xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/02/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 fevereiro 2014

AGRADECIMENTO A 3 GENTIS SENHORAS DO CRATO



Está até difícil que eu faça documentários no centro do Crato dada a quantidade de pessoas gentis e educadas que nos interrompem nas filmagens para nos parabenizar pelo trabalho que temos feito não só em divulgar a nossa cidade, como em fiscalizar os descasos, os desmandos e divulgar as notícias do MENSALÃO. O Blog do Crato está mais lido do que nunca! - Pessoas vem também para prestar solidariedade a mim pelos ataques que venho recebendo por parte de fakes que defendem a gestão do prefeito atual, que segundo eles, está uma lástima. Eles dizem: "Dihelson, não lhe conheço, mas CONTINUE FIRME, não se abale com esse povo desonesto ( Os fakes ), vá em frente e denuncie, porque o povo está com você. Nós acompanhamos cada letra que você escreve e lhe apoiamos". Na verdade, tenho que parar as filmagens várias vezes para simplesmente atender e cumprimentar essas pessoas.

Mas eu quero agradecer aqui especialmente a 3 senhoritas, ou senhoras no dia de ontem ( 11 ) Segunda-feira, que me pararam para cumprimentar, especialmente uma bela mulher que nos encontramos na esquina da antiga Choppana. Minha amiga, quero lhe agradecer, eu quis voltar para lhe abraçar, tamanho foi o seu carinho. Mas como eu estava numa pressa grande para filmar na Siqueira Campos, não pude parar para voltar. Fui até indelicado, confesso, falando de longe, não sei quem você é, mas sei que é boa gente, e o Crato precisa de gente como você. Quero aqui de público, lhe agradecer pelas suas palavras, acima de todas as outras que nos param nas ruas, porque sua gentileza foi acima do normal e totalmente inesperada.

Quero lhe dizer que vamos seguir em frente sim, enquanto houver justiça neste mundo, se depender de nós os calhordas do Brasil irão todos para a CADEIA, que é o lugar deles e no Crato, devolver SE comprovadas as denúncias, o que roubaram do erário público ( como diz o Macedo & Macêdo E Alana ) em relação às denúncias de mensalão. 

Parabéns a você. Nós que reivindicamos, só cumprimos a nossa pequena parte para ver se essa cidade finalmente decola após 3 décadas de atraso. E agora, não só atraso, pois vivemos ainda como se no final de 2012, onde nada mudou, mas atolados em denúncias de corrupção de toda espécie, com diversos vereadores afastados. Mas a justiça, ao final prevalecerá. 

Abraços a todos os leitores, membros e colaboradores do Blog do Crato também.

Em tempo: A LUTA CONTINUA, GENTE !

Dihelson Mendonça


Secretaria de Educação do Crato proíbe cursinho para vestibular que estava sendo realizado na escola Gonzaga Mota sem dar maiores explicações


O vereador Bebeto Anastácio comunica um fato grave que está ocorrendo na Escola Gonzaga Mota, no Alto da Penha, e atribui o fato á perseguição política orquestrada pela Prefeitura do Crato. Bebeto diz no seu comunicado:

"Boa tarde. 

Infelizmente quem é pobre aqui no Crato não tem vez, a amiga Isabel organizou um cursinho preparatório para vestibular e concurso no Alto da Penha de graça. Estava sendo utilizada uma sala de aula na Escola Gonzaga Mota e a Diretora chegou hoje para a Isabel dizendo-lhe que a Secretária de Educação proibiu as aulas naquele espaço. Eu particularmente estava ministrando a disciplina de noções de Direito Constitucional voluntariamente. Não foi informado o motivo real da proibição, só que a ordem partiu da Secretaria.

Como disse no começo, a Prefeitura do Crato dessa forma, só privilegia os ricos, pobre realmente não tem vez. Aqueles jovens só querem estudar, querem se qualificar para concorrerem em pé de igualdade com os filhos dos ricos que podem pagar cursinhos caros. Acho que essa proibição do uso daquela Escola, ou é perseguição Política, ou não querem que os jovens deixem de ser alienados através do conhecimento adquirido, ou não querem deixar os jovens daquele Bairro se qualificarem para não concorrerem com seus filhos nos vestibulares e concursos Públicos."

Bebeto Anastácio - Vereador


Só no Crato ! - Forasteiro invade praça no bairro Seminário com parque de diversões - Por: Ed Alencar




E É ASSIM? O cidadão vem não sei de onde, entra na cidade, escolhe uma praça, descarrega sua mercadoria, e da noite para o dia, lá está um parque de diversão sendo montado em plena praça do bairro, coisa nunca vista pelos moradores do bairro, obstruindo a passagem dos pedestres, sem autorização do órgão competente  da prefeitura, onde chamamos essa atitude desrespeitosa  desse “farosteiro” como: “Folgado ou cara de pau”, pois segundo os fiscais da prefeitura que na tarde desta terça feira 11/jan, através de denuncias feita pela população do bairro, compareceram ao local “Praça Dª Ceicinha”, no Bairro do Seminário,próximo a igreja de São José, onde constataram junto ao responsável do parque, que não tinha autorização e que ainda ia conversar com o Secretário do Meio Ambiente, que com certeza  não irá aceita essa invasão ao logradouro público.

Os motivos  desta invasão é a concorrência com outro parque de diversão, que ocupa sempre um espaço autorizado pela prefeitura, enfrente a igreja  de S. José, em uma área especifica sem ocupar a via pública, para a tradicional  festa do padroeiro que acontecerá  no próximo mês de Março,no seminário, conhecida como a festa das pitombas.  

( A população local, espera que as autoridades ponham ordem na casa, desobstruindo a Praça do povo.)

Por: Ed Alencar - REPÓRTER
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO, SESSÃO ROUPA SUJA LAVADA A DOIS - Por: Ed Alencar



A sessão desta terça feira 11/ fev, foi uma sessão “Vap-Vupt” onde se pode denominar de sessão lavagem de roupa suja a dois,  pelos vereadores Fernando Brasil e Jales Veloso. Para o vereador Bebeto, teve outra denominação, “sessão baixaria” seguido  de armação atribuído ao Fernando Brasil, para não ser votado os requerimentos do vereador Bebeto, que convocaria  o secretário de finanças do município, Edio e a secretária de saúde Drª Aline Alencar. Um  para explicar sobre  às arrecadações das vendas dos bilhetes do zona azul e outra para falar da falta de remédios nos postos de saúde,mesmo com uma licitação mais de 9. Milhões de reais.

Entrevistas colhidas pelos companheiros de rádio, e gentilmente cedida  à nossa reportagem, o vereador  Jales Veloso no calor da discussão pedia investigação nas diárias do Fernando Brasil, desde de 2011 quando desviaram mais de 2 Milhões e perguntava ao Fernando Brasil, por quê ele fugiu da segunda reunião da suposta compra de votos,  com medo de apanhar de um vereador no local. Por sua vez, Fernando Brasil falava das diárias do Jales Veloso e que pedia uma “CPI” para apurar  as diárias do Jales. Entre tanta  discussão, o presidente Luiz Carlos, tentou apaziguar aconselhando os dois, porem sem êxito e depois de vaias no plenário, deu por encerrada a sessão. 

SÚPLICA DO VEREADOR BEBETO

"Pelo amor de Deus, que o judiciário venha para dentro dessa casa, o mais rápido possível, não estamos mais podendo legislar, nem fiscalizar, estão impedindo de fiscalizar o mensalão do Crato, onde já foram afastados cinco vereadores e estão com medo de mais afastamento, por isso, estão impedindo as investigações". Disse Bebeto onde fez criticas ao vereador Fernando Brasil, que ele estaria desmoralizando a câmara municipal do Crato e a sociedade.

Para o presidente da câmara Luis Carlos, disse em entrevista, que essa discussão só prejudica e passa a ser motivo de chacota e que nas próximas discussões, vai alertar para a quebra de decoro para ser votado.

EM SUMA: Concordo com o presidente Luis Carlos quando fala em chacota, só que há muito tempo a câmara é motivo de chacota, só para lembrar, já chamaram os vereadores de  “bando de imundiça”, lembram?  O fato é que não dá para esconder, não querem investigar! E por estes  e outros motivos,  disse o Dr. Erlanio Rodrigues no seu  último comentário: "Executivo e Legislativo, ninguém sabe quem é quem".

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Cinco cubanos já abandonaram programa “Mais Médicos”


BRASÍLIA - Cinco cubanos deixaram o programa Mais Médicos e não voltaram para o seu país, informou nesta terça-feira, 11, o Ministério da Saúde. O ministro Arthur Chioro disse que, desde sexta-feira, 7, houve registro de quatro intercambistas que deixaram de comparecer ao serviço, entre eles, Ortelio Guerra, que nesta segunda-feira, 10, postou nas redes sociais que já estava nos Estados Unidos. Soma-se a esse grupo Ramona Rodriguez, que na terça-feira da semana passada, 4, pediu refúgio para liderança do DEM, depois de abandonar o posto de Pacajá (PA).
(“Estado de S.Paulo”, 12-02-2014)

Enquanto isso...
BRASÍLIA - O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, afirmou nesta quarta-feira, 12, que uma nova onda de ações contra o Mais Médicos deverá ser desencadeada nos próximos dias, por sindicatos estaduais. A ideia é usar como nova munição relatos e documentação apresentada pela cubana Ramona Rodriguez, que semana passada abandonou o programa e pediu refúgio na liderança do DEM. "A documentação traz claros indícios de que a formação não é a de um médico, mas de um assistente", disse.

A médica cubana Ramona Matos Rodríguez, que deixou o Mais Médicos em 4 de fevereiro e pediu asilo ao Brasil, foi convocada a depor no inquérito presidido pelo promotor Sebastião Caixeta no Ministério Público do Trabalho (MPT) para investigar a violação de direitos trabalhistas nesse programa. O promotor preparou um relatório preliminar da investigação em que afirmou serem necessários ajustes no Mais Médicos para corrigir o desvirtuamento das relações de trabalho.

A forma bizarra da remuneração é a mais polêmica delas: por meio de um convênio feito com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o governo brasileiro passa a maior parte dos R$ 10 mil mensais pagos por cada um dos 5,4 mil profissionais cubanos que já exercem a medicina no interior do País diretamente para o governo cubano, uma ditadura caribenha comandada com punhos de aço pelos irmãos Castro, Fidel e Raúl. Mas desta quantia, que seria uma fortuna para qualquer cubano, apenas R$ 900 são pagos ao profissional pelos serviços que presta, conforme relatou ao Estado Andres Manso, que atende em Quipapá (PE), a 180 quilômetros do Recife. No posto de saúde de Mustardinha, na periferia da capital pernambucana, Anais Rojas relatou à repórter Angela Lacerda uma situação similar à de outros patrícios que embarcaram para o Brasil para ganhar mais: "Ganho menos do que a enfermeira que trabalha comigo".
(Estadão)

O CRATO EM FOTOS - Dihelson Mendonça


Dia de chuva, tempo nublado, névoa na Chapada do Araripe. Dia gostoso! 


Acima:  Grangeiro, Parque Grangeiro - Dihelson Mendonça - 09/02/2014


Acima: Ladeira da R. Getúlio Vargas - Vilalta


Acima: Panorâmica que mostra ao fundo, a Igreja de São Francisco. Percebam a névoa que envolve a Chapada do Araripe


Acima: Alto da Penha, partes do Parque Grangeiro vistos da Vilalta.


Acima: Bairro Pinto Madeira

Fotos: Dihelson Mendonça
Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução, cópia e utilização sem autorização expressa do autor

www.blogdocrato.com


O atual governo será legal e legítimo? – por Oliveiros S. Ferreira (*)


Nas paisagens que o Tempo traça, há colinas em que podemos olhar o passado e refletir sobre o futuro. Vejo a República Velha, a dos "coronéis", depois também chamada dos "bacharéis". Durante a República Risonha e Franca de 1946, houve quem preconizasse que tudo se resolvesse por pareceres técnicos, única maneira de romper a tradição bacharelesca, responsável pelo "Idealismo na Constituição". 
Meu olhar não alcança tão longe, mas consegue deter-se em 1955, quando o Congresso, apoiado em parte das Armas sublevadas e respaldado por parte da opinião política, violou duas vezes a Constituição na Novembrada, destituiu dois presidentes e votou o estado de sítio. Apesar do golpe de Estado flagrante, todos mantinham a sua fé no Supremo Tribunal Federal, que negou a segurança impetrada pelo presidente Café Filho. Negou porque, na opinião de eminente ministro, as Armas haviam feito o Direito.

O Congresso Nacional decidiu restabelecer o título de presidente da República para o sr. João Goulart. Um observador político diria da desnecessidade disso - afinal, ele foi presidente da República de 1961 até 1964. O que o Congresso agora diz é que ele foi presidente até o fim de mandato em 1965. Foi? A decisão do Congresso é política e permitirá alterar os livros de História para confusão dos alunos de segundo grau, que não saberão como chamar os chefes de Estado subsequentes.

Olhando o passado da colina do Tempo, vejo o Senado Federal aprovar, em sessão anterior, decreto legislativo declarando nula a sessão de 2 de Abril de 1964, quando o presidente do Congresso, senador Auro Soares de Moura Andrade, proclamou que o Brasil estava sem governo e declarou empossado como presidente interino o deputado Ranieri Mazzilli.

Pretendendo ser lógico, ocorreu-me a pergunta: se a sessão foi declarada nula, a posse de Mazzilli na Presidência igualmente é nula. Com o que, ao entrar no Planalto, levado por Auro de Moura Andrade, Mazzilli nada mais seria do que um usurpador, como usurpadores seriam os generais que haviam editado o Ato Institucional n.º 1. Se eram usurpadores, todos os atos jurídicos que praticaram poderiam ser declarados nulos, a começar pela eleição de Castelo Branco. Eleito com base em lei feita por usurpadores, tudo o que Castelo fez deveria ser declarado ilegal e não existente. Pensando bem, até mesmo a eleição de Tancredo Neves e de José Sarney, a transformação do Congresso em Constituinte e a própria Constituição de 1988, elaborada por um Congresso eleito segundo leis feitas por uma sucessão de usurpadores.

A colina na planície do Tempo está envolta por pesada neblina que não permite que passado, presente e futuro possam ser vistos com a clareza e a precisão do telescópio que fotografou Marte. Há outros que também se servem da colina para observar a planalto do Tempo. Um deles ponderará: "Ainda que tenha havido usurpadores, tudo o que foi feito foi legal. Afinal, o que o Estado faz é legal! Pode não ser legítimo, mas, então, é uma outra história e dever-se-ia ter o cuidado de colocar as coisas nos seus devidos lugares".

É preciso ter muito cuidado quando se discutem a legalidade e a legitimidade da ordem jurídica de determinado período. O Tribunal de Nuremberg que julgou a elite do regime nazista pronunciou as sentenças com base na "lei" criada para a ocasião, na medida em que não havia lei positiva internacional que permitisse condenar os autores dos crimes cometidos durante o III Reich. Um tribunal secundário, que julgou os juízes alemães, defrontou-se com esse problema: afinal, os juízes julgaram com base na lei positiva vigente, que eram obrigados por juramento a cumprir. E no grande tribunal, como se sabe, a norma jurídica (?) que permitiu a condenação dos réus foi feita não por um Estado, mas pelas quatro potências vencedoras porque eram vencedoras. Como escreveu o general Guderian, se os alemães tivessem ganho a guerra e julgado ingleses e norte-americanos pelo Código Penal Militar dos EUA, possivelmente as penas tivessem sido igualmente duras, se não mais em muitos casos. No pós-guerra, o vencedor faz a lei, cujas legalidade e legitimidade são dadas pelo triunfo das Armas.

A decisão do Senado declarando nula a sessão em que Goulart foi destituído cuidou da legitimidade do ato de deposição sem que se entrasse no mérito da legislação que veio a seguir. A rigor, teria sido difícil para o Senado invocar a ilegitimidade da eleição de Castelo Branco, pois a oposição da época, se não votou no marechal, participou da eleição, coonestando-a, portanto, tornando-a legítima. Paulo Brossard foi o único, na eleição de Emílio Garrastazu Médici, a denunciar a ilegitimidade do processo, recusando-se a coonestá-lo. Descendo, agora, a terreno menos nobre ou cuidando de assuntos vis, os membros do Congresso, situação e oposição, receberam os seus vencimentos durante governos militares porque autorizados a fazê-lo - e estavam autorizados por normas que se estabeleceram, agora, como ilegítimas.

É dessa maneira, invocando-se princípios que não se cumprem na vida prática, que a História do Brasil de 1964 a 2013 é contada e será escrita. Não mais a partir de 1985, como querem alguns; afinal, a eleição de Tancredo e Sarney realizou-se de acordo com normas que um jurista poderia arguir como ilegítimas. E até mesmo a eleição do Congresso em 1986 poderia ser tida como tal, pois convocada e realizada com base no disposto na Constituição de 1979, que nada mais foi do que a emenda que a Junta Militar fez na de 1967, votada por um Congresso convocado por Ato Institucional baixado pelo presidente Castelo Branco.

Com o que, tendo por base a decisão do Senado ao anular a sessão em que Goulart foi cassado, se pergunta: o regime em que vivemos é legal e legítimo ou não?

(*)Oliveiros S. Ferreira é professor da USP e da PUC-SP e membro do Gabinete e Oficina de Livre Pensamento Estratégico.



   

Rádio Educadora – 55 anos de atividade



Transcorre no próximo dia 15 de fevereiro os 55 anos de inauguração da Rádio Educadora do Cariri, a segunda emissora de rádio do Crato e a terceira do Cariri. Emissora pertencente à Diocese do Crato. Sempre primou pela divulgação do útil, da verdade e do bem, como bem diz o seu slogan. 

Com uma programação variada, onde o respeito ao ouvinte é sempre um referencial, credenciou-se em toda a região do Cariri, além de sua penetração nos estados do Pernambuco, Paraíba, Piauí e outros do nosso querido Nordeste. Ao longo dos seus 55 anos de atuação, destaco a contribuição essencial que teve a Rádio Educadora nos anos 60, 70 e boa parte dos anos 80, à educação de jovens a adultos, especialmente da zona rural das cidades caririenses, quando programas educacionais eram veiculados em seus horários, principalmente noturnos.

Hoje recordo programas e locutores que ouvi em programações anteriores àatual: “Roteiro do meio dia”, “O seu rádio repórter”, com Mitermaia de Olinda, “Violas e violeiros”, na apresentação de Leny Sobreira, “RC primeiro e único”, com Francimilton Diniz, “Passarela do sucesso”, “Você manda”, “Sucessos que marcaram época” e tantos outros que fizeram sucesso na grade deprogramação da 1.020. O esporte teve na educadoragrandes momentos, entre os quais a transmissão departidas de futebol marcantes, como o jogo do Santos com o Guarany, no estádio “Romeirão”, jogos intermunicipais no antigo campo do “Sport”, partidas memoráveis no estádio “Mirandão”, do qual foi uma das defensoras de sua construção, sem esquecer o futebol de salão na quadra Bi-Centenário. A transmissão de noites artísticas (festivais da canção do Cariri), naquela quadra, de saudosos carnavais, da festa da exposição, das eleições municipais, das festas da Padroeira, das festividades do Dia do Município.

“A sua emissora favorita” é o seu atual slogan. Possui em seus quadros qualificados profissionais do rádio caririense: No jornalismo: Antônio Vicelmo, Heron Aquino, Fábio Lemos, Wilson Rodrigues, Huberto Cabral. Departamento Esportivo: Marcos Carneiro, Toninho Vieira, Reginaldo Silva, Airton Silva, Cícero Silva, Pedro Paulo, Paulo Junior, Jorge Luís, Brandão, Orion Silva. EvandroBezerra,Aldemar de Morais, Seu Zezé, Roberto Barreto, Valquíria Modesto. Os programas culturais: Segunda e terça: Dihelson. Quarta: Tô lá com o meu espaço cultural. Quinta: Professor José Nilton Figueiredo. São esses que dia e noite trabalham para que em casa, no carro, no sítio, na cidade ou onde estiver, o ouvinte desfrute do entretenimento, do lazer e do bem-estar que é sintonizar a Rádio Educadora do Cariri.

Quero, no término deste artigo, deixar os parabéns a todos os que fazem a emissora da Diocese nos dias de hoje, desde a sua direção, aos funcionários, locutores, operadores de áudio, vigilantes, desejar que continuem enviando sua mensagem de boa música, de informação precisa, imparcial e verdadeira, divulgando a palavra de Cristo para uma formação moral, exemplar e cristã dos seus milhares de ouvintes.

Jorge Carvalho
Professor - 10 de fevereiro de 2014
www.blogdocrato.com 



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30