorno aos motoristas que tem de desviar invadindo a contra mão, conforme flagrantes de invasão de pista. 

Chamamos a atenção dos responsáveis, para cuidar do buraco, pois se trata de uma via bastante movimentada, que recebe veículos de outros Estados e cidades vizinhas, que se deslocam para o centro da cidade.  Lembramos que esse referido buraco vem estourando sempre. A última vez que foi consertado, foi por determinação do chefe de gabinete do prefeito, Cristiano Meira, que viu o mesmo perigo de acidente no local e prontamente mandou solucionar.  

Então, antes que  aconteça um grave acidente e a culpa seja atribuída à prefeitura, o departamento responsável precisa consertar, até mesmo que existe agora no local, um semáforo e tem muitos apressadinhos invadindo a contra mão.

LOCAL: AV. PB DE MENEZES COM RUA SÃO JOSÉ NO BAIRRO DO SEMINÁRIO.



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30