xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/02/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 fevereiro 2014

Lobos em pele de cordeiro - Por: Dihelson Mendonça



O problema do Brasil é que as pessoas de bem são acomodadas enquanto os maus se proliferam. O MAL NÃO DESCANSA UM SEGUNDO ! - Quem se sentir injustiçado, deve procurar a justiça, pois muitos fazem papel de coitadinhos, orquestram seus blocos de defesa, seus bajuladores, e mesmo preferem PAGAR para serem bajulados, como um imenso cordão ou bloco carnavalesco. É preciso que as pessoas que tem ainda algum discernimento possam descobrir quem está se fazendo de vítima para melhor passar. A vida real é muito diferente da novela das 8 da Globo, onde os vilões se travestem de ovelhas piedosas para enganar, se dar bem na vida, e se aproveitar da boa vontade das pessoas. Já disse o grande Abraham Lincoln: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos o tempo todo...” 

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


CRATO PODE ESTAR VIVENDO NUM ESTADO POLICIAL VIGIADO


Um funcionário da Prefeitura postou em grupos do Facebook que "Hoje em dia vivemos monitorados por cameras por todos os lados, até mesmo nas ruas é grande o controle por cameras". e que "Logo, logo um filminho desses vai desmascarar gente que pensou que estava sendo altamente esperto. Sorria amarelo vocês estavam sendo filmados."

Ao que parece, no Crato, alguns estão querendo criar ou já está criado um ESTADO POLICIAL VIGIADO, no qual as garantias individuais asseguradas pela Constituição Federal e liberdade são violadas em plena rua. Sabendo dessas ameaças, cuidado com o que vocês falam nas ruas, pois a chamada "prática de terrorismo e intimidação" denunciados por aquele rapaz que se referia à SAAEC na entrevista, se de fato existir, PODEM estar sendo repassadas para as ruas do Crato também. E sobre a mensagem, o que vocês acharam ? Um ato claro de intimidação à população com câmeras ? Ameaças de que tudo está sendo gravado e filmado ? Mas o que é isso ? É o que a população do Crato precisa avaliar. Cuidado com o que você conversa hoje em dia, portanto! Um ESTADO VIGIADO e POLICIADO, pode estar sendo mantido, evidentemente, somente contra aqueles que pensarem contrários ao poder vigente. Isso merece uma atenção especial por parte da justiça. E é bom a população saber!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com





VÍDEO - ENTREVISTA COMPLETA - Funcionário denuncia perseguições e clima de terrorismo dentro da SAAEC


VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:


No último domingo, dia 16 de Fevereiro, um grupo de funcionários da SAAEC veio até nosso estúdio para denunciar maus-tratos, intimidações e o que eles chamam de "terrorismo" acontecendo dentro da empresa de fornecimento de água do Crato, a SAAEC. Veja aqui a entrevista completa com o seu representante, o Sr. Antonio Paes, delegado sindical que faz relatos minuciosos à respeito de práticas ilegais, e inclusive do que ele caracterizou também como espionagem e assédio moral. O caso vai para o Ministério Público.
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com

Sopa esquisita - Por: Emerson Monteiro

Um casal vivia fase difícil mediante as repetidas farras do chefe da família, bebedor contumaz, boêmio frequentador assíduo de bares e botecos, gerando abatimento moral na esposa fiel, sempre a recebê-lo prestimosa em cada retorno das suas rondas viciosas.

Para manter a ordem da casa, era ela que lutava as pelejas de apurar dinheiros escassos e remediar os negócios, bordando, cortando cabelo, arrumando e faxinando residências, criando um bicho aqui, fazendo um bolo ali, um salgado acolá; forçando os filhos a sair vendendo aonde pudessem, contudo que nunca lhes faltasse o sustento. Pessoa de fibra só o tanto, dessas que existem aos milhares pela vida afora, de preservar o corpo da prole unido, chovesse, fizesse sol.

No entanto, como doíam a todos as incertas voltas do pai, cada noite. Por vezes, chegava mais cedo, mais tontos que acontecessem os porres, entrava aos tombos, revirava a cozinha à procura do jantar; sentava no chão, forrava o bucho, bebia água e caía na cama feito pedra, até amanhecer o outro dia. Isso quando não teimava com a mulher, lhe dando empurrões, quebrando alguns dos raros trastes da morada e terminando o roteiro da cozinha para o quarto da choça precária.

Outras ocasiões, avançado nas horas silenciosas, derrubava a cadeira que escorava a porta da frente, sacolejava no escuro a rede dos meninos adormecidos no meio da sala, nisso chegando ao fogão para pegar o prato, comer e dormir abandonado pelos cantos.

Dessa vez, trombudo, rumou à cozinha, caçou o alimento e avistou coisa parecida em cima do armário. De tão bêbado, achou ser aquele o prato a ele reservado. Sentou, comeu, ainda que notasse ruim de comer, fermentado, mas comeu... Reclamou por dentro, vez que houvesse o que houvesse, jamais deixava de passar bem nos cuidados da esposa. Reservou os protestos ao dia seguinte:

- E que comida esquisita foi aquela sopa que tu deixou pra mim ontem de noite, Maria? – logo cedo, indagou agressivo, olhos injetados e boca gosmenta seca da ressaca.

- Sopa? Que sopa, Zé?! A janta não nem foi sopa! – retrucou, pesarosa, a esposa.

- Sopa, sim. E cheia dumas misturas meio azedas, meio adocicadas, tipo gororoba.

Intrigada com aquilo, a mulher se dirigiu à cozinha e abriu o forno, achando intacto o prato que, de noite, deixara para o marido. Olhou em volta e se lembrou da lavagem do porquinho que, há meses, vinha cevando no quintal, a fim de vender pelo final do ano e auxiliar nas despesas dos meninos durante o término da escola.

- Mas, Zé, tu comeu foi a lavagem do bacorim, homê! Precisa disso? Cria mais juízo, home, e procura melhorar as coisas dentro dessa casa.

O acontecido mexeu na consciência do marido e, de vergonha, desde aquela data nunca mais quis saber de botar um gole de bebida alcoólica na boca, livre do costume ingrato com a força da vontade, decisão e personalidade que causaria espanto dos velhos camaradas de ócio.

Jornal do Cariri destaca Câmara Municipal do Crato mais uma vez


Câmara Municipal do Crato afunda cada vez mais


Quando a sociedade do Crato acredita que a lama atingiu o patamar máximo na Câmara de Vereadores,  vem a surpresa: um novo escândalo estoura. Isso tem se repetido semana após semana. E a democracia perde. A mais nova denúncia foi feita pelo vereador Jales Veloso, que acusa a gestão passada da Mesa Diretora da Câmara do Crato de ter desviado mais de R$ 2 milhões. Cobra a instalação de uma CPI para investigar esse desvio e quem se locupletou. Há suspeitas sobre vários vereadores beneficiados. Ocorre que Jales não é apenas denunciante, também é denunciado. Sofre a acusação de ter se beneficiado indevidamente do pagamento de diárias rurais, que foram criadas pela Câmara há anos atrás para os vereadores supostamente residentes em distritos longe da sede. O parlamentar afirma estar aberto também  uma investigação sobre suas diárias. 

Moralização que se impõe já 

Não precisa ser inteligente ou esperto demais para saber que na maioria das câmaras municipais brasileiras os seus presidentes usaram como método de dividir o dinheiro que sobrava do duodécimo repassado pelas prefeituras o pagamento indevido de diárias aos vereadores. A Câmara do Crato está com sua imagem suja. Cinco vereadores afastados pela Justiça e mais quatro sob ameaça. Agora, vem a denúncia do desvio de R$ 2 milhões e o caso das diárias. O Ministério Público precisa abrir apuração sobre os dois  escândalos. Porém, antes disso ocorrer, o atual presidente Luiz Carlos pode mostrar um gesto de boa vontade: extinguir imediatamente o pagamento dessas diárias rurais. Está claro que esses pagamentos podem ser legais, mas são imorais.

Fonte: Jornal do Cariri - Coluna Donizete Arruda


Barbalha tem o maior índice de poluição de veículos a Diesel no Ceará


O Programa de Combate à Fumaça Negra, de responsabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), constatou que a cidade de Barbalha é a que mais polui o meio ambiente após a realização de 166 blitz na capital e no interior do estado do Ceará em mais de 22.600 veículo a Diesel.

Barbalha foi a cidade que apresentou o maior número de autuações em 2013. Durante 8 blitz na cidade dos verdes canaviais, 54 veículos foram flagrados emitindo fumaça acima dos níveis pré-estabelecidos por lei ficando dois pontos acima da média para todo o estado. A Região do Cariri, portanto, continua a liderar esse ranking negativo. No ano anterior, 2012, o Crato foi o recordista. Contudo, na atual pesquisa a média da cidade cratense diminuiu, ficando em igualdade com a média estadual.

“Essa é uma região importante para a economia do Ceará, o que acaba gerando um tráfego intenso de caminhões. A pouca distância entre os municípios também favorece para um grande movimento de transpores alternativos”, justificou Francisco de Oliveira, coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra.

Medição

Para monitorar a intensidade do material expelido, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. O teste é feito visualmente. Na ocasião, o técnico da Superintendência compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala.

Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração. Ao realizar essas fiscalizações, a Semace procura minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de fumaça dos veículos movidos a diesel. Além disso, a autarquia visa mostrar à sociedade a necessidade de ter sempre o veículo regulado e com a manutenção em dia para que a poluição seja mínima e dentro dos parâmetros estabelecidos por lei. O programa existe desde 1990 e o percentual de carros poluindo chegava a 34,5%.

Agência Miséria


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Venezuela vive expectativa de novos protestos marcados para hoje



A Venezuela vive a apreensão de uma nova onda de protestos e marchas marcadas para hoje (18). O líder do Partido da Vontade Popular, Leopoldo López, convocou simpatizantes para saírem às ruas e acompanhá-lo em manifestações que chamou de “resistência”, antes que ele se apresente à Justiça. O governo de Nicolás Maduro também convocou a população que o apoia para uma marcha pela paz, contra as manifestações  “da direita fascista” 

A segunda-feira (17) foi de “relativa calma”, embora tenham ocorrido manifestações em algumas regiões. O metrô de Caracas teve sete estações fechadas durante a tarde, devido aos confrontos entre os funcionários do serviço de transporte e manifestantes. Apesar de um clima moderado nas ruas, nas redes sociais e nos meios de comunicação locais, a oposição e o governo trocaram acusações e difundiram notícias que denunciaram a manipulação de informações de ambos os lados, como a publicação de fotos montadas, supostamente para incriminar os opostos (por exemplo, fotos falsas de pessoas feridas).

A ministra de Comunicação e Informação, Delcy Rodríguez, denunciou, em sua conta no Twitter, que grupos de direita teriam planos de ações violentas para hoje. Ela comentou a denúncia vinculada na estatal Venezuelana de Televisão (VTV), que revela que representantes da direita teriam contratado 300 sicários (como são chamados assassinos contratados) para promover a violência na capital durante as marchas. “Alerto a comunidade internacional, porque grupos violentos planejam para hoje tomar o poder à força”, escreveu em sua conta no Twitter. De acordo com as denúncias difundidas pela emissora de TV estatal, setores de oposição teriam um fundo de 120 milhões de bolívares para o pagamento dos assassinos.

Entre os opositores, o clima mostra diferenças. Leopoldo López manteve o plano de manifestações, ainda que o governo tenha dito que ele não poderia fazê-lo e que será capturado.
O governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, procura afastar-se de López, mas mantém as críticas ao governo de Maduro. Em carta divulgada nessa segunda-feira (17), ele pediu que a Constituição do país seja respeitada e defendeu o diálogo como caminho.
“É o momento para que o governo mostre a vocação humanista que tanto proclama. Esperamos que o governo se retifique, que desarme grupos paramilitares e que cesse com a repressão e a tortura. Que aprove recursos para a compra de alimentos, remédios e papel para a impressão de jornais”, diz a carta.

Desde o início dos protestos, Capriles atribui parte da violência a grupos armados de civis, segundo ele, os coletivos socialistas apoiados pelo governo. Ele disse que respeita posições distintas (de outros opositores), mas que é preciso ter cautela e caminhar para “uma solução real”, em vez de criar “expectativas irreais e personalistas”. O governo de Nicolás Maduro nega que existam coletivos armados envolvidos nas manifestações.

*Com informações da Agência Lusa
|Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil/EBC|Agência Brasil 


Em viagem ao Nordeste, Dilma anuncia recursos para mobilidade


Cumprindo agenda na Região Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff inicia nesta terça-feira (18) uma série de anúncios de investimentos em mobilidade urbana. Novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para a área de transportes foram prometidos pelo governo no ano passado, após as manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas de várias cidades brasileiras.

Em Teresina, o primeiro compromisso da presidenta é uma entrevista a emissoras locais de rádio e TV, às 10h. Uma hora depois, participa da cerimônia de anúncio dos investimentos na capital. Segundo o governo estadual, parte dos recursos a serem anunciados será utilizada em obras de melhoria e expansão do metrô da cidade.

Ao lado do governador Wilson Nunes Martins (PSB) e do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), Dilma também vai entregar cinco máquinas motoniveladoras e 35 pás carregadeiras, com investimento de R$ 14 milhões. Nessa segunda-feira (17), ela participou da entrega das chaves de 92 máquinas a municípios mineiros em Governador Valadares (MG). De Teresina, a presidenta segue para Maceió, onde também anuncia recursos para a mobilidade urbana e entrega veículos a prefeituras. O montante dos investimentos não é revelado antecipadamente pelo Planalto, mas deve contemplar obras para a melhoria do transporte na capital alagoana, cujo prefeito é Rui Soares Palmeira (PSDB).

Na cerimônia, marcada para as 15h, os dois últimos caminhões-pipa serão entregues a municípios atingidos pela seca, juntamente com 17 caminhões-caçamba. Esses últimos, utilizados na conservação de estradas municipais, vão beneficiar 20 mil famílias de agricultores e uma população rural superior a 145 mil pessoas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Agência Brasil



Chuvas não melhoram nível dos reservatórios


Na região Nordeste, os reservatórios das hidrelétricas estão com 42,4% da capacidade de armazenamento de energia

O subsistema Sudeste/Centro Oeste está com 35,5% da sua capacidade, menor nível desde 2001
Rio. Apesar da ocorrência de chuvas em áreas importantes, como São Paulo e Goiás, que abrigam os principais reservatórios do subsistema Sudeste/Centro Oeste, o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ontem (17) que a situação dos reservatórios não apresenta variação significativa em relação à da semana passada. No último domingo, conforme o ONS, os reservatórios deste subsistema estavam com 35,5% de sua capacidade máxima, percentual estável em relação ao sábado. Este é o nível mais baixo desde 2001.

No subsistema Nordeste, o nível está em 42,4%, enquanto os reservatórios do Sul operam com 43% da capacidade. A situação mais confortável, de acordo com os dados do ONS, é a da região Norte, com 72,4% do volume total de água armazenada. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial (INPE), Gilvan Sampaio, pondera que a falta de chuvas em pleno verão se tornará cada vez mais frequente no Brasil nos próximos anos. A razão é o aumento da temperatura em todo o globo terrestre, o que tende a potencializar a intensidade dos eventos climáticos no futuro.

Como o sistema elétrico brasileiro é predominantemente hidroelétrico, o pesquisador chamou atenção para a importância de o setor estar preparado para lidar com as mudanças climáticas. “Os extremos climáticos serão mais frequentes. Quando chove, chove com maior intensidade. O período seco será mais prolongado e intenso. Essas questões precisam ser incorporadas na operação das hidrelétricas brasileiras”, afirmou.

Temperaturas

O aumento das temperaturas tem colocado em xeque uma máxima conhecida entre os especialistas em meteorologia, de que no Brasil o verão é chuvoso e o inverno, seco. Em 2014, tem ocorrido o oposto, com o verão extremamente seco. A causa é um bloqueio atmosférico formado por uma massa de ar quente e seca, que tem impedido o avanço das frentes frias causadoras das chuvas.
Sampaio explica que, normalmente, esse sistema de alta pressão se forma no meio do oceano Atlântico. Porém, essa massa se posicionou mais próxima ao continente desta vez. Além de impedir as chuvas, o sistema de alta pressão se caracteriza por temperaturas elevadas, como pode ser observado nos sucessivos recordes de temperaturas registrados nas principais cidades brasileiras nas últimas semanas.

A ocorrência desse fenômeno gera o aumento da temperatura dos oceanos, intensificando o processo de evaporação. Com isso, nuvens mais profundas são formadas e, uma vez “furado” o bloqueio atmosférico, chuvas mais intensas ocorrem. No fim de semana passado, uma frente fria conseguiu superar a massa de ar quente e seca, ocasionando chuvas no Sul e no Sudeste. Em alguns municípios no interior de São Paulo, as chuvas foram tão fortes que pontos de alagamentos foram registrados, obrigando famílias a deixarem as suas casas. Contudo, o especialista afirma que a massa de ar quente e seca voltará a ganhar força nas duas próximas semanas, elevando novamente as temperaturas. A falta de chuvas, aliada ao consumo elevado de energia, contribuiu para reduzir significativamente o nível dos reservatórios.

Diário do Nordeste
FOTO: CID BARBOSA


A Construção do Paraíso na Chapada do Araripe - CRATO - Por: Luiz Domingos de Luna


Na nave a velocidade 1000 vezes a da luz, tudo de material já não existe, somente feixes de íons – cátions e ânions em chips muito bem elaborados em 3D, em termos pedagógicos fica difícil de explicar.

Como explicar o que não existe, é sempre uma utopia empurrar o tempo em pelo menos 200 anos á frente, porém considerando que o tempo passado deu um salto e já estamos no futuro e com um pouco de imaginação talvez consiga, eu particularmente, não conseguiria, vez, se fosse um sonho, com certeza acordar-me-ia, pois é uma abstração muito forte torcer o tempo e apagar o espaço sem conduzir o processo cultural que ainda resta na memória Química da vida no Planeta Terra.

Em 3D entramos na quântica futura, a luz piscou, o sinal abriu e entramos na magia do processo criativo existencial do futuro, O Comandante acionou o acelerador e já estávamos extrapolando a velocidade possível ao pensar dos humanos – Logo todo pensamento é ilógico, pois, já, de longe a do pensamento, algo muito surreal, talvez uma psicografia Galaxial, mas ai o processo torna-se mais difícil, pois vem a que questão do acreditar ou não – eis a questão.

O Comandante muito brincalhão falou - entramos agora mesmo, na rotação do Planeta Terra – Alguém com alguma sugestão para a construção de nosso Paraíso no Planeta Terra? -Uma amiga virtual gritou - eu tenho sim, acionou o seu sensor pessoal e viu na tela uma linda paisagem, vales, rios, florestas e uma linda chapada que na sua visão já foi dando o nome de Chapada do Araripe, a paisagem de fato é linda, o comandante, passou para o telão para todos a visão da colega virtual – Aplausos geral, até que enfim, uma unanimidade, o comandante quis saber qual  seria  o nome  do Paraíso, a amiga virtual disse:  será o Crato – Território livre – o Comandante ficou desconfiado -  Crato – território livre ? Como assim?- É assim pessoal, lá nós vamos construir uma linda cidade, no sopé da chapada do Araripe lá será a capital cultural do cariri – Cariri como cariri ? É que lá nós vamos começar com os índios Kariris, sem preconceito, numa eterna ilha de felicidade, como em um coro celestial a música, a arte e a liberdade de um povo livre será o motor primeiro de uma região – o comandante que região é esta?  - Região do cariri cearense – a cidade mais linda do sul do estado do Ceará – Crato minha magia – A Eterna. O Comandante já irritado com tantas informações desconhecidas, como pode construir um Paraíso do ponto zero da nova existência? Se já existe todo um processo cultural e visual disponível.

O Comandante com muita raiva de processamento de pensamentos lógicos de forma coerente, disse em voz alta - Gostaria de comunicar a todos que deve está havendo uma falha no processador de memória, pois a colega virtual entrou no êxtase temporal e já dava detalhes de todo processo de Criação de nosso Lindo Paraíso.

Chamou imediatamente o revisor do tempo para verificar o que estava acontecendo com a colega virtual, pois o visor mostrava tudo muito nítido na tela do chip da colega virtual

O técnico apareceu e foi verificar a possível probabilidade no oceano mágico da Criação e plugou o chip da colega virtual ao comando geral – A Luz acendeu - e um  telão surgiu com os dizeres “o material disponível  já se encontra processado no revisor de memória – No  retrovisor do tempo, já,  tudo que a colega havia descrito em um espécie de  filmagens com tudo  o que havia – O Comandante  perguntou ao técnico  como  uma alteração de 200 anos atrás  havia sido conservado por tanto tempo.  O Técnico verificou o chip e  disse: comandante encontrei a  razão, o  processador  dela não foi deletado – como assim perguntou o comandante ? - o responsável por esta tarefa  teria sido  otark e ele  não quis deletar o nome dele  no comando geral  - por que ? Ora comandante  nos registros o tempo  é descrito em escala regressiva  -  logo no espelho do tempo tudo retroage ao contrário – e por que  Otark não deletou o material – O Técnico  disse – Simples comandante,como ele deletaria ele mesmo – Ele mesmo ? quis saber o comandante –sim -Ele mesmo, pois o nome verdadeiro dele é  Krato e  ele talvez por uma emoção da época ou em homenagem a si próprio deixou para a memória futura – O Comandante  -sim, mas Crato  não é com um K mais um C onde ele consegui este K  - sim comandante, mas, foi mais uma homenagem que ele quis prestar a sua terra. Como assim? - Ele amava os índios da época – Índios ? – Como assim  - Os primeiros habitantes de sua região – que eu saiba os índios  não tem nada a ver com o K que lhe perguntei – sim  mas os índios dele tinha  um nome  -Que nome ?  -nome é este: Kariris - O comandante quis saber como o técnico a conseguiria  em milésimos de segundos  prestar esclarecimentos tão claros sobre algo tão complexo – Como você sabe disso em detalhes ?  - è que eu fiz o mesmo  - Com assim  - Simples eu me  chamo    aroruak e comandante já sendo conhecedor  da maracutaia  intelectual perguntou e este K você colocou por que?  Em homenagem ao primeiro – Que primeiro?  -Quis saber o comandante - ao primeiro técnico - qual era o nome do primeiro, quis saber o comandante – Simples comandante: - OTARK.

Luiz Domingos de Luna.
Colaborador Blog do Crato


Para educadores, fobias sociais são cada vez mais frequentes em crianças


Muitas escolas não contam com funcionários atentos ao bem estar de cada estudante nem dispõem de terapeutas e psicólogos acessíveis

SAN JOSE – Uma estudante popular e talentosa da escola Los Altos High, nos Estados Unidos, recebeu uma mensagem de texto dos pais quando estava na escola, pedindo-lhe que voltasse para casa para conversar sobre suas notas. A aluna, que também era uma atleta de destaque, tinha obtido várias notas A – e uma nota D. Ela pediu para sair da aula de inglês, pois queria ir ao banheiro, mas não voltou. A jovem desmaiou, sofrendo um debilitante colapso nervoso.

Muitas crianças suportem o estresse durante anos antes de sucumbirem
A aluna, que não quis ter o nome revelado por causa do estigma das doenças mentais, não é a única a sofrer desse problema. Educadores dizem ver um aumento no número de casos de depressão, ansiedade e fobia social entre os estudantes. A gravidade dos distúrbios mentais entre os estudantes aumentou, dizem eles, afetando até crianças mais novas, embora muitos suportem o estresse durante anos antes de finalmente sucumbirem.

“Eu sabia disfarçar muito bem”, disse a aluna de Los Altos High, hoje no último ano, que foi posteriormente diagnosticada com depressão aguda e distúrbio de déficit de atenção, diagnóstico ao qual seus pais resistiram durante seis meses e no qual muitas das pessoas que a conheciam não puderam acreditar. “Fui ensinada a vender minha própria imagem, a apertar os botões corretos, a dizer as coisas certas”, acrescentou ela, até que, um dia, “tudo desabou”. O estresse cada vez maior não aflige apenas os filhos dos mais ricos e bem preparados do Vale do Silício, que frequentam escolas ao lado de colegas motivados e destinados à faculdade. Embora ainda não se reflita nas incompletas e atrasadas estatísticas nacionais, a tendência parece ultrapassar divisões étnicas, de classe, renda e capacidade acadêmica.

“Observamos isso em todo o espectro demográfico”, disse Gloria Dirkmaat, diretora especial de ensino a secretaria de ensino médio de San Mateo.

Pânico. Na escola Overfelt High, de San Jose, os ataques de pânico entre os alunos aumentaram subitamente. No semestre passado, os casos de ansiedade também aumentaram entre os adolescentes de outras escolas da região. “Temos crianças que chegam a nós com necessidades maiores em relação à saúde mental, e isto está ocorrendo cada vez mais cedo”, disse Judith Cameron, da secretaria de ensino do Vale de San Ramon. Nem todas as escolas observaram um aumento na incidência de problemas de saúde mental. Mas muitas não contam com funcionários atentos ao bem estar de cada estudante nem dispõem de terapeutas e psicólogos facilmente acessíveis.

Isso está mudando. Desde um surto de suicídios entre alunos das escolas do ensino médio de Palo Alto, ocorrido quatro anos atrás, a secretaria de ensino treinou professores, criou mecanismos de segurança, ofereceu mais orientação e agora está treinando todos os estudantes em técnicas de intervenção nos casos de pessoas que podem ameaçar o suicídio. As escolas do Vale de San Ramon contrataram um orientador para cada escola do ensino fundamental 2 e médio para o ano escolar atual com o objetivo de lidar com a saúde mental. E uma escola de Morgan Hill contratou mais terapeutas para tratar de problemas de depressão entre alunos do quarto e quinto anos.
Dois anos atrás, a secretaria de San Mateo criou duas turmas para estudantes com fobias sociais. Há duas outras turmas para aqueles com ansiedade e depressão, além de duas turmas para estudantes com problemas emocionais mais graves. De acordo com Gloria Dirkmaat, todas elas estão cheias.

Tradução de Augusto Calil
Sharon Noguchi – San Jose Mercury News


Uma conversa com o vereador Jales Veloso fora do "Ringue"




Foi grande a decepção dos cratenses e a repercussão de mais um acontecimento negativo na Câmara Municipal do Crato, na terça feira passa (11) no desentendimento entre os vereadores Jales Veloso e Fernando Brasil, onde o plenário da câmara quase virou um “RING”.

TIRA-DUVIDA.

Nossa reportagem procurou tirar a dúvida de muitos leitores do Blog do Crato,  que nos perguntam pelas ruas quem provocou quem, e quais os motivos. Esperamos esse encontro com o vereador Jales Veloso na sessão desta segunda feira 17, onde agora foi esclarecido, como conta o vereador "Fui convidado pelo presidente da câmara Luis Carlos, alguns dias atrás, para comer um peixe na casa do vereador GURI. Quando lá chegamos, encontramos o vereador Fernando Brasil  e nos sentamos à mesa e durante a conversa, não concordei com as palavras de Fernando Brasil que disse perante as pessoas que estavam lá, ao dizer que político é ladrão, que é desonesto, que é isso e aquilo outro,  onde eu me levantei e pedi para me retirar pois não concordava com o que ele estava falando, assim também concordou o presidente Luis Carlos, e quando nos encontramos na sessão da câmara, que tivemos o bate-boca, ele falou que eu tinha lhe chamado  de “ladrão” e eu não chamei ninguém de ladrão, pois não tenho como provar que ninguém é ladrão, pois ele mesmo se intitulou dizendo isso que está sendo divulgado”. Concluiu Jales.

Em entrevista à imprensa nesta segunda feira, o vereador  Fernando Brasil, disse que vai solicitar a fita gravada da sessão da câmara, para provar a agressão nas palavras que saiu de Jales Veloso. 

EM SUMA: SERÁ QUE SÓ NO NOSSO CRATINHO ACONTECE  ISSO?  Pois eu nunca vi, políticos chamarem uns aos outros de ladrão, isso costumeiramente, parte da boca do povo revoltado com a corrupção generalizada nesse Pais.  Parece que vamos ter outro encontro do “MMA” cratense, com nossos SPRIDERs  Veloso e Brasil, ou essa luta será transferida para o “MP”? (Ministério Público)

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


MENSALÃO CRATENSE - Vereadores são chamados para Acareação no Ministério Público


Não houve sessão nesta segunda-feira ( 17 ) na Câmara Municipal do Crato, por falta de quorum. Dos (19) dezenove vereadores, (5) cinco estão afastados pela justiça. Dos (14) quatorze restantes, nesta segunda feira, não compareceram os vereadores Luciano Saraiva e Expedito Anselmo, e para piorar, e mais três vereadores foram convocados nesta segunda pelo Ministério Público, para um novo depoimento, desta vez para uma acareação entre o vereador GURI, diante dos vereadores Bebeto e Jales veloso, por haver divergências nos depoimentos anteriores. 

VEREADOR BEBETO DISSE QUE FOI POSITIVO PARA O BEM DAS INVESTIGAÇÕES.

Após o termino da acareação dos três vereadores na presença do Promotor de Justiça Dr. Raimundo Parente, o vereador Bebeto falou à imprensa, dizendo ter sido positivo o encontro para as investigações,  onde as correções devidas foram feitas de acordo com a verdade, para o esclarecimento a toda sociedade, dessa celeuma que hoje assola o município do Crato.

ENQUETE APONTA VEREADOR BEBETO COM 97,37% de APROVAÇÃO

Uma enquete política realizada no mês de janeiro, aponta um bom índice de aprovação pela população do Crato, para os vereadores do oposição, com a seguinte classificação: Jales Veloso com 64%, Amadeu de Freitas 66%, Guer com 50%, Gury no mesmo patamar de 50%, e o vereador Beto com 97,37%, resultados na maioria, por usuários da rede social Facebook. 

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe




Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30